Entrar

Projeto: Cognatos e False Friends: Uma Jornada Linguística

Inglês

Original Teachy

'EF06LI08'

Palavras Cognatas e False Friends

Contextualização

Introdução teórica

No estudo da língua inglesa, é comum depararmo-nos com palavras que se parecem muito com as palavras em português, seja na escrita ou na pronúncia. Essas palavras são chamadas de cognatas. As palavras cognatas são palavras que possuem a mesma origem etimológica e, portanto, tendem a ser semelhantes em diferentes línguas.

Há, no entanto, um conjunto de palavras que, embora se pareçam com palavras do português, têm um significado completamente diferente. Essas palavras são chamadas de "false friends" ou falsos amigos. São palavras que, ao primeiro olhar, podem parecer conhecidas, mas que podem levar a interpretações incorretas caso não se tenha conhecimento de seu verdadeiro significado.

Portanto, o estudo de palavras cognatas e falsos amigos é fundamental para o desenvolvimento da competência linguística na língua inglesa, proporcionando um melhor entendimento e interpretação de textos e diálogos.

Contextualização prática

A habilidade de identificar palavras cognatas e false friends é muito importante não apenas para aprimorar a compreensão em inglês, mas também para evitar mal-entendidos. Por exemplo, ao ler um jornal em inglês, podemos nos deparar com palavras que parecem familiares, mas que na verdade têm um significado completamente diferente. Saber diferenciar os cognatos dos false friends nos ajudará a entender melhor e interpretar corretamente o conteúdo lido.

Além disso, este conhecimento é essencial para aqueles que desejam estudar, trabalhar ou viajar para países de língua inglesa. É uma ferramenta valiosa para a comunicação efetiva e precisa, evitando possíveis situações embaraçosas causadas por mal-entendidos.

Atividade Prática

Título: "Cognatos e False Friends: Uma Jornada Linguística"

Objetivo

O objetivo deste projeto é aprofundar a compreensão dos alunos sobre palavras cognatas e false friends no idioma inglês, desenvolvendo ao mesmo tempo suas habilidades de pesquisa, de trabalho em equipe e de comunicação.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo receberá uma lista de palavras em inglês. As listas incluirão palavras cognatas e false friends. Os alunos terão de investigar cada palavra, determinar se é um cognato ou um false friend, e fornecer uma explicação adequada para a sua escolha.

Em seguida, os grupos deverão produzir um "Dicionário de Cognatos e False Friends", que incluirá todas as palavras da lista juntamente com suas definições tanto em inglês como em português e uma explicação sobre por que são cognatos ou false friends.

Este projeto será realizado ao longo de um período de um mês, e cada aluno deverá dedicar entre cinco a dez horas de trabalho individual.

Materiais Necessários

  1. Listas de palavras em inglês (fornecidas pelo professor)
  2. Acesso à Internet para pesquisa
  3. Papel e caneta para anotações
  4. Software de processamento de texto (como o Microsoft Word ou Google Docs) para a produção do dicionário.

Passo a Passo

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Forneça a cada grupo uma lista de palavras em inglês.
  3. Peça aos alunos para investigar cada palavra, identificando se é um cognato ou um false friend.
  4. Os alunos devem registrar suas descobertas, anotando a definição de cada palavra em inglês e em português, e uma explicação de por que a palavra é um cognato ou um false friend.
  5. Cada grupo deve compilar suas descobertas em um "Dicionário de Cognatos e False Friends".
  6. Ao final do período de um mês, cada grupo deve apresentar seu dicionário ao professor e à classe. Eles devem estar preparados para explicar suas escolhas e responder a quaisquer perguntas.

Entregas

Cada grupo deve entregar:

  1. O "Dicionário de Cognatos e False Friends", que deve incluir todas as palavras da lista, suas definições em inglês e português, e uma explicação de por que a palavra é um cognato ou um false friend.
  2. Um relatório escrito que inclua:

a) Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema, explicitar sua relevância e aplicação no mundo real, e explicar o objetivo deste projeto.

b) Desenvolvimento: Os alunos devem detalhar a teoria por trás dos conceitos de palavras cognatas e false friends, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia que utilizaram para a pesquisa e apresentar e discutir os resultados obtidos.

c) Conclusão: Os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

d) Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes que utilizaram para realizar a pesquisa, como livros, páginas da internet, vídeos, etc.

e) A apresentação do dicionário e do relatório para a classe deve ser parte das entregas finais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies