Entrar

Projeto: Soma e Subtração: Valores Faltantes | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF04MA15'

Soma e Subtração: Valores Faltantes

Objetivos

- Resolver problemas de soma e subtração com facilidade e precisão.

- Aplicar o conceito de valores faltantes em situações práticas do dia a dia.

- Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e crítico.

- Aprender a colaborar em grupo para alcançar objetivos comuns.

- Utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

Você Sabia?

1. Você sabia que a matemática está em toda parte? Até mesmo nos seus jogos favoritos online, onde os valores das moedas e pontos são somados e subtraídos! 

2. Nos quadrinhos, o Batman é um verdadeiro mestre da matemática, calculando até as menores chances de vitória! 驪 Imagina se os super-heróis te ensinassem matemática na escola?

3. Sabia que, em um jogo de futebol, a soma de gols pode ser o único detalhe que separa o time vencedor do perdedor? A matemática é realmente uma campeã! ⚽聾

Contextualizando

Ei, pessoal! Vamos embarcar em uma aventura cheia de mistérios e diversão no mundo da matemática. Hoje, vamos falar sobre valores faltantes em operações de soma e subtração. Não, não é mágica! É pura lógica, e vocês verão como pode ser fácil e prático!

Vamos pensar em alguma situação do dia a dia onde a gente precise resolver esse tipo de problema. Por exemplo, na hora de comprar alguns doces na lanchonete e temos só um determinado valor. Se soubermos o valor do doce e do dinheiro que temos, podemos facilmente calcular o troco, descobrindo aquele valor que falta!

Mas, além de ser útil, essa habilidade vai deixar vocês verdadeiros mestres da matemática. Imaginem só, ser capaz de desvendar problemas complexos com a mesma facilidade com que desbloqueiam novos níveis no jogo favorito! 

Preparados para se tornar detetives matemáticos especialistas em valores faltantes? Então coloquem essa capa, ajustem suas lupas e avancem comigo!

Atividade 1:  Influencers Matemáticos: Desvendando Mistérios em Rede! 

Descrição

Os alunos serão desafiados a se tornar influenciadores matemáticos, criando uma série de vídeos educativos onde irão resolver problemas de soma e subtração com valores faltantes. O objetivo é usar ferramentas digitais para explicar de forma clara e divertida como resolver esses desafios. Ao final, os vídeos serão compilados em uma 'série' e compartilhados em uma plataforma online, permitindo que outras turmas também possam aprender com o trabalho de vocês! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera

- Acesso à internet

- Aplicativo de gravação e edição de vídeo (como o InShot, KineMaster ou similares)

- Suas próprias ideias criativas!

Passo a Passo

  • Dividam a turma em grupos de até 5 pessoas.
  • Cada grupo deve escolher um problema de soma ou subtração com valores faltantes para resolver.
  • Criem um roteiro para o vídeo. Pensem em como vão abordar o problema, quais exemplos vão usar e como vão explicar a resolução de forma clara e interessante.
  • Gravem o vídeo. Lembrem-se de falar de maneira clara, usar exemplos práticos e mostrar todo o processo de resolução do problema.
  • Editem o vídeo. Adicionem legendas, gráficos ou animações que possam tornar o conteúdo mais dinâmico e fácil de entender.
  • Postem o vídeo na plataforma escolhida (pode ser no YouTube não listado, Google Classroom, etc.).
  • Toda a turma deve assistir aos vídeos dos grupos e fazer comentários construtivos para ajudar na melhoria contínua.
  • Organizem todos os vídeos em uma 'série' matemática e apresentem o projeto final ao restante da escola ou mesmo para turmas mais novas, se possível.

O Que Você Deve Entregar?

A entrega final será a 'Série de Vídeos de Influenciadores Matemáticos'. Cada grupo deverá produzir um vídeo de até 5 minutos, explicando um problema de soma/subtração com valores faltantes. Os vídeos devem ser postados em uma plataforma online (seguindo as orientações do professor) e organizados em uma 'série' digital, acessível a toda a turma e até mesmo a outras turmas da escola. O conteúdo dos vídeos deve ser claro, com explicações e resoluções passo a passo, visando facilitar o entendimento dos colegas e de quem mais assistir.

Atividade 2:  Detetives Digitais em Ação: Desvendando Enigmas no Instagram! ️‍♂️里

Descrição

Os alunos irão se unir para se tornarem detetives digitais, explorando a famosa rede social Instagram para resolver enigmas matemáticos de soma e subtração com valores faltantes. Cada postagem no perfil fictício de um influenciador conterá um mistério a ser desvendado. A atividade envolve análise de dados, cálculos matemáticos, criação de publicações interativas, e trabalho em equipe para resolver os enigmas. No final, eles compilarão um relatório digital que documenta toda a investigação e as soluções encontradas. O relatório será compartilhado em uma plataforma online para que outros estudantes e professores possam visualizar e aprender com o trabalho de vocês!

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramentas de edição de imagem (como Canva ou similar)

- Planilha no Google Sheets para organizar os dados

- Plataforma fictícia do Instagram criada antecipadamente pelo professor

- Bloco de anotações digital ou físico

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos de até 5 pessoas.
  2. Acessem a plataforma fictícia do Instagram criada pelo professor para acessar os perfis fictícios dos influenciadores.
  3. Em cada postagem, os grupos devem analisar a descrição do problema que contém valores faltantes e coletar as informações necessárias.
  4. Utilizem uma planilha no Google Sheets para organizar os dados coletados e os cálculos realizados. Vocês podem incluir colunas para os passos da resolução, valores encontrados e conclusões.
  5. Criem publicações interativas no Canva ou similar, representando visualmente os problemas matemáticos e as soluções encontradas.
  6. Editem as capturas de tela com os dados coletados e as publicações interativas para compor o relatório final.
  7. Compilem todas as informações, cálculos, gráficos e conclusões em um único documento no Google Docs.
  8. Adicionem comentários reflexivos sobre as lições aprendidas e a importância dos conceitos de soma e subtração com valores faltantes no cotidiano e em outras disciplinas.
  9. Postem o relatório final na plataforma online escolhida, garantindo que todos os alunos tenham acesso para visualizar e aprender com o trabalho de vocês.

O Que Você Deve Entregar?

O produto final será um 'Relatório Digital de Detetives Matemáticos' que será compartilhado em uma plataforma online (Google Classroom, Google Sites, etc.). Este relatório deve conter: 1. Capturas de tela das postagens no perfil fictício do Instagram contendo os enigmas matemáticos. 2. Todos os cálculos e raciocínios utilizados para resolver os problemas. 3. Gráficos e mapas mentais criados durante a investigação. 4. Conclusões e lições aprendidas. Todo o conteúdo deve ser apresentado de forma clara e organizada, utilizando recursos visuais para tornar o relatório atraente e didático.

Atividade 3:  A Grande Maratona Matemática: Conquistando o Espaço Dos Números! ️

Descrição

Vamos realizar uma Maratona Matemática Interativa e Digital! Os alunos, reunidos como uma grande equipe, serão responsáveis por criar uma 'Missão Espacial' onde terão que resolver vários desafios de soma e subtração com valores faltantes. Nesta atividade, vocês vão se tornar cientistas matemáticos espaciais, desenvolvendo e testando diferentes desafios, criando um mapa interativo e até um jogo digital! Utilizaremos diversas ferramentas tecnológicas para sermos bem-sucedidos e, ao final, lançaremos a missão para que outras turmas possam se aventurar e aprender conosco! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Plataforma de criação de jogos digitais (como Scratch ou similar)

- Aplicativos de gravação e edição de vídeo (como InShot, KineMaster ou similares)

- Google Slides para criar mapas interativos

- Bloco de anotações digital ou físico

- Ferramentas de videoconferência para reuniões de planejamento (como Zoom, Google Meet ou similares)

- Materiais de papelaria para rascunhos e desenhos (lápis de cor, canetinhas, papel)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos de até 5 alunos, cada um responsável por uma etapa específica do projeto (elaboração de desafios, criação do mapa, produção de vídeos, desenvolvimento do jogo digital e preparação do relatório reflexivo).
  2. Agendem reuniões online utilizando aplicativos de videoconferência para planejar as tarefas e combinar prazos.
  3. Os subgrupos devem pesquisar exemplos de desafios de soma e subtração com valores faltantes que podem ser utilizados no projeto. Realizem anotações e rascunhem ideias para os desafios.
  4. Criem um grande brainstorming com toda a turma para selecionar os desafios mais interessantes e desafiadores. Decidam em conjunto a temática que envolverá a Missão Espacial Interativa.
  5. Desenvolvam um mapa do projeto no Google Slides, onde cada desafio será representado por um planeta/etapa da missão espacial. Incluam detalhes, imagens e links para cada desafio.
  6. Elaborem um roteiro para os vídeos educativos. Cada grupo ficará responsável por um ou mais desafios. Certifiquem-se de explicar claramente cada passo do cálculo para resolver os problemas.
  7. Gravem e editem os vídeos, adicionando animações, gráficos e explicações verbais detalhadas.
  8. Utilizem a plataforma Scratch para desenvolver um jogo digital onde os outros alunos possam solucionar os desafios de soma e subtração criados. Cada subgrupo deve contribuir para a construção de diferentes níveis do jogo.
  9. Compartilhem o progresso do projeto em reuniões online periódicas, onde cada subgrupo apresenta suas tarefas.
  10. Finalizem o mapa interativo, os vídeos educativos e o jogo digital. Postem todos os materiais em uma plataforma online (como Google Sites ou Google Classroom).
  11. Redijam um relatório reflexivo, documentando todas as etapas do projeto. Incluam desafios enfrentados, soluções encontradas, e lições aprendidas.
  12. Organizem a 'Missão Espacial Interativa Digital', fazendo uma apresentação final do projeto para outras turmas. Ativem o jogo digital e incentivem os outros alunos a se envolverem nas atividades.
  13. Solicitem feedback aos colegas e realizem uma reflexão sobre todo o processo de aprendizado e colaboração no projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O produto final será a Missão Espacial Interativa Digital. Este projeto deve incluir:

  1. Mapa Interativo: Um mapa digital criado no Google Slides que represente todos os desafios que os alunos desenvolverem.
  2. Vídeos Educativos: Um conjunto de vídeos explicativos para cada desafio matemático, elaborado e editado pelos alunos.
  3. Jogo Digital: Um jogo educativo desenvolvido na plataforma Scratch que permita que outros alunos resolvam os desafios de soma e subtração com valores faltantes.
  4. Relatório Reflexivo: Um documento digital que inclua todas as etapas do projeto, os desafios enfrentados, as soluções encontradas, e as lições aprendidas.

Além disso, o produto final deve ser publicado em uma plataforma online (Google Sites, Google Classroom, etc.) para que outras turmas da escola e até de outras escolas possam acessar, jogar e aprender com a missão espacial criada por vocês! 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies