Atividade Prática: Supermercado Matemático
Objetivos do Projeto
Os alunos irão criar um supermercado fictício onde todos os produtos são vendidos em razões e proporções. Este projeto irá:
- Auxiliar os alunos a entender o que é uma razão e uma proporção.
- Auxiliar os alunos a diferenciar razão de proporção.
- Auxiliar os alunos a resolver problemas que envolvam o cálculo de uma razão ou que os números estejam dispostos de maneira proporcional.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá criar um "Supermercado Matemático" onde todos os preços e quantidades dos produtos serão expressos em razões e proporções.
O supermercado deverá ter pelo menos 10 produtos diferentes, com valores e quantidades distintas. Por exemplo, um pacote de arroz pode custar 3 moedas para cada 1kg. Além disso, cada grupo deve propor ao menos 5 problemas envolvendo razões e proporções que os clientes do supermercado poderiam enfrentar.
Materiais Necessários
- Papel branco ou cartolina para desenhar o supermercado e seus produtos.
- Lápis, canetas, e outros materiais para desenhar e colorir.
- Uma calculadora.
Passo a Passo
- Em grupo, pense e discuta sobre quais serão os produtos do supermercado e seus respectivos preços e quantidades.
- Desenhe o supermercado e os produtos.
- Defina as proporções e razões de cada produto.
- Crie problemas habituais de um comprador que envolvam razões e proporções.
- Resolva os problemas propostos.
- Escreva um relatório detalhando o projeto e respondendo aos problemas propostos.
Entregas do Projeto
Além do Supermercado em cartolina, os alunos devem entregar um relatório escrito seguindo essa estrutura:
- Introdução: Explicar o conceito de razões e proporções e sua importância. Contextualizar o projeto, explicando o que é o "Supermercado Matemático" e seu propósito.
- Desenvolvimento: Descrever a criação do supermercado, os produtos escolhidos e suas respectivas proporções e razões. Detalhar os problemas matemáticos propostos e suas resoluções. Discutir os resultados e desafios encontrados durante a resolução dos problemas.
- Conclusão: Retomar os pontos importantes aprendidos durante o projeto, e os resultados obtidos. Refletir sobre como as razões e proporções foram úteis na resolução dos problemas.
- Bibliografia: Listar todas as fontes utilizadas durante o projeto, como livros, sites, vídeos, etc.
Lembre-se que o projeto será avaliado tanto pela precisão matemática quanto pela criatividade e capacidade de trabalhar em grupo.