Objetivos
- Identificar diferentes tipos de trabalho existentes na comunidade.
- Descrever a função de diversos trabalhadores do dia a dia, como professores, médicos e outros profissionais presentes na vida dos alunos.
- Reconhecer e valorizar a importância de diferentes profissões na organização da sociedade.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e uso de tecnologia.
- Estimular a curiosidade sobre o funcionamento do mercado de trabalho e diferentes carreiras.
Você Sabia?
1. Sabia que o primeiro 'influenciador' do mundo não era digital? 勞 Ele se chamava Robin Hood e, antes de postar fotos na floresta de Sherwood, ele já influenciava as pessoas a repartirem com os menos afortunados!
2. No Japão, existe um escritório cuja função é puxar sonecas. Chamado de 'Nakatagane', eles se dedicam a tirar cochilos para se tornarem mais produtivos até no sono! Quem disse que dormir é perda de tempo?
3. Algumas donas de casa ganham mais dinheiro que muitos jogadores de futebol! Com canais de culinária no YouTube ou blogs de moda, o fogão se torna campo de jogo e a passarela, qualquer lugar!
Contextualizando
Imagine um mundo sem professores, médicos ou bombeiros. Pode parecer uma loucura, né? Sem eles, nossa comunidade seria um caos! Cada profissão tem um papel importante para manter tudo funcionando como um relógio. E o mais legal é que essas profissões estão muito mais perto da gente do que imaginamos.
Vocês estão cercados de diferentes tipos de trabalhos na sua comunidade. Desde o agricultor que colhe os alimentos que vocês comem até a cozinheira da escola que prepara o lanche, todos contribuem para fazer do nosso dia a dia algo especial. Por isso, é super importante entender e valorizar esses heróis modernos!
Além disso, o mundo do trabalho está se transformando muito rápido. Com a tecnologia avançada, novas profissões surgem todos os dias, e muitas delas nem existiam há alguns anos! Saber sobre as diversas carreiras disponíveis pode ser super inspirador para vocês, que já estão começando a traçar seus próprios sonhos. Vamos explorar juntos todo esse universo de descobertas e possibilidades! Preparem-se para uma viagem incrível pelo mundo do trabalho! ✨
Atividade 1: Reality Show dos Profissionais: A Jornada das Profissões
Descrição
Vocês estão prestes a embarcar na criação de um Reality Show Super Divertido e Educativo chamado 'A Jornada das Profissões'. 朗 A ideia é documentar o dia a dia de diferentes profissionais, descobrindo o que eles fazem, quais os desafios enfrentam e a importância do seu trabalho. Cada grupo será responsável por uma etapa desse reality, desde a pesquisa e roteiro até a gravação de vídeos e edição. No final, a turma reunida vai criar uma série de episódios, que podem ser compartilhados em uma plataforma especialmente criada por nós. Prontos? Então, que comece o Reality Show!
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Aplicativos de edição de vídeo (KineMaster, iMovie, etc.)
- Plataformas de videoconferência (Zoom, Google Meet) para reuniões de planejamento
- Um painel de controle com tarefas (pode ser feito no Google Docs ou na ferramenta de sua preferência)
- Cartolinas, canetas e materiais para criação de cenários e figurinos (opcionais)
- Roupas e acessórios que caracterizem diferentes profissões (pode ser improvisado com o que tiverem em casa)
Passo a Passo
- Formem um único grupo com subgrupos menores, cada um responsável por uma etapa do projeto (pesquisa, roteiro, gravação e edição).
- Brainstorming: Todos os grupos juntos devem decidir quais profissões serão abordadas e como o reality show será estruturado (número de temporadas, episódios, etc.).
- Pesquisa: Cada subgrupo de pesquisa deve pesquisar sobre a profissão que lhe foi designada, coletando informações precisas sobre o trabalho, locais onde são exercidos, desafios etc. Usem fontes confiáveis!
- Roteiro: O subgrupo de roteiro deve elaborar um script para as gravações, dividindo o episódio em segmentos (introdução, apresentação da rotina, desafios, aprendizados e conclusão).
- Pré-Produção: Organizem a logística das gravações, definindo quem será responsável por cada tarefa (câmera, atuação, narração, etc.).
- Gravação: Utilizem celulares ou câmeras para filmar as cenas planejadas. Lembrem-se de respeitar o distanciamento social e as normas de segurança!
- Edição: Usem aplicativos de edição de vídeo para juntar as cenas, adicionar efeitos, transições e trilha sonora.
- Pós-Produção: Revisão final do vídeo por toda a turma. Cada subgrupo de produção pode apresentar seu trabalho para obter feedback e fazer ajustes.
- Publicação: Criem uma plataforma digital para hospedar os vídeos, incluindo um blog com curiosidades e bastidores e um mural para feedback do público.
- Divulgação: Compartilhem o link da plataforma com colegas, famílias e amigos, convidando todos a assistirem ao Reality Show e deixarem seus comentários.
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será uma série de vídeos organizada em temporada e episódios de um Reality Show chamado 'A Jornada das Profissões'. Cada episódio deve abordar uma profissão diferente, com uma duração de 5 a 10 minutos. O vídeo de cada episódio deve conter: Introdução: Apresentação dos alunos e explicação da profissão a ser abordada. Desenvolvimento: Cenas do 'dia a dia' do profissional, entrevistas com pessoas que exerçam essa profissão, conflitos e desafios enfrentados. Conclusão: Reflexões pessoais dos alunos sobre a importância do trabalho e mensagens de agradecimento. Além disso, os episódios devem ser publicados em uma plataforma criada pela turma, com um blog integrado para publicar curiosidades e bastidores, e um mural para receber feedback do público.
Atividade 2: Missão Super Jornalista: Reportagem do Trabalho dos Sonhos
Descrição
Preparados para a missão do século? Nesta atividade, vocês vão se transformar em JORNALISTAS! A tarefa é criar um Jornal Digital Interativo, que vai explorar o 'Trabalho dos Sonhos' de diferentes profissões na nossa comunidade. Vocês serão responsáveis por pesquisar, entrevistar, escrever matérias e montar um Jornal Digital cheio de novidades e descobertas. ️朗
A ideia é que vocês descubram como é a rotina de uma profissão que acham incrível e, a partir daí, criem um material super legal que poderá ser compartilhado com todo mundo que tem um sonho profissional! Vamos embarcar nessa aventura de descobertas e aprendizados, usando a tecnologia a nosso favor! Prontos? Então, vamos lá!
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Aplicativos ou ferramentas de edição de texto e imagem (Google Docs, Canva, etc.)
- Aplicativos de videoconferência (Zoom, Google Meet) para reuniões de planejamento
- Plataforma para criação de site ou blog (Wix, WordPress, Google Sites, etc.)
- Fones de ouvido com microfone (opcional)
- Roupas e acessórios que caracterizem jornalistas (pode ser improvisado com o que tiverem em casa)
Passo a Passo
- Dividam-se em subgrupos, cada um responsável por uma seção do jornal (editorial, reportagens especiais, colunistas, caricaturas e quadrinhos).
- Brainstorming: Todos os subgrupos, juntos, deverão decidir quais profissões serão abordadas e como o jornal será estruturado (seções, design, interatividade, etc.).
- Pesquisa: Cada subgrupo de pesquisa deve coletar informações detalhadas sobre a profissão que lhe foi designada, incluindo dados sobre locais de trabalho, rotinas e entrevistas com profissionais.
- Entrevistas: Usem aplicativos de videoconferência para entrevistar pessoas que exercem a profissão pesquisada ou criem entrevistas fictícias baseadas nas informações coletadas. Gravem as entrevistas para posterior transcrição.
- Roteiro e Texto: O subgrupo de redação deve transformar as informações em matérias jornalísticas, seguindo normas de escrita e citando fontes confiáveis.
- Edição de Textos e Imagens: Usem aplicativos como Canva e Google Docs para montar e editar as matérias, incluindo imagens, infográficos e outros recursos visuais.
- Montagem do Jornal: O subgrupo de tecnologia deve utilizar plataformas de criação de site ou blog para organizar as matérias, criar links de navegação e adicionar elementos interativos.
- Revisão: Revisem todo o jornal para correção de erros de gramática, ortografia e formatação. Se necessário, apresentem para outros colegas de outro grupo para revisão conjunta.
- Publicação: Publiquem o Jornal Digital Interativo na plataforma escolhida, assegurando que todas as seções estão bem organizadas e funcionais.
- Divulgação: Compartilhem o link do Jornal Digital Interativo com outras turmas, famílias, amigos e professores, convidando-os a acessar, ler e interagir com o conteúdo!
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será um Jornal Digital Interativo abordando diversos 'Trabalhos dos Sonhos', feito por toda a turma. O jornal terá seções, como: Editorial: Com uma breve introdução e agradecimentos. Reportagens Especiais: Entrevistas com profissionais de diferentes áreas. Colunistas: Opiniões e relatos de alunos sobre os trabalhos pesquisados. Caricaturas e Quadrinhos: Ilustrações que remetem ao conteúdo do jornal.
Além disso, cada reportagem especial deve conter: Entrevista com Profissionais: Transcrição das entrevistas realizadas pelos alunos. Imagens e Vídeos: Fotografias e clipes ilustrativos, feitos pelos próprios alunos ou encontrados na internet. Análise Crítica: Reflexões dos alunos sobre a profissão pesquisada e sua importância na sociedade. Elementos Interativos: Enquetes, links para maiores informações e comentários.
Atividade 3: Exploradores das Profissões: Diário de Bordo Interativo
Descrição
Preparem-se para uma aventura inédita! 朗 Nesta atividade, vocês serão Exploradores das Profissões e irão criar um super Diário de Bordo Interativo, onde registrarão suas descobertas sobre diferentes profissões e suas importâncias na comunidade. Vocês vão usar tecnologia para criar um diário digital repleto de textos, imagens, vídeos e muitas outras surpresas.
A missão é pesquisar profundamente sobre diferentes profissões, descobrir como elas ajudam no dia a dia e desenvolver habilidades incríveis de comunicação e criatividade para tornar esse diário verdadeiramente interativo e informativo. Vamos lá, a aventura começa agora!
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Aplicativos de edição de texto e imagem (Google Docs, Canva, etc.)
- Aplicativos de edição de vídeo (KineMaster, iMovie, etc.)
- Plataformas para criação de sites (Wix, WordPress, Google Sites, etc.)
- Fones de ouvido com microfone
- Materiais para fazer desenhos e colagens (papel, lápis de cor, canetinhas)
- Roupas e acessórios para caracterização (podem ser improvisados)
Passo a Passo
- Dividam-se em subgrupos, cada um responsável por pesquisar uma profissão específica (professor, médico, bombeiro, etc.).
- Semana 1: Pesquisa - Cada subgrupo dedica a primeira semana para pesquisar profundamente sobre a profissão escolhida. Coletar informações sobre o que fazem, onde trabalham, equipamentos que utilizam, importância e curiosidades.
- Semana 2: Roteiro e Coleta de Materiais - Elaborem um roteiro para a seção que irão criar. Decidam o que será incluído: texto, imagens, vídeos, quizzes, etc. Coletem materiais relevantes.
- Semana 3: Produção de Conteúdo - Criem os textos, preparem imagens, gravem vídeos e desenvolvam os elementos interativos. Garantam que todo o conteúdo esteja completo e revisado.
- Semana 4: Montagem Final - Compilam todo o conteúdo em uma plataforma digital, criando um layout atraente, organizado e interativo. Adicionem navegação e links para elementos interativos.
- Revisão e Ajustes - Revisem todo o Diário de Bordo, solicitando feedback de outros subgrupos e, se necessário, façam os ajustes recomendados.
- Publicação - Publiquem o Diário de Bordo Interativo em uma plataforma digital, compartilhando o link com colegas, famílias, professores e amigos.
- Divulgação e Comentários - Compartilhem o link com a comunidade escolar e incentivem todos a acessarem, explorarem as seções e deixarem seus comentários e opiniões.
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será um Diário de Bordo Interativo organizado em diferentes seções, cada uma dedicada a uma profissão específica. O diário deverá ser publicado em uma plataforma digital para que possa ser acessado por todos. Cada seção deve conter: Texto Descritivo: Explicando a profissão pesquisada, sua importância, características do trabalho e rotina. Imagens e Ilustrações: Imagens (fotografias, imagens da internet, etc.) e desenhos feitos pelos alunos que representem a profissão. Vídeos: Entrevistas simuladas, documentários criados pelos alunos ou vídeos encontrados na internet que ilustrem a profissão. Elementos Interativos: Enquetes, quizzes, links para maiores informações e áreas para comentários do público. Notícias: Reportagens fictícias ou reais sobre a profissão e suas oportunidades. Além disso, o diário deve conter uma capa criativa, uma seção de agradecimentos e mais surpresas interativas que a turma desejar adicionar.