Objetivos
- Reconhecer as mudanças históricas na organização escolar ao longo do tempo.
- Aplicar ferramentas digitais para pesquisar e apresentar informações sobre a evolução da escola e da comunidade.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e colaboração através de projetos digitais interativos.
- Identificar as permanências nas formas de organização da comunidade escolar.
- Estimular a criatividade e a compreensão da história por meio de formatos digitais e interativos.
Você Sabia?
1. Você sabia que as primeiras 'salas de aula' eram, na verdade, espaços ao ar livre onde os alunos recebiam a 'luz do conhecimento'? E pensar que hoje a gente reclama por não ter um teto retrátil!
2. Os primeiros 'cadernos' de escola eram, na verdade, pequenas tábuas onde os alunos rabiscavam com estiletes. Experimente chamar essa ideia inovadora de 'tablet' hoje em dia e veja se cola!
3. Vídeo aula? Nada disso! Em 1843, na África do Sul, os alunos tinham aulas ao redor da fogueira, enquanto o professor pedia atenção de forma bem criativa (na verdade, ele gritava, mas use sua imaginação!).
Contextualizando
Se liguem, galera! Vamos embarcar em uma viagem no tempo para explorar como as escolas e comunidades evoluíram ao longo dos anos! Já pensou em como e onde aprender seria se você vivesse há 100, 50 ou até 10 anos atrás? Antes de existirem salas de aulas organizadas, crianças e adultos aprendiam de diversas formas, como através de histórias, em pequenos grupos ou até em amplos espaços ao ar livre. As salas de aulas e as escolas como conhecemos hoje são o resultado de um longo processo de mudanças e adaptações. ⏰ Em diferentes épocas e culturas, a educação sempre foi um ponto fundamental, mesmo que as ideias sobre o que é importante aprender possam variar muito. Desde as escolas primárias romanas em que todo mundo memorizava longos textos, até as escolas modernas, com métodos inovadores e tecnológicos, uma coisa é clara: a educação está sempre em evolução! E essa evolução não ocorre em um vácuo; ela reflete as mudanças na sociedade, a economia, as tecnologias disponíveis e as crenças comuns. E o que tudo isso tem a ver com a gente? Tudo! Conforme fomos explorar como tudo isso interferiu nas escolas e comunidades, vamos perceber que as mudanças não são apenas curiosidades antigas; elas nos ajudam a entender como chegamos onde estamos hoje, e nos mostram pistas do que podemos fazer para transformar o futuro. Vamos explorar a linha do tempo da nossa querida escola e comunidade e nos tornar historiadores digitais, criadores de conteúdo e jogadores de memória digital. Então, preparem seus dispositivos e bora nessa aventura histórica!
Atividade 1: Time Travelers: A Exploração Digital da Evolução Escolar e Comunitária
Descrição
Preparem-se para uma viagem incrível no tempo! Nossa turma vai se transformar em historiadores, 'influencers' digitais e designers de jogos ao mesmo tempo. Juntos, vamos pesquisar, criar conteúdos interativos e organizar um evento digital cheio de surpresas! Nesta atividade, vamos combinar pesquisa histórica com ferramentas digitais para descobrir como a escola e a comunidade mudaram ao longo do tempo. Cada grupo terá uma tarefa específica, mas todos irão colaborar para criar um grande projeto interativo que vamos apresentar juntos ao final.
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores ou laptops
- Ferramentas online para criação de linhas do tempo e apresentações (Canva, Padlet, Google Slides, etc.)
- Ferramentas de edição de vídeo (como InShot, iMovie, ou editor do YouTube)
- Materiais básicos como papéis, canetas e acessórios para enriquecer os vídeos (como fantasias, brinquedos temáticos, etc.)
- Acesso a uma rede social privada ou um grupo fechado para compartilhar os conteúdos criados (opcional)
- Projetor ou tela para apresentações finais
Passo a Passo
- Semana 1 (Pesquisa e Planejamento): Dividam a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma parte da pesquisa. Utilizem ferramentas digitais para pesquisar sobre a evolução da organização escolar e comunitária. Criem ‘brainstorms’ e definam o planejamento geral do projeto. (Tempo sugerido: 2 horas)
- Semana 2 (Criação do Conteúdo Digital): Cada grupo deve criar seu conteúdo digital. Utilizem as ferramentas disponíveis para criar vídeos, linhas do tempo e gamificações. Insiram imagens, áudios e vídeos curtos em suas apresentações. (Tempo sugerido: 6 horas)
- Semana 3 (Revisão e Ajustes): Realizem revisões do trabalho dos colegas e ajuste de conteúdos. Usem o tempo para melhorar possíveis erros e edições, e para garantir que todos os conteúdos estão bem integrados para a apresentação final. (Tempo sugerido: 2 horas)
- Semana 4 (Apresentação e Finalização): Integrar todos os trabalhos em um único ‘Google Site’ onde será hospedado o Mini Museu Digital. Organizem uma apresentação ao vivo, transmitida para toda a turma, famílias e amigos. Preparem-se para mostrar o resultado do trabalho de cada grupo e para discutir o que aprenderam. (Tempo sugerido: 2 horas)
O Que Você Deve Entregar?
O grande entregável deste projeto será a criação de um Mini Museu Digital Interativo que irá abordar a evolução da organização escolar e comunitária ao longo do tempo. O Museu incluirá: ️ Linha do Tempo Digital Interativa: Uma linha do tempo criada colaborativamente que mostre as principais mudanças e permanências na escola e comunidade. Séries de Vídeos 'Influencers do Conhecimento': Vídeos curtos e criativos, onde cada grupo abordará uma época ou mudança específica. 易 Jogo da Memória Digital: Criação de um jogo digital interativo onde cada carta representará um momento importante na história da escola e da comunidade.
Atividade 2: Detetives do Tempo: A Transformação das Escolas e Comunidades
Descrição
Prontos para solucionar um mistério histórico? Preparem suas lentes, amarrem seus tênis e carreguem seus smartphones, pois a nossa turma vai se transformar em detetives do tempo! Nesta atividade desafiadora e superinteressante, vamos explorar a história da organização escolar e das comunidades ao longo do tempo. Vamos investigar fotos antigas, documentos históricos e depoimentos para criar um documentário interativo que conta essa incrível jornada. Toda a turma será responsável por partes diferentes do projeto, e no final vamos unir tudo em uma única e fascinante produção digital!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet e câmera
- Computadores ou laptops
- Ferramentas online para criação de documentários e vídeos (como iMovie, InShot, ou editor do YouTube)
- Ferramentas de edição de imagem (como Canva, Photoshop, ou editor do Google)
- Materiais básicos como papéis, canetas, e objetos que possam enriquecer a produção (como roupas antigas, livros antigos, mapas, etc.)
- Acesso a um repositório de documentos históricos locais (se disponível) ou à biblioteca da escola
- Acesso a uma rede social privada ou um grupo fechado para compartilhar os conteúdos criados (opcional)
Passo a Passo
- Semana 1 (Pesquisa e Planejamento): Reúnam-se e dividam a turma em grupos responsáveis por diferentes períodos ou aspectos da evolução escolar e comunitária. Utilizem ferramentas online para pesquisar sobre fotos antigas, documentos e depoimentos. Crie um script inicial do documentário. (Tempo sugerido: 2 horas)
- Semana 2 (Coleta e Produção de Conteúdo): Cada grupo deve coletar imagens, vídeos e outras evidências para o documentário. Algumas dessas evidências podem ser baseadas em fotos antigas e documentos históricos. Criem cenários e recriem situações históricas usando figurinos e objetos da época, que podem ser encontrados na sala de aula ou em casa. (Tempo sugerido: 6 horas)
- Semana 3 (Edição e Complementos): Editem os vídeos e montem as seções do documentário. Adicionem textos e narrações explicativas para contextualizar as mudanças e permanências destacadas. Usem ferramentas de edição para integrar de forma coesa as diferentes partes do trabalho. (Tempo sugerido: 2 horas)
- Semana 4 (Revisão e Apresentação): Assistam ao documentário completo e façam ajustes finais. Organizem uma exibição especial para a turma, famílias e convidados via vídeo chamada. Preparem-se para apresentar o documentário, ressaltar as descobertas e refletir sobre o processo de criação e pesquisa. Arquivem o documentário para futuras visualizações e referências. (Tempo sugerido: 2 horas)
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta atividade incrível será a criação de um Documentário Interativo e Digital intitulado Detetives do Tempo: A Transformação das Escolas e Comunidades. Esse documentário deve ser dividido em seções que abordem diferentes períodos históricos. Cada seção deve incluir: Introdução contextual sobre o período focado. Entrevistas fictícias ou baseadas em documentos históricos. Imagens e vídeos originais ou recriações com base nas pesquisas. Conclusões e reflexões sobre as mudanças e permanências no período. Cada seção deve ser integrada em um vídeo de 10-15 minutos.
Atividade 3: Cidade em Foco: Um Documentário Virtual da Evolução Escolar e Comunitária
Descrição
️ Preparem-se para uma experiência cinematográfica de alto nível! Vamos explorar a história das escolas e comunidades de maneira totalmente inovadora e interativa. Nessa atividade, a turma será dividida em diversos papéis, como diretores, roteiristas, atores e editores, para criar um documentário virtual da evolução escolar e comunitária. Cada grupo terá sua missão especial, e juntos formarão uma produção completa que será exibida em uma plataforma de vídeo. A ideia é mergulhar de cabeça na pesquisa e na criação, transformando conhecimento em uma produção audiovisual rica e envolvente!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet e câmera
- Computadores ou laptops
- Ferramentas online para criação de documentários e vídeos (como iMovie, InShot, ou editor do YouTube)
- Materiais básicos como papéis, canetas, e objetos voltados para a recriação de cenários históricos (como livros antigos, fotografias, mapas, roupas temáticas, etc.)
- Acesso a uma rede social privada ou grupo fechado para compartilhar os conteúdos criados (opcional)
- Projetor ou tela para exibição da versão final
Passo a Passo
- Planejamento e Primeira Reunião (Tempo estimado: 2 horas): Reúna todos os alunos para explicar o projeto e definir papéis. Divida a turma em grupos, cada um responsável por um período ou tema específico. Crie um cronograma de produção com datas de tarefas.
- Pesquisa e Elaboração do Roteiro (Tempo estimado: 2 horas): Cada grupo deve conduzir uma pesquisa detalhada sobre o período ou tema designado. De posse das informações, escrevam o roteiro para o seu capítulo, incluindo diálogos, cenas e elementos visuais a serem coletados.
- Gravação e Coleta de Materiais (Tempo estimado: 4 horas): Com o roteiro pronto, iniciem a coleta de materiais visuais (como fotografias, mapas e objetos históricos) e preparem os cenários necessários para as gravações. Realizem as gravações dos vídeos, entrevistas e recriem cenas históricas (usando roupas e objetos temáticos).
- ✂️ Edição e Criação do Documentário (Tempo estimado: 2 horas): Editem os vídeos gravados, adicionem efeitos sonoros, narração, trilha sonora e elementos visuais. Usem ferramentas de edição como iMovie, InShot, ou editores do YouTube para integrar tudo em um único documentário interativo.
- Revisão e Finalização (Tempo estimado: 2 horas): Depois de editar, assistam ao documentário completo como turma. Façam ajustes finais e revisem juntos para garantir a coesão e a qualidade do conteúdo. Preparem-se para adicionar uma introdução e uma conclusão geral levando em consideração todo o material produzido.
- Exibição e Compartilhamento (Tempo estimado: 2 horas): Preparem uma sessão de cinema virtual para a exibição do documentário completo. Utilizem uma plataforma de videochamada e projetem o documentário para toda a turma, famílias e convidados. Organizem uma sessão de perguntas e respostas ao final para discutir o processo de criação e as principais descobertas.
O Que Você Deve Entregar?
O principal entregável desta atividade é um Documentário Virtual Interativo que retrata a evolução da organização escolar e comunitária. O documentário deve ser dividido em capítulos, cada um focado em um período ou tema específico. Eles devem incluir: Contextualização histórica do período retratado. Recriações de situações e entrevistas fictícias baseadas em pesquisas. Elementos visuais como fotografias, mapas e ilustrações. ️ Comentários e reflexões dos 'historiadores'.
Ao final, o documentário completo deverá ser formatado de maneira a ser interativo, permitindo que o público navegue pelos diferentes capítulos e obtenha informações adicionais. Este será publicado em uma plataforma digital, como o YouTube, para ser compartilhado com a comunidade escolar e além. ️