Entrar

Projeto: Imagem Conta História

Português

Original Teachy

Imagens e Palavras

Contextualização

"Imagens e Palavras" é um tema fascinante que nos permite explorar a maneira como nos comunicamos e como interpretamos o mundo ao nosso redor. As palavras são uma maneira abstrata de expressar ideias e sentimentos, enquanto as imagens, como desenhos e fotografias, são representações mais diretas e visuais. Ambos têm profunda importância na comunicação humana e apresentam suas próprias vantagens e desvantagens.

Palavras podem ser incrivelmente precisas e detalhadas, permitindo uma grande precisão na expressão de ideias complexas. Em contrapartida, imagens podem transmitir ideias de forma mais rápida e intuitiva, muitas vezes dispensando o uso da linguagem escrita ou falada.

A interação entre palavras e imagens é um fenômeno diário em nosso cotidiano. Muitas vezes nos comunicamos usando uma combinação de ambos, como em histórias em quadrinhos, livros de imagens, mídias sociais e publicidade. Aqui, palavras e imagens são entrelaçadas de maneira inseparável, cada uma realçando e ampliando o significado da outra.

Este tema é de grande importância porque nos permite entender a variedade de maneiras pelas quais nos comunicamos e interagimos com o mundo. A habilidade de se expressar de forma eficaz, tanto através de palavras quanto de imagens, é crucial em praticamente todos os aspectos da vida. Seja escrevendo um relatório para a escola, criando uma apresentação de slides para um projeto, compartilhando fotos em uma rede social ou interpretando um infográfico em um site de notícias.

O estudo de "Imagens e Palavras" é também uma maneira divertida de explorar a criatividade. Ao trabalhar em projetos que envolvem a criação e interpretação de imagens e palavras, os alunos têm a oportunidade de se expressar de forma criativa e inovadora, aprendendo ao mesmo tempo sobre os princípios da comunicação e da representação visual.

Para a preparação deste projeto, sugerimos os seguintes recursos confiáveis para pesquisa e aprendizado:

  1. Linguagem Verbal e Não Verbal: Aprenda a Diferença
  2. Instituto de Artes da Unicamp - A imagem também conta história
  3. Como as imagens funcionam - Project Zero, Escola de Graduação em Educação, Harvard
  4. TEDx - A picture is worth a thousand words

Atividade Prática

Título da Atividade: "Imagem Conta História"

Objetivo do Projeto:

O objetivo do projeto é explorar a interação entre palavras e imagens, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, escrita, desenho e trabalho em equipe. O projeto está dividido em quatro etapas principais, cada uma focando em um aspecto diferente da relação entre palavras e imagens.

Descrição Detalhada do Projeto:

Etapa 1: A pesquisa

Cada grupo de alunos irá escolher um conto ou fábula da literatura brasileira. Eles devem pesquisar a história, lendo o texto em si e também procurando por diferentes imagens relacionadas ao conto (ilustrações, cartazes, capas de livro, etc.). O objetivo é entender a maneira como a história foi interpretada e representada visualmente por diferentes artistas e designers.

Etapa 2: A escrita

Cada aluno, individualmente, irá escrever um pequeno ensaio sobre o conto escolhido, discutindo a história, as imagens que encontrou e como elas se relacionam com o texto. O ensaio deve abordar a forma como a história é contada através das palavras, como é representada através das imagens, e como as palavras e imagens se complementam.

Etapa 3: O desenho

Em grupo, os alunos irão criar uma série de desenhos contando a história do conto. Os desenhos devem ser baseados na interpretação do grupo, e não apenas uma cópia do que já foi feito. A ideia é representar a história visualmente, tendo como base apenas as palavras do conto.

Etapa 4: A apresentação

Os alunos irão apresentar seu trabalho para a classe, explicando a história que escolheram, mostrando seus desenhos e lendo partes dos ensaios. O objetivo é compartilhar o que aprenderam sobre a interação entre palavras e imagens, e também receber feedback de seus pares e professores.

Materiais Necessários:

Papel, lápis, canetas coloridas, livros de contos, computadores com acesso à internet para pesquisa.

Passo a Passo Detalhado:

  1. Formem grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Escolham um conto da literatura brasileira.

  3. Pesquisem o conto, lendo o texto e procurando por diferentes representações visuais.

  4. Escrevam um pequeno ensaio discutindo a história, as imagens que encontraram e como elas se relacionam com o texto.

  5. Criem uma série de desenhos contando a história, baseando-se em suas interpretações do texto.

  6. Preparem uma apresentação para a classe, explicando a história, mostrando seus desenhos e lendo partes dos ensaios.

  7. Apresentem o trabalho para a classe e recebam feedback.

O projeto deve ser executado ao longo de várias semanas, com cada grupo de alunos tendo a oportunidade de trabalhar tanto dentro quanto fora da sala de aula. Ao final do projeto, cada aluno deve ter contribuído com a escrita do ensaio, a criação dos desenhos e a preparação da apresentação.

Entregáveis do Projeto e Redação do Documento:

Os entregáveis deste projeto serão:

  1. O ensaio escrito, que deverá ser entregue impresso e também em formato digital. O ensaio deverá seguir o formato de um relatório acadêmico, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  2. Os desenhos originais, que serão apresentados para a classe e depois expostos na escola.

  3. A apresentação, que será gravada e guardada como registro do projeto.

Na redação do documento escrito (ensaio), os alunos devem se organizar da seguinte forma:

  • Introdução: Nessa parte, é importante contextualizar o conto escolhido, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo da escrita desse ensaio.

  • Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.

  • Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  • Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os alunos devem estar atentos à correta utilização da linguagem, à clareza das ideias apresentadas, à criatividade e à originalidade, bem como à correta atribuição de créditos e referências.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies