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Projeto: Leitura e Comparação de Naturais Menores que 10 000 | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF03MA01'

Leitura e Comparação de Naturais Menores que 10 000

Objetivos

- Desenvolver habilidades para ler e comparar números naturais menores que 10.000.

- Aprender a identificar quantidades de elementos em um conjunto com menos de 10.000 elementos.

- Utilizar ferramentas digitais para investigar e analisar números em contextos diversos.

- Promover a colaboração e a troca de conhecimento entre os colegas de classe.

- Fomentar o pensamento crítico ao analisar situações do dia a dia que envolvam números.

Você Sabia?

1. ⏱ Curiosidade Matemática: Você sabia que 10.000 segundos são cerca de 2 horas e 46 minutos? Perfeito para agendar um tempinho de estudo depois do almoço! 

2.  Curiosidade Global: O menor país do mundo, o Vaticano, tem uma extensão de aproximadamente 44 hectares (cada hectare é igual a 10.000 m²). Difícil mesmo é encontrar espaço para construir mais igrejas! 

3.  Curiosidade Digital: Na rede social com mais usuários do mundo, o Facebook, várias páginas possuem curtidas superiores a 10.000. Imagine monitorar a sua popularidade em números quase inimagináveis! 

Contextualizando

Imagine um mundo sem números organizados. Seria como tentar jogar Minecraft sem blocos! 藍 Brincadeiras à parte, números naturais menores que 10.000 são a espinha dorsal das suas operações matemáticas diárias. Desde contar quantos gols seu time marcou em um jogo até verificar quantos seguidores tem seu influenciador favorito, esses números pequenininhos estão em toda parte. Agora, vamos explorar como eles moldam o nosso dia a dia e como nos ajudam a entender melhor o mundo! 

Pensar que algo tão simples como comparar se um número é maior ou menor que outro pode ser como magia: com alguns truques e dicas, você se tornará um mestre nessa tarefa. Imagine decidir quem tem mais chances de ganhar um torneio só pela quantidade de vitórias – isso é comparar em ação!  Aprender a ordenar e comparar números não só ajuda a organizar seus pensamentos, mas também dá superpoderes na hora das competições, jogos e até em escolhas do dia a dia.

Se você acha que comparar números é chato, prepare-se para uma surpresa! Vamos explorar o mundo digital  e ver como essas habilidades são usadas por influenciadores (reais e aspirantes!) quando postam em redes sociais. Aprender a ler e comparar números menores que 10.000 vai te transformar em um detetive digital, capaz de desvendar quantas curtidas determinado post recebeu e, mais que isso, entender a imagem global por trás desses números. Tá pronto? Vamos nessa! 

Atividade 1: Super Evento Numérico: Desvendando o Mundo com Números 

Descrição

Imagine um evento organizado por você e toda a turma, onde vocês irão explorar e compartilhar descobertas incríveis sobre os números naturais menores que 10.000. Vocês terão que se dividir em equipes especializadas, criar conteúdos digitais interativos e participar de um grande painel educacional! Cada equipe ficará responsável por uma etapa do evento (como uma rede social), e todos os conteúdos serão organizados em uma apresentação digital coletiva. Vamos usar toda a nossa criatividade e habilidades matemáticas para apresentar algo realmente inovador, interessante e muito divertido!

Materiais Necessários

- Celulares

- Computadores

- Acesso à Internet

- Aplicativo de Apresentação (como PowerPoint, Google Slides)

- Plataformas de Educação Digital (Google Classroom, Edmodo, etc.)

- Ferramenta de Desenho Digital (como Canva ou Piktochart para infográficos)

- Ferramentas para criação de vídeos (como Loom, iMovie ou Windows Movie Maker)

- Bloco de anotações e canetas (para rascunhos e planejamento)

Passo a Passo

  • Divisão da Turma: Divida a turma em equipes de até 5 alunos, cada uma responsável por uma parte específica do evento.
  • Temáticas: Cada equipe escolherá um tema do mundo real que envolve números naturais menores que 10.000 (por exemplo, análise de dados em redes sociais, histórico de recordes, dados populacionais, etc.).
  • Pesquisa: Cada equipe deverá realizar uma pesquisa detalhada sobre sua temática, coletando números relevantes e informações. Utilizem fontes digitais e reais, sendo rigorosos quanto à precisão das informações.
  • Planejamento do Conteúdo: Elaborem um plano de conteúdos digitais. Vocês podem optar por criar slides, infográficos, vídeos curtos ou até mesmo realizar entrevistas fictícias com 'personagens matemáticos' baseadas nos números pesquisados.
  • Produção de Conteúdo: Utilizem as ferramentas digitais disponíveis para criar o conteúdo interativo. Os alunos podem explorar gráficos, desenhos, imagens e vídeos curtos para tornar suas apresentações dinâmicas e interessantes.
  • Interação Intermediária: Ao final da produção de cada bloco de conteúdo, as equipes devem interagir entre si, realizando uma mini apresentação para obterem feedback e sugestões de melhorias da turma inteira.
  • Revisão e Edição: Revisem todo o conteúdo produzido, verificando se há erros ou se as informações estão claras e precisas. Editem o que for necessário para garantir a qualidade do material.
  • Apresentação Final: Todos os blocos de conteúdo devem ser integrados em uma única apresentação digital coletiva. Cada equipe apresentará sua parte, garantindo a continuidade e a fluidez da apresentação final.
  • Realização do Evento Digital: Organize um 'Dia do Evento Digital', onde cada equipe apresentará sua seção ao vivo para toda a turma, e até mesmo para convidados (como outros professores, pais ou colegas de outras turmas).
  • Feedback e Reflexão: Após a apresentação, realize uma seção de feedback onde todos poderão comentar sobre as diferentes partes da apresentação e suas experiências durante o projeto. Inste-os a refletir sobre o que aprenderam e a importância dos números naturais menores que 10.000.

O Que Você Deve Entregar?

Os alunos deverão entregar uma apresentação digital e interativa unificada, que servirá como um grande painel educacional. A apresentação pode ser formada por slides, gráficos, vídeos curtos explorando as descobertas, infográficos e outros recursos criativos. A apresentação deve ser dividida em seções, representando cada etapa do evento, e deve incluir interações com a audiência. O documento final deve ser carregado em uma plataforma digital empregada na aula.

Atividade 2: Jornada Maker: Criação de um Jogo Educativo Interativo 

Descrição

Que tal se tornar um desenvolvedor de jogos educativos? Nesta atividade, toda a turma será responsável por criar um jogo digital interativo utilizando ferramentas de design simples e gratuitas. Vocês vão projetar e implementar um jogo que desafia outros alunos a lerem e compararem números naturais menores que 10.000. O jogo deve ser envolvente, divertido e, acima de tudo, educativo. Vamos explorar nossa criatividade e habilidades matemáticas para ensinar e aprender de uma maneira super divertida e interativa!

Materiais Necessários

- Celulares ou Computadores

- Acesso à Internet

- Aplicativos ou Websites de Criação de Jogos (como Scratch, Tynker ou Blooket)

- Blocos de material reciclável para contexto e cenários (caixas, rolos de papel higiênico, etc.)

- Materiais de artesanato (papel colorido, tesoura, cola, etc.)

- Bloco de anotações e canetas para planejamento

- Ferramentas para captura e edição de vídeo (como Loom, OBS Studio ou gravador de tela do celular)

Passo a Passo

  1. Brainstorming: Reúna a turma e promova uma sessão de brainstorming para decidir o conceito do jogo. Vocês podem escolher temas como aventuras matemáticas, desafios de velocidade, competições de quizzes, etc.
  2. Planejamento do Jogo: Divida a turma em subgrupos, cada um focado em uma parte do jogo (planejamento, design gráfico, programação, testes). Cada subgrupo deve definir seu papel e responsabilidades.
  3. Pesquisa: Realizem uma pesquisa sobre ferramentas digitais disponíveis para a criação de jogos educativos. Decidam a ferramenta que será utilizada e comecem a se familiarizar com ela.
  4. Storytelling do Jogo: Criem uma história envolvente que guiará os jogadores pelo jogo. Usem personagens e cenários criativos relacionados aos números naturais menores que 10.000.
  5. Prototipagem em Papel: Desenhem o layout do jogo em papel, incluindo todos os elementos visuais e interações que o jogo terá.
  6. Design Digital: Utilizem a ferramenta digital escolhida para começar a criar o jogo. Isso envolve a programação das regras do jogo, a inserção de personagens, cenários e desafios matemáticos.
  7. Testes e Melhorias: Peçam para outros alunos da turma ou até mesmo parentes testarem o jogo e relatarem possíveis melhorias. Realizem ajustes conforme o feedback recebido.
  8. Criação do Vídeo Tutorial: Gravem um tutorial explicando como jogar o game, demonstrando passo a passo e enfatizando a importância da leitura e comparação de números naturais menores que 10.000.
  9. Apresentação Interativa: Organizem uma apresentação ao vivo para a turma e/ou convidados, onde cada subgrupo explicará sua contribuição para o jogo e demonstrará como ele funciona.
  10. Publicação e Compartilhamento: Publiquem o jogo e o vídeo tutorial em uma plataforma digital acessível, como Google Classroom, YouTube, ou o site da escola. Incentive a classe a compartilhar o jogo com outras turmas e programas extracurriculares.

O Que Você Deve Entregar?

Os alunos deverão entregar um jogo digital interativo pronto e funcional que ensine a ler e comparar números naturais menores que 10.000. O jogo deve ser divertido, envolvente e educacional. Além do jogo, será necessário criar um tutorial em vídeo (de até 5 minutos) explicando como jogar e a importância dos conceitos abordados. O jogo e o tutorial devem ser publicados em uma plataforma digital (Google Classroom, YouTube, ou site da escola) para que outros alunos possam acessar e jogar.

Atividade 3: Podcast Matemágico: Exploração dos Números Menores que 10.000 

Descrição

Vamos inovar mais uma vez, explorando o mundo dos podcasts! Vocês irão produzir uma série de episódios educativos, divertidos e super informativos sobre números naturais menores que 10.000. Cada episódio poderá ter uma duração de 5 a 10 minutos e abordar temas como curiosidades matemáticas, desafios numéricos do dia a dia, e até entrevistas fictícias com supergurus da matemática. Para tornar tudo mais interessante, vocês vão entrevistar colegas, pais, professores e abrir um espaço para responder dúvidas ao vivo. Este projeto vai sacudir a turma e inspirar muitas pessoas com nosso conteúdo matemágico!

Materiais Necessários

- Celulares ou Computadores com microfone

- Acesso à Internet

- Ferramentas de gravação e edição de áudio (como Audacity, GarageBand, ou aplicativos gratuitos disponíveis)

- Plataformas de hospedagem de podcast (como SoundCloud, Anchor, ou Google Podcasts)

- Roteiros de episódio (papel e caneta ou ferramentas digitais)

- Bloco de anotações e canetas para planejamento

- Materiais para criar jingles e efeitos sonoros (instrumentos musicais caseiros, apps de música, ou gratuitos online)

Passo a Passo

  1. Formação de Equipes: Dividam a turma em subgrupos, cada um responsável por um episódio do podcast.
  2. Brainstorming: Façam uma sessão de brainstorming para definir os temas de cada episódio. Os temas podem incluir curiosidades matemáticas, desafios numéricos, entrevistas fictícias, etc.
  3. Roteirização: Cada subgrupo deve planejar e escrever o roteiro do episódio. Incluam introduções, temas abordados, perguntas para entrevistas fictícias (se houver) e encerramento.
  4. Pesquisa e Coleta de Materiais: Realizem pesquisas para enriquecer o conteúdo dos episódios. Reúnam dados, curiosidades, e links para referência.
  5. Produção de Áudio: Utilizem as ferramentas de gravação de áudio para capturar as falas. Gravem o podcast seguindo o roteiro planejado.
  6. Edição de Áudio: Editem os episódios utilizando ferramentas de edição de áudio. Ajustem volumes, incluam efeitos sonoros e jingles para tornar o podcast mais dinâmico e interessante.
  7. Criação de Capítulos e Arte: Criem capítulos para os episódios se a ferramenta permitir. Desenvolvam a arte de capa e qualquer imagem que será utilizada para promover o podcast.
  8. Publicação e Hospedagem: Uploade os episódios editados em uma plataforma de hospedagem de podcast. Crie uma conta ou utilize uma conta coletiva da turma.
  9. Revisão e Ajustes: Escutem os episódios publicados e façam ajustes se necessário. Certifiquem-se de que o conteúdo está claro, envolvente e tecnicamente correto.
  10. Divulgação e Compartilhamento: Divulguem o link do podcast entre os colegas, família e outros professores. Incentivem a todos a ouvir e deixar feedback. Crie um espaço para responder perguntas ao vivo sobre os episódios.

O Que Você Deve Entregar?

Os alunos deverão entregar uma série de episódios educativos em formato de podcast. A série deve conter pelo menos 4 episódios, cada um com uma duração de 5 a 10 minutos. Além dos episódios, os alunos devem criar conteúdos complementares, como jingles, efeitos sonoros e imagens para ilustrar o podcast. Todos os materiais devem ser publicados em uma plataforma de hospedagem de podcast e o link do feed RSS deve ser compartilhado para facilitar o acesso e divulgação do podcast.

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