Objetivos
- Identificar e descrever as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
- Comparar e estabelecer equivalências entre diferentes valores de moedas e cédulas.
- Fomentar o uso de tecnologias digitais para a pesquisa e entendimento de conceitos monetários.
- Estimular o trabalho colaborativo e a comunicação entre os alunos.
- Desenvolver habilidades empreendedoras aplicadas à educação financeira.
Você Sabia?
1. Sabia que o maior valor de cédula brasileira já lançada foi a de 1 trilhão de reais? Calma, calma! Mas, calma mesmo! Ela não era usável, era só uma brincadeira do Governo Federal para ajudar a entender (de maneira criativa) como a inflação afeta nosso dinheiro. 勞
2. Você já ouviu falar do Andrada? Provavelmente não do seu amigo da escola, mas ele é muito conhecido no mundo das moedas brasileiras! Pedro Álvares Cabral, se fosse um diplomata grego, diria: 'Eureka! Cheguei ao meu trocado!'.
3. 淋 As cédulas são feitas de que mesmo? De algodão! É isso mesmo, galera. Mais precisamente de um papel especial feito a partir de uma mistura de algodão e outros produtos químicos. Se encontrar uma, não vai dar pra desmanchar pra fazer um bolo!
Contextualizando
Bem-vindos ao mundo fascinante da moeda e cédula! Moedas e cédulas não são apenas pedaços de metal e papel. Elas são muito mais do que isso. 螺 Elas facilitam nossas compras, nossas vendas e ajudam a manter nossa economia girando. Mas quem diria que tudo começou com a troca de bens e favores em sociedades bem antigas? Evoluímos de 'ótima safra, vou te dar umas maçãs' para um 'crédito ilimitado na saraiva'. Mas, afinal, o que tem de tão especial e mágico nessas moedinhas e papéis coloridos? Vamos começar pelo básico? O sistema monetário brasileiro tem suas próprias moedas e cédulas, cada uma com seu valor específico. Desde os famosos R$ 1,00 da sorte até os reluzentes R$ 100,00, passamos por uma verdadeira era de glamour e compras aceleradas! ️ Imaginem só as histórias que essas cédulas poderiam contar se ganhassem vida. Com certeza dariam um super livro de aventuras digno de Hollywood. 隸♂️隸♀️ E com tanta gente importante estampada nelas, não é difícil entender por que cada moedinha tem seu conto. Quem sabe um dia não teremos um filme do MCU Brazuca com o “Dinheironauta'' liderando a turma? Spoiler Alert: ele sempre estará faltando no bolso dos adolescentes!
Atividade 1: Conta Digital Unificada: Aprende Com a Grana
Descrição
Preparados para uma missão grandiosa e digital galera? O desafio é criar uma Conta Digital Unificada para a turma inteira! Isso mesmo: vamos unir forças, conectar nossos conhecimentos sobre as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e montar uma super planilha interativa. A ideia é usarmos uma plataforma online para registrar transações, preços de produtos e entender na prática a equivalência das moedas e cédulas. Bora ser responsável pelo próprio pátio de alimentação dos sonhos? Vamos mostrar ao mundo nossa capacidade de fazer educação financeira de um jeito divertido e interativo.
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativo de planilhas como Google Sheets ou Microsoft Excel
- Calculadora (se não tiver no celular)
- Papel e caneta (só para anotações rápidas)
- Dispositivos para gravação de vídeo (caso queiram documentar os processos)
Passo a Passo
-
- Formação de Equipe: Toda a turma trabalhará junta. Dividam-se em subgrupos, cada um responsável por uma etapa específica do projeto. Vocês podem ter grupos para pesquisa, cálculo de valores, elaboração de design e gravação de vídeo. 六欄六
-
- Planejamento: Decidam em conjunto quais produtos vocês vão vender na 'Conta Digital Unificada'. Pensem em lanches saudáveis, material escolar, brinquedos, etc. Façam uma lista detalhada com a descrição de cada produto e seus respectivos preços. 復
-
- Criação da Planilha: Escolham uma plataforma de planilhas online como Google Sheets ou Microsoft Excel Online. Compartilhem o link da planilha para que todos possam acessar e colaborar. ️
-
- Registro dos Preços: Na planilha, insiram os produtos, suas descrições, imagens e preços. Incluam diferentes valores em moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e seus respectivos cálculos de equivalência.
-
- Gravação de Vídeos: Cada subgrupo deve gravar um vídeo curto explicando os preços dos produtos e como chegaram às equivalências de valores. Utilizem elementos visuais e expliquem de maneira clara e criativa.
-
- Compilação e Edição: Juntem todos os vídeos gravados e editem em um único vídeo maior. Revisem para garantir que esteja compreensível, envolvente e educativo. ️
-
- Apresentação: Esse é o momento de apresentar a 'Conta Digital Unificada' para a turma e, se possível, para a escola. Que tal marcar um evento especial para isso?
-
- Feedback e Reflexão: Recebam o feedback dos colegas e do professor, e realizem uma reflexão sobre o que aprenderam durante essa jornada. Pensem em como todo esse conhecimento sobre valores de moedas e cédulas pode ser útil no dia a dia de todos.
O Que Você Deve Entregar?
A entrega do projeto será uma Conta Digital Unificada Interativa criada na plataforma de planilhas escolhida. Esta planilha deve conter: uma lista de produtos com seus respectivos preços, imagens e descrição. Cada item na planilha deve mostrar os valores em diferentes moedas e cédulas, destacando as equivalências. A planilha deve ser visualmente atraente e didática. Além disso, cada aluno ou grupo de alunos deve gravar e compartilhar um vídeo curto (1 a 3 minutos) explicando como chegou aos preços dos produtos e as equivalências de valores. Estes vídeos podem ser unidos em um único vídeo maior que pode ser exibido para toda a escola e/ou postado em redes sociais da turma.
Atividade 2: Moeda e Cédula: O Que Dá Pra Comprar?
Descrição
E aí, galera! Prontos para botar o pé na rua e mostrar que são verdadeiros economistas em ação? Na atividade 'Moeda e Cédula: O Que Dá Pra Comprar?', vocês vão viver uma experiência de campo digital e interativa. A missão é descobrir preços de produtos em diferentes locais, calcular preços e compartilhar essas informações em um super Instagram ou TikTok. Vocês passarão por uma jornada de pesquisa, análise e criação de conteúdo, tudo isso para descobrir como a equivalência de valores entre moedas e cédulas é aplicada no nosso dia a dia.
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativo de mensagens para comunicação da turma (Ex: WhatsApp ou Telegram)
- Câmera do celular para tirar fotos/vídeos
- Editor de imagem e vídeo disponível no celular (Ex: aplicativos gratuitos como CapCut ou InShot)
- Bloco de notas ou aplicativo de anotações
- Acesso a lojas físicas e/ou virtuais para levantamento de preços
Passo a Passo
-
- Formação de Grupos: Todo mundo na área! Formem subgrupos de 4 a 5 alunos e escolham o nome da 'equipe econômica'. 六欄六✨
-
- Escolha de Categorias de Produtos: Decidam quais categorias de produtos ou serviços vocês vão pesquisar (ex: lanches, material escolar, brinquedos). 笠
-
- Levantamento de Preços: Visitem lojas físicas ou realizem pesquisas online para anotar os preços dos produtos selecionados. Usem o bloco de notas ou um aplicativo para registrar essas informações.
-
- Cálculo de Equivalências: Utilizem os preços anotados para calcular os valores em diferentes moedas e cédulas do Brasil. Façam esses cálculos em subgrupos, compartilhem no grupo de mensagens e debatam para chegar a um consenso.
-
- Criação de Conteúdo: Elaborem posts ou vídeos para suas redes sociais educativas (ex: Instagram ou TikTok). Cada subgrupo será responsável por criar ao menos um conteúdo.
-
- Edição e Revisão: Utilizem editores de imagem e vídeo disponíveis no celular para deixar o conteúdo atraente. Revisem para garantir que todas as informações estão corretas e bem explicadas. 類
-
- Publicação e Divulgação: Criem um perfil exclusivo no Instagram ou TikTok para a 'Equipe Econômica' e comecem a publicar os conteúdos, usando hashtags relacionadas à educação financeira.
-
- Feedback e Reflexão: Recebam feedback dos colegas e professores, e reflitam sobre o que aprenderam durante o projeto. Pensem em como essa experiência pode ajudá-los no dia a dia ou em atividades futuras. 易
O Que Você Deve Entregar?
A apresentação final do projeto será uma série de posts ou vídeos para um perfil criado especialmente no Instagram ou TikTok. Os posts/vídeos devem conter:
- Análise de um determinado produto ou categoria de produtos
- Cálculos detalhados de preços em diferentes moedas e cédulas
- Comentários explicativos sobre as equivalências encontradas
- Dicas sobre como economizar ou como usar essas equivalências no dia a dia.
- Cada post/vídeo deve ser concebido de maneira atraente e criativa, com uso de infográficos, efeitos visuais e sonoros, e uma linguagem acessível.
Atividade 3: Drive-Thru Financeiro: Uma Loja de Conveniência Diferente
Descrição
Aloha, jovens economistas! Preparem-se para voar alto e embarcar em uma jornada onde o mundo real encontra o digital! Na atividade ‘Drive-Thru Financeiro: Uma Loja de Conveniência Diferente’, vocês vão transformar um espaço da escola ou da comunidade em uma loja de conveniência interativa digital. A missão é criar um ambiente em que as pessoas possam testar seus conhecimentos sobre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, calculando trocos, preços e muito mais. Vem com a gente nessa experiência que une educação financeira, criatividade e muita interatividade!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores (caso disponíveis na escola ou instituição)
- Projetor ou tela para exibição de conteúdos
- Papel, caneta, régua e tesoura para materiais de design
- Câmeras do celular para gravação de vídeos
- Aplicativo de criação de vídeo (Ex: TikTok, InShot, CapCut)
- Acesso a impressora (caso disponível)
- Papel A4 para confecção de material impresso
- Materiais recicláveis para criação de cenário de loja (caixas, garrafas, etc.)
Passo a Passo
-
- Planejamento e Organização: Toda a turma irá planejar e organizar o Drive-Thru em conjunto. Decidam qual será o local e data do evento, a lista de produtos que serão vendidos, os preços em moedas e cédulas reais, e as atividades pedagógicas que serão realizadas. ️
-
- Divisão de Tarefas: Dividam-se em subgrupos, cada um com responsabilidades específicas, como pesquisa de preços, criação de conteúdos digitais, design e organização do espaço físico. Lembrem-se de que todos precisam colaborar entre si. 六欄六
-
- Pesquisa e Coleta de Materiais: Pesquisem preços de produtos reais e criem uma lista. Reúnam materiais recicláveis e comprem itens de papelaria (caso necessário).
-
- Criação dos Conteúdos Digitais: Gravem vídeos curtos explicando os preços e as trocas dos produtos. Utilizem aplicativos de criação de vídeo para editar e adicionar elementos visuais e sonoros chamativos.
-
- Criação de Materiais Impressos: Elaborem panfletos informativos e fichas de perguntas e respostas sobre moedas e cédulas. Utilizem papel A4 e tinta de impressora. ️
-
- Organização do Espaço: Utilizem os materiais recicláveis para criar cenários de loja de conveniência. Decorem o espaço com os painéis pedagógicos e panfletos.
-
- Execução do Drive-Thru: Realizem o evento no local e data planejados. Cuidem para que tudo esteja organizado, atraente e instrutivo.
-
- Feedback e Reflexão: Após o evento, reúnam-se para discutir o que aprenderam, especialmente sobre a equivalência de valores entre moedas e cédulas. Reflexionem sobre a experiência e como o aprendizado pode ser aplicado no dia a dia. 樂
O Que Você Deve Entregar?
A entrega da atividade será a criação de um Drive-Thru Financeiro Interativo. Este Drive-Thru será composto por:
- Um espaço onde as pessoas podem 'comprar' produtos com moedas e cédulas reais do Brasil, recebendo troco.
- Painéis pedagógicos com informações sobre as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
- Gravações de vídeos curtos com explicações sobre os preços e trocas, projetadas durante o evento.
- Material impresso como panfletos e fichas de perguntas e respostas para distribuir.
- Tudo organizado e planejado de forma atraente e educativa, garantindo que as pessoas que visitem o Drive-Thru tenham uma experiência única e enriquecedora.