Entrar

Projeto: Consumo consciente na prática: da teoria à ação

Ciências

Original Teachy

''EF05CI05''

Consumo Consciente

Contextualização

O consumo consciente é um tema extremamente relevante na nossa sociedade atual. Com o aumento da produção industrial e do consumo de bens e serviços, cresce a necessidade de pensarmos nas consequências de nossos hábitos de consumo. Além disso, a questão do descarte adequado e da reutilização ou reciclagem de materiais consumidos é um desafio cada vez mais presente em nosso dia a dia. Neste projeto, vamos aprender sobre esses temas, desenvolver propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

O consumo consciente pode ser entendido como um consumo que leva em conta os impactos de cada compra. Isso significa considerar o ciclo de vida do produto, desde sua produção até seu descarte, assim como as práticas da empresa que o produz. Para isso, é necessário aprender sobre os conceitos de ciclo de vida do produto, produção e consumo sustentáveis, lixo e reciclagem. Também é importante entender sobre a economia circular, um conceito econômico que tem como objetivo eliminar o desperdício e a contínua utilização de recursos.

Ainda nesse contexto, o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos é crucial para que possamos minimizar os impactos negativos de nossos hábitos de consumo. Isso pode envolver desde a criação de novos produtos a partir de materiais descartados até a proposição de políticas e medidas que incentivem o descarte adequado e a reciclagem.

A relevância do consumo consciente e do descarte adequado de resíduos é evidente no mundo em que vivemos. A produção e o consumo excessivos têm levado a problemas ambientais cada vez mais graves, como a poluição do ar, a contaminação da água e o esgotamento dos recursos naturais. Além disso, o lixo que não é adequadamente descartado pode causar uma série de problemas, desde a degradação de ambientes naturais até a propagação de doenças.

Nesse sentido, aprender sobre consumo consciente e descarte adequado de resíduos e desenvolver soluções para esses problemas são habilidades cruciais na nossa sociedade. Essas habilidades não só nos permitem viver de maneira mais sustentável, como também nos preparam para sermos cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Atividade Prática

Título da atividade: Consumo consciente na prática: da teoria à ação

Objetivo do projeto:

Desenvolver propostas concretas para promover o consumo consciente na escola e em casa, e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos.

Descrição detalhada do projeto:

Divididos em grupos de 3 a 5 alunos, os participantes irão realizar um estudo aprofundado sobre o consumo consciente e sobre a economia circular, bem como sobre a produção e descarte de lixo. A partir dessa investigação, os alunos deverão elaborar uma proposta prática para implementar o consumo consciente na realidade escolar e doméstica. Eles também terão q criar uma solução tecnológica para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais comuns no cotidiano escolar e doméstico, que pode ser uma maquete, um protótipo ou até mesmo um app.

Materiais necessários:

Dependerá da solução tecnológica proposta pelos alunos, mas pode incluir materiais descartados (papelão, garrafas plásticas, latas etc.), tintas, cola, materiais de escritório etc.

Passo a passo para a realização da atividade:

  1. Investigação inicial: os alunos deverão pesquisar sobre consumo consciente, economia circular, produção e descarte de lixo. Cada grupo deverá produzir um sumário escrito desses conceitos e discuti-lo com a classe.

  2. Análise de campo: os alunos deverão analisar os hábitos de consumo e descarte de lixo na escola e em casa. Isso pode incluir o levantamento de dados sobre a quantidade de lixo produzida, os tipos de materiais consumidos e descartados, etc.

  3. Elaboração da proposta: a partir dos dados coletados, os alunos deverão elaborar uma proposta para implementar o consumo consciente na escola e em casa. A proposta deve ser apresentada de forma escrita e oral.

  4. Criação da solução tecnológica: em paralelo à elaboração da proposta, os alunos deverão criar uma solução tecnológica para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais. Essa solução deve ser prototipada, se possível.

  5. Apresentação final: os alunos deverão apresentar sua proposta e solução tecnológica à classe e à comunidade escolar.

  6. Documentação: durante todo o projeto, os alunos deverão documentar suas atividades, resultados e reflexões.

O projeto deve durar pelo menos 12 horas por aluno, incluindo o tempo de pesquisa, discussão, elaboração da proposta, criação da solução tecnológica, preparação da apresentação e redação da documentação.

Entregas do projeto e conexão com as atividades:

Os alunos devem entregar as seguintes peças de trabalho:

  1. Sumário escrito dos conceitos de consumo consciente, economia circular, produção e descarte de lixo.
  2. Proposta escrita e oral para implementar o consumo consciente na escola e em casa.
  3. Solução tecnológica para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais.
  4. Documentação do projeto.

A documentação deve seguir o formato de um relatório e deve conter as seguintes seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  • A introdução deve contextualizar o tema do consumo consciente e explicar a relevância e aplicação do projeto.
  • O desenvolvimento deve detalhar a teoria estudada, descrever a atividade realizada, explicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
  • As conclusões devem retomar os pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos e apresentar as conclusões retiradas.
  • A bibliografia deve indicar as fontes utilizadas no projeto.

Os alunos devem trabalhar em equipe durante todo o projeto, praticando habilidades como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies