Objetivos
- Identificar a moeda brasileira e outras moedas internacionais.
- Converter valores entre diferentes moedas.
- Resolver problemas práticos envolvendo troco.
- Aplicar o conhecimento sobre dinheiro ao contexto cotidiano.
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos relacionados a dinheiro.
Você Sabia?
1. Você sabia que o iene japonês tem um símbolo que parece um 'u' com dois traços horizontais: ¥? Imagina só escrever seu preço com esse símbolo!
2. Na Tanzânia, 1.000 xelins mal dá pra comprar um pedaço de pão! Aqui no Brasil, não pagamos nem meio real por isso, mas ambos podem ser o 'troco do pão' em seus países! 稜
3. O dólar da Nova Zelândia, frequentemente abreviado para 'kiwi', tem uma imagem de uma ave kiwi em uma das notas! Acho que os kiwis agradecem o valor dado a eles! 諾
Contextualizando
Bora falar de algo que a gente usa todo dia, o famoso 'dim dim'! Saber mais sobre dinheiro é parecido com jogar um videogame onde você precisa passar de fase com o melhor ponto possível. Quem ganha (ou, no caso, gerencia melhor o seu dim dim), sabe converter valores de moedas internacionais, resolve desafios matemáticos financeiros e até calcula o troco do mercadinho.
Agora vamos imaginar esta situação: Você está em uma super viagem, e decidido a tentar um clássico big mac em cada lugar que passe. No Rio de Janeiro, esse hambúrguer sai por R$ 20, mas em Nova York, a mesma delícia equivale a quase US$ 4,54. E aí, quanto vai sobrar no seu bolso ao final dessa missão? Isso envolve fazer cálculos de troco e conversão de moedas! 邏
E, e se for você a próxima estrela mirim dos influenciadores financeiros? Sim, isso é real! Tem gente por aí fazendo muito sucesso ensinando sobre gastos, moedas e trocos. Então, bora se inspirar e se tornar um expert no universo de dinheiro digitalmente! Vamos embarcar neste aprendizado de cérebro quente, viagem global e muita diversão!
Atividade 1: Meu País Imaginário: Aventura das Moedas
Descrição
Já pensou em fundar seu próprio país, com regras econômicas e moedas próprias? Nesta atividade inusitada, vamos mergulhar no fascinante mundo das economias fictícias! Vocês serão um grupo trabalhando como um governo recém-criado que deve inventar uma moeda nacional, identificar sua cobertura e valor, e ainda criar um sistema de troca desafiador. Essa aventura promete unir pesquisa, cálculos, criatividade e, claro, muita diversão! 里
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Cadernos e canetas
- Google Docs ou outra plataforma de colaboração
- Apps de edição de imagem (ex: Canva ou Minecraft)
- Cartões e papel para protótipos
- Uma filmadora (pode ser o celular)
Passo a Passo
- Semana 1 (Preparação): Comecem dividindo tarefas como um verdadeiro governo. Pesquisem sobre moedas em circulação hoje e decidam as características da nova moeda do país imaginário. Não esqueçam de fazer uma lista de fontes!
- ️ Semana 2 (Criação da Moeda): Usem apps de criação ou reais modelos de cédulas e moedas. Elaborem o visual da nova moeda e a coerência nos seus detalhes. ✂️
- Semana 3 (Sistema de Trocas): Planejem um sistema de troca inovador. Quais seriam os critérios para trocar entre moedas? Como isso afetaria a economia do país?
- Semana 4 (Produção): Gravem o vídeo explicativo. Sejam criativos e revelem o funcionamento do novo país e suas moedas!
- Semana 4 (Feedback e Finalização): Reúnam-se para revisar e finalizar o projeto. Façam ajustes necessários e preparem a apresentação final para a turma.
O Que Você Deve Entregar?
No final desta atividade épica, vocês devem entregar um projeto multimídia que apresente o resultado de todo o trabalho colaborativo. Esse projeto deve incluir: Nome do País Imaginário e sua Moeda: Definitivamente escolhido e justificado. Valor e Cobertura da Moeda: Pesquisado e explicado. Vídeo Explicativo: Um vídeo (de até 7 minutos) onde vocês apresentam seu país, a moeda, e detalham como seria o sistema de troca com essa nova moeda. Relatório Completo: Um documento de texto (pelo menos 2 páginas) detalhando todo o processo, desafios enfrentados e soluções encontradas. O link para o vídeo e o Google Docs devem ser enviados ao professor. Vamos nessa galera, rumo à criação de um país fictício!
Atividade 2: Missão Virtual: Expedição Multinacional
Descrição
Pensa numa expedição arqueológica, mas trocando as relíquias milenares por moedas do mundo todo. ️ Vamos criar um portal do conhecimento, onde cada aluno (agora como um detetive financeiro internacional) terá o desafio de descobrir tudo sobre uma moeda diferente e compartilhar suas descobertas em uma plataforma online. Essa atividade vai testar suas habilidades de pesquisa, análise, comunicação e trabalho em equipe, tudo isso misturado com muita diversão! 里易
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Cadernos e canetas
- Google Docs ou outra plataforma de colaboração
- Sites de pesquisa sobre moedas
- Ferramentas de apresentação online (como Google Slides ou Canva)
- Adesivos, pôsteres e outros materiais para criar um portal online
Passo a Passo
- Semana 1 (Preparação): Em grupo, preparem um plano de expedição. Cada aluno escolherá uma moeda diferente para pesquisar. Façam uma lista colaborativa das moedas escolhidas e montem um cronograma de tarefas.
- Semana 2 (Pesquisa): Utilizando a internet, cadastrem-se em sites de pesquisa, consultem livros e artigos sobre a moeda escolhida. Cada aluno deve ser responsável por um aspecto da pesquisa (história, design, uso, curiosidades).
- ️ Semana 2 (Criação de Conteúdo): Reúnam as informações e comecem a escrever o conteúdo do portal. Desenvolvam a biografia da moeda, curiosidades e preparem imagens e vídeos.
- ️ Semana 3 (Produção dos Vídeos): Gravem os vídeos e façam a edição, certificando-se de que estejam bem explicativos e, claro, super divertidos! Cada aluno deve participar em algum momento do vídeo.
- Semana 4 (Montagem do Portal): Utilizem ferramentas como Google Slides ou Canva para criar o portal online. Organizem as seções e garantam que toda a informação esteja clara e bem apresentada. Incluam o vídeo, o jogo e as fotos!
- Semana 4 (Feedback e Ajustes): Reúnam-se, revejam o portal e façam ajustes necessários. Certifiquem-se de que todas as informações estão corretas e que o portal está funcional e atraente.
- Semana 4 (Publicação): Após os ajustes finais, publiquem o portal online e compartilhem com a turma. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas com uma mini-palestra ao vivo para toda a turma!
O Que Você Deve Entregar?
No final da expedição, o grupo deverá entregar um portal online interativo. Este portal deve incluir: Capa do Portal: Com o nome criativo do portal e uma imagem de destaque Biografia da Moeda: Texto detalhando a história e características principais da moeda escolhida Curiosidades: Pelo menos 3 fatos divertidos ou surpreendentes sobre a moeda Vídeo de 3 minutos: Uma breve apresentação em vídeo (com narração ou música!) sobre as descobertas. Cada aluno deve participar! Jogo Interativo: Um jogo educativo relacionado à moeda (pode ser um quiz ou um caça-palavras, por exemplo) Álbum de Fotos: Mostrando imagens da moeda e suas curiosidades, pesquisadas e ilustradas Agradecimentos: Agradecimentos a todas as fontes consultadas Link de Acesso: O link do portal online para que o professor e a turma possam explorar
Atividade 3: Jornada do Troco Perdido: Uma Missão Bilíngue!
Descrição
E se eu te disser que agora é hora de embarcar em uma nova aventura, que vai te levar por um mundo de dinheiro e troco através de duas línguas? 里 Nessa missão, vocês irão criar uma história interativa bilíngue (em português e inglês), utilizando um editor online de histórias. A narrativa deve envolver a descoberta de um mistério a partir de um 'troco perdido' que leva os personagens para diferentes países e desafios matemáticos. Vocês criarão a trama, desenvolverão os personagens, resolverão enigmas de dinheiro e, de quebra, irão aprender coisas novas! ️♀️️燐
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Cadernos e canetas
- Google Docs ou outra plataforma de colaboração
- Editores de histórias online (exemplos: Storybird, Book Creator, ou Canva)
- Aplicativos de tradução (ex: Google Translate)
- Materiais de desenho (opcional)
Passo a Passo
- Semana 1 (Planejamento): Reúnam o grupo para definir o enredo da história interativa. Escolham os personagens principais, os cenários e os problemas de troco que eles enfrentarão. Dividam as tarefas para que cada membro tenha uma parte específica na criação. ️里
- Semana 2 (Pesquisa e Desenvolvimento): Pesquisem sobre moedas internacionais, taxas de câmbio, e exemplos de problemas com troco. Escrevam os primeiros capítulos da história e comecem a desenvolver os personagens e cenários. Usem os aplicativos de tradução para garantir a coerência e qualidade do texto em ambos os idiomas. 燐️
- Semana 3 (Produção de Arte): Desenhem ou criem as ilustrações digitais que irão acompanhar a história. Podem usar ferramentas de desenho online ou físico, tirando fotos se necessário. ️
- ️ Semana 4 (Montagem e Revisão): Utilizem um editor de histórias online para compilar todo o material: texto, ilustrações, e atividades matemáticas interativas. Reúnam o grupo para revisar o trabalho, corrigir possíveis erros e certificar-se de que a história esteja coerente e divertida. 里
- Semana 4 (Publicação): Publiquem a história interativa online e compartilhem o link com a turma e, se possível, com a comunidade escolar. Apresentem um trecho da história ao vivo e expliquem o processo criativo.
O Que Você Deve Entregar?
No final da atividade, o grupo deve entregar uma história interativa bilíngue publicada online. Essa história deve incluir: Capítulos Interativos: Divididos em capítulos com mensagens em português e inglês. Roteiro Bilíngue: Com diálogos e textos explicativos alternando entre os dois idiomas. Personagens e Enigmas: Introduzidos ao longo da narrativa e resolvidos com o uso de cálculos monetários. Arte Digital: Ilustrações para complementar a história, podendo ser feitas diretamente no editor online ou previamente criadas. Atividades Matemáticas Interativas: Incorporem jogos e desafios matemáticos no decorrer da história. Creditar Fontes: Todo o material deve estar corretamente referenciado e as imagens devem estar licenciadas para uso.