Objetivos
- Resolver problemas de soma e subtração com facilidade e precisão.
- Aplicar o conceito de valores faltantes em situações práticas do dia a dia.
- Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e crítico.
- Aprender a colaborar em grupo para alcançar objetivos comuns.
- Utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
Você Sabia?
1. Você sabia que a matemática está em toda parte? Até mesmo nos seus jogos favoritos online, onde os valores das moedas e pontos são somados e subtraídos!
2. Nos quadrinhos, o Batman é um verdadeiro mestre da matemática, calculando até as menores chances de vitória! 驪 Imagina se os super-heróis te ensinassem matemática na escola?
3. Sabia que, em um jogo de futebol, a soma de gols pode ser o único detalhe que separa o time vencedor do perdedor? A matemática é realmente uma campeã! ⚽聾
Contextualizando
Ei, pessoal! Vamos embarcar em uma aventura cheia de mistérios e diversão no mundo da matemática. Hoje, vamos falar sobre valores faltantes em operações de soma e subtração. Não, não é mágica! É pura lógica, e vocês verão como pode ser fácil e prático!
Vamos pensar em alguma situação do dia a dia onde a gente precise resolver esse tipo de problema. Por exemplo, na hora de comprar alguns doces na lanchonete e temos só um determinado valor. Se soubermos o valor do doce e do dinheiro que temos, podemos facilmente calcular o troco, descobrindo aquele valor que falta!
Mas, além de ser útil, essa habilidade vai deixar vocês verdadeiros mestres da matemática. Imaginem só, ser capaz de desvendar problemas complexos com a mesma facilidade com que desbloqueiam novos níveis no jogo favorito!
Preparados para se tornar detetives matemáticos especialistas em valores faltantes? Então coloquem essa capa, ajustem suas lupas e avancem comigo!
Atividade 1: Influencers Matemáticos: Desvendando Mistérios em Rede!
Descrição
Os alunos serão desafiados a se tornar influenciadores matemáticos, criando uma série de vídeos educativos onde irão resolver problemas de soma e subtração com valores faltantes. O objetivo é usar ferramentas digitais para explicar de forma clara e divertida como resolver esses desafios. Ao final, os vídeos serão compilados em uma 'série' e compartilhados em uma plataforma online, permitindo que outras turmas também possam aprender com o trabalho de vocês!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com câmera
- Acesso à internet
- Aplicativo de gravação e edição de vídeo (como o InShot, KineMaster ou similares)
- Suas próprias ideias criativas!
Passo a Passo
- Dividam a turma em grupos de até 5 pessoas.
- Cada grupo deve escolher um problema de soma ou subtração com valores faltantes para resolver.
- Criem um roteiro para o vídeo. Pensem em como vão abordar o problema, quais exemplos vão usar e como vão explicar a resolução de forma clara e interessante.
- Gravem o vídeo. Lembrem-se de falar de maneira clara, usar exemplos práticos e mostrar todo o processo de resolução do problema.
- Editem o vídeo. Adicionem legendas, gráficos ou animações que possam tornar o conteúdo mais dinâmico e fácil de entender.
- Postem o vídeo na plataforma escolhida (pode ser no YouTube não listado, Google Classroom, etc.).
- Toda a turma deve assistir aos vídeos dos grupos e fazer comentários construtivos para ajudar na melhoria contínua.
- Organizem todos os vídeos em uma 'série' matemática e apresentem o projeto final ao restante da escola ou mesmo para turmas mais novas, se possível.
O Que Você Deve Entregar?
A entrega final será a 'Série de Vídeos de Influenciadores Matemáticos'. Cada grupo deverá produzir um vídeo de até 5 minutos, explicando um problema de soma/subtração com valores faltantes. Os vídeos devem ser postados em uma plataforma online (seguindo as orientações do professor) e organizados em uma 'série' digital, acessível a toda a turma e até mesmo a outras turmas da escola. O conteúdo dos vídeos deve ser claro, com explicações e resoluções passo a passo, visando facilitar o entendimento dos colegas e de quem mais assistir.
Atividade 2: Detetives Digitais em Ação: Desvendando Enigmas no Instagram! ️♂️里
Descrição
Os alunos irão se unir para se tornarem detetives digitais, explorando a famosa rede social Instagram para resolver enigmas matemáticos de soma e subtração com valores faltantes. Cada postagem no perfil fictício de um influenciador conterá um mistério a ser desvendado. A atividade envolve análise de dados, cálculos matemáticos, criação de publicações interativas, e trabalho em equipe para resolver os enigmas. No final, eles compilarão um relatório digital que documenta toda a investigação e as soluções encontradas. O relatório será compartilhado em uma plataforma online para que outros estudantes e professores possam visualizar e aprender com o trabalho de vocês!
Materiais Necessários
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Ferramentas de edição de imagem (como Canva ou similar)
- Planilha no Google Sheets para organizar os dados
- Plataforma fictícia do Instagram criada antecipadamente pelo professor
- Bloco de anotações digital ou físico
Passo a Passo
- Dividam a turma em subgrupos de até 5 pessoas.
- Acessem a plataforma fictícia do Instagram criada pelo professor para acessar os perfis fictícios dos influenciadores.
- Em cada postagem, os grupos devem analisar a descrição do problema que contém valores faltantes e coletar as informações necessárias.
- Utilizem uma planilha no Google Sheets para organizar os dados coletados e os cálculos realizados. Vocês podem incluir colunas para os passos da resolução, valores encontrados e conclusões.
- Criem publicações interativas no Canva ou similar, representando visualmente os problemas matemáticos e as soluções encontradas.
- Editem as capturas de tela com os dados coletados e as publicações interativas para compor o relatório final.
- Compilem todas as informações, cálculos, gráficos e conclusões em um único documento no Google Docs.
- Adicionem comentários reflexivos sobre as lições aprendidas e a importância dos conceitos de soma e subtração com valores faltantes no cotidiano e em outras disciplinas.
- Postem o relatório final na plataforma online escolhida, garantindo que todos os alunos tenham acesso para visualizar e aprender com o trabalho de vocês.
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será um 'Relatório Digital de Detetives Matemáticos' que será compartilhado em uma plataforma online (Google Classroom, Google Sites, etc.). Este relatório deve conter: 1. Capturas de tela das postagens no perfil fictício do Instagram contendo os enigmas matemáticos. 2. Todos os cálculos e raciocínios utilizados para resolver os problemas. 3. Gráficos e mapas mentais criados durante a investigação. 4. Conclusões e lições aprendidas. Todo o conteúdo deve ser apresentado de forma clara e organizada, utilizando recursos visuais para tornar o relatório atraente e didático.
Atividade 3: A Grande Maratona Matemática: Conquistando o Espaço Dos Números! ️
Descrição
Vamos realizar uma Maratona Matemática Interativa e Digital! Os alunos, reunidos como uma grande equipe, serão responsáveis por criar uma 'Missão Espacial' onde terão que resolver vários desafios de soma e subtração com valores faltantes. Nesta atividade, vocês vão se tornar cientistas matemáticos espaciais, desenvolvendo e testando diferentes desafios, criando um mapa interativo e até um jogo digital! Utilizaremos diversas ferramentas tecnológicas para sermos bem-sucedidos e, ao final, lançaremos a missão para que outras turmas possam se aventurar e aprender conosco!
Materiais Necessários
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Plataforma de criação de jogos digitais (como Scratch ou similar)
- Aplicativos de gravação e edição de vídeo (como InShot, KineMaster ou similares)
- Google Slides para criar mapas interativos
- Bloco de anotações digital ou físico
- Ferramentas de videoconferência para reuniões de planejamento (como Zoom, Google Meet ou similares)
- Materiais de papelaria para rascunhos e desenhos (lápis de cor, canetinhas, papel)
Passo a Passo
- Dividam a turma em subgrupos de até 5 alunos, cada um responsável por uma etapa específica do projeto (elaboração de desafios, criação do mapa, produção de vídeos, desenvolvimento do jogo digital e preparação do relatório reflexivo).
- Agendem reuniões online utilizando aplicativos de videoconferência para planejar as tarefas e combinar prazos.
- Os subgrupos devem pesquisar exemplos de desafios de soma e subtração com valores faltantes que podem ser utilizados no projeto. Realizem anotações e rascunhem ideias para os desafios.
- Criem um grande brainstorming com toda a turma para selecionar os desafios mais interessantes e desafiadores. Decidam em conjunto a temática que envolverá a Missão Espacial Interativa.
- Desenvolvam um mapa do projeto no Google Slides, onde cada desafio será representado por um planeta/etapa da missão espacial. Incluam detalhes, imagens e links para cada desafio.
- Elaborem um roteiro para os vídeos educativos. Cada grupo ficará responsável por um ou mais desafios. Certifiquem-se de explicar claramente cada passo do cálculo para resolver os problemas.
- Gravem e editem os vídeos, adicionando animações, gráficos e explicações verbais detalhadas.
- Utilizem a plataforma Scratch para desenvolver um jogo digital onde os outros alunos possam solucionar os desafios de soma e subtração criados. Cada subgrupo deve contribuir para a construção de diferentes níveis do jogo.
- Compartilhem o progresso do projeto em reuniões online periódicas, onde cada subgrupo apresenta suas tarefas.
- Finalizem o mapa interativo, os vídeos educativos e o jogo digital. Postem todos os materiais em uma plataforma online (como Google Sites ou Google Classroom).
- Redijam um relatório reflexivo, documentando todas as etapas do projeto. Incluam desafios enfrentados, soluções encontradas, e lições aprendidas.
- Organizem a 'Missão Espacial Interativa Digital', fazendo uma apresentação final do projeto para outras turmas. Ativem o jogo digital e incentivem os outros alunos a se envolverem nas atividades.
- Solicitem feedback aos colegas e realizem uma reflexão sobre todo o processo de aprendizado e colaboração no projeto.
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será a Missão Espacial Interativa Digital. Este projeto deve incluir:
- Mapa Interativo: Um mapa digital criado no Google Slides que represente todos os desafios que os alunos desenvolverem.
- Vídeos Educativos: Um conjunto de vídeos explicativos para cada desafio matemático, elaborado e editado pelos alunos.
- Jogo Digital: Um jogo educativo desenvolvido na plataforma Scratch que permita que outros alunos resolvam os desafios de soma e subtração com valores faltantes.
- Relatório Reflexivo: Um documento digital que inclua todas as etapas do projeto, os desafios enfrentados, as soluções encontradas, e as lições aprendidas.
Além disso, o produto final deve ser publicado em uma plataforma online (Google Sites, Google Classroom, etc.) para que outras turmas da escola e até de outras escolas possam acessar, jogar e aprender com a missão espacial criada por vocês!