Contextualização
O tempo é uma parte fundamental de nossas vidas, permitindo que nos organizemos, façamos planos e estabeleçamos uma sequência de eventos. No entanto, o tempo é também uma construção sociocultural complexa que desempenha um papel vital em nossa compreensão do mundo.
Na História, o conceito de Tempo Histórico é um dos principais pilares. Através dele, conseguimos organizar e entender os eventos passados, enxergando suas ligações com nosso presente e pensando as possibilidades de futuro. O Tempo Histórico não é linear, como muitos podem pensar, mas é repleto de idas e vindas, avanços e retrocessos, continuidades e rupturas.
Assim, dividimos a História em eras, períodos e momentos, cada um marcado por suas particularidades e eventos importantes. No entanto, essas divisões não são rígidas ou absolutas: elas são criações humanas projetadas para nos ajudar a entender e interpretar o passado.
Neste projeto, vamos explorar a noção de Tempo Histórico, investigando seu papel na forma como entendemos o nosso passado e como isso afeta a maneira como encaramos o presente e planejamos o futuro. Esse é um assunto crucial que diz respeito a todas as nossas vidas, já que todos nós somos atores na História, contribuindo para a tapeçaria cada vez mais complexa do desenvolvimento humano.
A compreensão do Tempo Histórico é essencial não apenas para entendermos o nosso passado, mas também para que possamos tomar decisões mais informadas no presente e no futuro. Ao entendermos que o tempo não é homogêneo, mas sim pontuado por momentos de ruptura e continuidade, podemos começar a questionar e explorar a maneira como a História é contada e interpretada.
Atividade Prática
Título da Atividade: Cronologia em Cartaz
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda do conceito de Tempo Histórico, exercitando sua habilidade de traçar e entender cronologias e perceber as rupturas e continuidades em um dado período histórico.
Descrição do Projeto
Neste projeto, os grupos de alunos (3 a 5 integrantes) irão criar um cartaz ilustrado representando a cronologia de um período histórico específico. Este cartaz deve incluir os eventos mais marcantes do período escolhido, bem como as suas principais rupturas e continuidades.
Materiais Necessários
- Cartolina ou outro material semelhante para a base do cartaz
- Canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera etc.
- Cola e tesoura
- Imagens impressas ou desenhadas para ilustrar os eventos (opcional)
- Papel A4 para a composição do relatório.
Passo a Passo da Atividade
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo escolherá um período histórico para ser representado no cartaz, por exemplo, a Idade Média ou a Revolução Industrial.
- Pesquisem sobre o período histórico escolhido, identificando os eventos mais relevantes e as principais rupturas e continuidades que marcaram essa era.
- Utilizando a cartolina e os materiais de desenho e pintura, desenhem uma linha do tempo e representem os eventos escolhidos ao longo dela, indicando sua posição relativa no tempo e sua importância para o período em questão.
- Junto a cada evento, escrevam uma breve descrição, destacando sua importância e a forma como representou uma ruptura ou continuidade na História.
- Finalizem o cartaz com um título que represente o período histórico e a visão do grupo sobre o Tempo Histórico.
Esse projeto deve levar aproximadamente duas a quatro horas por aluno para ser concluído, sendo a distribuição do tempo de acordo com o planejamento do grupo. O prazo de entrega é de uma semana.
As Entregas do Projeto
Ao final deste projeto, cada grupo deverá entregar:
- O cartaz ilustrado e descritivo sobre o período histórico escolhido.
- Um relatório escrito sobre o projeto.
O relatório deve seguir o seguinte formato:
Introdução
Deve conter uma contextualização do projeto, a relevância de se estudar o tema do Tempo Histórico e um resumo dos objetivos do projeto.
Desenvolvimento
Os alunos devem explicar a teoria por trás da noção de Tempo Histórico, como eles a utilizaram para escolher e representar os eventos em seu cartaz e como realizaram o trabalho em equipe. Devem, ainda, apresentar e discutir os resultados obtidos, ou seja, as descobertas e conclusões que chegaram ao estudar o período histórico e ao criar o cartaz.
Conclusão
Os alunos deverão reunir os principais pontos trabalhados, expondo o que aprenderam com o projeto, retomando os objetivos e os resultados obtidos. Neste tópico, é importante ressaltar as habilidades desenvolvidas durante a execução do projeto, como colaboração, gerenciamento de tempo, pensamento crítico, entre outros.
Bibliografia
Por fim, os alunos devem listar todas as fontes utilizadas para a pesquisa e estudo do período histórico escolhido, como livros, artigos, sites, vídeos, etc., seguindo o formato adequado para citações bibliográficas.