Entrar

Projeto: Substantivos e Verbos | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF03LP08'

Substantivos e Verbos

Objetivos

- Entender o que são substantivos e verbos.

- Identificar e diferenciar substantivos e verbos em frases.

- Compreender as funções dos substantivos e verbos em uma oração.

- Criar conteúdos digitais e interativos utilizando substantivos e verbos.

- Desenvolver habilidades de pesquisa online e colaboração em grupo.

Você Sabia?

1. 樂 Você sabia que existem substantivos comuns e próprios? 'Casa' é comum, mas 'Turibio' é próprio - a não ser que seja um jeito fofo de chamar sua gata!

2. ‍♂️ Verbos são mesmo incansáveis! Eles não param nunca! 'Correr'... ops - correu... e lá foi ele de novo! A vida dos verbos é cheia de ação!

3. 慄‍♀️ Curiosidade no mundo dos substantivos: o próprio Harry Potter fez as pazes com essa dupla dinâmica. Ele usou ambas para dar o toque mágico em suas aventuras: varinha em ação e Dobby (substantivo próprio) na espreita.

Contextualizando

Imagine o mundo sem substantivos e verbos! Se falarmos: 'Carlos bola', o que entendemos disso? Pois é, eles que dão toda a graça e sentido na nossa linguagem! Substantivos dão nome às coisas e ações, como mágica . Já os verbos, nossas estrelas do dia a dia, agitam toda a frase com ação!

Para se virar super bem no mundo da gramática e das comunicações, você precisa ser um mestre em identificar e usar bem esses elementos. Saber se estamos nos referindo à 'bicicleta' ou a 'andar de bicicleta' pode mudar totalmente o clima da nossa conversa - imagina chamar sua mãe de 'comida' em vez de preparar a comida? 

Quando você entende essas belezuras da língua, seu texto fica mais claro e emotivo, sua fala ganha mais poder, e até suas redes sociais ficam mais interessantes. É como descobrir novos superpoderes - e vamos te mostrar como é bem prático! Bora mergulhar nesse mundo? Vamos dominar com estilo este par de ases em meio às palavras!

Atividade 1: Contando Histórias Digitais com Substantivos e Verbos

Descrição

Vocês estão convocados a uma missão super secreta e criativa! Nessa atividade, vocês vão juntar as forças de toda a turma para criar um projeto digital interativo incrível. Vamos formar equipes e trabalhar em uma História Interativa Digital.

Cada equipe irá contribuir com diferentes partes da história, destacando substantivos e verbos de forma criativa e bem explicada. A ideia é criar um conto emocionante e envolvente, onde alunos possam explorar os conceitos de forma prática e divertida!

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores/laptops com acesso à internet (para edições mais avançadas)

- Aplicativos de edição de vídeo e imagem (gratuitos, como InShot, Canva, ou similares)

- Plataformas colaborativas de escrita (ex: Google Docs)

- Ferramentas de conferência online (ex: Google Meet, Zoom)

Passo a Passo

  • Divisão da turma em subgrupos com responsabilidades específicas para cada capítulo da história. Ex: pesquisa, escrita, edição, narração.
  • Criação de um roteiro colaborativo na plataforma escolhida. O roteiro deve detalhar os substantivos e verbos em cada parte do texto.
  • Produção do conteúdo multimídia: cada subgrupo produzirá sua parte do conteúdo, destacando os substantivos e seus verbos. Ex: vídeos sobre a origem de substantivos que fazem parte da história.
  • Unificação e revisão: todos os capítulos produzidos serão unificados para garantir coesão e relevância. Substantivos e verbos devem ser destacados em todas as partes.
  • Entrega final: submissão do projeto final em uma plataforma digital, seguida de uma apresentação digital para toda a turma.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável: A entregável da atividade será uma História Interativa Digital escrita em colaboração por toda a turma, com diferentes capítulos. Cada capítulo deverá incluir um mix de textos, gráficos, vídeos e áudios, tudo produzido pelos alunos e ilustrado com substantivos e verbos destacados. A história final deve ser submetida em um formato digital unificado (ver opções abaixo), e compartilhada em uma plataforma educacional para visibilidade e possíveis futuras edições. A estrutura geral da entrega será:

Organização dos Grupos: Divisão da turma em subgrupos com responsabilidades específicas para cada capítulo da história (ex: pesquisa, escrita, edição, narração). Roteiro Colaborativo: Criação de um roteiro compartilhado na plataforma colaborativa escolhida. O roteiro deve detalhar os substantivos e verbos de cada parte do texto. Produção de Conteúdo: Cada subgrupo deve produzir sua parte do conteúdo multimídia relacionando a dificuldade encontrada com substantivos e verbos. Por exemplo, vídeos sobre a origem de um substantivo que faça parte da história. Unificação e Revisão: Todos os capítulos produzidos devem ser unificados, revisados e editados para garantir coesão e qualidade. Substantivos e verbos devem ser destacados em cada parte da história. Entrega Final: Submissão do projeto final na plataforma educacional, seguida de uma apresentação digital exibida para toda a turma e, se possível, para outros alunos, para compartilhar o aprendizado obtido.

Atividade 2: Desafio dos Mestres da Gramática Digital 易

Descrição

E aí, galera! Vamos mergulhar de cabeça na aventura gramatical mais épica que já existiu? Nesta atividade, vocês vão se transformar em verdadeiros Mestres da Gramática Digital! A missão? Criar um Jogo Educativo Interativo onde a turma toda vai poder aprender de forma divertida e envolvente sobre substantivos e verbos. Isso mesmo, estamos falando de gamificação da gramática! Não só vocês vão jogar, como também vão ser responsáveis por criar esse game que será compartilhado com outras turmas e até com suas famílias. ️

Cada um de vocês terá um papel fundamental nessa jornada: designers de níveis, criadores de conteúdo, programadores e testadores. A criatividade e a colaboração serão fundamentais neste desafio, e o resultado será nada menos que um arraso total no mundo da Educação! Preparados para se tornar lendas da gramática? Vamos lá! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores/laptops (para atividades mais avançadas)

- Planilhas online (Google Sheets) para organização das tarefas e conteúdos

- Ferramentas gratuitas de desenvolvimento de jogos (ex: Scratch, Unity, ou similares)

- Ferramentas de edição gráfica e de vídeo (ex: Canva, InShot, ou similares)

- Aplicativos de conferência online para reuniões e brainstorm (ex: Google Meet, Zoom)

Passo a Passo

  1. Divida a turma em subgrupos com responsabilidades específicas: Pesquisa, Design, Programação e Testes.
  2. Organize uma videochamada de planejamento usando uma ferramenta de conferência online para discutir o escopo e plano do jogo.
  3. Cada subgrupo deve criar uma planilha online (Google Sheets) detalhando sua parte no jogo: níveis, exemplos de substantivos, e planos de design.
  4. Comecem o desenvolvimento do jogo: o grupo de programação deve começar a implementar as ideias usando ferramentas como Scratch ou Unity.
  5. O grupo de design cria os gráficos, animações e áudios do jogo, garantindo uma experiência interativa e envolvente.
  6. Realizem testes frequentes: todos os subgrupos devem testar partes do jogo, dar feedback e fazer ajustes.
  7. Finalização e refinamento: façam as correções de última hora, ajustem bugs e aprimorem a jogabilidade.
  8. Lançamento do Game: subam o jogo em uma plataforma própria para permitir que outras turmas e familiares joguem. Façam uma apresentação digital para mostrar o jogo e como ele foi desenvolvido.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável: A entregável da atividade será um Jogo Educativo Interativo elaborado por toda a turma, focando em substantivos e verbos, detalhados em diversos níveis voltados para diferentes idades e níveis de conhecimento gramatical. O jogo deve ser multifuncional e passível de execução em diferentes dispositivos e plataformas. A estrutura geral da entrega será:

Organização dos Grupos: Divisão da turma em subgrupos com responsabilidades específicas (ex: pesquisa, design, programação, testes). Planejamento do Jogo: Cada grupo irá planejar e esboçar sua parte do jogo em planilhas online. O roteiro de cada nível deve incluir exemplos educativos de substantivos e verbos. Desenvolvimento: Os grupos irão começar a implementar suas ideias utilizando ferramentas de desenvolvimento de jogos. Será usado um documento compartilhado para feedback constante entre os grupos. Teste e Ajustes: Realização de testes contínuos em todas as etapas de desenvolvimento, incluindo feedback dos colegas, ajustes de bugs e melhorias do jogo. Finalização e Lançamento: Incorporação de todas as partes do jogo, correção de última hora e preparação do jogo para lançamento. O jogo será disponibilizado em uma plataforma online e compartilhado com outras turmas e as famílias.

Atividade 3: Museu Virtual dos Substantivos e Verbos ️✨

Descrição

Alunos, preparem-se para embarcar em uma jornada interativa e digital pelo fascinante mundo dos substantivos e verbos!  Nesta atividade, vocês criarão juntos um Museu Virtual onde cada parte contará uma história única, destacando a importância de substantivos e verbos. 

Vocês serão divididos em pequenos subgrupos, e cada um terá a missão de desenvolver uma 'exposição' sobre substantivos ou verbos. Os alunos usarão suas habilidades de pesquisa, criatividade e tecnologia para produzir conteúdos diversificados, como vídeos explicativos, animações, textos interativos, e até quizzes! No final, todos os 'expositores' se unirão para criar um verdadeiro museu virtual, que será compartilhado com a escola e até mesmo com outras turmas. Vamos nessa? 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores/laptops (para atividades mais avançadas)

- Ferramentas de escrita colaborativa (ex: Google Docs)

- Ferramentas de edição de vídeo (ex: InShot, VideoScribe, ou similares)

- Ferramentas de animação (ex: Vyond, Canva, ou similares)

- Plataformas de criação de quizzes (ex: Kahoot!, Quizziz, ou similares)

- Acesso a bancos de imagens gratuitas (ex: Unsplash, Pixabay) para ilustrações

- Ferramentas de organização de projetos (ex: Trello, Asana ou similares)

- Aplicativos de conferência online para reuniões e brainstorm (ex: Google Meet, Zoom)

Passo a Passo

  1. Divisão da turma em subgrupos: substantivo comum, substantivo próprio, verbos de ação e verbos de estado.
  2. Planejamento de conteúdo: Cada subgrupo deve criar um roteiro detalhado definindo o que será criado: vídeos, animações, quizzes, textos explicativos.
  3. Produção de Conteúdo: Os subgrupos começam a produção dos materiais, utilizando ferramentas digitais para criar vídeos, animações, e jogos interativos de perguntas e respostas.
  4. Revisão e Feedback: Cada subgrupo faz a revisão do seu conteúdo e pede feedback aos colegas, fazendo ajustes necessários para garantir a qualidade e a clareza.
  5. Integração: Todo o conteúdo produzido é inserido em uma plataforma de criação de museus virtuais, permitindo a navegação interativa pelos visitantes.
  6. Testes e Ajustes: Realização de testes para garantir que todos os elementos estão funcionando corretamente. Ajustar possíveis problemas identificados durante os testes.
  7. Lançamento e Apresentação: Realizar um evento de lançamento/abertura do Museu Virtual para a comunidade escolar, com uma apresentação interativa dos principais destaques criados pelos alunos.
  8. Disseminação: Compartilhamento do Museu Virtual para outras turmas da escola e redes sociais, incentivando a comunidade escolar e até familiares a visitarem o projeto criado por vocês! 

O Que Você Deve Entregar?

Entregável: O entregável desta atividade será um Museu Virtual Interativo dos Substantivos e Verbos, elaborado por toda a turma e organizado em um site ou plataforma acessível. Cada 'exposição' deve combinar vídeos, animações, textos e quizzes para explicar conceitos importantes de substantivos e verbos. O conteúdo será unificado em uma plataforma específica para museus virtuais (ex: ArtSteps, Wix), permitindo que visitantes explorem as diversas salas interativas. A estrutura geral da entrega será:

Organização dos Grupos: Divisão da turma em subgrupos com responsabilidades específicas: substantivo comum, substantivo próprio, verbos de ação e verbos de estado. Planejamento de Conteúdo: Cada subgrupo desenvolve um esboço do seu tema, incluindo os tipos de conteúdos a serem criados (vídeos, textos, animações, quizzes). Produção de Conteúdo: Os subgrupos produzem o conteúdo usando ferramentas digitais, como gravadores de vídeo, editores de imagens e animação. Eles devem garantir a clareza e a criatividade do material. Integração e Revisão: Todo o conteúdo é integrado em uma plataforma de criação de museus virtuais. A turma revisa os materiais, faz ajustes, e garante a coesão do museu. Lançamento e Apresentação: O Museu Virtual será lançado e compartilhado com outras turmas e a comunidade escolar. A turma fará uma apresentação digital para destacar seu trabalho e motivar a visitação ao museu completo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies