Entrar

Projeto: Cronologia em Cartaz

História

Original Teachy

'EF06HI01'

Tempo Histórico

Contextualização

O tempo é uma parte fundamental de nossas vidas, permitindo que nos organizemos, façamos planos e estabeleçamos uma sequência de eventos. No entanto, o tempo é também uma construção sociocultural complexa que desempenha um papel vital em nossa compreensão do mundo.

Na História, o conceito de Tempo Histórico é um dos principais pilares. Através dele, conseguimos organizar e entender os eventos passados, enxergando suas ligações com nosso presente e pensando as possibilidades de futuro. O Tempo Histórico não é linear, como muitos podem pensar, mas é repleto de idas e vindas, avanços e retrocessos, continuidades e rupturas.

Assim, dividimos a História em eras, períodos e momentos, cada um marcado por suas particularidades e eventos importantes. No entanto, essas divisões não são rígidas ou absolutas: elas são criações humanas projetadas para nos ajudar a entender e interpretar o passado.

Neste projeto, vamos explorar a noção de Tempo Histórico, investigando seu papel na forma como entendemos o nosso passado e como isso afeta a maneira como encaramos o presente e planejamos o futuro. Esse é um assunto crucial que diz respeito a todas as nossas vidas, já que todos nós somos atores na História, contribuindo para a tapeçaria cada vez mais complexa do desenvolvimento humano.

A compreensão do Tempo Histórico é essencial não apenas para entendermos o nosso passado, mas também para que possamos tomar decisões mais informadas no presente e no futuro. Ao entendermos que o tempo não é homogêneo, mas sim pontuado por momentos de ruptura e continuidade, podemos começar a questionar e explorar a maneira como a História é contada e interpretada.

Atividade Prática

Título da Atividade: Cronologia em Cartaz

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda do conceito de Tempo Histórico, exercitando sua habilidade de traçar e entender cronologias e perceber as rupturas e continuidades em um dado período histórico.

Descrição do Projeto

Neste projeto, os grupos de alunos (3 a 5 integrantes) irão criar um cartaz ilustrado representando a cronologia de um período histórico específico. Este cartaz deve incluir os eventos mais marcantes do período escolhido, bem como as suas principais rupturas e continuidades.

Materiais Necessários

  • Cartolina ou outro material semelhante para a base do cartaz
  • Canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera etc.
  • Cola e tesoura
  • Imagens impressas ou desenhadas para ilustrar os eventos (opcional)
  • Papel A4 para a composição do relatório.

Passo a Passo da Atividade

  1. Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo escolherá um período histórico para ser representado no cartaz, por exemplo, a Idade Média ou a Revolução Industrial.
  2. Pesquisem sobre o período histórico escolhido, identificando os eventos mais relevantes e as principais rupturas e continuidades que marcaram essa era.
  3. Utilizando a cartolina e os materiais de desenho e pintura, desenhem uma linha do tempo e representem os eventos escolhidos ao longo dela, indicando sua posição relativa no tempo e sua importância para o período em questão.
  4. Junto a cada evento, escrevam uma breve descrição, destacando sua importância e a forma como representou uma ruptura ou continuidade na História.
  5. Finalizem o cartaz com um título que represente o período histórico e a visão do grupo sobre o Tempo Histórico.

Esse projeto deve levar aproximadamente duas a quatro horas por aluno para ser concluído, sendo a distribuição do tempo de acordo com o planejamento do grupo. O prazo de entrega é de uma semana.

As Entregas do Projeto

Ao final deste projeto, cada grupo deverá entregar:

  1. O cartaz ilustrado e descritivo sobre o período histórico escolhido.
  2. Um relatório escrito sobre o projeto.

O relatório deve seguir o seguinte formato:

Introdução

Deve conter uma contextualização do projeto, a relevância de se estudar o tema do Tempo Histórico e um resumo dos objetivos do projeto.

Desenvolvimento

Os alunos devem explicar a teoria por trás da noção de Tempo Histórico, como eles a utilizaram para escolher e representar os eventos em seu cartaz e como realizaram o trabalho em equipe. Devem, ainda, apresentar e discutir os resultados obtidos, ou seja, as descobertas e conclusões que chegaram ao estudar o período histórico e ao criar o cartaz.

Conclusão

Os alunos deverão reunir os principais pontos trabalhados, expondo o que aprenderam com o projeto, retomando os objetivos e os resultados obtidos. Neste tópico, é importante ressaltar as habilidades desenvolvidas durante a execução do projeto, como colaboração, gerenciamento de tempo, pensamento crítico, entre outros.

Bibliografia

Por fim, os alunos devem listar todas as fontes utilizadas para a pesquisa e estudo do período histórico escolhido, como livros, artigos, sites, vídeos, etc., seguindo o formato adequado para citações bibliográficas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies