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Projeto: Terra: Placas Tectônicas | Metodologia Digital | Projeto

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Terra: Placas Tectônicas

Objetivos

- Compreender as forças geológicas que atuam na superfície terrestre e como elas são responsáveis pela formação e movimentação das placas tectônicas.

- Identificar e explicar os principais fenômenos naturais associados ao movimento das placas tectônicas, como terremotos e tsunamis.

- Reconhecer a importância de redes sociais e tecnologias digitais na disseminação de informações sobre eventos geológicos e catástrofes naturais.

- Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica, utilizando ferramentas digitais e plataformas de comunicação online.

- Trabalhar em equipe para criar conteúdo digital informativo e atraente, utilizando vídeos, imagens e textos para explicar os conceitos de geologia.

- Aplicar o conhecimento adquirido sobre placas tectônicas e seus efeitos em situações práticas do dia a dia ou em um projeto de intervenção ou prevenção.

Você Sabia?

1. Você sabia que em média a placa tectônica do Pacífico se move na mesma velocidade que suas unhas crescem? Tão curioso quanto assustador, hein!

2. Desconfie se o chão começar a balançar! Nossos amigos felinos e cãezinhos fofos podem ser verdadeiros alertas sísmicos, sentindo os terremotos antes da gente.

3. Além de mexer com terremotos e tsunamis, essas placas tectônicas já aprontaram clássicos como separar a Namíbia e o Brasil, tipo um divórcio geológico!

Contextualizando

Se liga nessa: a crosta terrestre está longe de ser tão estável quanto parece. Ela é composta por enormes placas chamadas de placas tectônicas, que flutuam na camada superior do manto da Terra, que é super quente e se mexe tipo uma intensa panela de pressão cósmica. Essas placas constantemente se movem: umas se chocam, outras se afastam, arrastam uma porção constante de drama e geodrama. Quando essas placas se deslocam, a galera em cima delas sente a fúria da Terra em forma de terremotos, tipo um mega torneio de voleibol em escala geológica. E se a jogada for na água, prepara o barco porque os tsunamis são a bola extra lançada pela natureza! Esses fenômenos não são apenas coisas de documentário. Com seus celulares em mãos e alguns cliques, você pode não só entender como nossos terremotos e tsunamis são “previsíveis,” (nem sempre acertam as previsões, aliás) mas acompanhar ao vivo os movimentos das placas tectônicas. Nos dias de hoje, a geologia não está mais presa a textos chatos e aborrecidos. É pura viagem interativa!

Atividade 1: Detetives Geológicos: Em Busca dos Movimentos da Terra 

Descrição

Que tal se tornar um verdadeiro detetive geológico e descobrir como os movimentos das placas tectônicas moldam nosso planeta? Nesta atividade, vocês trabalharão juntos como um supertime de geólogos para criar um mapa interativo em colaboração com especialistas a fim de desvendar os segredos escondidos sob a superfície da Terra. Vocês vão coletar e analisar dados reais, usar ferramentas digitais para visualizar esses movimentos e, por fim, apresentar suas descobertas de uma maneira incrível que pode incluir vídeos, animações e relatos de especialistas convidados!

Materiais Necessários

- Computadores ou celulares com acesso à internet

- Aplicativos ou sites de mapeamento (ex: Google Earth, USGS Earthquake Map)

- Ferramentas de colaboração online (ex: Google Docs, Padlet)

- Ferramentas de criação de conteúdo digital (ex: iMovie, Canva, Adobe Spark)

- Acesso a especialistas em Geologia (professores, geólogos locais) para entrevistas e orientação (remoto ou presencial, dependendo da disponibilidade)

Passo a Passo

  • Dividam-se em subgrupos com diferentes tarefas: pesquisa de dados, criação de conteúdos digitais, entrevistas com especialistas, e organização e manutenção do mapa interativo.
  • Comecem pela pesquisa de dados sobre placas tectônicas, terremotos e tsunamis. Utilizem fontes confiáveis como sites de geologia, agências sismológicas e instituições de pesquisa.
  • Cada grupo deve reunir as informações coletadas em um documento compartilhado (Google Docs) e analisar criticamente, destacando os dados mais relevantes.
  • Utilizem ferramentas de mapeamento online (ex: Google Earth, USGS Earthquake Map) para identificar os locais de eventos geológicos e coletem imagens de satélite e gráficos de movimentos das placas.
  • Crie conteúdos digitais (vídeos explicativos, animações, infográficos) e depoimentos dos especialistas (caso consigam agendar as entrevistas). Utilizem ferramentas como Canva, iMovie e Adobe Spark.
  • Organizem uma reunião virtual com todos os subgrupos para integrar as diferentes partes do mapa interativo. Decidam juntos como as informações serão adicionadas ao mapeamento online.
  • Montem o mapa interativo com todos os componentes planejados (pins, vídeos, depoimentos, e fóruns de discussão) em uma plataforma de mapeamento online compartilhável.
  • Realizem uma apresentação final para toda a turma, demonstrando o mapa interativo e discutindo as principais descobertas e desafios. Solicitem feedback dos colegas e do professor para eventuais melhorias.
  • Publiquem o link do mapa interativo no Google Classroom ou outra plataforma de estudo para que outras turmas possam também explorar e aprender com o projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade incrível será a criação de um Mapa Interativo dos Movimentos das Placas Tectônicas. Este mapa deve ser hospedado em uma plataforma de mapeamento online e conter as seguintes componentes: Pinos com informações sobre principais terremotos e tsunamis de diferentes regiões do mundo e seus efeitos; Vídeos e animações criados pelos alunos explicando os movimentos das placas tectônicas e os fenômenos associados; Relatórios detalhados de pesquisa embasados em fontes confiáveis (textos, imagens, gráficos); Depoimentos dos especialistas, se for possível entrevistá-los; Fóruns de discussão ou enquetes para interação com o público. O mapa deve ser acessível e interativo, permitindo que outras pessoas aprendam e discutam sobre o tema.

Atividade 2: Geocaching Tectônico: Caça aos Tesouros das Placas Tectônicas 

Descrição

E se aulas de Geografia fossem uma aventura épica de caça ao tesouro? Nesta atividade, vocês se tornarão mestres geocachers em busca de tesouros escondidos nos locais mais emblemáticos do movimento das placas tectônicas. Utilizando tecnologia de coordenadas GPS, sites e aplicativos de geocaching, vocês encontrarão verdadeiros segredos geológicos e, de quebra, promoverão a conscientização sobre a importância de entender os fenômenos naturais e como eles influenciam a sociedade.

Materiais Necessários

- Celulares com GPS e acesso à internet

- Aplicativos de geolocalização e geocaching (ex: GeoCache, GPS Navigation & Maps)

- Ferramentas de criação de conteúdo digital (ex: Canva, iMovie, Adobe Spark)

- Blocos de notas ou aplicativos de anotações digitais

- Ferramentas de comunicação online (ex: Google Meet, Zoom) para colaboração e orientação

- Acesso a materiais de estudo sobre placas tectônicas em texto, vídeo e imagem (livros didáticos, sites de geologia, etc.)

Passo a Passo

  1. Dividam-se em subgrupos para facilitar a organização da caça ao tesouro. Cada subgrupo será responsável por uma etapa específica: planejamento, navegação, documentação e criação de conteúdo.
  2. Comecem realizando uma pesquisa aprofundada sobre placas tectônicas, terremotos e tsunamis, utilizando materiais de estudo recomendados - livros, sites, vídeos. Criem um documento compartilhado (Google Docs) para centralizarem as informações.
  3. Use o Google My Maps para criar um mapa inicial de planejamento. Adicionem marcos de referência como locais geológicos, pontos turísticos ou áreas conhecidas por atividades sísmicas. Será baseado nessas informações que os pontos de geocaching serão definidos.
  4. Planejem os pontos de geocaching no mapa. Cada ponto deve estar relacionado a um fenômeno geológico específico (ex.: linha de subducção, falha transformante), e cada subgrupo será responsável por definir e documentar um ou mais pontos considerados mais interessantes.
  5. Escolham os aplicativos de geocaching que usarão. Pesquisem os pontos de geocaches existentes (se necessário, criem alguns próprios), e comuniquem-se entre os subgrupos para garantir que haja uma boa distribuição geográfica dos pontos de caça.
  6. Explore a área mapeada, registrando as coordenadas de GPS dos pontos de geocaching. Em cada ponto, realizem uma atividade específica associada ao fenômeno (ex.: medir e anotar diferenças de relevo, gravar vídeos explicativos sobre o local).
  7. Documentem todas as descobertas e apresentem-nas ao completar cada ponto de geocaching. Utilizem ferramentas digitais como Canva, iMovie ou Adobe Spark para criar relatórios visuais e atrativos contendo fotos, vídeos, gráficos e explicações detalhadas.
  8. Realizem reuniões periódicas online para compartilhar o progresso de cada subgrupo, discutir descobertas e eventuais dificuldades, e planejar os próximos passos.
  9. Integrem todo o material coletado e criem o Mapa Interativo de Geocaching completo. Adicionem descrições, links para os relatórios criados, e interações visuais (ex.: hiperlinks, pop-ups) que facilitem a exploração do mapa.
  10. Apresentem o Mapa Interativo final na aula, permitindo que toda a turma e, se possível, outras turmas e a comunidade escolar, interajam com ele. Preparem-se para discutir as descobertas, resolver possíveis dúvidas e colaborar com o feedback recebido.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade épica será um Mapa Interativo de Geocaching, incrível e recheado de descobertas! O mapa deve ser criado em uma plataforma acessível a todos, como Google My Maps, e incluir: Pontos de geocaching (definidos pelo grupo) nos quais serão registradas as descobertas geológicas; Fotos e vídeos dos tesouros encontrados nos locais; Descrições detalhadas sobre os fenômenos geológicos observados, bem como explicações sobre placas tectônicas e seus efeitos; Relatórios em formato digital mostrando a trajetória do geocaching, as surpresas encontradas e as lições aprendidas. E, claro, muitas pitadas de criatividade e interatividade para envolver todos os exploradores.

Atividade 3: Placas Tectônicas em Ação: Cinegeologia Digital 

Descrição

Sabe os filmes que misturam ação, aventura e um pouquinho de ficção científica? Que tal criar um assim, mas com um detalhe inovador: tudo baseado em fatos reais e científicos? Nesta missão, vocês vão trabalhar juntos para realizar um curta-metragem interativo sobre as placas tectônicas e os fenômenos geológicos associados a elas. Vocês serão produtores, roteiristas, atores e especialistas, e a ideia é criar uma obra que explique tudo sobre o movimento das placas de uma forma super dinâmica e, claro, muito divertida. Vamos usar a criatividade e as ferramentas digitais para contar essa história de maneira incrível!

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera para filmagem

- Computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição de vídeo (ex: iMovie, Adobe Premiere Rush)

- Aplicativos de criação de artes gráficas (ex: Canva, Adobe Spark)

- Ferramentas de nuvem para compartilhamento e edição colaborativa (ex: Google Drive, OneDrive)

- Acesso a materiais de estudo sobre placas tectônicas e fenômenos geológicos (livros, sites, etc.)

Passo a Passo

  1. Dividam-se em subgrupos para facilitar a organização. Cada subgrupo ficará responsável por parte da produção do curta-metragem: roteiro, filmagem, edição, design e pesquisa.
  2. Pesquisem sobre placas tectônicas, terremotos e tsunamis utilizando materiais confiáveis. Criem um documento compartilhado no Google Drive para reunir todas as informações, garantindo que o conteúdo seja preciso e completo.
  3. Desenvolvam um roteiro para o curta-metragem, dividindo-o em cenas que expliquem de forma clara e interessante os conceitos de geologia. Cada subgrupo deve ser responsável por criar um bloco do roteiro.
  4. Realizem reuniões online para discutir o roteiro e fazer ajustes necessários. Utilizem ferramentas como Google Meet para garantir que todos estejam alinhados.
  5. Planejem as filmagens definindo os locais, papéis dos integrantes e equipamentos necessários. Instruam-se sobre técnicas básicas de filmagem para garantir que as cenas saiam com qualidade.
  6. Filmem as cenas conforme o roteiro. Acionem a criatividade e contem com a participação de todos para atuar, dirigir e captar áudio e vídeo.
  7. Editem o material filmado utilizando aplicativos de edição de vídeo. Adicionem animações, gráficos e qualquer outro elemento que torne o vídeo mais dinâmico e interessante.
  8. Realizem uma seção de revisão com toda a turma para assistir ao material bruto e definir ajustes a partir do feedback recebido.
  9. Finalizem a edição do vídeo, integrando todas as cenas e elementos gráficos. O objetivo é que o curta-metragem tenha boa qualidade técnica e seja informativo e envolvente.
  10. Publiquem o vídeo em uma plataforma de streaming (YouTube, Google Drive) e compartilhem o link no Google Classroom para que todos possam assistir o vídeo final e deixar seus comentários.
  11. Realizem uma sessão de feedback 360°, onde cada aluno deve receber e dar feedback sobre todo o processo, incluindo pontos fortes, sugestões de melhoria e como o trabalho em equipe pode evoluir.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável dessa missão épica será um Curta-Metragem Interativo sobre a dinâmica das placas tectônicas e seus efeitos. Vocês devem criar um vídeo em formato de documentário, com duração de 10 a 15 minutos, que aborde os seguintes pontos: Introdução ao conceito de placas tectônicas; Explicação sobre os principais movimentos das placas e os fenômenos naturais associados; Descrição detalhada das regiões mais afetadas pelos terremotos e tsunamis; Entrevistas (fictícias ou reais, se possível) com especialistas e sobreviventes de fenômenos geológicos; Exemplos de notícias recentes e a relevância dos dados coletados nos dias de hoje. O vídeo deve ter uma edição dinâmica, com inserção de gráficos, animações e elementos visuais interativos que tornem a experiência de aprendizado mais envolvente. O curta-metragem deverá ser publicado em uma plataforma de streaming (ex: YouTube, Google Drive), e o link compartilhado no Google Classroom para que todos possam assistir e discutir posteriormente.

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