Entrar

Projeto: Explorando o Mundo Animal: Grupos vs. Solitários

Ciências

Original Teachy

'EF03CI06'

Animais: Organização em Grupos

Contextualização

Olá, jovens cientistas! Nossa nova aventura pelo mundo das ciências vai nos levar ao incrível universo dos animais e o modo como eles se organizam em grupos. Vocês já notaram como algumas espécies de animais preferem ficar juntas? Como os lobos, que formam alcateias, ou as abelhas, que vivem em colmeias? E já observaram que há animais, como os leopardos, que preferem viver sozinhos? Vamos explorar e entender o porquê disso!

No nosso dia a dia, vemos muitos exemplos de animais que vivem em grupos. Por exemplo, as andorinhas que passam por nossas casas em grandes bandos, ou as formigas que trabalham juntas para encontrar comida e proteger o formigueiro. Essa organização em grupo ajuda os animais a sobreviver e prosperar. No entanto, nem todos os animais vivem em grupos. Alguns, como o jaguar ou o urso, preferem viver sozinhos. Esses animais têm suas próprias estratégias de sobrevivência.

Introdução

Ao longo da história, os seres humanos têm estudado o comportamento animal para entender melhor o mundo ao nosso redor. Quando estudamos os animais e como eles se organizam, podemos aprender valiosas lições sobre cooperação, sobrevivência e adaptação ao meio ambiente.

Para entender por que alguns animais vivem em grupos e outros preferem a solidão, precisamos observar o ambiente em que vivem e o comportamento que desenvolveram para sobreviver nele. Por exemplo, os lobos vivem em alcateias, porque a caça em grupo é uma estratégia eficaz em seu ambiente. Já os tigres são solitários, porque a caça individual é mais eficaz em seu ambiente.

Neste projeto, vamos explorar o incrível mundo dos animais e suas preferências por viver em grupos ou sozinhos. Vamos descobrir que, assim como nós, os animais têm diferentes maneiras de se socializar e sobreviver. E assim, entenderemos que, assim como os humanos, cada animal tem uma forma única de se relacionar e agir em seu ambiente.

Através deste estudo, vamos desenvolver habilidades importantes como o gerenciamento de tempo, a comunicação, a resolução de problemas, o pensamento criativo e a proatividade. Preparados para a aventura? Vamos lá!

Atividade Prática: "Explorando o Mundo Animal: Grupos vs. Solitários"

Objetivo do Projeto:

Os alunos irão pesquisar sobre duas espécies de animais - uma que vive em grupo e outra que vive sozinha. O objetivo da pesquisa será entender e apresentar os motivos e vantagens de cada animal por escolher viver em grupos ou sozinho, respectivamente.

Descrição do Projeto:

Cada grupo de alunos será responsável por escolher ou ser designado duas espécies de animais para pesquisar - uma espécie que prefere viver em grupos (como lobos, abelhas, ou pinguins), e uma espécie que prefere viver sozinha (como tigres, ursos, ou leopardos).

Os alunos então deverão pesquisar informações sobre cada espécie, focando na forma como esses animais vivem e se comportam em seu ambiente natural, e explicar porque eles escolhem viver em grupos ou sozinhos.

Devem apresentar suas descobertas em forma de um cartaz ilustrado, marcando os principais pontos e características de cada espécie.

Por fim, cada grupo deverá fazer uma breve apresentação do seu cartaz para a turma.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet ou a livros de animais para pesquisa
  • Papel cartão ou cartolina para o cartaz
  • Lápis de cor, canetinhas, giz de cera, ou tintas
  • Cola e tesoura
  • Revistas velhas ou impressões de imagens dos animais escolhidos (opcionais)

Passo a Passo:

  1. Os alunos devem ser divididos em grupos de três a cinco participantes.

  2. Cada grupo deve escolher ou ser designado duas espécies de animais para pesquisar - uma que vive em grupo e outra que vive sozinha.

  3. Com a supervisão do professor, os alunos devem pesquisar informações sobre cada espécie de animal, focando na forma como esses animais vivem e se comportam em seu ambiente natural.

  4. O grupo deve então discutir suas descobertas e identificar os motivos e vantagens para cada espécie viver em grupos ou sozinha.

  5. Com as informações recolhidas, o grupo deve criar um cartaz ilustrado, separado em duas partes. Uma parte do cartaz será dedicada à espécie que vive em grupos, e a outra à espécie que vive sozinha.

  6. Cada seção do cartaz deve conter uma ilustração do animal e um pequeno texto explicativo que mostra por que o animal escolheu viver daquela maneira, baseado na pesquisa que o grupo realizou.

  7. Após a conclusão do cartaz, cada grupo fará uma breve apresentação para a turma, explicando suas descobertas e mostrando o trabalho realizado.

Lembre-se: o importante é que todos participem do projeto de maneira igual, colaborando, compartilhando ideias e ajudando uns aos outros. Divirtam-se aprendendo sobre o incrível mundo dos animais!

Formato de Entrega:

Os alunos deverão entregar o cartaz ilustrado ao final da semana de projeto e apresentá-lo para a turma. O professor deve avaliar o trabalho em grupo, a pesquisa realizada, a qualidade da informação no cartaz, a apresentação e a estética do cartaz.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies