Entrar

Projeto: A Fracionada Pizzaria

Matemática

Original Teachy

''EF05MA03''

Frações: Representação

Contextualização

Frações são uma das ferramentas matemáticas mais fundamentais e são usadas em quase todos os aspectos da vida diária. Ao dividir uma pizza, dividir o tempo de um jogo, ou até mesmo medir a quantidade de água em um copo, estamos usando frações. Elas são um conceito chave no desenvolvimento do raciocínio matemático, pois a capacidade de entender e trabalhar com frações ajuda os alunos a desenvolver um forte senso de número e a capacidade de pensar de forma quantitativa.

Entender frações envolve mais do que apenas ser capaz de dividir um objeto ou quantidade em partes iguais. Também é necessário entender que uma fração é uma parte de um todo e que ela pode ser representada de várias maneiras, como num número, em uma reta numérica, ou visualmente como parte de um objeto. Assim, é crucial desenvolver habilidades de argumentação e compreensão visual, além de habilidades de cálculo.

Introdução

A matemática está em tudo que fazemos, e as frações são um dos aspectos mais importantes dessa disciplina. Elas são usadas para representar partes de um todo, e portanto, são essenciais para entender muitos conceitos básicos da matemática e da vida diária. Por exemplo, quando você divide uma pizza em 8 partes iguais e come 2 delas, você comeu 2/8 ou 1/4 da pizza. Isso é uma fração.

O entendimento de frações começa desde cedo, no ensino fundamental, quando somos introduzidos ao conceito, e continua se desenvolvendo em fases posteriores do aprendizado. Neste projeto, iremos explorar ainda mais esse conceito importante. Por meio de atividades práticas e teóricas, iremos desenvolver uma compreensão e aplicação ainda mais profundas do conceito de frações.

Atividade Prática

Título: A Fracionada Pizzaria

Objetivo da Atividade:

O objetivo deste projeto é permitir que os alunos compreendam como as frações funcionam no mundo real e como podem ser aplicadas. O projeto também visa aprimorar as habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, comunicação e resolução de problemas.

Descrição do Projeto:

Os alunos irão projetar e gerenciar sua própria pizzaria, interpretando pedidos e "fazendo" pizzas de papelão de maneira a representar corretamente as frações solicitadas.

Materiais necessários:

  • Papelão
  • Tesoura
  • Canetinhas
  • Folhas de papel A4
  • Lápis e borracha

Passo a Passo:

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve desenhar e recortar um círculo de papelão de tamanho razoável para representar uma pizza.
  3. Os grupos devem criar um menu de pizzas que inclua pelo menos cinco "sabores". Cada sabor deve ser representado por uma cor diferente feita com as canetinhas.
  4. Cada grupo cadastrará pedidos para os outros, incluindo a quantidade de pizza (em frações) e o sabor desejado.
  5. Cada grupo deve, então, "fazer" a pizza para atender aos pedidos, colorindo a quantidade correta da pizza com a cor correspondente ao sabor.
  6. No final, cada grupo deve apresentar suas pizzas junto com os pedidos que receberam e explicar como atenderam aos pedidos usando frações.

Os alunos devem dedicar de duas a quatro horas à atividade prática, podendo ser divididas ao longo de uma semana.

Entregas do Projeto:

Ao final da semana, cada grupo deve entregar:

  1. As pizzas de papelão criadas juntamente com os pedidos que atenderam.
  2. Um relatório escrito detalhando a experiência. O relatório deve conter:
    • Introdução: Explicar o conceito de frações e sua aplicação na atividade desenvolvida.
    • Desenvolvimento: Descrever a teoria por trás do uso de frações no projeto, o passo a passo realizado, a metodologia utilizada na atividade e os resultados obtidos.
    • Conclusão: Recuperar os pontos principais abordados no relatório, discutir o que aprenderam sobre frações e trabalho em equipe durante a atividade, e quais conclusões retiraram do projeto.
    • Bibliografia: Referenciar as fontes de pesquisa e aprendizado sobre o tema, como os livros didáticos, websites e vídeos utilizados durante a atividade.

É essencial que os alunos encarem o relatório como uma oportunidade de detalhar a experiência prática, refletir sobre o que aprenderam e como isso acrescentou ao conhecimento prévio sobre frações. O relatório deve servir como uma junção do trabalho prático com a teoria adquirida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies