Entrar

Projeto: Frações: Comparação | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

''EF05MA05''

Frações: Comparação

Objetivos

- Dominar a comparação de frações distintas, utilizando frações equivalentes e o mesmo denominador.

- Aprender a ordenar frações da maior para a menor e da menor para a maior de maneira prática e interativa.

- Aplicar os conceitos de frações de forma contextualizada, conectando o aprendizado com situações do dia a dia e com o mundo moderno.

- Utilizar tecnologias digitais para explorar e ensinar conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido.

Você Sabia?

1.  Você sabia que as frações são como os cortes rápidos de montagem de um filme de Hollywood? Cada pedacinho (ou fração) ajuda a contar uma história de maneira precisa e, juntas, formam um todo coeso! 

2.  As frações estão por toda parte! A pizza, aquela deliciosa redonda, é um exemplo perfeito. Podemos dividir a pizza em quantos pedaços quisermos (viva a pizza enjoada!) e cada pedaço é uma fração da pizza inteira! 

3.  Utilizamos frações no mundo dos esportes! Por exemplo, ao calcular a pontuação percentual de um jogador de basquete nos lances-livres, estamos analisando frações. Parece que até os esportes estão a jogar na mesma divisão! 

Contextualizando

As frações estão por toda parte em nosso dia a dia, e é crucial saber lidar com elas! Imagine que a matemática é uma grande aventura digital e você é o herói que precisa dominar as frações para desbloquear níveis cada vez mais desafiadores. Desde cortar uma pizza  até programar um treino de esportes , as frações desempenham um papel importante em várias situações em que precisamos dividir algo em partes iguais.

Vocês sabiam que as frações são como as redes sociais? Sim! Assim como organizamos nossas redes sociais em grupos ou categorias para facilitar a navegação, as frações ajudam a organizar partes de um inteiro de maneira organizada e útil! Por exemplo, imagine que você é um cozinheiro digital tentando dividir a receita deliciosa de família pela metade. É aí que as frações entram em ação, garantindo que cada parte da receita final fique perfeita e deliciosa!

Comparar e ordenar frações pode parecer complicado, mas com as técnicas corretas e uma boa dose de prática, tudo se encaixa perfeitamente. Vamos explorar essa aventura juntos, utilizando tecnologias digitais, ferramentas interativas e muita criatividade. Ao final deste projeto, vocês se tornarão verdadeiros mestres dos 'cortes precisos', prontos para encarar qualquer desafio que envolva frações, tanto na matemática quanto no dia a dia! 

Atividade 1: Exploradores das Frações Interativas

Descrição

Que tal se tornar um verdadeiro Explorador das Frações? ️‍♂️✨ Nesta missão, vocês terão a oportunidade de criar um jogo digital super interativo chamado 'Frações Aventura', onde o objetivo é explorar diferentes cenários e desafios para comparar e ordenar frações. Este jogo será disponibilizado online para que outras crianças e jovens possam também aproveitar essa incrível jornada matemática! Preparem-se para explorar ambientes digitais enquanto aprimoram suas habilidades de comparação e ordenação de frações!

Materiais Necessários

- Celulares, tablets ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de desenvolvimento de jogos (como Scratch, Tynker ou similares)

- Google Drive para compartilhamento e edição de documentos

- Papel e caneta para anotações e rascunhos

- Acesso a imagens e sons (podem ser encontrados gratuitamente na internet)

Passo a Passo

  • ️ Fase 1: Organização e Planejamento
  • Dividam a turma em subgrupos e organizem um brainstorm para decidir o tema e o design do jogo. Escrevam o roteiro do jogo, descrevendo em que cada nível consistirá.
  • Fase 2: Criação do Conteúdo
  • Utilizem aplicativos de desenvolvimento de jogos (como Scratch) para começar a programar os cenários e personagens do jogo. Reúnam sons e imagens que serão utilizados no jogo. Cada subgrupo deve ficar responsável por uma parte do jogo (por exemplo, um subgrupo desenvolve o nível 1, outro o nível 2, etc.).
  • ️ Fase 3: Codificação e Integração
  • Codifiquem os elementos do jogo conforme o planejado. Integrem os níveis criados por cada subgrupo em um único jogo coeso. Garanta que a lógica matemática das frações seja clara e divertida.
  • Fase 4: Teste e Ajustes
  • Testem o jogo entre os subgrupos e façam ajustes conforme necessário. Garantam que todas as frações estejam corretamente comparadas e ordenadas. Coletem feedback dos colegas e façam as melhorias sugeridas.
  • Fase 5: Publicação e Apresentação
  • Hospedem o jogo na plataforma online escolhida e compartilhem o link com a turma e com o professor. Cada subgrupo deve preparar uma breve apresentação sobre sua contribuição para o jogo, apresentando a lógica e os desafios matemáticos enfrentados.

O Que Você Deve Entregar?

A entrega final deste projeto será um jogo interativo chamado 'Frações Aventura'. Esse jogo deve consistir em pelo menos 3 níveis diferentes, onde os personagens principais (criados por vocês) precisam lidar com situações que envolvam comparação e ordenação de frações. O jogo deve ser hospedado em uma plataforma acessível, como Scratch, e o link compartilhado com toda a turma e com o professor. Além do jogo em si, cada aluno precisará entregar um relatório digital explicando a lógica por trás da criação do jogo, descrevendo cada nível, os desafios propostos e como a comparação e ordenação de frações foram incorporadas de maneira prática e divertida. O relatório deve ser escrito de forma clara e objetiva, incluindo capturas de tela e pequenos vídeos demonstrando partes do jogo. A apresentação será feita online, onde cada grupo explicará seu jogo e responderá a perguntas da turma e do professor.

Atividade 2: Desafio das Frações em Realidade Virtual 

Descrição

Que tal utilizarmos a tecnologia para uma aventura em realidade virtual e mista? 易✨ Nesta atividade, vocês vão se envolver na criação de um ambiente de jogo interativo de frações - mas com um toque de magia e imersão! Cada turma será responsável por pesquisar, projetar, e até codificar partes de um mundo virtual onde o objetivo final é inserir diferentes elementos para que outros alunos possam navegar e resolver desafios de frações. Este projeto promete ser uma mistura perfeita de criatividade, habilidades técnicas e muita diversão matemática!

Materiais Necessários

- Computadores, tablets ou celulares com acesso à Internet

- Aplicativos de AR/VR acessíveis (ex: CoSpaces, Metaverse ou outros de sua preferência)

- Ferramentas de coleta e edição de imagens e sons (pode ser feito de forma colaborativa online)

- Google Drive para compartilhamento e edição de documentos

- Papéis e canetas para anotações e rascunhos

- Acesso a plataformas de realidade virtual (caso for possível)

Passo a Passo

  1. ️ Fase 1: Pesquisa e Divisão de Tarefas
  2. Pesquisem exemplos de ambientes virtuais interativos e decidam, em conjunto, uma temática para o jogo (ex: uma ilha misteriosa, um planeta alienígena, etc.). Organize a turma em subgrupos, cada um ficando responsável por um 'setor' do ambiente.
  3. Fase 2: Planejamento e Storytelling
  4. Cada subgrupo deve planejar o seu setor do ambiente virtual, descrevendo detalhes do seu cenário e como os desafios de frações estarão inseridos nele. Criem um roteiro que guiará a 'navegação' dos usuários, apresentando os desafios matemáticos de forma interessante.
  5. Fase 3: Criação de Conteúdo
  6. Comecem a utilizar aplicativos de criação de AR/VR para construir os elementos do seu ambiente, como cenários, objetos interativos, personagens, e assim por diante. Utilizem a integração de frações em cada desafio, de acordo com o planejado no roteiro.
  7. ✏️ Fase 4: Programação e Codificação
  8. Caso o aplicativo permita a adição de lógica de programação, codifiquem as regras e desafios para garantir que a comparação e ordenação de frações estejam corretas. Programem respostas interativas para os desafios vencidos ou perdidos.
  9. Fase 5: Teste e Ajuste
  10. Testem os setores construídos por cada subgrupo e façam ajustes conforme necessário. Certifiquem-se de que todos os desafios estejam claros e as frações devidamente comparadas e ordenadas. Reúnam feedback dos colegas e façam melhorias.
  11. Fase 6: Integração e Apresentação
  12. Integrem todos os setores em um único ambiente AR/VR e testem do início ao fim. Após a finalização, compartilhem o ambiente virtual com a turma e preparem uma apresentação detalhada, mostrando os principais pontos e desafios enfrentados.

O Que Você Deve Entregar?

Cada turma deve entregar uma parte do ambiente virtual, incluindo: 1) uma descrição detalhada do seu setor, explicando que tipo de desafio de frações será apresentado; 2) a criação do seu ambiente utilizando um aplicativo AR/VR; 3) uma revisão da didática envolvida na construção do desafio matemático apresentado; 4) um relatório digital contendo capturas de tela e vídeos do ambiente construído e 5) um documento de autoavaliação, onde cada aluno reflete sobre sua participação e aprendizados. A apresentação final deve ser online, contando com uma demonstração do ambiente construído e um pitch de cada segmento do jogo, mostrando como os desafios de frações foram abordados.

Atividade 3: Maratona Interativa de Frações: Desafios Multimídia! 

Descrição

Já pensou em criar uma verdadeira maratona de vídeos e infográficos sobre frações, cheia de desafios e muita criatividade? ️ Nesta atividade, a turma toda será responsável por produzir uma série de vídeos e infográficos que expliquem os conceitos de comparação e ordenação de frações de uma maneira muito interativa. A missão é engajar não só a turma, mas toda a escola (ou o mundo, quem sabe!) a aprender sobre frações de uma forma inovadora e superdivertida! Cada grupo terá a oportunidade de explorar diferentes formatos para produzir o conteúdo, como tutoriais, desafios interativos, entrevistas fictícias, e muito mais. Se preparem para soltar a imaginação e mostrar que frações podem, sim, ser uma aventura cheia de cores e movimento! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera e acesso à internet

- Computadores ou tablets com ferramentas de edição de vídeo e design gráfico (ex: Canva, iMovie, etc.)

- Ferramentas de criação de infográficos (ex: Canva, Piktochart, etc.)

- Google Drive para armazenar e compartilhar documentos

- Papéis e canetas para rascunhos e planejamento

- Acesso a imagens e músicas de domínio público (podem ser obtidas gratuitamente online)

Passo a Passo

  1. Fase 1: Planejamento da Maratona de Vídeos e Infográficos
  2. Organizem a turma em subgrupos, cada um responsável por um conjunto de vídeos e infográficos. Reúnam-se para decidir os temas e o formato de cada produção, tendo em mente a interatividade e a criatividade! Escrevam roteiros e esbocem as ideias principais.
  3. Fase 2: Criação dos Vídeos
  4. Cada subgrupo deve gravar os vídeos utilizando celulares ou tablets. É importante incluir exemplos práticos, desafios que envolvam os 'espectadores', e uma explicação clara e divertida. Utilizem um cenário atraente e caprichem nas falas e atuações!
  5. ✍️ Fase 3: Criação dos Infográficos
  6. Com a ferramenta de design gráfico escolhida, comecem a criar os infográficos. Utilizem cores, ícones e gráficos visuais para tornar as informações mais fáceis de entender. Lembrem-se de manter o visual coeso e atraente.
  7. Fase 4: Edição e Integração
  8. Editem os vídeos para corrigir possíveis erros e adicionar elementos visuais, como títulos e sons. Integrem os vídeos e infográficos em uma sequência lógica e organizada, como uma 'playlist' ou 'feed' online.
  9. Fase 5: Compartilhamento e Divulgação
  10. Hospedem o conteúdo na plataforma escolhida (YouTube, por exemplo) e divulguem o link pela escola ou pelas redes sociais. Monitorem os comentários e respondam às dúvidas!
  11. Fase 6: Reflexão
  12. Ao final, escrevam um documento resumindo todo o processo, os desafios enfrentados, os aprendizados adquiridos e uma autoavaliação do grupo. Apresentem esse relatório para a turma e discutam juntos.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será uma série de conteúdos multimídia interativos, composta por:

  1. Vídeos criativos e educativos: Pelo menos 5 vídeos abordando diferentes conceitos de frações (como comparar frações, encontrar o mesmo denominador, e ordenação de frações).
  2. Infográficos interativos e informativos: Um conjunto de pelo menos 3 infográficos que resumam os principais pontos dos vídeos, mas de forma visual e atraente.
  3. Playlist/Feed online: Cada conteúdo deve ser organizado em uma playlist no YouTube ou em um feed de uma rede social simulada, com uma breve descrição e tags relevantes para que os 'seguidores' possam encontrar o conteúdo facilmente.
  4. Relatório digital: Um documento com a descrição detalhada de cada vídeo e infográfico, os processos utilizados na criação, capturas de tela dos bastidores e uma autoavaliação dos alunos, abordando os aprendizados e desafios enfrentados.
  5. Apresentação final: A turma deverá apresentar os conteúdos, destacar os pontos principais e responder perguntas da turma e do professor.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies