Entrar

Projeto: Supermercado Matemático

Matemática

Original Teachy

''EF05MA12''

Razões e Proporções

Atividade Prática: Supermercado Matemático

Objetivos do Projeto

Os alunos irão criar um supermercado fictício onde todos os produtos são vendidos em razões e proporções. Este projeto irá:

  • Auxiliar os alunos a entender o que é uma razão e uma proporção.
  • Auxiliar os alunos a diferenciar razão de proporção.
  • Auxiliar os alunos a resolver problemas que envolvam o cálculo de uma razão ou que os números estejam dispostos de maneira proporcional.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá criar um "Supermercado Matemático" onde todos os preços e quantidades dos produtos serão expressos em razões e proporções.

O supermercado deverá ter pelo menos 10 produtos diferentes, com valores e quantidades distintas. Por exemplo, um pacote de arroz pode custar 3 moedas para cada 1kg. Além disso, cada grupo deve propor ao menos 5 problemas envolvendo razões e proporções que os clientes do supermercado poderiam enfrentar.

Materiais Necessários

  • Papel branco ou cartolina para desenhar o supermercado e seus produtos.
  • Lápis, canetas, e outros materiais para desenhar e colorir.
  • Uma calculadora.

Passo a Passo

  1. Em grupo, pense e discuta sobre quais serão os produtos do supermercado e seus respectivos preços e quantidades.
  2. Desenhe o supermercado e os produtos.
  3. Defina as proporções e razões de cada produto.
  4. Crie problemas habituais de um comprador que envolvam razões e proporções.
  5. Resolva os problemas propostos.
  6. Escreva um relatório detalhando o projeto e respondendo aos problemas propostos.

Entregas do Projeto

Além do Supermercado em cartolina, os alunos devem entregar um relatório escrito seguindo essa estrutura:

  1. Introdução: Explicar o conceito de razões e proporções e sua importância. Contextualizar o projeto, explicando o que é o "Supermercado Matemático" e seu propósito.
  2. Desenvolvimento: Descrever a criação do supermercado, os produtos escolhidos e suas respectivas proporções e razões. Detalhar os problemas matemáticos propostos e suas resoluções. Discutir os resultados e desafios encontrados durante a resolução dos problemas.
  3. Conclusão: Retomar os pontos importantes aprendidos durante o projeto, e os resultados obtidos. Refletir sobre como as razões e proporções foram úteis na resolução dos problemas.
  4. Bibliografia: Listar todas as fontes utilizadas durante o projeto, como livros, sites, vídeos, etc.

Lembre-se que o projeto será avaliado tanto pela precisão matemática quanto pela criatividade e capacidade de trabalhar em grupo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies