Contextualização
A língua portuguesa é uma das mais ricas e complexas do mundo, com uma gama variada de regras e exceções. Uma dessas regras se refere à acentuação e tonicidade das palavras. A acentuação é o ato de distinguir a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte em uma palavra, por meio do uso de acentos gráficos. A tonicidade, por outro lado, é a classificação das palavras de acordo com a localização dessa sílaba tônica.
No nosso quotidiano, utilizamos palavras com diferentes acentos e tonicidades. Por isso, é fundamental entender esses conceitos para aprimorar nossa escrita e leitura. A acentuação correta permite que o leitor entenda a intenção do escritor e também ajuda na correta pronúncia das palavras.
Nesse sentido, esse projeto busca desenvolver a capacidade de vocês identificarem e aplicarem corretamente as regras de acentuação e tonicidade em palavras da língua portuguesa. Através de atividades práticas, vocês poderão aprimorar seu conhecimento e habilidades nesses conceitos.
Atividade Prática: "Construindo uma Cidade Acentuada"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é reforçar a compreensão e aplicação das regras de acentuação e tonicidade de palavras na língua portuguesa. Os alunos criarão, em grupo, uma maquete de uma cidade fictícia onde as ruas, bairros, parques, escolas, comércios, etc., devem ser nomeados com palavras que possuam diferentes acentuações e tonicidades.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos se dedicarão à construção de uma maquete que represente uma cidade. Esta cidade deve ser organizada de acordo com acentuação e tonicidade das palavras escolhidas pelos alunos. Por exemplo, todos os nomes de ruas podem ser palavras proparoxítonas, e os nomes dos bairros, paroxítonas.
Os materiais para a criação da maquete podem variar de acordo com a disponibilidade, podendo ser utilizado papel, cartolina, caixa de papelão, materiais recicláveis, massinha, etc. A criatividade é livre para a construção dos edifícios, casas, áreas verdes e outros elementos da cidade.
Materiais Necessários
- Papel ou cartolina para o base da maquete
- Itens recicláveis (caixas de papelão, garrafas pet, etc.)
- Cola, tesoura, fita adesiva
- Canetas coloridas, lápis de cor, tintas
- Palitos de dente (para as placas de nomes)
Passo a Passo
- Formar grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve iniciar discutindo e planejando a estrutura de sua cidade.
- Definir a tonicidade das palavras que serão usadas para os diferentes segmentos da cidade. Ex: oxítonas para escolas, paroxítonas para ruas e proparoxítonas para comércios.
- Recolher os materiais necessários para a construção da maquete.
- Iniciar a construção da maquete, tomando cuidado para que as palavras sejam apropriadamente acentuadas e suas sílabas tônicas devidamente identificadas.
- Ao finalizar, apresentar a maquete para a classe, explicando a estrutura da cidade e a razão para as escolhas das palavras e suas respectivas acentuações e tonicidade.
Entregas do Projeto e Orientações para o Relatório
Ao final do projeto, além da apresentação oral, cada grupo deverá entregar um relatório contendo:
- Introdução: Contextualizando a acentuação e tonicidade das palavras na língua portuguesa, a necessidade de seu aprendizado e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicando o processo de construção da maquete, as escolhas das palavras, tonicidade e onde foram aplicadas na cidade. Deve ser detalhada a metodologia utilizada para a escolha e aplicação das palavras e apresentar os desafios encontrados, bem como as soluções adotadas.
- Conclusões: Retomar os pontos principais do projeto, mencionar os aprendizados obtidos e concluir sobre a aplicação das regras de acentuação na prática no projeto.
- Bibliografia: Indicar os recursos utilizados para a pesquisa teórica e para orientação da atividade prática.
Esse relatório integra e complementa o trabalho prático realizado, propiciando a reflexão sobre o processo de acentuação na língua portuguesa e a importância do trabalho em equipe.