Contextualização
Biodiversidade, do grego "bios", que significa vida, e "diversité", que quer dizer diversidade, refere-se à variedade de vida no nosso planeta. Ela pode ser considerada em vários níveis, desde genes individuais e espécies particulares até as paisagens globais, cada nível inter-relacionado com o outro. A biodiversidade é a característica definidora da vida na Terra, permitindo a existência de diversos ecossistemas com inúmeros tipos de organismos que interagem de maneira complexa.
Temos uma fascinante variedade de formas de vida na Terra, desde as gigantes sequoias vermelhas que alcançam alturas que ultrapassam 100 metros, às minúsculas bactérias que não podem ser vistas a olho nu. A biodiversidade permite que cada organismo desempenhe seu papel único no ecossistema, contribuindo para sua saúde, resiliência e produtividade.
A biodiversidade é essencial para o funcionamento dos ecossistemas e, por sua vez, para a sobrevivência das espécies, incluindo os seres humanos. Os serviços do ecossistema, como a purificação da água, a decomposição dos resíduos, a polinização das plantas, a moderação do clima, entre outros, são diretamente dependentes da biodiversidade.
Vivemos em um mundo rico em biodiversidade, mas essa riqueza está sob ameaça. As atividades humanas têm causado extinções em massa, perda de habitats naturais e mudanças no clima, ameaçando a biodiversidade em uma escala sem precedentes na história do nosso planeta. Portanto, é essencial um entendimento profundo dessa temática, assim como a valorização e a conservação da biodiversidade.
Os recursos abaixo são ótimos pontos de partida para aprofundar seus conhecimentos sobre a biodiversidade:
- O que é biodiversidade? - Toda Matéria
- Biodiversidade - Mundo Educação
- Biodiversidade - Brasil Escola
Atividade Prática: Explorando a Biodiversidade
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo principal a investigação e o entendimento da biodiversidade, das principais ameaças a ela e das possíveis soluções para sua preservação. Além disso, o projeto busca promover a colaboração e a criatividade dos alunos, e instigar um pensamento crítico sobre questões ambientais.
Descrição do Projeto
Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão escolher um ecossistema de sua região ou de interesse para investigar sua biodiversidade. Depois, eles devem realizar pesquisas e coletar informações sobre a diversidade das espécies presentes, as principais ameaças que enfrentam e as soluções propostas para a conservação.
O projeto envolverá disciplinas como Geografia (para entender a localização e as características físicas do ecossistema) e Ciências (para compreender a biodiversidade e suas implicações ecológicas). Deve durar pelo menos doze horas por aluno participante.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet para pesquisa.
- Caderno para anotar os dados pesquisados.
- Câmera ou smartphone para registrar imagens (opcional).
- Lápis e borracha.
Passo a Passo
- Comece escolhendo um ecossistema para o seu grupo investigar. Pode ser um ecossistema local ou algum de maior interesse para o grupo.
- Pesquise sobre a biodiversidade desse ecossistema. Quais as principais espécies que vivem lá? Como elas interagem?
- Pesquise sobre as principais ameaças que essas espécies enfrentam. Elas estão em risco de extinção? Quais as causas?
- Busque por soluções que estejam sendo propostas ou implementadas para proteger essas espécies e preservar a biodiversidade do ecossistema. Pense em soluções criativas que ainda não foram propostas.
- Prepare um relatório abordando todos esses tópicos. O relatório deverá ter uma introdução (contextualizando o tema e o objetivo do projeto), um desenvolvimento (com a teoria, a descrição da atividade, a metodologia utilizada e a discussão dos resultados) e uma conclusão. Inclua também uma bibliografia com todas as fontes consultadas.
Entregas do Projeto
Os alunos devem entregar o projeto completo, incluindo:
- O relatório final, com todos os tópicos mencionados acima claramente desenvolvidos e bem explicados. Este relatório deverá ser redigido pelos alunos, baseado nas atividades realizadas e nas pesquisas feitas.
- Imagens, desenhos ou fotos que ilustrem o relatório e as atividades realizadas, se aplicável.
- Uma apresentação oral para a turma sobre o que aprenderam durante o projeto.
As entregas devem refletir o trabalho em equipe e a colaboração entre os membros do grupo, assim como o entendimento e o aprendizado obtidos ao longo do projeto.