Entrar

Projeto: Memória em Construção

História

Original Teachy

''EF05HI08''

História e Memória

Contextualização

A história é a ciência da vida humana ao longo do tempo. Ela registra e analisa os acontecimentos do passado e do presente, na tentativa de compreender nosso mundo. A história é um lugar de memória. É nela que encontramos relatos, histórias, identidades e experiências que importam para a nossa compreensão do mundo. A história é também uma construção. Ela é feita e refazida constantemente. Conhecer a história é uma maneira de entender não apenas nosso passado, mas também nosso presente e futuro.

Considere a história como um vasto oceano cheio de ilhas de memórias. Cada ilha é um episódio, um personagem, um período ou um fato histórico. Nós, como estudantes de história, somos viajantes que exploram essas ilhas, aprendendo sobre elas e tentando compreendê-las ao máximo.

Importância do Tema

A história é o registro da vida humana. Ela nos ensina sobre como nossos antepassados viveram, como as sociedades se desenvolveram, e sobre a origem de muitas das nossas práticas e crenças atuais. A história nos dá perspectiva, ela nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e nos prepara para o futuro.

Assim, explorar "A história como um lugar de memória" é como embarcar em uma incrível aventura de descoberta. Essa jornada nos levará por diversos lugares e tempos, permitindo que vivenciemos outras culturas e épocas. Afinal, entender o passado é uma maneira poderosa de compreender melhor o presente e antecipar o futuro.

Atividade Prática

Título da atividade: Memória em Construção

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é compreender que a história é construída e reconstruída, considerando a importância das memórias dentro desse processo. Os alunos irão pesquisar a história de sua própria comunidade, focando em aspectos como tradições, mudanças sociais e marcos históricos locais, e como eles são lembrados pelas pessoas que vivem ali.

Descrição do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá a tarefa de investigar a história de sua comunidade, incluindo marcos históricos, tradições e mudanças sociais que foram importantes para a formação da identidade local. Utilizando entrevistas com os moradores, pesquisa bibliográfica e registros disponíveis, cada grupo irá construir um "Mapa da Memória" da comunidade, incluindo os marcos históricos e as tradições associadas a eles.

Materiais Necessários

  1. Papel cartão ou cartolina
  2. Canetas coloridas, lápis de cor ou marcadores
  3. Registros históricos, fotos, etc.
  4. Gravador (pode ser o celular) para registrar as entrevistas

Passo a Passo

  1. Pesquisa: Cada grupo irá pesquisar sobre a história de sua comunidade, incluindo marcos históricos, tradições e mudanças sociais.

  2. Entrevistas: Os alunos irão entrevistar membros da comunidade, como familiares, amigos, vizinhos e pessoas que têm uma longa história na comunidade, para coletar memórias e histórias.

  3. Registro: As informações coletadas serão mapeadas em um grande "Mapa da Memória" no papel cartão. O mapa deve incluir desenhos, anotações e fotos.

  4. Apresentação: Cada grupo irá fazer uma apresentação oral do seu mapa, explicando os marcos históricos, as memórias associadas a eles e como essas memórias têm papel na construção da história da comunidade.

Entregas do projeto

  1. Mapa da Memória: O "Mapa da Memória" é a entrega física do projeto. Ele servirá como um registro visual e tangível das descobertas do grupo.

  2. Relatório Escrito: Cada grupo irá redigir um relatório detalhando o projeto. O relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

    • Introdução: Deverá contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Deverá explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos. Aqui, o grupo pode detalhar as etapas do projeto, as principais descobertas da pesquisa e como o Mapa da Memória foi criado.
    • Conclusão: Aqui, o grupo retoma seus pontos principais, explicita os aprendizados obtidos e tira conclusões sobre o projeto. O grupo deve refletir sobre como o projeto ajudou a compreender a história como um lugar de memória e a importância do trabalho crítico do historiador na reconstrução do passado.
    • Bibliografia: Todas as fontes utilizadas para o trabalho no projeto devem ser citadas aqui.
  3. Apresentação Oral: Cada grupo apresentará ao vivo o seu projeto, explicando o Mapa da Memória e as principais descobertas de sua pesquisa. Esta é uma oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades de comunicação, enquanto explicam e respondem perguntas sobre o seu trabalho.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies