Contextualização
Introdução Teórica
A matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço. Essa definição abrange todas as coisas ao nosso redor: os livros em nossas estantes, as cadeiras onde nos sentamos, até mesmo o ar que respiramos. A matéria é classificada em três estados: sólido, líquido e gasoso, e pode se transformar de um estado para outro através dos processos de fusão, evaporação, condensação e solidificação.
Cada objeto é formado por matéria, que em sua menor escala é formada por átomos, estes organizados em moléculas. Importante notar também a diferença entre objeto e corpo: objeto é aquilo que pode ser percebido pelos nossos sentidos, enquanto corpo é uma porção limitada de matéria.
As propriedades da matéria nos permitem identificar e diferenciar uma substância de outra e são divididas em duas categorias: gerais e específicas. As propriedades gerais, como massa e volume, são comuns a todas as formas de matéria, enquanto as específicas são únicas para cada tipo de substância, como a densidade e o ponto de fusão.
Contextualização
A matéria é o componente básico do universo. É a matéria que nos permite interagir com o mundo ao nosso redor através dos nossos sentidos. Tudo que podemos ver, tocar, cheirar, ouvir e saborear é feito de matéria. Ao entender o que é a matéria e quais são suas propriedades, passamos a compreender melhor como funciona o mundo ao nosso redor.
Além disso, a compreensão dos estados da matéria e suas propriedades é fundamental para a realização de atividades cotidianas. Na culinária, por exemplo, os processos de fusão e evaporação são largamente utilizados. Ao entendermos esses conceitos, podemos, por exemplo, explicar por que a água se transforma em vapor quando atinge o ponto de ebulição.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Explorando a Matéria"
Objetivo do Projeto
A atividade tem o objetivo de explorar o conceito de matéria de uma maneira lúdica e experimental. Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, irão investigar diferentes tipos de matéria, observar e registar suas propriedades gerais e específicas, identificar os estados da matéria e diferenciar entre objeto e corpo.
Descrição da Atividade
Os alunos irão coletar diferentes tipos de objetos (madeira, plástico, metal, algodão, etc.) e, com a ajuda de uma balança, copo medidor e outros instrumentos disponíveis na sala de aula ou em casa, registrarão as propriedades gerais (massa e volume) e tentarão identificar alguma propriedade específica. Eles também deverão identificar os estados da matéria presentes na atividade e diferenciar entre objeto e corpo.
Materiais Necessários
- Objetos variados (madeira, plástico, metal, algodão, etc.)
- Balança
- Copo medidor
- Papel e caneta
- Câmera (opcional)
Passo a Passo da Atividade
- Formar grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve procurar ao menos 5 objetos diferentes em casa ou na sala de aula.
- Cada objeto deve ser investigado: qual é sua massa? Qual é seu volume? Quais outras propriedades podem ser observadas? Em que estado se encontra?
- As informações devem ser anotadas e, se possível, fotografadas.
- Os alunos devem então discutir dentro do grupo e identificar as diferenças entre objeto e corpo.
Entregas do Projeto
Após a conclusão da experiência, cada grupo deverá redigir um documento com as seguintes partes:
- Introdução: Contextualize a experiência e explique a importância da compreensão da matéria.
- Desenvolvimento: Descreva a teoria sobre a matéria, suas propriedades gerais e específicas e a diferença entre corpo e objeto. Explicite a metodologia utilizada: como as propriedades foram medidas, como os estados foram identificados, como se diferenciou corpo e objeto. Apresente e discuta os resultados obtidos.
- Conclusão: Retome os pontos principais reforçando o aprendizado das propriedades fundamentais da matéria e como isto foi alcançado através da atividade prática. Discuta sobre o trabalho em equipe e como cada membro contribuiu para o projeto.
- Bibliografia: Cite as fontes utilizadas no projeto.
O documento escrito deve ser entregue em uma semana e tem como objetivo relatar a experiência. Deve conter os resultados da atividade prática e demonstrar a compreensão do conceito de matéria, suas propriedades e a distinção entre corpo e objeto.