Entrar

Projeto: Escrita de Palavras | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF02LP01'

Escrita de Palavras

Objetivos

- Reconhecer como as letras do alfabeto representam sons diferentes.

- Escrever palavras corretamente de acordo com as normas da língua portuguesa.

- Aplicar o conhecimento sobre variações de sons das letras em atividades digitais interativas.

- Colaborar com os colegas para criar conteúdos digitais que demonstrem a variação de sons das letras.

- Desenvolver habilidades de narração e criatividade ao criar histórias digitais interativas.

Você Sabia?

1.  Sabia que na frase 'O tempo está bom.', a letra 'O' é usada quatro vezes, mas em cada uma delas soa igual? Cada uma é como uma super-heroína com poderes sonoros diversos! Gostou? Compartilhe com seus amigos! 隸‍♀️隸‍♂️

2. 勞 A letra 'G' pode soar como 'ga' em 'gato', 'je' em 'gelado', e 'gi' em 'girassol'. Uau! Parece mágica, mas é só a língua portuguesa dando uma aula de flexibilidade! 慄‍♂️

3.  Já notou como a internet cria novas gírias e formas de escrever? A língua portuguesa está sempre se transformando! Imagine se cada letra resolvesse mudar de nome na linguagem de mensagens. ✍️

Contextualizando

Bem-vindos, aventureiros das palavras!  Vamos embarcar em uma jornada incrível para desvendar os mistérios das letras, seus sons diversos e como escrever palavras corretamente em português. Pensem nas letras como aquelas peças de um super quebra-cabeça: sem elas, não conseguiríamos formar palavras e o senso de mistério acabaria rápido. Cada letra tem seu jeitinho especial de 'falar'!

 No português, uma mesma letra pode representar sons diferentes. Por exemplo, a letra 'S' pode soar como 's' em 'sapo' e 'z' em 'casa'. Legal, né? Entendendo essas variações, vocês vão escrever melhor e mais corretamente — seja em uma redação de escola ou no 'textão' do Instagram! 

Prontos para se tornarem mestres do alfabeto? Vamos explorar como essas variações acontecem em palavras comuns que usamos todos os dias. Ao final deste projeto, você será capaz de aplicar esse conhecimento e criar conteúdos digitais inovadores que demonstrem essas variações. Ler e escrever nunca foi tão divertido, e estamos confiantes de que vocês vão mandar muito bem nessa missão interativa! 

Atividade 1: Dicionário Digital Interativo das Variações Sonoras

Descrição

Nossa missão: criar o Dicionário Digital Interativo das Variações Sonoras!  Nesta atividade, todos os alunos trabalharão juntos para criar um dicionário digital que mostre como as letras representam sons diferentes em palavras comuns. A atividade envolverá pesquisa, coleta de exemplos, criação de conteúdo e finalização em uma plataforma digital, ao mesmo tempo que promove a colaboração e a criatividade de toda a turma. O resultado será um recurso que pode ser compartilhado com outros alunos e até mesmo com a comunidade escolar. Vamos lá? Preparem-se para uma aventura linguística! 

Materiais Necessários

- Smartphones, Tablets ou Computadores

- Acesso à Internet

- Ferramentas de Edição de Vídeo (como iMovie, Canva ou qualquer aplicativo de edição acessível)

- Ferramentas de Criação de Apresentações (Google Slides, PowerPoint)

- Canais para Comunicação e Colaboração Online (Google Meet, Zoom)

- Plataformas de Texto Colaborativo (Google Docs, OneNote, etc.)

- Qualquer outra ferramenta de edição digital acessível

Passo a Passo

  • Dividam a turma em pequenos grupos e distribuam responsabilidades (pesquisa, coleta de exemplos, edição de vídeo, criação de apresentação digital, etc.).
  • Com o apoio do professor, cada grupo inicia a pesquisa de palavras com variações sonoras, utilizando fontes digitais confiáveis (aplicativos de dicionário, livros digitais, etc.).
  • Cada grupo coleta e organiza as palavras em um documento compartilhado, destacando as variações de sons das letras.
  • Com as palavras escolhidas, os grupos gravam vídeos curtos explicando as variações sonoras das letras usadas nas palavras pesquisadas. Podem usar objetos concretos ou cenários digitais criativos para ilustrar os exemplos.
  • Os grupos criam uma apresentação digital e inserem os vídeos e as palavras coletadas. Utilize ferramentas como Google Slides, PowerPoint ou sites gratuitos de criação de apresentações.
  • Todos os grupos colaboram para criar uma experiência digital interativa, como um site ou arquivo fliperama, onde os visitantes possam 'clicar' nas palavras e ouvir as variações de sons.
  • O professor auxilia os grupos na edição e finalização dos vídeos e da apresentação digital, garantindo que tudo esteja em sincronia.
  • No final, a turma se reúne para revisar e compilar todos os conteúdos em um único dicionário digital. Certifique-se de que o dicionário esteja acessível e fácil de usar para quem quer aprender sobre as variações sonoras das letras.

O Que Você Deve Entregar?

No final deste projeto, a turma deverá apresentar o Dicionário Digital Interativo das Variações Sonoras. Esse dicionário deve incluir:

Um vídeo introdutório (de 3 a 5 minutos) explicando o propósito do dicionário e como ele foi criado Uma galeria de palavras escritas (como pilares de um site ou apresentação digital) Pelo menos 100 exemplos de palavras com as variações sonoras de diferentes letras Uma experiência digital interativa, seja em forma de uma apresentação, site ou vídeo matriz explicando o dicionário Créditos de contribuição para todos os participantes

Atividade 2: Websérie: Sons e Letras em Ação

Descrição

Bem-vindos à produção da 'Websérie: Sons e Letras em Ação'!  Nesta atividade, a turma vai colaborar para criar uma série de episódios curtinhos como os de uma websérie, explicando como as letras se comportam e produzem sons diferentes em palavras do nosso dia a dia. Cada episódio será interativo e educativo, focando em palavras com variações sonoras. Esta atividade irá combinar conhecimento linguístico e habilidades digitais, culminando em uma maratona de aprendizado e, claro, muita diversão. Prontos para serem diretores, roteiristas e atores da nossa série? Então, apertem os cintos e bora aprender brincando! 

Materiais Necessários

- Smartphones, Tablets ou Computadores

- Acesso à Internet

- Aplicativos de Edição de Vídeo (como iMovie, Canva ou qualquer outro aplicativo de edição acessível)

- Aplicativos de Anotações (Google Keep, Google Docs)

- Plataformas de Colaboração Online (Google Meet, Zoom)

- Ferramentas de Criação de Storyboards Online (Storyboard That, Canva)

- Materiais para Criação de Cenários (papéis, canetas, caixas, etc.)

- Qualquer outra ferramenta digital acessível

Passo a Passo

  1. Divida a turma em equipes responsáveis por diferentes partes da websérie: roteiristas, atores, editores de vídeo, diretores, etc.
  2. Realizem reuniões iniciais para discutir possíveis temas e criar um breve planejamento de episódios, enfocando palavras com variações sonoras das letras.
  3. Cada equipe deve criar um storyboard do episódio. Use ferramentas como o Storyboard That ou crie offline com papel e caneta.
  4. Pesquisem palavras em livros, dicionários e na internet para escolher aquelas que demonstram bem as variações sonoras das letras.
  5. Gravem os vídeos dos episódios. Os alunos podem usar cenários criados com materiais simples ou animações digitais.
  6. Os vídeos devem conter narrações explicativas, demonstrando as variações sonoras das letras nas palavras escolhidas.
  7. Os vídeos gravados devem ser editados. Use programas simples como iMovie, Canva ou outras ferramentas acessíveis para inclusão de músicas, efeitos especiais e títulos.
  8. Após a edição, compilem todos os vídeos em uma playlist no YouTube ou em outra plataforma acessível.
  9. Ao final de cada episódio, incluam os créditos com os nomes de todos os alunos e funções desempenhadas.
  10. Apresentem a websérie final para a turma e, se possível, para outras turmas, incentivando a reflexão e o feedback.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final deste projeto, a turma deverá submeter a websérie completa, que inclui:

Uma playlist no YouTube (ou plataforma similar) com todos os episódios criados pelos grupos Cada episódio deve ter de 3 a 5 minutos e deve ser interativo, utilizando diferentes recursos digitais para demonstrar variações sonoras Créditos para todos os participantes no final de cada episódio

Além disso, os alunos podem compartilhar a série com outras turmas e até na comunidade da escola para disseminar conhecimento de forma divertida! 

Atividade 3: Podcast Interativo: Sons que Expressam

Descrição

️ Vamos criar um super 'Podcast Interativo: Sons que Expressam'! ️ Nesta atividade, a turma inteira vai se unir para produzir uma série de episódios de podcast, onde vamos explorar e exemplificar as diferentes variações de sons que letras específicas podem representar em palavras comuns. Cada episódio será um mergulho no universo da linguagem, recheado com curiosidades, pesquisas, jogos de palavras e até entrevistas com aqueles que são verdadeiras estrelas no uso das letras! A ideia é que tudo seja gravado, editado e publicado de forma colaborativa, usando todas as ferramentas digitais ao nosso alcance e fazendo com que cada aluno seja não apenas ouvinte, mas um produtor ativo de conteúdo. Preparados para embarcar nessa jornada sonora? 

Materiais Necessários

- Smartphones, Tablets ou Computadores

- Acesso à Internet

- Microfones (podem ser fones de ouvido com microfone)

- Aplicativos de Gravação de Áudio (como GarageBand, Zoom, Audacity ou aplicativos gratuitos de gravação de voz no celular)

- Plataformas de Colaboração Online (Google Meet, Zoom)

- Ferramentas de Edição de Áudio (como Audacity, GarageBand ou editores gratuitos digitais)

- Materiais para Roteirização (papéis, canetas) e Textos de Referência (como dicionários)

- Plataformas de Distribuição de Podcast (como SoundCloud, Anchor ou qualquer outra de uso gratuito)

- Apps de Notas (Google Keep, bloco de notas, etc.)

Passo a Passo

  1. Reunir toda a turma em uma videochamada para discutir a ideia do podcast e distribuir as responsabilidades (roteiristas, narradores, editores de áudio, pessoas encarregadas de entrevistas fictícias, etc.).
  2. Realizar pesquisas e coletar palavras que demonstrem variações sonoras das letras que serão o foco de cada episódio.
  3. Cada grupo de alunos ou subgrupos escolherão as palavras a serem exploradas em seus episódios e criarão um roteiro detalhado, incluindo parágrafos para introdução, corpo do podcast e conclusão.
  4. Cada equipe grava seus respectivos episódios. Usem microfones ou fones de ouvido com microfones, garantindo qualidade de áudio. Lembrar de gravar várias tomadas para a seleção da melhor execução.
  5. Façam reuniões no Google Meet para discutir o progresso e possíveis melhorias. Troquem feedbacks construtivos e implementem melhorias nas gravações conforme necessário.
  6. Editem os áudios com ferramentas de edição disponíveis, incluindo aberturas, encerramentos, transições, efeitos sonoros e músicas incidentalmente. Cada grupo deve se responsabilizar pela edição de seus episódios.
  7. Depois que todos os episódios forem editados, compilar a série em uma playlist no SoundCloud ou outra plataforma escolhida. Certificar-se de que os episódios estejam organizados e fáceis de acessar.
  8. Escrever uma descrição detalhada para cada episódio, incluindo o tema abordado, as palavras exploradas, e curiosidades sobre as pesquisas realizadas.
  9. Compartilhem o link da série de podcasts com a comunidade escolar, incentivando os colegas a ouvirem e, se possível, a compartilharem em suas redes sociais.
  10. Organize uma sessão de feedback, onde a turma pode ouvir alguns trechos e discutir o que aprenderam, bem como dar sugestões e identificar pontos positivos dos episódios.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final deste projeto, a turma deverá apresentar uma série de 5 a 10 episódios de podcast interativos, intitulada 'Podcast Interativo: Sons que Expressam'.

Cada episódio deve ter de 10 a 15 minutos e explorar diferentes variações de sons das letras em palavras comuns do vocabulário diário. Incluir jogos sonoros, participações especiais (podem ser gravações de entrevistas com professores, familiares ou até celebridades fictícias), e muita criatividade! Cada episódio deve ser editado para incluir música de abertura e encerramento, transições e efeitos sonoros. Publicar a série em uma plataforma de distribuição de podcasts, compartilhando o link com a comunidade escolar e podendo disponibilizá-lo em redes sociais. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies