Entrar

Projeto: O Tesouro Desigual

Matemática

Original Teachy

''EF05MA13''

Partilha Desigual

Contextualização

Os tópicos que iremos abordar neste projeto são fundamentais e podem ser aplicados em várias situações da vida real. Você já pensou sobre como dividir um bolo entre amigos, onde um deles quer o dobro da quantidade que o outro? Ou como dividir um tesouro de piratas de forma desigual? O nosso objetivo será compreender e resolver problemas que envolvem a partilha de uma quantidade em partes desiguais.

Aprendendo sobre partilha desigual, vocês estarão desenvolvendo a habilidade de raciocínio lógico e a compreensão de proporções e razões, conceitos que são a base da matemática e têm diversas aplicações, desde preparar uma receita até a divisão de lucros em uma empresa.

Introdução

Para começarmos a entender a partilha desigual, precisamos entender o que são razões e proporções. A razão é uma relação entre duas quantidades, enquanto a proporção é uma igualdade entre duas razões. Por exemplo, se temos uma barra de chocolate que precisa ser dividida entre dois amigos, de forma que um receba o dobro do que o outro, estamos lidando com uma razão.

Outro conceito importante é o de frações. Uma fração é uma forma de representar uma divisão ou uma proporção. No campo da matemática, é muito comum utilizarmos frações para representar uma partilha desigual. Pode ser que em algum momento você tenha que dividir algo em partes que não sejam igualmente grandes. Aí é que entra a partilha desigual.

A disciplina de português também é fundamental para o desenvolvimento do projeto, pois ao final, será necessário elaborar um relatório abordando os principais tópicos do projeto, além de estimular a habilidade de escrita e argumentação.

Atividade Prática: O Tesouro Desigual

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é aplicar o conceito de partilha desigual e razões em um cenário lúdico, que é a divisão de um tesouro entre piratas. Este projeto também servirá para desenvolver habilidades de colaboração em equipe, resolução de problemas, comunicação e gerenciamento de tempo.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo será uma tripulação de piratas que encontrou um tesouro! Contudo, nem todos os piratas contribuíram igualmente para a busca do tesouro, por isso, a partilha deve ser desigual.

Materiais Necessários

  • Papel e lápis para registros e cálculos
  • Réguas para medição
  • Fitas adesivas coloridas
  • Tesouro (pode ser chocolates, balas, objetos pequenos, etc)

Passo a passo do Projeto

  1. Definição das contribuições dos piratas: Cada grupo deve decidir que contribuição cada pirata deu para a busca do tesouro. Pode ser desde quem desenhou o mapa até quem enfrentou o terrível monstro marinho.

  2. Definição das proporções da partilha: Agora, com base nas contribuições que cada pirata deu, o grupo deve definir a proporção da partilha do tesouro. Lembrem-se, a divisão deve ser desigual!

  3. Cálculos matemáticos: Com a proporção definida, os alunos devem calcular a quantidade de tesouro que cada pirata vai receber. Lembrem-se, todos os cálculos devem ser registrados, pois serão importantes para a escrita do relatório final.

  4. Divisão do tesouro: Agora é hora de dividir o tesouro! Utilizem tudo que aprenderam para realizar a divisão de forma justa e proporcional.

  5. Resolução de conflitos: E se algum pirata não estiver feliz com a divisão? O grupo deverá usar seus conhecimentos matemáticos para resolver conflitos e garantir que todos estejam satisfeitos com a partilha.

Entregas do Projeto

Após a realização da prática, o grupo deve redigir um documento no formato de um relatório abordando os quatro tópicos a seguir:

  1. Introdução: O grupo deve introduzir o tema do projeto, explicando a relevância do conceito de partilha desigual e suas aplicações no mundo real.

  2. Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve detalhar a teoria por trás da partilha desigual, explicar a atividade que realizaram, a metodologia utilizada (como decidiram a partilha, quais cálculos usaram, etc) e apresentar os resultados obtidos. É importante também descrever a participação de cada membro do grupo na atividade.

  3. Conclusões: O grupo deve concluir o relatório retomando os pontos principais da atividade, discutindo os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes que utilizaram para desenvolver o projeto. Os recursos recomendados na introdução do projeto podem ser um bom ponto de partida.

Este relatório deve complementar o trabalho prático, consolidando as conexões entre a teoria e a prática, além de desenvolver habilidades de escrita e argumentação dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies