Entrar

Projeto: A Cidade em Nossas Mãos

Geografia

Original Teachy

''EF05GE03''

Crescimento das Cidades: Introdução

Contextualização

O estudo do crescimento das cidades é um tema fascinante e muito relevante em nossa disciplina de Geografia. Esse processo, também conhecido como urbanização, é uma característica fundamental da sociedade contemporânea e é de suma importância entendermos suas causas, consequências e implicações para a vida das pessoas. Do surgimento das primeiras cidades na antiguidade até as metrópoles superpopulosas de hoje, a história das cidades é a história de como a humanidade continua a encontrar novas formas de se organizar e viver em comunidade.

Esse processo de crescimento e expansão das cidades envolve muitas dinâmicas e fatores. Questões como migração (pessoas se mudando de um lugar para outro), economia (como as atividades econômicas influenciam o crescimento das cidades), urbanismo (o projeto e planejamento de como as cidades são construídas e organizadas), gentrificação (processo de renovação e reestruturação de espaços urbanos), entre outros, contribuem para a formação e funcionamento das cidades.

Vivemos e experimentamos diariamente o impacto do crescimento das cidades em nosso cotidiano. As cidades são lugares onde a maioria das pessoas trabalham, estudam e vivem. Elas são centros de cultura, economia e política. Entender o crescimento das cidades é essencial para compreendermos melhor o mundo em que vivemos e como podemos contribuir para torná-lo um lugar melhor. Além disso, é uma oportunidade para nós, como cidadãos, podermos participar mais ativamente das decisões e planejamentos urbanos de nossa cidade.

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Cidade em Nossas Mãos"

Objetivo do Projeto:

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão real das causas e consequências do crescimento das cidades através de uma atividade prática e lúdica, onde eles serão os arquitetos e planejadores de suas próprias cidades.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos deverão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para planejar e construir um modelo físico de uma cidade, levando em consideração os conceitos aprendidos sobre o crescimento das cidades. Eles deverão criar uma história que explique o desenvolvimento da sua cidade, quais foram os fatores que impulsionaram o seu crescimento e como isso influenciou a disposição e a organização dos espaços urbanos.

Materiais Necessários:

  • Caixa de sapatos ou bandeja de isopor (como base para a cidade)
  • Papelão, palitos de picolé, plástico, tecidos, isopor, papel ou quaisquer outros materiais reciclados para construir os elementos da cidade (casas, prédios, estradas, parques, etc.)
  • Papel A4 e canetas coloridas para criar o mapa da cidade e registrar as etapas do desenvolvimento da cidade.

Passo a Passo:

Passo 1: Planejamento

Os alunos deverão começar discutindo sobre a cidade que pretendem construir. Eles precisam considerar aspectos como atividades econômicas predominantes, presença de recursos naturais, a localização geográfica, entre outras coisas.

Passo 2: Estruturação

Depois do planejamento, os alunos devem começar a criar um mapa da cidade, desenhando em um papel a organização dos espaços.

Passo 3: Construção

Usando os materiais reciclados disponíveis, os alunos irão fazer a construção física da cidade no isopor ou na caixa de sapatos, utilizando o mapa como referência.

Passo 4: História da Cidade

Enquanto constroem a cidade, os alunos devem ir documentando a história da cidade. Por exemplo, quando e por que as pessoas começaram a se mover para a cidade? Quais foram os maiores desafios que a cidade teve que enfrentar durante seu crescimento? Como esses problemas foram resolvidos?

Passo 5: Apresentação

Finalmente, os alunos apresentarão sua cidade para a turma, contando a história de seu desenvolvimento e explicando as decisões de design que tomaram durante o processo. Essa é uma ótima oportunidade para os alunos trabalharem suas habilidades de falar em público.

Entregas do Projeto:

Além da construção do modelo físico da cidade, os alunos deverão entregar um Relatório de Projeto que deve estar dividido em quatro partes:

  1. Introdução: Descrição da cidade, sua localização e a razão para a escolha do local.
  2. Desenvolvimento: Discussão sobre as etapas de planejamento e construção, juntamente com a história de desenvolvimento da cidade.
  3. Conclusões: Reflexão sobre o aprendizado adquirido com a atividade, destacando os desafios e soluções encontrados durante o crescimento da cidade.
  4. Bibliografia: Lista das fontes que foram consultadas para adquirir informações sobre o crescimento das cidades e urbanização.

O relatório pode ser elaborado ao longo da semana, enquanto os alunos trabalham na atividade, com a versão final do relatório sendo entregue uma semana após o início do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies