Entrar

Projeto: Contexto e Dinheiro | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

Contexto e Dinheiro

Objetivos

- Identificar a moeda brasileira e outras moedas internacionais.

- Converter valores entre diferentes moedas.

- Resolver problemas práticos envolvendo troco.

- Aplicar o conhecimento sobre dinheiro ao contexto cotidiano.

- Desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos relacionados a dinheiro.

Você Sabia?

1. Você sabia que o iene japonês tem um símbolo que parece um 'u' com dois traços horizontais: ¥? Imagina só escrever seu preço com esse símbolo! 

2. Na Tanzânia, 1.000 xelins mal dá pra comprar um pedaço de pão! Aqui no Brasil, não pagamos nem meio real por isso, mas ambos podem ser o 'troco do pão' em seus países! 稜

3. O dólar da Nova Zelândia, frequentemente abreviado para 'kiwi', tem uma imagem de uma ave kiwi em uma das notas! Acho que os kiwis agradecem o valor dado a eles! 諾

Contextualizando

Bora falar de algo que a gente usa todo dia, o famoso 'dim dim'! Saber mais sobre dinheiro é parecido com jogar um videogame onde você precisa passar de fase com o melhor ponto possível. Quem ganha (ou, no caso, gerencia melhor o seu dim dim), sabe converter valores de moedas internacionais, resolve desafios matemáticos financeiros e até calcula o troco do mercadinho.

Agora vamos imaginar esta situação: Você está em uma super viagem, e decidido a tentar um clássico big mac em cada lugar que passe.  No Rio de Janeiro, esse hambúrguer sai por R$ 20, mas em Nova York, a mesma delícia equivale a quase US$ 4,54. E aí, quanto vai sobrar no seu bolso ao final dessa missão? Isso envolve fazer cálculos de troco e conversão de moedas! 邏

E, e se for você a próxima estrela mirim dos influenciadores financeiros?  Sim, isso é real! Tem gente por aí fazendo muito sucesso ensinando sobre gastos, moedas e trocos. Então, bora se inspirar e se tornar um expert no universo de dinheiro digitalmente! Vamos embarcar neste aprendizado de cérebro quente, viagem global e muita diversão! 

Atividade 1: Meu País Imaginário: Aventura das Moedas

Descrição

Já pensou em fundar seu próprio país, com regras econômicas e moedas próprias? Nesta atividade inusitada, vamos mergulhar no fascinante mundo das economias fictícias! Vocês serão um grupo trabalhando como um governo recém-criado que deve inventar uma moeda nacional, identificar sua cobertura e valor, e ainda criar um sistema de troca desafiador. Essa aventura promete unir pesquisa, cálculos, criatividade e, claro, muita diversão! 里

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Cadernos e canetas

- Google Docs ou outra plataforma de colaboração

- Apps de edição de imagem (ex: Canva ou Minecraft)

- Cartões e papel para protótipos

- Uma filmadora (pode ser o celular)

Passo a Passo

  •  Semana 1 (Preparação): Comecem dividindo tarefas como um verdadeiro governo. Pesquisem sobre moedas em circulação hoje e decidam as características da nova moeda do país imaginário. Não esqueçam de fazer uma lista de fontes! 
  • ️ Semana 2 (Criação da Moeda): Usem apps de criação ou reais modelos de cédulas e moedas. Elaborem o visual da nova moeda e a coerência nos seus detalhes. ✂️
  •  Semana 3 (Sistema de Trocas): Planejem um sistema de troca inovador. Quais seriam os critérios para trocar entre moedas? Como isso afetaria a economia do país? 
  •  Semana 4 (Produção): Gravem o vídeo explicativo. Sejam criativos e revelem o funcionamento do novo país e suas moedas! 
  •  Semana 4 (Feedback e Finalização): Reúnam-se para revisar e finalizar o projeto. Façam ajustes necessários e preparem a apresentação final para a turma. 

O Que Você Deve Entregar?

No final desta atividade épica, vocês devem entregar um projeto multimídia que apresente o resultado de todo o trabalho colaborativo. Esse projeto deve incluir: Nome do País Imaginário e sua Moeda: Definitivamente escolhido e justificado. Valor e Cobertura da Moeda: Pesquisado e explicado. Vídeo Explicativo: Um vídeo (de até 7 minutos) onde vocês apresentam seu país, a moeda, e detalham como seria o sistema de troca com essa nova moeda. Relatório Completo: Um documento de texto (pelo menos 2 páginas) detalhando todo o processo, desafios enfrentados e soluções encontradas. O link para o vídeo e o Google Docs devem ser enviados ao professor. Vamos nessa galera, rumo à criação de um país fictício! 

Atividade 2: Missão Virtual: Expedição Multinacional

Descrição

Pensa numa expedição arqueológica, mas trocando as relíquias milenares por moedas do mundo todo. ️ Vamos criar um portal do conhecimento, onde cada aluno (agora como um detetive financeiro internacional) terá o desafio de descobrir tudo sobre uma moeda diferente e compartilhar suas descobertas em uma plataforma online.  Essa atividade vai testar suas habilidades de pesquisa, análise, comunicação e trabalho em equipe, tudo isso misturado com muita diversão! 里易

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Cadernos e canetas

- Google Docs ou outra plataforma de colaboração

- Sites de pesquisa sobre moedas

- Ferramentas de apresentação online (como Google Slides ou Canva)

- Adesivos, pôsteres e outros materiais para criar um portal online

Passo a Passo

  1.  Semana 1 (Preparação): Em grupo, preparem um plano de expedição. Cada aluno escolherá uma moeda diferente para pesquisar. Façam uma lista colaborativa das moedas escolhidas e montem um cronograma de tarefas. 
  2.  Semana 2 (Pesquisa): Utilizando a internet, cadastrem-se em sites de pesquisa, consultem livros e artigos sobre a moeda escolhida. Cada aluno deve ser responsável por um aspecto da pesquisa (história, design, uso, curiosidades). 
  3. ️ Semana 2 (Criação de Conteúdo): Reúnam as informações e comecem a escrever o conteúdo do portal. Desenvolvam a biografia da moeda, curiosidades e preparem imagens e vídeos. 
  4. ️ Semana 3 (Produção dos Vídeos): Gravem os vídeos e façam a edição, certificando-se de que estejam bem explicativos e, claro, super divertidos! Cada aluno deve participar em algum momento do vídeo. 
  5.  Semana 4 (Montagem do Portal): Utilizem ferramentas como Google Slides ou Canva para criar o portal online. Organizem as seções e garantam que toda a informação esteja clara e bem apresentada. Incluam o vídeo, o jogo e as fotos! 
  6.  Semana 4 (Feedback e Ajustes): Reúnam-se, revejam o portal e façam ajustes necessários. Certifiquem-se de que todas as informações estão corretas e que o portal está funcional e atraente. 
  7.  Semana 4 (Publicação): Após os ajustes finais, publiquem o portal online e compartilhem com a turma. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas com uma mini-palestra ao vivo para toda a turma! 

O Que Você Deve Entregar?

No final da expedição, o grupo deverá entregar um portal online interativo.  Este portal deve incluir: Capa do Portal: Com o nome criativo do portal e uma imagem de destaque Biografia da Moeda: Texto detalhando a história e características principais da moeda escolhida Curiosidades: Pelo menos 3 fatos divertidos ou surpreendentes sobre a moeda Vídeo de 3 minutos: Uma breve apresentação em vídeo (com narração ou música!) sobre as descobertas. Cada aluno deve participar! Jogo Interativo: Um jogo educativo relacionado à moeda (pode ser um quiz ou um caça-palavras, por exemplo) Álbum de Fotos: Mostrando imagens da moeda e suas curiosidades, pesquisadas e ilustradas Agradecimentos: Agradecimentos a todas as fontes consultadas Link de Acesso: O link do portal online para que o professor e a turma possam explorar

Atividade 3: Jornada do Troco Perdido: Uma Missão Bilíngue!

Descrição

E se eu te disser que agora é hora de embarcar em uma nova aventura, que vai te levar por um mundo de dinheiro e troco através de duas línguas? 里 Nessa missão, vocês irão criar uma história interativa bilíngue (em português e inglês), utilizando um editor online de histórias.  A narrativa deve envolver a descoberta de um mistério a partir de um 'troco perdido' que leva os personagens para diferentes países e desafios matemáticos. Vocês criarão a trama, desenvolverão os personagens, resolverão enigmas de dinheiro e, de quebra, irão aprender coisas novas! ️‍♀️️燐

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Cadernos e canetas

- Google Docs ou outra plataforma de colaboração

- Editores de histórias online (exemplos: Storybird, Book Creator, ou Canva)

- Aplicativos de tradução (ex: Google Translate)

- Materiais de desenho (opcional)

Passo a Passo

  1.  Semana 1 (Planejamento): Reúnam o grupo para definir o enredo da história interativa. Escolham os personagens principais, os cenários e os problemas de troco que eles enfrentarão. Dividam as tarefas para que cada membro tenha uma parte específica na criação. ️里
  2.  Semana 2 (Pesquisa e Desenvolvimento): Pesquisem sobre moedas internacionais, taxas de câmbio, e exemplos de problemas com troco. Escrevam os primeiros capítulos da história e comecem a desenvolver os personagens e cenários. Usem os aplicativos de tradução para garantir a coerência e qualidade do texto em ambos os idiomas. 燐️
  3.  Semana 3 (Produção de Arte): Desenhem ou criem as ilustrações digitais que irão acompanhar a história. Podem usar ferramentas de desenho online ou físico, tirando fotos se necessário. ️
  4. ️ Semana 4 (Montagem e Revisão): Utilizem um editor de histórias online para compilar todo o material: texto, ilustrações, e atividades matemáticas interativas. Reúnam o grupo para revisar o trabalho, corrigir possíveis erros e certificar-se de que a história esteja coerente e divertida. 里
  5.  Semana 4 (Publicação): Publiquem a história interativa online e compartilhem o link com a turma e, se possível, com a comunidade escolar. Apresentem um trecho da história ao vivo e expliquem o processo criativo. 

O Que Você Deve Entregar?

No final da atividade, o grupo deve entregar uma história interativa bilíngue publicada online. Essa história deve incluir: Capítulos Interativos: Divididos em capítulos com mensagens em português e inglês. Roteiro Bilíngue: Com diálogos e textos explicativos alternando entre os dois idiomas. Personagens e Enigmas: Introduzidos ao longo da narrativa e resolvidos com o uso de cálculos monetários. Arte Digital: Ilustrações para complementar a história, podendo ser feitas diretamente no editor online ou previamente criadas. Atividades Matemáticas Interativas: Incorporem jogos e desafios matemáticos no decorrer da história. Creditar Fontes: Todo o material deve estar corretamente referenciado e as imagens devem estar licenciadas para uso. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies