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Projeto: Aumentativo e Diminutivo | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF02LP11'

Aumentativo e Diminutivo

Objetivos

- Compreender o conceito de aumentativo e diminutivo.

- Reconhecer e aplicar corretamente os sufixos -ão e -inho/-zinho na formação de palavras.

- Desenvolver a criatividade e habilidades narrativas ao utilizar palavras no aumentativo e diminutivo em contextos diversos.

- Colaborar efetivamente em grupo para criar conteúdos digitais e interagir com tecnologias educacionais.

- Refletir sobre o uso de aumentativo e diminutivo no cotidiano, identificando exemplos em textos e situações reais.

Você Sabia?

1. Você sabia que o ator Dwayne Johnson é conhecido como 'The Rock' pelos fãs brasileiros nas redes sociais? 朗

2. A maior palavra do dicionário da língua portuguesa que faz uso de aumentativos e diminutivos é 'anticonstitucionalissimamente', que é o aumentativo da palavra 'anticonstitucional'. Isso sim é um mega aumentativo! 

3. No mundo dos memes, o diminutivo pode ser super engraçado: ‘Esse comercial é tão fofinho que até o leãozinho do Mufasa ficou com ciúmes!’ 女

Contextualizando

Antes de começarmos a nossa jornada no mágico mundo dos aumentativos e diminutivos, que tal uma pequena brincadeira para aquecer? Imagine dizer 'Eu vi um pinicozinho que falava!' – Engraçado, né? ️

Mas, por que será que usamos essas formas? Bem, os aumentativos e diminutivos são como as palavras ‘macros’ e ‘minimize’ do software da língua portuguesa!  Eles nos permitem expressar o tamanho ou a intensidade de algo de uma forma mais divertida e expressiva.

Pensa só: você está explicando sobre o jantar de ontem... 'Cara, aquele brigadeirinho estava fenomenal!' ou 'Nossa, o brigadeiro estava incrível, parecia uma montanha de chocolate!' ️ Imagina só o quão sem graça o mundo seria se não fosse por essas pequenas palavrinhas. A diversão está nos detalhes! 

E não acaba aí! Essas palavras são como mágicos na nossa fala: elas sabem como encantar o ouvinte, tornar a conversa mais rica e até salvar uma piada ruim. Claro, usar aumentativos e diminutivos corretamente é uma forma poderosa de comunicação. Portanto, prepare-se! Nosso desafio será explorar a fundo esses sufixos para criar as melhores histórias digitais e nos tornar os reis e rainhas dos influenciadores gramaticais online! Vamos lá! 

Atividade 1: Explorando Aumentativos e Diminutivos através de Menus e Comentários.

Descrição

Nesta divertida e educativa atividade, a turma será desafiada a explorar o uso de aumentativos e diminutivos em suas vidas diárias de maneira prática e digital. O objetivo é criar um menu de café da manhã utilizando palavras no aumentativo e no diminutivo, que será complementado por imagens e comentários criativos gravados em vídeo ou podcast. A atividade será um verdadeiro desafio de culinária literária e digital, onde os alunos terão não só que usar as ferramentas linguísticas aprendidas, mas comprovar sua compreensão na prática. ☕️

Materiais Necessários

- Folhas de rascunho ou cadernos para anotações

- Lápis ou canetas coloridas

- Acesso à internet

- Celulares, tablets ou computadores com microfone e câmera

- Plataforma de gravação/edição de vídeo ou podcast

- Material de escrita e desenho para a criação do menu

Passo a Passo

  • Dividam a turma em subgrupos de 4 a 5 alunos, organizados em equipes de: Criação do menu, gravação, ilustração e edição dos vídeos/podcasts.
  • Pesquisem exemplos de menus de café da manhã online para se inspirarem, analisando as descrições dos pratos e como as palavras no aumentativo e diminutivo são usadas.
  • Cada subgrupo deve criar uma lista de pelo menos 10 pratos e 10 bebidas para um café da manhã, anotando quais palavras no aumentativo e diminutivo podem ser usadas para descrevê-los. Utilizem ao menos 5 destes em seu menu final.
  • Escolham 5 pratos e 5 bebidas dos que foram pesquisados para incluir no menu, e comecem a criá-lo. Usem seu material de desenho ou computador para ilustrar visualmente cada item.
  • Com base nas palavras no aumentativo e diminutivo escolhidas, componham descrições divertidas e criativas para cada item no menu, enfatizando o uso correto dos sufixos. Por exemplo, 'pãezões recém-assados' ou 'cházinho de hortelã refrescantíssimo'.
  • Gravem vídeos ou podcasts onde membros do subgrupo explicam como criaram o menu, quais pratos e palavras usaram, e o que acharam da atividade. Utilizem roupas, adereços e cenários para deixar a gravação mais divertida e rica.
  • Editem os vídeos/podcasts, inserindo cenários de fundo e possíveis efeitos sonoros conforme necessário. Certifiquem-se de que cada passo e comentário esteja bem explicado e audível.
  • Publiquem os vídeos/podcasts em uma plataforma online acessível para todos os alunos, seguindo a orientação técnica do professor.
  • Cada subgrupo deve compartilhar o link do vídeo/podcast em uma conversa virtual da turma para todos assistirem e comentarem ao vivo, promovendo interação.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável do projeto será um menu de café da manhã ricamente ilustrado com palavras no aumentativo e diminutivo, acompanhado de vídeos ou podcasts de comentários gravados pelos alunos. O menu deve incluir ao menos 5 pratos e 5 bebidas, com descrições divertidas e palavras no aumentativo e diminutivo. Além disso, os alunos devem gravar pequenos vídeos ou em formato podcast explicando como criaram o menu, quais palavras usaram e por que escolheram cada uma delas. Os vídeos/podcasts devem ser publicados em um canal escolar (YouTube, SoundCloud, ou similar) e o link compartilhado com o professor.

Atividade 2: Jornal Aumentativo e Diminutivo: Criando uma Edição Digital Interativa

Descrição

Agora, vamos entrar no emocionante mundo do jornalismo digital! A turma inteira irá trabalhar para criar um Jornal Aumentativo e Diminutivo. Nossa missão será elaborar uma edição especial cheia de reportagens, entrevistas e colunas usando palavras no aumentativo e diminutivo. Além disso, vamos adicionar recursos digitais como QR Codes ligados a vídeos e podcasts, tornando nossa publicação uma ferramenta de aprendizagem interativa e high-tech! 

Materiais Necessários

- Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet

- Papel, lápis e caneta para anotações

- Plataforma de criação de jornal online (Google Docs, Canva ou similar)

- Plataforma de gravação de áudio (Audacity, SoundCloud, ou similar)

- Aplicativo de QR Code (QR Code Monkey ou similar, podem ser online)

- Microfones (pode ser o próprio do celular)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em equipes com funções específicas: edição, reportagem, entrevista, multimídia e design.
  2. Realizem uma reunião inicial com a turma toda para definir o plano editorial do jornal, escolhendo os tipos de seções que estarão presentes.
  3. Cada subgrupo deve começar sua pesquisa, buscando referências de jornais e revistas online que usam palavras no aumentativo e diminutivo. Isso pode incluir artigos, notícias ou qualquer outro texto relevante.
  4. Em suas equipes, comecem a escrever o conteúdo das seções, utilizando exemplos de palavras no aumentativo e diminutivo. Pensem em como tornar o conteúdo atrativo, utilizem muita criatividade e sejam detalhistas e corretos gramaticalmente.
  5. No caso das seções multimídia, realizem gravações de áudio de entrevistas e relatos dos alunos. Utilizem a plataforma de gravação e posteriormente editem para que tudo fique bem claro e audível.
  6. Criem os QR Codes usando uma plataforma online. Associem cada QR Code a um podcast ou vídeo relevante e cole no jornal digital.
  7. Utilizem plataformas online como Google Docs ou Canva para criar suportes digitais para o jornal. Certifiquem-se de que o aspecto visual do jornal seja agradável e fácil de ler.
  8. Toda a edição deve ser revisada por todos os subgrupos, garantindo que a gramática esteja correta e os conceitos de aumentativo e diminutivo bem utilizados.
  9. Publiquem a edição do jornal digital em uma plataforma online, como um blog criado para este fim. Compartilhem o link com toda a turma e famílias.
  10. Realizem uma última reunião para compartilhar os aprendizados e as dificuldades encontradas durante o projeto. Cada grupo deve dar feedback para os outros sobre o que foi bem e o que poderia melhorar.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma Edição Digital Interativa de Jornal, composta por diversas seções tais como: notícias, entrevistas, colunas de opinião, reportagens sobre aumentativo e diminutivo, entre outras. Cada seção deve ser rica em exemplos e explicações com palavras no aumentativo e diminutivo. Além disso, será necessário incluir QR Codes que levam a podcasts e vídeos com relatos dos alunos sobre o processo de criação e as principais lições aprendidas. A edição deverá ser publicada em um formato online, como um site ou blog da turma. O link do jornal deve ser compartilhado com todos os colegas e, se possível, com pais e responsáveis.

Atividade 3: Literatura Digital: Criando um eBook Interativo Sobre Aumentativos e Diminutivos

Descrição

Chegou a hora de embarcarmos em uma incrível jornada pelo mundo da literatura digital! Nesta atividade, toda a turma se unirá para criar um eBook interativo sobre aumentativos e diminutivos. Vocês serão os autores e designers desta aventura literária, explorando criativamente o uso dos sufixos -ão e -inho/-zinho. O eBook deverá conter desde histórias, passando por textos informativos, até ilustrações e elementos multimídia. Esta é a chance de mostrar toda a sua criatividade e habilidades tecnológicas para produzir um conteúdo educativo e fascinante! ✨

Materiais Necessários

- Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet

- Plataformas criativas de criação de eBooks (Piktochart, Canva, Book Creator ou sites similares)

- Acesso a bancos de imagens gratuitas (Unsplash, Pixabay, Pexels)

- Ferramentas de edição de imagem e áudio (FFT ou similares gratuitos)

- Papel e lápis para rascunhos

- Microfones (pode ser o do próprio celular)

Passo a Passo

  1. Reúnam toda a turma e expliquem a proposta do projeto: criar um eBook interativo sobre aumentativos e diminutivos. Discutam brevemente a estrutura do eBook, incluindo a necessidade de seções como histórias, passatempos, textos informativos, ilustrações e elementos multimídia.
  2. Dividam a turma em equipes com funções diferentes: roteiristas, ilustradores, editores de áudio/multimídia e designers. Cada equipe será responsável por uma seção específica do eBook.
  3. Para as equipes de roteiristas, peçam que pesquisem e coletem histórias, contos ou trechos de livros que usem amplamente aumentativos e diminutivos. Escrevam as adaptações modernas dessas histórias, mantendo os conceitos bases das palavras. Certifiquem-se de que cada capítulo conte com palavras no diminutivo e aumentativo.
  4. As equipes de ilustração devem desenhar e criar imagens baseadas nas histórias e textos informativos. Utilizem ferramentas de edição de imagem para compor as ilustrações, garantindo que estejam coloridas e atraentes, tornando o eBook mais dinâmico.
  5. As equipes de multimídia gravarão áudios de introdução, narração das histórias e explicações sobre o uso dos aumentativos e diminutivos. Utilizem microfones para garantir a qualidade do áudio.
  6. Os designers começarão a montar o eBook nas plataformas escolhidas, organizando as histórias, passatempos, textos informativos, ilustrações e elementos multimídia. Certifiquem-se de que a estrutura está clara e que todos os links e recursos estejam funcionando.
  7. Realizem uma revisão em grupo do conteúdo criado, garantindo que todas as palavras no aumentativo e diminutivo estejam corretas e bem utilizadas. Façam as devidas correções necessárias.
  8. Publiquem o eBook interativo em uma plataforma online, assegurando que o link esteja acessível a todos. O professor deverá compartilhar com outros professores e, se possível, disponibilizar para outras turmas da escola curiosarem o conteúdo.
  9. Promovam uma apresentação digital do eBook, onde cada equipe destaca sua contribuição e explica o processo criativo. Incentivem que os alunos usem roupas, cenários e adereços para tornar a apresentação mais divertida!

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um eBook interativo contendo seções de histórias, passatempos, textos informativos, ilustrações e elementos multimídia, todos explorando o uso de aumentativos e diminutivos. O eBook deverá ser publicado em uma plataforma online, como o Book Creator ou em um site educativo, e o link compartilhado com toda a turma e outras turmas da escola. O eBook deve ser bem estruturado, visualmente atraente e conter ao menos 10 seções diferentes, com contribuições individuais e em grupo, todas revisadas e editadas para correção gramatical e coerência. Ao final, a turma fará uma apresentação digital do eBook, destacando as partes mais criativas e educativas.

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