Contextualização
Introdução
Partilha, ou divisão em partes iguais, é um conceito fundamental na Matemática que visa repartir um número ou um conjunto de coisas de maneira equitativa. Ou seja, cada participante ou grupo deve receber uma quantidade igual. Esse princípio se relaciona com o conceito de divisão, um dos quatro grandes pilares da Matemática (adição, subtração, multiplicação, e divisão).
Apesar do conceito de partilha parecer simples, na prática, ele se torna uma importante habilidade que requer prática e entendimento. Saber como partilhar objetos de maneira justa é uma habilidade útil para resolver problemas cotidianos e também preparar-se para estudos mais avançados em matemática.
É importante entendermos que partilha não é apenas sobre números, mas também sobre equidade e justiça. Quando compartilhamos algo em partes iguais, estamos praticando a ideia de que cada pessoa tem direito a uma parcela igual. É mais do que matemática, é uma questão de justiça social.
A importância da partilha no mundo real
A habilidade de partilha é muito relevante no nosso dia a dia, seja na partilha de tarefas em casa, na distribuição de recursos em uma equipe de trabalho, ou até na divisão de lucros de uma empresa entre os acionistas. Além disso, o conceito de partilha é a base para o entendimento de frações e para a realização de cálculos relacionados a porcentagens, áreas, volumes etc.
Outro exemplo de aplicação do conceito de partilha no mundo real é na gastronomia. Ao preparar uma receita, é comum precisarmos dividir ingredientes de forma igual para que a receita dê certo. Além disso, ao servir uma sobremesa, como um bolo, por exemplo, é preciso dividir em partes iguais para todos os convidados.
Atividade Prática - "Festa do bolo de partilha"
Objetivo do projeto
Familiarizar os alunos com o conceito de partilha, ou divisão em partes iguais, por meio de uma atividade prática lúdica e colaborativa.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um "bolo" (pode ser uma figura plana de um bolo ou um objeto tridimensional como uma esponja em formato de bolo) e a tarefa será dividir o bolo em partes iguais, baseando-se no número de integrantes em cada grupo.
É importante ressaltar que essa atividade não envolve o uso de alimentos reais, para evitar desperdícios e garantir a segurança dos alunos. A ideia é focar na divisão em partes iguais e não na confecção ou consumo do bolo em si.
Materiais necessários
- Uma figura de bolo (papel, esponja, EVA, etc.) para cada grupo.
- Lápis e régua para fazer marcações no "bolo".
- Tesoura sem ponta para "cortar" o bolo.
- Papel e caneta para anotações.
Passo a passo detalhado
- Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Entregue para cada grupo uma figura de bolo e os materiais necessários.
- Explique a atividade: cada grupo terá que dividir o bolo em partes iguais, baseando-se no número de integrantes no seu grupo. Por exemplo, se o grupo tem 4 alunos, eles devem dividir o bolo em 4 partes iguais.
- Os alunos deverão fazer marcações no "bolo" com o lápis, definir como cortarão, e depois realizar o "corte" usando a tesoura.
- Ao final, cada grupo deverá apresentar seu "bolo" dividido em partes iguais e explicar como chegaram ao resultado.
Entregas do projeto
- O "bolo" dividido em partes iguais.
- Um relatório escrito do projeto pelo grupo contendo quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Na Introdução, os alunos deverão contextualizar o tema de partilha, sua relevância no mundo real e o objetivo deste projeto.
No Desenvolvimento, o grupo deve explicar a teoria de partilha e divisão, detalhar a atividade que realizaram, a metodologia usada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
As Conclusões devem retomar os pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
A Bibliografia deve conter as referências para os recursos utilizados no projeto, como livros didáticos, sites, vídeos, etc.
Além disso, os professores devem enfatizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.