Entrar

Projeto: Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF02MA20'

Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Objetivos

- Identificar e descrever as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

- Comparar e estabelecer equivalências entre diferentes valores de moedas e cédulas.

- Fomentar o uso de tecnologias digitais para a pesquisa e entendimento de conceitos monetários.

- Estimular o trabalho colaborativo e a comunicação entre os alunos.

- Desenvolver habilidades empreendedoras aplicadas à educação financeira.

Você Sabia?

1.Sabia que o maior valor de cédula brasileira já lançada foi a de 1 trilhão de reais? Calma, calma! Mas, calma mesmo! Ela não era usável, era só uma brincadeira do Governo Federal para ajudar a entender (de maneira criativa) como a inflação afeta nosso dinheiro. 勞

2.Você já ouviu falar do Andrada? Provavelmente não do seu amigo da escola, mas ele é muito conhecido no mundo das moedas brasileiras! Pedro Álvares Cabral, se fosse um diplomata grego, diria: 'Eureka! Cheguei ao meu trocado!'. 

3.As cédulas são feitas de que mesmo? De algodão! É isso mesmo, galera. Mais precisamente de um papel especial feito a partir de uma mistura de algodão e outros produtos químicos. Se encontrar uma, não vai dar pra desmanchar pra fazer um bolo! 

Contextualizando

Bem-vindos ao mundo fascinante da moeda e cédula!  Moedas e cédulas não são apenas pedaços de metal e papel. Elas são muito mais do que isso. 螺 Elas facilitam nossas compras, nossas vendas e ajudam a manter nossa economia girando. Mas quem diria que tudo começou com a troca de bens e favores em sociedades bem antigas? Evoluímos de 'ótima safra, vou te dar umas maçãs' para um 'crédito ilimitado na saraiva'.  Mas, afinal, o que tem de tão especial e mágico nessas moedinhas e papéis coloridos? Vamos começar pelo básico? O sistema monetário brasileiro tem suas próprias moedas e cédulas, cada uma com seu valor específico. Desde os famosos R$ 1,00 da sorte até os reluzentes R$ 100,00, passamos por uma verdadeira era de glamour e compras aceleradas! ️ Imaginem só as histórias que essas cédulas poderiam contar se ganhassem vida. Com certeza dariam um super livro de aventuras digno de Hollywood. 隸‍♂️隸‍♀️ E com tanta gente importante estampada nelas, não é difícil entender por que cada moedinha tem seu conto.  Quem sabe um dia não teremos um filme do MCU Brazuca com o “Dinheironauta'' liderando a turma?  Spoiler Alert: ele sempre estará faltando no bolso dos adolescentes!

Atividade 1: Conta Digital Unificada: Aprende Com a Grana

Descrição

Preparados para uma missão grandiosa e digital galera?  O desafio é criar uma Conta Digital Unificada para a turma inteira! Isso mesmo: vamos unir forças, conectar nossos conhecimentos sobre as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e montar uma super planilha interativa.  A ideia é usarmos uma plataforma online para registrar transações, preços de produtos e entender na prática a equivalência das moedas e cédulas. Bora ser responsável pelo próprio pátio de alimentação dos sonhos?  Vamos mostrar ao mundo nossa capacidade de fazer educação financeira de um jeito divertido e interativo.

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Aplicativo de planilhas como Google Sheets ou Microsoft Excel

- Calculadora (se não tiver no celular)

- Papel e caneta (só para anotações rápidas)

- Dispositivos para gravação de vídeo (caso queiram documentar os processos)

Passo a Passo

    1. Formação de Equipe: Toda a turma trabalhará junta. Dividam-se em subgrupos, cada um responsável por uma etapa específica do projeto. Vocês podem ter grupos para pesquisa, cálculo de valores, elaboração de design e gravação de vídeo. 六‍欄‍六
    1. Planejamento: Decidam em conjunto quais produtos vocês vão vender na 'Conta Digital Unificada'. Pensem em lanches saudáveis, material escolar, brinquedos, etc. Façam uma lista detalhada com a descrição de cada produto e seus respectivos preços. 復
    1. Criação da Planilha: Escolham uma plataforma de planilhas online como Google Sheets ou Microsoft Excel Online. Compartilhem o link da planilha para que todos possam acessar e colaborar. ️
    1. Registro dos Preços: Na planilha, insiram os produtos, suas descrições, imagens e preços. Incluam diferentes valores em moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e seus respectivos cálculos de equivalência. 
    1. Gravação de Vídeos: Cada subgrupo deve gravar um vídeo curto explicando os preços dos produtos e como chegaram às equivalências de valores. Utilizem elementos visuais e expliquem de maneira clara e criativa. 
    1. Compilação e Edição: Juntem todos os vídeos gravados e editem em um único vídeo maior. Revisem para garantir que esteja compreensível, envolvente e educativo. ️
    1. Apresentação: Esse é o momento de apresentar a 'Conta Digital Unificada' para a turma e, se possível, para a escola. Que tal marcar um evento especial para isso? 
    1. Feedback e Reflexão: Recebam o feedback dos colegas e do professor, e realizem uma reflexão sobre o que aprenderam durante essa jornada. Pensem em como todo esse conhecimento sobre valores de moedas e cédulas pode ser útil no dia a dia de todos. 

O Que Você Deve Entregar?

A entrega do projeto será uma Conta Digital Unificada Interativa criada na plataforma de planilhas escolhida. Esta planilha deve conter: uma lista de produtos com seus respectivos preços, imagens e descrição. Cada item na planilha deve mostrar os valores em diferentes moedas e cédulas, destacando as equivalências. A planilha deve ser visualmente atraente e didática. Além disso, cada aluno ou grupo de alunos deve gravar e compartilhar um vídeo curto (1 a 3 minutos) explicando como chegou aos preços dos produtos e as equivalências de valores. Estes vídeos podem ser unidos em um único vídeo maior que pode ser exibido para toda a escola e/ou postado em redes sociais da turma.

Atividade 2: Moeda e Cédula: O Que Dá Pra Comprar?

Descrição

E aí, galera! Prontos para botar o pé na rua e mostrar que são verdadeiros economistas em ação?  Na atividade 'Moeda e Cédula: O Que Dá Pra Comprar?', vocês vão viver uma experiência de campo digital e interativa. A missão é descobrir preços de produtos em diferentes locais, calcular preços e compartilhar essas informações em um super Instagram ou TikTok.  Vocês passarão por uma jornada de pesquisa, análise e criação de conteúdo, tudo isso para descobrir como a equivalência de valores entre moedas e cédulas é aplicada no nosso dia a dia.

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Aplicativo de mensagens para comunicação da turma (Ex: WhatsApp ou Telegram)

- Câmera do celular para tirar fotos/vídeos

- Editor de imagem e vídeo disponível no celular (Ex: aplicativos gratuitos como CapCut ou InShot)

- Bloco de notas ou aplicativo de anotações

- Acesso a lojas físicas e/ou virtuais para levantamento de preços

Passo a Passo

    1. Formação de Grupos: Todo mundo na área! Formem subgrupos de 4 a 5 alunos e escolham o nome da 'equipe econômica'. 六‍欄‍六✨
    1. Escolha de Categorias de Produtos: Decidam quais categorias de produtos ou serviços vocês vão pesquisar (ex: lanches, material escolar, brinquedos). 笠
    1. Levantamento de Preços: Visitem lojas físicas ou realizem pesquisas online para anotar os preços dos produtos selecionados. Usem o bloco de notas ou um aplicativo para registrar essas informações. 
    1. Cálculo de Equivalências: Utilizem os preços anotados para calcular os valores em diferentes moedas e cédulas do Brasil. Façam esses cálculos em subgrupos, compartilhem no grupo de mensagens e debatam para chegar a um consenso. 
    1. Criação de Conteúdo: Elaborem posts ou vídeos para suas redes sociais educativas (ex: Instagram ou TikTok). Cada subgrupo será responsável por criar ao menos um conteúdo. 
    1. Edição e Revisão: Utilizem editores de imagem e vídeo disponíveis no celular para deixar o conteúdo atraente. Revisem para garantir que todas as informações estão corretas e bem explicadas. 類
    1. Publicação e Divulgação: Criem um perfil exclusivo no Instagram ou TikTok para a 'Equipe Econômica' e comecem a publicar os conteúdos, usando hashtags relacionadas à educação financeira. 
    1. Feedback e Reflexão: Recebam feedback dos colegas e professores, e reflitam sobre o que aprenderam durante o projeto. Pensem em como essa experiência pode ajudá-los no dia a dia ou em atividades futuras. 易

O Que Você Deve Entregar?

A apresentação final do projeto será uma série de posts ou vídeos para um perfil criado especialmente no Instagram ou TikTok. Os posts/vídeos devem conter:

  • Análise de um determinado produto ou categoria de produtos
  • Cálculos detalhados de preços em diferentes moedas e cédulas
  • Comentários explicativos sobre as equivalências encontradas
  • Dicas sobre como economizar ou como usar essas equivalências no dia a dia.
  • Cada post/vídeo deve ser concebido de maneira atraente e criativa, com uso de infográficos, efeitos visuais e sonoros, e uma linguagem acessível.

Atividade 3: Drive-Thru Financeiro: Uma Loja de Conveniência Diferente

Descrição

Aloha, jovens economistas!  
Preparem-se para voar alto e embarcar em uma jornada onde o mundo real encontra o digital! Na atividade ‘Drive-Thru Financeiro: Uma Loja de Conveniência Diferente’, vocês vão transformar um espaço da escola ou da comunidade em uma loja de conveniência interativa digital.  A missão é criar um ambiente em que as pessoas possam testar seus conhecimentos sobre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, calculando trocos, preços e muito mais. Vem com a gente nessa experiência que une educação financeira, criatividade e muita interatividade! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores (caso disponíveis na escola ou instituição)

- Projetor ou tela para exibição de conteúdos

- Papel, caneta, régua e tesoura para materiais de design

- Câmeras do celular para gravação de vídeos

- Aplicativo de criação de vídeo (Ex: TikTok, InShot, CapCut)

- Acesso a impressora (caso disponível)

- Papel A4 para confecção de material impresso

- Materiais recicláveis para criação de cenário de loja (caixas, garrafas, etc.)

Passo a Passo

    1. Planejamento e Organização: Toda a turma irá planejar e organizar o Drive-Thru em conjunto. Decidam qual será o local e data do evento, a lista de produtos que serão vendidos, os preços em moedas e cédulas reais, e as atividades pedagógicas que serão realizadas. ️
    1. Divisão de Tarefas: Dividam-se em subgrupos, cada um com responsabilidades específicas, como pesquisa de preços, criação de conteúdos digitais, design e organização do espaço físico. Lembrem-se de que todos precisam colaborar entre si. 六‍欄‍六
    1. Pesquisa e Coleta de Materiais: Pesquisem preços de produtos reais e criem uma lista. Reúnam materiais recicláveis e comprem itens de papelaria (caso necessário). 
    1. Criação dos Conteúdos Digitais: Gravem vídeos curtos explicando os preços e as trocas dos produtos. Utilizem aplicativos de criação de vídeo para editar e adicionar elementos visuais e sonoros chamativos. 
    1. Criação de Materiais Impressos: Elaborem panfletos informativos e fichas de perguntas e respostas sobre moedas e cédulas. Utilizem papel A4 e tinta de impressora. ️
    1. Organização do Espaço: Utilizem os materiais recicláveis para criar cenários de loja de conveniência. Decorem o espaço com os painéis pedagógicos e panfletos. 
    1. Execução do Drive-Thru: Realizem o evento no local e data planejados. Cuidem para que tudo esteja organizado, atraente e instrutivo. 
    1. Feedback e Reflexão: Após o evento, reúnam-se para discutir o que aprenderam, especialmente sobre a equivalência de valores entre moedas e cédulas. Reflexionem sobre a experiência e como o aprendizado pode ser aplicado no dia a dia. 樂

O Que Você Deve Entregar?

A entrega da atividade será a criação de um Drive-Thru Financeiro Interativo. Este Drive-Thru será composto por:

  • Um espaço onde as pessoas podem 'comprar' produtos com moedas e cédulas reais do Brasil, recebendo troco.
  • Painéis pedagógicos com informações sobre as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
  • Gravações de vídeos curtos com explicações sobre os preços e trocas, projetadas durante o evento.
  • Material impresso como panfletos e fichas de perguntas e respostas para distribuir.
  • Tudo organizado e planejado de forma atraente e educativa, garantindo que as pessoas que visitem o Drive-Thru tenham uma experiência única e enriquecedora.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies