Entrar

Projeto: Jornada Literária: Explorando o Leitor Literário e a Narrativa

Português

Original Teachy

'EF02LP26'

Leitor Literário e Narrativa

Contextualização

Olá, jovens leitores e escritores! Neste projeto, iremos mergulhar no maravilhoso mundo da literatura, mais especificamente, no papel do Leitor Literário e na estrutura da Narrativa. Vocês sabiam que quando lemos um livro, nos tornamos leitores ativos na construção da história? Isso mesmo, não somos meros espectadores, mas sim participantes ativos da trama. Vamos descobrir como isso acontece!

Introdução

Leitor Literário, por definição, é aquele que não só lê, mas compreende e interpreta um texto literário. Ele é capaz de se envolver com a história, compreendendo as emoções e os conflitos dos personagens, e até mesmo questionando o que lê. Por isso, a leitura literária é tão importante para o nosso desenvolvimento pessoal. Através dela, podemos conhecer diferentes culturas, refletir sobre nossas ações e sentimentos, e expandir nossa criatividade.

Agora, sobre a Narrativa. Vocês já perceberam que a maioria dos livros e das histórias que ouvimos seguem uma estrutura parecida? Isso acontece porque a narrativa possui elementos que a compõem e a tornam uma experiência interessante e cativante para o leitor. Esses elementos são: personagens, que são as pessoas ou figuras que agem na história; espaço, que é onde a história acontece; tempo, que indica quando a história se passa; enredo, que é o conjunto de acontecimentos que formam a história; e narrador, que é quem conta a história.

Agora, que tal explorarmos esses conceitos de maneira prática e divertida? Nosso projeto será uma "Jornada Literária", onde vocês serão os aventureiros e os livros, nossos mapas para a diversão e o aprendizado. Estão prontos?

Atividade Prática

Título da Atividade: Jornada Literária: Explorando o Leitor Literário e a Narrativa

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre o papel do leitor literário e a estrutura da narrativa, por meio da leitura de um livro de sua escolha e da criação de um "Mapa Literário" que represente a história lida. Além disso, busca-se promover habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, criatividade e resolução de problemas.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de alunos deverá escolher um livro de literatura infantil de sua preferência. Após a leitura do livro, eles devem discutir e identificar os elementos da narrativa presentes na história, como personagens, espaço, tempo e enredo. Em seguida, os alunos deverão criar um "Mapa Literário", que é uma representação visual da história, indicando o caminho percorrido pelos personagens e os principais eventos do enredo. Por fim, cada grupo deverá apresentar o livro lido e o mapa criado para a turma.

Materiais Necessários

  • Livros de literatura infantil (um por grupo)
  • Papel cartão ou cartolina
  • Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Revistas ou imagens impressas para recorte (opcional)
  • Computador e impressora (para pesquisa e impressão de imagens, se necessário)

Passo a Passo Detalhado

  1. Formação dos Grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Escolha do Livro: Cada grupo deverá escolher um livro de literatura infantil para ler e explorar.

  3. Leitura e Discussão: Os alunos devem ler o livro em conjunto e discutir sobre os elementos da narrativa presentes na história. Eles devem responder perguntas como: Quem são os personagens? Onde e quando a história se passa? O que acontece na história?

  4. Criação do Mapa Literário: Com base na discussão realizada, os alunos devem criar um "Mapa Literário" que represente a história lida. Eles podem desenhar os personagens, os locais onde a história se passa, e os principais eventos do enredo. O mapa deve ter uma sequência lógica que represente o fluxo da história.

  5. Preparação da Apresentação: Cada grupo deve preparar uma apresentação para a turma, onde irão falar sobre o livro lido, mostrar o mapa criado e explicar como os elementos da narrativa foram representados.

  6. Apresentação Final: Cada grupo apresenta o seu trabalho para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o livro e o mapa apresentados.

Formato de Entrega

O produto final será a apresentação do "Mapa Literário" e do livro lido para a turma. Além disso, os alunos deverão entregar um breve relato escrito (descrição) sobre o livro lido, os elementos da narrativa identificados e a experiência de criar o "Mapa Literário". Este relato pode ser feito individualmente ou em conjunto, de acordo com a preferência de cada grupo.

Lembrem-se, o mais importante é se divertir na "Jornada Literária" e aprender juntos!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies