Objetivos
- Aprender a importância de utilizar diversas fontes para reconstruir historicamente o passado.
- Explorar as tecnologias digitais para contar histórias de maneira criativa e interativa.
- Desenvolver habilidades colaborativas e de pesquisa utilizando mídias sociais.
Você Sabia?
1. ️ Já se perguntou como alguns eventos marcantes foram 'contados' antes de existir a escrita? Começou com desenhos nas paredes, como os petroglifos! ️
2. Sabia que a memória humana 'fica' em tantos lugares quanto você achar que tem lembranças? Isso significa que cada lugarzinho tem sua história!
3. Use sua criatividade! Sabia que na época da TV só existia preto e branco? Imagine só contar a história do Brasil colorida no TikTok de antigamente!
Contextualizando
'Era uma vez...'. Quem nunca ouviu esse começo de uma boa história? Pois bem, a história que estudaremos não começa com 'era uma vez', mas com petroglifos, memórias inscritas nas pedras! ️
História é muito mais do que história em quadrinhos e filmes de Hollywood. É a nossa maneira de tentar entender como chegamos onde estamos. É saber que, antes do celular e do videogame, as pessoas já 'narravam' suas vivências com desenhos e mitos! ️
Aqui, vamos desvendar como diferentes sociedades e culturas, incluindo povos indígenas e africanos, marcaram a passagem do tempo. Vão aprender que não existem apenas 'os livros de história', mas inúmeras formas de documentar o passado. Muitas dessas formas até vocês já usam no cotidiano – quem nunca postou um story ou um TikTok?
Neste projeto, seremos todos investigadores e criadores de histórias. A proposta é explorar e utilizar todas essas fontes e ferramentas digitais de uma forma que faça o passado 'rebobinar' até o nosso presente! No final, veremos como a história está mais viva do que nunca. E tem mais: preparem-se para surpresas e muita diversão!
Atividade 1: Timeline Digital Interativa
Descrição
Vamos unir forças para criar uma Timeline Digital Interativa sobre a história e memória! Neste projeto, a turma inteira será dividida em pequenos grupos, e cada equipe ficará responsável por um pedaço da linha do tempo, cobrindo diferentes eventos e memórias históricas. A ideia é usar várias mídias e fontes diversas – como textos, vídeos, fotos, entrevistas – para contar essas histórias de forma cativante e digital! ️ Cada peça do quebra-cabeça fará parte de um grande produto final: um site interativo ou uma apresentação no Google Slides que vai nos levar por uma viagem colorida e cheia de surpresas pela história e memória de diferentes localidades e culturas. Prontos para essa viagem ao passado? Mãos à obra!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Contas em redes sociais (por exemplo, Instagram) para a divulgação do projeto
- Google Workspace (Google Slides, Docs) para a organização e criação do conteúdo
- Aplicativos de edição de vídeo (TikTok, YouTube) - se possível
- Software de edição de imagem (Canva, Pixlr) - se possível
- Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet)
- Softwares de criação de apresentações com recursos interativos
Passo a Passo
- Introdução e Divisão dos Grupos: Dividiremos a turma em pequenos grupos, com cada grupo responsável por um tema específico relacionado à história e memória, por exemplo, 'Os primeiros habitantes do Brasil', 'Memórias de Guerra', 'Grande Migração', etc.
- Escolha dos Temas e Pesquisa: Cada grupo pesquisa profundamente o seu tema, utilizando diferentes fontes – livros, artigos, vídeos, entrevistas. Mais uma vez, vocês focam na importância de múltiplas fontes na construção da história.
- Produção dos Conteúdos: Cada grupo gera o conteúdo para a timeline: textos explicativos, imagens, vídeos, infográficos, etc. Devem ser engajantes e informativos!
- Integração dos Conteúdos: Quando os grupos tiverem finalizado a pesquisa e a produção dos seus materiais, todos os conteúdos serão reunidos em uma timeline unificada, seja em um site interativo ou na apresentação no Google Slides, tudo pronto para ser divulgado!
- Criação do Site/Apresentação e Revisão: Utilizando plataformas como Google Slides, Wix, ou Weebly, a turma deve organizar os materiais de maneira lógica e atraente, garantindo que tudo está conectado de forma interativa. Ao final, temos uma revisão coletiva para verificar se todas as informações estão corretas e bem apresentadas!
- Publicação e Apresentação Final: Após ajustes finais, a timeline será publicada na internet ou a apresentação final será organizada. Podemos até convidar outros alunos, pais ou professores para prestigiarem nosso trabalho!
- Reflexão e Feedback: Para finalizar, teremos uma sessão de reflexão e feedback, onde cada aluno poderá compartilhar o que aprendeu durante o processo e o que poderíamos ter feito melhor. Isso é importante para continuarmos evoluindo nas próximas atividades!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável do projeto será uma Timeline Digital Interativa que será apresentada ao final do período de entregas. Essa Timeline pode ser apresentada de duas formas:
- Um site interativo: Cada grupo será responsável por uma seção da timeline, contendo textos, imagens, vídeos e outros elementos multimídia.
- Uma apresentação interativa: Se preferirem uma forma mais sequencial e dinâmica, toda a turma trabalhará em uma apresentação no Google Slides, conectando todas as seções de maneira fluida e interativa. A identidade dos grupos será mantida por meio de cores e formato, para que cada parte da apresentação represente a contribuição única de cada grupo. Opção 3: Outra a critério do professor, desde que avaliado previamente.
Atividade 2: Podcast Histórico
Descrição
Que tal viajar pela história como se estivéssemos em um super filme de documentário? ️ Neste projeto, nossa turma irá montar um Podcast Histórico que vai nos levar a uma jornada incrível pelo passado, contado por nós mesmos! Cada aluno (ou grupo de alunos, dependendo do tamanho da turma) terá a responsabilidade de criar um episódio com um tema histórico fascinante – pode ser sobre a cultura de um povo indígena, um evento importante do Brasil ou do mundo, ou até mesmo uma memória marcante da família! 麟 Serão semanas de pesquisa, roteirização, gravação e edição, mas o resultado vai ser incrível! E o melhor: nosso podcast será disponibilizado na internet, eternizando nosso trabalho e ampliando o conhecimento histórico para todos. ️ Prontos para esse desafio? Vamos lá!
Materiais Necessários
- Celulares, tablets ou computadores com acesso à internet
- Ferramentas de gravação de áudio (pode ser o próprio gravador do celular, aplicativos específicos ou softwares de edição de som gratuitos)
- Materiais de pesquisa (livros, internet, vídeos, documentos históricos)
- Conta em uma plataforma de hospedagem e publicação de podcasts (ex.: Anchor, SoundCloud, Spreaker)
- Software de edição de áudio (Audacity, GarageBand) - se possível
- Microfones (opcionais, mas que podem melhorar a qualidade do áudio)
- Espaço para gravação de áudio (pode ser um local tranquilo em casa ou na escola)
- Tempo e disposição para pesquisar, escrever, gravar e editar
Passo a Passo
- Brainstorming: Em uma aula, faremos uma 'tempestade de ideias' para definir os temas de cada episódio. Os alunos poderão escolher temas históricos que mais lhes interessam.
- Divisão de Tarefas: Dividiremos a turma em pequenos grupos, ou até duplas, dependendo da quantidade de participantes, e cada um ficará responsável por um episódio específico.
- Pesquisa e Roteirização: Cada grupo começará a pesquisa sobre seu tema, coletando informações de fontes confiáveis. A partir disso, eles escreverão roteiros detalhados, estruturando o que será falado no episódio.
- Ensaiando e Gravando: Cada grupo fará um ensaio do roteiro, para se preparar para a gravação. Depois, utilizarão ferramentas de gravação de áudio para concretizar seu episódio. Pode-se utilizar o gravador do celular ou aplicativos gratuitos de gravação de podcast.
- Edição de Som: Após a gravação, os alunos irão editar os áudios, cortando partes desnecessárias, e às vezes acrescentando músicas ou efeitos de som.
- Publicação do Podcast: Por fim, cada grupo publicará seu episódio em uma plataforma online (ex.: Anchor, SoundCloud). Serão bandos para que todos os alunos bem como membros da escola, colegas e família, acessem o podcast.
- Divulgação e Reflexão: Para concluir o projeto, cada grupo criará postagens no Instagram e outras redes, para divulgar o podcast. Em seguida, haverá uma apresentação dos episódios para a turma, seguido de uma sessão de feedback e reflexão coletiva.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável do projeto será um Podcast Histórico, disponibilizado em uma plataforma online. Para esse entregável, os alunos deverão:
- Pesquisar e Roteirizar: Cada grupo de alunos escolherá um tema, fará uma extensa pesquisa e roteirizará o episódio.
- Gravar o Episódio: Utilizando ferramentas de gravação de áudio, cada grupo gravará seu episódio, garantindo uma boa qualidade de som.
- Editar o Áudio: Agrupar as edições finais do áudio, adicionando trilhas sonoras e efeitos - sempre respeitando os direitos autorais.
- Publicar: Subir o podcast na plataforma escolhida.
- Marketing do Podcast: Para que o projeto seja mais dinâmico, cada grupo criará postagens informativas e promocionais no Instagram para divulgar o podcast.
- Apresentação e Reflexão: Ao final do projeto, cada grupo apresentará seu episódio para a turma, e em seguida, teremos um feedback coletivo e uma sessão de reflexão sobre o aprendizado.
Atividade 3: Jogo de Realidade Aumentada – Memórias Históricas
Descrição
Cansado de jogos chatos ou que não têm nada a ver com o que você está estudando? ️ Que tal criarmos um Jogo de Realidade Aumentada (AR) super divertido, onde o passado e o presente se encontram?! Imagine que cada canto da escola ou da sua casa pode revelar uma memória histórica escondida, só acessível quando você olha através da câmera do seu celular ou tablet! ️♂️ Neste projeto, vamos transformar nossas pesquisas históricas em artefatos digitais, de modo que, ao andarmos por determinados pontos escolhidos por nós, veremos informações históricas no nosso próprio ambiente! ✨
Toda a turma trabalhará junta, utilizando suas pesquisas e criatividade para construir histórias e ações que serão visualizadas em Realidade Aumentada. Essas visualizações podem ser textos explicativos, vídeos, fotos históricas antigas ou até mesmo personagens históricos virtualmente interagindo conosco.
Ao final do projeto, realizaremos uma exposição virtual ou física onde todos poderão jogar e experimentar esse mergulho interativo no passado. E aí, preparados para viajar no tempo através da tecnologia? 麟
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativos de Realidade Aumentada (como Metaverse, ZapWorks ou qualquer outro que a escola escolher)
- Ferramentas de pesquisa (livros, internet, entrevistas)
- Ferramentas de criação de conteúdos digitais (Canva, Pixlr, etc.)
- Plataforma para criação e hospedagem de conteúdos AR
- Material de apoio para roteiros (papel, caneta, post-its)
- Computadores ou dispositivos para edição de conteúdo (opcional)
Passo a Passo
- Brainstorming e Pesquisa Inicial: Toda a turma se reúne para discutir possíveis temas históricos. Dividam as tarefas de pesquisa, cada subgrupo procurando informações sobre um evento, memória ou figura histórica específica.
- Seleção de Conteúdo e Roteirização: Cada subgrupo reúne as pesquisas e decide como essa informação será apresentada no jogo de AR – textos, vídeos, fotos, personagens virtuais, etc. Escrevam roteiros detalhados para guiar as interações e visualizações.
- Produção de Conteúdo: Usem ferramentas digitais para criar e gravar vídeos, editem imagens, e agreguem qualquer outro tipo de conteúdo que for necessário baseado no que foi planejado. Tudo tem que ser feito respeitando os direitos autorais de materiais utilizados.
- Desenvolvimento do Jogo: Agora, toda a turma se reúne para montar fisicamente cada um dos pontos que farão parte do jogo de AR, cada um representando uma parte da linha do tempo. Utilizem a plataforma de AR escolhida para adicionar os conteúdos aos pontos específicos no ambiente escolhido.
- Testes e Revisões: Realizem vários testes com amigos, familiares e outros professores para corrigir bugs e revisar conteúdos. Incorporem feedbacks para melhorar a experiência do jogo.
- Divulgação e Exposição: Criem um kit de divulgação para promover o jogo entre os colegas, pais e comunidade. Pode incluir postagens nas redes sociais, chamadas no rádio escolar, cartazes e convites especiais.
- Apresentação e Reflexão Final: Realizem uma sessão de jogos com compartilhamento dos aprendizados e reflexões obtidas. Isso ajudará a consolidar o conhecimento adquirido e identificar áreas para melhoria em futuros projetos.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável do projeto será um Jogo de Realidade Aumentada (AR) interativo, contendo vários pontos no ambiente escolar ou na casa dos alunos, onde se poderá visualizar informações históricas sobre eventos, memórias ou personagens escolhidos. Este jogo pode ser apresentado de duas maneiras:
- Virtual: Utilizando plataformas de AR, os alunos poderão acessar o jogo através de links ou códigos QR, e visualizar o conteúdo direto nos seus celulares ou tablets.
- Físico: Em uma exposição na escola (quando possível), os alunos montam pontos específicos que poderão ser escaneados e vistos através de dispositivos, para uma experiência imersiva e interativa.