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Projeto: Biodiversidade: Características | Metodologia Digital | Projeto

Geografia

Original Teachy

'EF06GE11'

Biodiversidade: Características

Objetivos

- Entender a importância da biodiversidade na manutenção dos ecossistemas.

- Reconhecer os diferentes níveis de diversidade: genética, de espécies e ecossistêmica.

- Identificar a interdependência entre os seres vivos e os micro-organismos.

- Explorar ferramentas tecnológicas para estudar, monitorar e preservar a biodiversidade.

- Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração através de projetos digitais e interativos.

Você Sabia?

1. Já ouviu falar que existe um fungo capaz de cobrir uma das maiores áreas contínuas do mundo? Conhecido como ‘Micélio de Oregon’, ele tem mais de 2.400 anos de idade e é considerado o maior organismo vivo do mundo!

2. Sabia que, em um pequeno trecho da floresta amazônica, há mais espécies de árvores que em todos os Estados Unidos? Parece uma verdadeira coleção de figurinhas raras, mas na natureza!

3. A onça-pintada é um predador habilidoso! Esse gato sabe como abrir jacarés e também 'envelhece' a carne de sua presa em árvores, um comportamento que ajuda na digestão.

Contextualizando

 Biodiversidade não é só uma palavra grande e bonita; é o que faz nossa casa um lugar tão incrível e diversificado! Imagine que nosso planeta é como um gigantesco parque de diversões, cheio de diferentes espécies, genética e ecossistêmica. Desde os grandes animais, que sempre vemos em documentários, aos micro-organismos que são como os 'influencers' secretos do planeta! 裂

Por que isso é importante? Imagine só se, de repente, todos os 'posts' do Instagram desaparecessem. Seria um horror, não é? A biodiversidade é mais ou menos como se cada espécie fosse um influencer nessa grande rede chamada Terra, e a perda de uma pode desestruturar todo o 'feed'! 

Mas calma! Não vamos deixar isso acontecer. Aprender sobre a biodiversidade e como preservá-la é essencial para nossa sobrevivência e para o equilíbrio do planeta. Sem falar que existem coisas incríveis para descobrir, como aquele fungo gigante ou a onça-pintada! Bora embarcar nessa jornada digital e descobrir por que a biodiversidade é tão fascinante e importante! 

Atividade 1: Biodiversidade no Meu Bairro: Expedição Digital 

Descrição

O desafio desta atividade é realizar uma 'expedição digital' ao redor do bairro ou da comunidade utilizando tecnologia e ferramentas digitais. O objetivo é investigar e documentar a biodiversidade local, coletando informações sobre a variedade genética, espécies e micro-organismos encontrados na área. A turma, como um todo, será responsável por compilar os dados em um catálogo interativo online, que será acessível para toda a escola e comunidade. Essa é a chance de mostrar ao mundo as riquezas naturais que nos cercam!

Materiais Necessários

-  Celulares ou tablets com câmera

-  Acesso à internet

- 吝 Ferramentas de geolocalização (Google Maps, GeoGebra, etc.)

-  Aplicativos de identificação de espécies (INaturalist, Seek, PictureThis, etc.)

-  Ferramentas de edição (Canva, Adobe Spark, etc.)

Passo a Passo

  • Dividam-se em equipes menores (de acordo com a área de pesquisa) e percorram o bairro ou a comunidade em busca de diversidade biológica utilizando seus celulares ou tablets.
  • Utilizem aplicativos de identificação de espécies para coletar informações sobre diferentes organismos encontrados na região.
  • Tirem fotos e gravem vídeos dos organismos, suas características e os ambientes onde foram encontrados. Anotem a localização exata utilizando ferramentas de geolocalização.
  • Pesquisem sobre a importância dessas espécies para os ecossistemas locais, a diversidade genética e os micro-organismos encontrados.
  • Utilizem plataformas como Canva ou Adobe Spark para criar infográficos e posts destacando suas descobertas.
  • Reúnam todas as informações coletadas e organizem em um catálogo digital. Utilizem sites como Google Sites ou plataformas de blogs para criar um ambiente interativo.
  • Editem um documentário curto, incluindo vídeos e depoimentos sobre as descobertas da expedição. Publiquem nas redes sociais da escola ou do grupo.
  • Apresentem o Catálogo Interativo da Biodiversidade Local para a turma e para a escola, destacando as descobertas e a importância da preservação.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Catálogo Interativo da Biodiversidade Local, uma plataforma digital que compilará todas as informações e descobertas da turma. Este catálogo incluirá: Mapa interativo com pontos de coleta e espécies identificadas Fotos e vídeos dos organismos encontrados e sua descrição Dados de pesquisa referentes à diversidade genética e micro-organismos Infográficos e relatórios sobre a importância da biodiversidade local Um documentário curto sobre a expedição digital O catálogo será disponibilizado online, podendo ser acessado por qualquer pessoa interessada em aprender sobre a biodiversidade local.

Atividade 2: Salve os Biomas: Jornada Virtual pela Diversidade 

Descrição

Nesta atividade, a turma realizará uma jornada virtual para explorar os principais biomas do Brasil e do mundo, utilizando recursos digitais e criando um produto interativo ao final. O objetivo é investigar e documentar as características, a biodiversidade e a importância de cada bioma. A turma será dividida em subgrupos, cada um responsável por pesquisar e criar conteúdo sobre um bioma. Ao final, todo o trabalho será compilado em um site ou blog interativo, permitindo que outras pessoas naveguem por essa incrível jornada pelo mundo natural! 

Materiais Necessários

-  Computadores com acesso à internet

-  Celulares ou tablets

-  Câmeras ou smartphones para fotografar e filmar

-  Google Earth

-  Ferramentas de edição de texto e imagem (Google Docs, Canva, etc.)

-  Aplicativos de edição de vídeo (KineMaster, iMovie, etc.)

-  Mapas físicos ou impressos dos biomas

Passo a Passo

  1. Dividam-se em subgrupos, cada um responsável por pesquisar e criar conteúdo sobre um bioma específico do Brasil ou do mundo. Escolham entre Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Mata Atlântica, Pantanal, tundra, floresta boreal, etc.
  2. Realizem pesquisas extensas sobre o bioma atribuído, coletando informações sobre a flora, a fauna, a diversidade genética e a importância ambiental.
  3. Utilizem ferramentas digitais para compilar e estruturar o conteúdo (textos, imagens, gráficos, vídeos) de maneira clara e atraente. Cada subgrupo deve desenvolver sua página ou seção do site.
  4. Utilizem mapas interativos e ferramentas como Google Earth para visualizar e representar graficamente a distribuição dos biomas e das espécies que habitam essas regiões.
  5. Elaborem vídeos curtos ou documentários sobre o bioma, incluindo entrevistas fictícias ou reais com 'especialistas' locais (podem ser colegas, professores ou figuras públicas).
  6. Criem infográficos e posts para engajar o público, destacando a importância da preservação e propondo ações práticas que qualquer pessoa possa realizar para ajudar na conservação dos biomas.
  7. Editem o conteúdo reunido em um site ou blog interativo. Utilizem plataformas como Google Sites, WordPress ou Wix para construir o site.
  8. Organizem um 'lançamento virtual' do Site Interativo dos Biomas, convidando a escola, a comunidade local ou mesmo público externo (por meio de redes sociais), para explorar o trabalho desenvolvido.
  9. Estimulem a participação e o engajamento do público, promovendo discussões e feedbacks sobre o conteúdo apresentado. Usem ferramentas de blog e fórum para permitir que visitantes e alunos possam compartilhar suas ideias.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Site Interativo dos Biomas, organizado em diferentes páginas ou seções, cada uma dedicada a um bioma específico. O site incluirá: Descrições detalhadas e visuais dos biomas Fotos, vídeos e áudios coletados durante a pesquisa Infográficos e mapas interativos Vídeos e documentários curtos sobre cada bioma Reflexões e dicas práticas sobre a preservação da biodiversidade em cada bioma Um blog ou fórum para discussão de práticas de preservação As contribuições de cada subgrupo estarão integradas e acessíveis em uma única plataforma, permitindo que os visitantes naveguem e aprendam sobre a diversidade biológica em diferentes partes do mundo.

Atividade 3: Conexão Biodiversidade: Caça ao Tesouro Virtual Mundial ️‍♂️列

Descrição

Vamos misturar um pouco de aventura, ciência e tecnologia para criar uma experiência épica de aprendizado! Nesta atividade, iremos realizar uma grande Caça ao Tesouro Virtual por diferentes biomas e ecossistemas do mundo, usando a nossa criatividade e as ferramentas digitais para mapear e explorar a diversidade da vida. O desafio é trabalhar em equipe para descobrir as maravilhas da biodiversidade, compartilhando conhecimentos e emoções em uma grande jornada digital. Vamos nessa? 

Materiais Necessários

-  Computadores ou tablets com acesso à internet

-  Celulares com câmeras

-  Aplicativos de mapas interativos (Google Earth, Maps.me, etc.)

-  Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, Adobe Spark, iMovie, etc.)

-  Caderno ou bloco de notas

- ️ Canetas ou lápis

-  Aplicativos de identificação de espécies (INaturalist, Seek, PictureThis, etc.)

Passo a Passo

  1. Dividam-se em subgrupos, cada um responsável por investigar e mapear um bioma/ecossistema específico do mundo (por exemplo, Floresta Amazônica, Savana Africana, Recifes de Coral na Austrália, etc.).
  2. Preparem seus equipamentos (celulares, tablets, etc.) e verifiquem se todos têm acesso aos aplicativos e materiais necessários.
  3. Utilizem aplicativos de mapas interativos para definir pontos de interesse nos biomas/ecossistemas escolhidos e planejem as rotas de exploração.
  4. Realizem uma pesquisa prévia sobre as características, a biodiversidade e os desafios de conservação dos biomas selecionados. Anotem informações relevantes no caderno ou bloco de notas.
  5. Iniciem a caça ao tesouro virtual, coletando fotos, vídeos e descrições das espécies encontradas. Utilizem aplicativos de identificação de espécies para enriquecer suas observações.
  6. Registrem suas impressões e descobertas no local, gravando videoclipes ou áudios que possam ser editados posteriormente. Não esqueçam de anotar a localização exata utilizando os aplicativos de mapas.
  7. De volta ao 'quartel general', revisem e editem os materiais coletados: vídeos, fotos, descrições, mapas. Usem ferramentas de edição de imagem e vídeo para criar conteúdos atraentes e informativos.
  8. Compilarem todas as descobertas num grande 'Mosaico Digital da Biodiversidade Mundial'. Cada subgrupo deve contribuir com seus insights, infográficos, vídeos e descrições no site ou plataforma escolhida.
  9. Reúnam todas as equipes para revisar e organizar o conteúdo final. Certifiquem-se de que o mosaico seja coerente, rico em detalhes e visualmente atraente.
  10. Finalizem o Mosaico Digital e publiquem online. Promovam um 'Lançamento Virtual', convidando a escola, a comunidade e outros parceiros para explorarem o trabalho realizado, compartilhando os links nas redes sociais da escola e outros meios de comunicação.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um grande Mosaico Digital da Biodiversidade Mundial. Este mosaico será uma plataforma interativa que reunirá as descobertas e análises de cada equipe sobre os diferentes biomas e ecossistemas do planeta. Cada equipe deve criar: Um mapa interativo do bioma/ecossistema investigado, com fotos, vídeos e descrições detalhadas das espécies encontradas. Vídeos curtos ou podcasts apresentando suas descobertas e impressões das expedições digitais. Infográficos e postagens educativas destacando a importância e os desafios de preservar a biodiversidade em cada região. Um relatório final, combinando todas as informações coletadas por cada subgrupo, mostrando uma visão geral sobre a biodiversidade global. O mosaico será publicado e compartilhado online, permitindo que outras escolas, instituições e o público em geral acessem e aprendam com o nosso trabalho!

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