Entrar

Projeto: Comparação de Naturais Menores que 20 | Metodologia Ativa | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF01MA01'

Comparação de Naturais Menores que 20

Objetivos

-  Aprender a comparar e ordenar números naturais menores que 20, identificando claramente o maior e o menor.

-  Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e matemático através de situações práticas e lúdicas.

-  Ganhar confiança ao aplicar conceitos matemáticos em situações do dia a dia, preparando-se para desafios maiores no futuro.

Curiosidades

1. Você sabia que a ideia de número começou com a necessidade de contar coisas, como ovelhas e frutas? 

2. O matemático indiano Brahmagupta foi um dos primeiros a conceituar o número zero como um número real, e isso mudou para sempre como contamos! ️➡️0️⃣

3. Os romanos usavam letras do alfabeto para representar números: I para 1, V para 5, X para 10... Imagina fazer matemática assim hoje! ️

Contextualização

Entender e comparar números é fundamental em quase tudo o que fazemos. Desde decidir quantas balas trocar no recreio até jogar videogames, os números estão sempre presentes. No nosso dia a dia, a habilidade de ordenar e comparar números nos ajuda a tomar decisões rápidas e eficientes. Por exemplo, ao ver que a fila ao lado tem menos pessoas, podemos escolher mudar para lá.

Além disso, a matemática é a base de muitos jogos e competições. Quando você joga um jogo de tabuleiro, cada movimento envolve decisões baseadas em números e estratégias de ordenação. Então, aprender a comparar e ordenar números menores que 20 não é apenas sobre fazer contas; é sobre como essas habilidades estão integradas em tudo ao nosso redor.

Imaginem só, com essas habilidades, vocês poderão se tornar ótimos estrategistas em jogos, além de usarem a matemática para resolver problemas do dia a dia de forma super eficiente. Vamos embarcar nessa jornada matemática e descobrir como pequenos números podem ter um grande impacto em nossas vidas!

Atividade 1: Exploradores dos Números: Uma Aventura de Comparação

Descrição

Nesta atividade, vocês se tornarão verdadeiros exploradores dos números, navegando por um mundo cheio de desafios matemáticos e descobertas emocionantes. Vocês serão desafiados a comparar e ordenar números naturais menores que 20 em um cenário que simula uma caça ao tesouro. Cada número encontrado será uma pista para o próximo, e somente ao compará-los corretamente e seguir a ordem certa, o tesouro final será descoberto. Preparem-se para usar seus conhecimentos matemáticos de forma prática e divertida, enquanto desenvolvem habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas. Esta atividade não só reforçará conceitos de matemática, mas também promoverá o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação, essenciais tanto na vida escolar quanto na prática profissional futura.

Materiais Necessários

- Papel e caneta

- Cartões ou folhas com números de 1 a 20

- Cronômetro ou relógio

- Fita adesiva para marcar locais

- Mapa impresso do 'tesouro' (pode ser simples, desenhado à mão)

- Prêmio simbólico para o tesouro (pode ser um doce, uma medalha de papel, etc.)

Passo a Passo

  1. Cada aluno irá receber um mapa impresso do 'tesouro' que contém locais marcados com fita adesiva onde os números estão escondidos.
  2. O aluno começa a navegar pelo 'terreno' (sala de aula ou área externa) e deve encontrar o cartão com o número 1.
  3. Após encontrar o cartão, o aluno deve trazer o número para o ponto central, onde poderá compará-lo com os colegas e discutir se é maior ou menor que o número anterior.
  4. Usando o papel e caneta, o aluno anota a sua descoberta e parte para encontrar o próximo número na sequência.
  5. O aluno repete o processo até encontrar todos os números até o 20, sempre comparando com os colegas e anotando suas descobertas.
  6. Ao encontrar o último número, o aluno deve usar as informações coletadas para determinar a localização do 'tesouro'.
  7. Após encontrar o tesouro, o aluno inicia a redação do relatório de exploração, seguindo as diretrizes do entregável.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade será um relatório de exploração. Cada aluno deverá escrever um pequeno relatório descrevendo sua jornada como um explorador de números. Inclua neste relatório: a ordem em que encontrou os números, como os comparou, quais estratégias foram mais eficazes, e uma reflexão sobre o que aprendeu com a atividade. O relatório deve ser claro, bem organizado e refletir o entendimento do aluno sobre a comparação de números naturais menores que 20.

Atividade 2: Criação de um Supermercado Matemático

Descrição

Nesta atividade empolgante, vocês irão transformar-se em donos de supermercados! Cada um de vocês terá a tarefa de montar e gerenciar um pequeno supermercado, onde os produtos são números de 1 a 20. Seu desafio será organizar os produtos nas prateleiras de forma que os números menores que 20 estejam sempre antes dos maiores. A ideia é que, enquanto organizam os produtos, vocês compreendam e pratiquem a comparação e a ordem de números naturais. Além disso, vocês terão que pensar como verdadeiros gerentes, decidindo quais produtos (números) são mais populares e devem ser exibidos nas prateleiras principais, e quais são mais raros e podem ser colocados em áreas menos visíveis.

Materiais Necessários

- Fichas ou cartões com números de 1 a 20

- Papel e caneta

- Caixas de sapato ou pequenas caixas para simular as prateleiras do supermercado

- Tesoura e fita adesiva para montagem das caixas

- Régua ou fita métrica para garantir a organização das caixas

- Adesivos ou marcadores para decorar as prateleiras

Passo a Passo

  1. Utilize as caixas de sapato ou monte pequenas caixas para representar as prateleiras do seu supermercado. Decore as caixas como quiser, usando adesivos ou marcadores.
  2. Escreva cada número de 1 a 20 em uma ficha ou cartão e comece organizando-os em ordem crescente, de 1 a 20, em uma mesa ou no chão.
  3. Determine quais números são mais populares e devem ser exibidos nas prateleiras principais. Esses números devem ser colocados nas caixas na parte da frente, que simula as áreas de destaque do supermercado.
  4. Decida quais números são menos populares e podem ser colocados nas caixas nas partes menos visíveis do supermercado.
  5. Organize as caixas nas prateleiras, garantindo que os números estejam sempre em ordem crescente, e use a régua ou fita métrica para alinhar tudo.
  6. Decore as prateleiras como desejar, para que seu supermercado fique bonito e funcional.
  7. Escreva o relatório, detalhando suas decisões e o processo de organização do supermercado.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade será a apresentação visual do seu supermercado, onde as prateleiras devem estar organizadas com os números em ordem crescente, decoradas e identificadas com os números. Junto com a montagem, vocês deverão entregar um breve relatório descrevendo o processo de decisão sobre a organização dos produtos, quais produtos (números) são mais e menos populares, e como vocês lidaram com os desafios de manter a ordem numérica.

Atividade 3: Caça ao Tesouro dos Números

Descrição

Preparem-se para uma aventura emocionante com a 'Caça ao Tesouro dos Números'! Nesta atividade, vocês serão desbravadores em busca de um tesouro escondido, usando seus conhecimentos sobre números naturais menores que 20. Cada pista do tesouro estará associada a uma comparação numérica, e somente ao resolverem corretamente essas comparações, vocês poderão avançar para a próxima etapa. Esta atividade não só reforça a habilidade de comparar e ordenar números, mas também promove o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma divertida e interativa. Preparem-se para decifrar enigmas, correr contra o tempo e, quem sabe, serem os primeiros a desvendar o mistério do tesouro escondido!

Materiais Necessários

- Papel e caneta

- Cartões com números de 1 a 20

- Envelopes para cada pista

- Cronômetro ou relógio para controlar o tempo

- Prêmio simbólico para o tesouro (pode ser um certificado de 'Mestre dos Números' ou uma medalha de papel)

- Área de busca (pode ser a sala de aula, a biblioteca ou um espaço ao ar livre)

Passo a Passo

  1. Reúnam-se em um ponto inicial, onde receberão a primeira pista da caça ao tesouro.
  2. Leiam a pista atentamente. Ela se referirá a uma comparação de números menores que 20.
  3. Utilizem os cartões com números para comparar e descobrir o próximo local onde estará a próxima pista.
  4. Corram para o local indicado, encontrem o envelope com a nova pista e repitam o processo de comparação para avançar.
  5. Cada vez que resolverem uma comparação, anotem no Diário de Bordo como chegaram à resposta e o que aprenderam com a experiência.
  6. Continuem o percurso até encontrarem o último envelope, que conterá a localização do tesouro.
  7. Ao encontrar o tesouro, façam uma reflexão final sobre a atividade e como a comparação de números ajudou a desvendar o mistério.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade será um 'Diário de Bordo'. Cada aluno deve manter um registro de suas descobertas e dos números encontrados durante a caça ao tesouro. No diário, descrevam cada enigma resolvido, como chegaram à resposta correta e suas reflexões sobre o aprendizado. Ao final, o aluno deve entregar seu diário com todas as anotações, que servirá como evidência do entendimento e aplicação dos conceitos de comparação de números menores que 20.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies