Entrar

Projeto: Maratona de Leitura e Compreensão

Português

Original Teachy

''EF05LP09''

Leitura e Compreensão do Texto

Contextualização

A leitura é uma das ferramentas mais preciosas à disposição da humanidade, ela é o alicerce para o aprendizado e o desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, a leitura e a compreensão de texto são habilidades fundamentais para qualquer pessoa, pois permite que a mesma se exprima, aprenda e interaja com o mundo à sua volta de maneira mais efetiva.

No entanto, a leitura não se resume simplesmente em decodificar símbolos e palavras, ela envolve desde o entendimento literal do que está escrito até a interpretação dos significados ocultos, das ideias subjacentes, dos sentimentos e das intenções dos autores. Para tanto, compreender como os textos são estruturados, como as ideias estão ligadas e como argumentos são construídos se torna essencial.

Sendo assim, desenvolver habilidades de leitura e compreensão é de suma importância na trajetória acadêmica e também na vida fora da escola. Isso inclui entender diferentes gêneros de texto como artigos científicos, romances literários, notícias de jornal, manuais de instrução, informações na web e muitos outros formatos textuais que nos deparamos diariamente.

Aprender a ler e a entender leva tempo e prática, mas a recompensa é imensa. Uma vez que você desenvolve essa habilidade, passa a ter acesso a um espectro muito maior de informações, ideias e perspectivas. Essa competência pode abrir portas para uma melhor compreensão do mundo, para novas oportunidades de emprego e de aprendizado ao longo da vida.

Fontes de estudo confiáveis:

Atividade Prática: Maratona de Leitura e Compreensão

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é incentivar a leitura, promover a compreensão textual e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Será um desafio, em forma de maratona, onde os alunos vão ler, interpretar e apresentar diferentes gêneros textuais.

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e deverão trabalhar em conjunto na leitura e compreensão de quatro gêneros textuais diferentes: 1) Conto; 2) Notícia; 3) Instruções de Jogo e 4) Quadrinhos. Após a leitura e discussão em grupo, eles vão produzir um relatório explicativo sobre cada texto e uma apresentação oral. Esta atividade é planejada para ser realizada em aproximadamente 12 horas, distribuídas ao longo de semanas.

Materiais Necessários

  1. Textos impressos ou digitais dos gêneros propostos.
  2. Cadernos e canetas para anotações.
  3. Material para confecção de slides (opcional).

Passo a passo detalhado para a realização da Atividade

  1. Formação de grupos e apresentação da atividade: Divida os alunos em grupos e explique os objetivos do projeto. Forneça a eles os textos dos gêneros propostos e estabeleça um cronograma para a realização das tarefas.

  2. Leitura e interpretação: Os alunos deverão ler e discutir os textos em grupo. Eles devem identificar as características de cada gênero, tais como: estrutura textual, vocabulário, estilo de escrita, etc.

  3. Elaboração do relatório: Os alunos irão produzir um relatório para cada gênero textual lido, explicando suas características, identificando as conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade. Além disso, eles devem descrever como foi o processo de leitura e interpretação dentro do grupo.

  4. Apresentação oral: Cada grupo fará uma apresentação oral para a turma, explicando as características de cada gênero textual e como foi o processo de leitura e compreensão.

Entrega do Projeto

Os alunos deverão entregar os relatórios e realizar a apresentação oral conforme o cronograma estabelecido. Essas entregas serão ligadas aos gêneros textuais trabalhados e permitem a concretização e avaliação do aprendizado dos conceitos abordados. A redação dos relatórios segue o formato: "Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia", conforme explicado na introdução deste projeto.

Na introdução, contextualizem o trabalho e o objetivo da leitura daquele gênero textual. No desenvolvimento, detalhem a experiência de leitura, as características do gênero textual, o uso das conjunções e a relação entre as partes do texto. Concluam retomando os pontos principais, demonstrando os aprendizados do grupo e as descobertas feitas. E por fim, listem as bibliografias, como livros, páginas da web, vídeos que foram fonte de consulta durante a realização do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies