Contextualização
Os tópicos que iremos abordar neste projeto são fundamentais e podem ser aplicados em várias situações da vida real. Você já pensou sobre como dividir um bolo entre amigos, onde um deles quer o dobro da quantidade que o outro? Ou como dividir um tesouro de piratas de forma desigual? O nosso objetivo será compreender e resolver problemas que envolvem a partilha de uma quantidade em partes desiguais.
Aprendendo sobre partilha desigual, vocês estarão desenvolvendo a habilidade de raciocínio lógico e a compreensão de proporções e razões, conceitos que são a base da matemática e têm diversas aplicações, desde preparar uma receita até a divisão de lucros em uma empresa.
Introdução
Para começarmos a entender a partilha desigual, precisamos entender o que são razões e proporções. A razão é uma relação entre duas quantidades, enquanto a proporção é uma igualdade entre duas razões. Por exemplo, se temos uma barra de chocolate que precisa ser dividida entre dois amigos, de forma que um receba o dobro do que o outro, estamos lidando com uma razão.
Outro conceito importante é o de frações. Uma fração é uma forma de representar uma divisão ou uma proporção. No campo da matemática, é muito comum utilizarmos frações para representar uma partilha desigual. Pode ser que em algum momento você tenha que dividir algo em partes que não sejam igualmente grandes. Aí é que entra a partilha desigual.
A disciplina de português também é fundamental para o desenvolvimento do projeto, pois ao final, será necessário elaborar um relatório abordando os principais tópicos do projeto, além de estimular a habilidade de escrita e argumentação.
Atividade Prática: O Tesouro Desigual
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é aplicar o conceito de partilha desigual e razões em um cenário lúdico, que é a divisão de um tesouro entre piratas. Este projeto também servirá para desenvolver habilidades de colaboração em equipe, resolução de problemas, comunicação e gerenciamento de tempo.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo será uma tripulação de piratas que encontrou um tesouro! Contudo, nem todos os piratas contribuíram igualmente para a busca do tesouro, por isso, a partilha deve ser desigual.
Materiais Necessários
- Papel e lápis para registros e cálculos
- Réguas para medição
- Fitas adesivas coloridas
- Tesouro (pode ser chocolates, balas, objetos pequenos, etc)
Passo a passo do Projeto
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Definição das contribuições dos piratas: Cada grupo deve decidir que contribuição cada pirata deu para a busca do tesouro. Pode ser desde quem desenhou o mapa até quem enfrentou o terrível monstro marinho.
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Definição das proporções da partilha: Agora, com base nas contribuições que cada pirata deu, o grupo deve definir a proporção da partilha do tesouro. Lembrem-se, a divisão deve ser desigual!
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Cálculos matemáticos: Com a proporção definida, os alunos devem calcular a quantidade de tesouro que cada pirata vai receber. Lembrem-se, todos os cálculos devem ser registrados, pois serão importantes para a escrita do relatório final.
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Divisão do tesouro: Agora é hora de dividir o tesouro! Utilizem tudo que aprenderam para realizar a divisão de forma justa e proporcional.
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Resolução de conflitos: E se algum pirata não estiver feliz com a divisão? O grupo deverá usar seus conhecimentos matemáticos para resolver conflitos e garantir que todos estejam satisfeitos com a partilha.
Entregas do Projeto
Após a realização da prática, o grupo deve redigir um documento no formato de um relatório abordando os quatro tópicos a seguir:
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Introdução: O grupo deve introduzir o tema do projeto, explicando a relevância do conceito de partilha desigual e suas aplicações no mundo real.
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Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve detalhar a teoria por trás da partilha desigual, explicar a atividade que realizaram, a metodologia utilizada (como decidiram a partilha, quais cálculos usaram, etc) e apresentar os resultados obtidos. É importante também descrever a participação de cada membro do grupo na atividade.
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Conclusões: O grupo deve concluir o relatório retomando os pontos principais da atividade, discutindo os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes que utilizaram para desenvolver o projeto. Os recursos recomendados na introdução do projeto podem ser um bom ponto de partida.
Este relatório deve complementar o trabalho prático, consolidando as conexões entre a teoria e a prática, além de desenvolver habilidades de escrita e argumentação dos alunos.