Contextualização
A escola é um espaço essencial para nosso crescimento e desenvolvimento enquanto indivíduos. É lá que passamos boa parte de nossa infância e juventude, aprendendo não apenas disciplinas acadêmicas, mas também sobre a vida, amizade, cooperação e várias outras habilidades e valores. Além disso, a escola é uma parte fundamental de nossa comunidade, um lugar onde pessoas de diferentes culturas, crenças e experiências se encontram e compartilham saberes.
O tema "Escola e lugares da comunidade" é importante, pois nos ajuda a entender melhor o papel da escola em nosso ambiente social. Além do fato de que, compreender os diferentes papéis que esses locais desempenham na vida das pessoas pode nos ajudar a melhorar nossas relações interpessoais e senso de responsabilidade cívica.
Introdução
Para entender como a escola e outros lugares da comunidade se inter-relacionam, é fundamental que aprendamos sobre nossa comunidade em um nível mais amplo. Onde fica nossa escola em relação a outros lugares importantes na comunidade? Que tipos de atividades acontecem nesses lugares? Como as pessoas interagem nesses espaços e quais papéis elas desempenham?
A escola não é apenas um lugar onde estudamos, mas também um lugar onde jogamos, comemos, fazemos arte e música, celebramos eventos especiais e muito mais. Da mesma forma, nossa comunidade não é apenas o lugar onde moramos. É também onde nos divertimos, trabalhamos, compramos coisas que precisamos, encontramos amigos e familiares, e participamos de eventos culturais e comunitários.
Para que possamos aprender mais sobre a nossa escola e comunidade, e como elas se inter-relacionam, desenvolvemos um projeto divertido e interativo. Este projeto não só irá nos ajudar a explorar e entender melhor nosso ambiente local, mas também nos permitirá praticar nosso conhecimento da língua inglesa.
Atividade Prática
Título da atividade: "Community Map Project"
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é que os estudantes criem um mapa em inglês da comunidade ao redor da escola. Isso incluirá a escola, suas dependências e os principais lugares da comunidade que são de importância para os alunos. Os estudantes utilizarão o inglês para anotar e descrever cada um desses lugares.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá a tarefa de visitar diferentes partes da escola e da comunidade, coletar informações e em seguida, desenhar, anotar e apresentar um mapa detalhado da comunidade em inglês.
Materiais necessários
Para a realização deste projeto, os grupos precisarão de:
- Papel grande para desenhar o mapa
- Lápis de cor ou marcadores
- Canetas
- Régua
- Internet ou biblioteca para pesquisa
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
1. Planejamento e discussão (1 hora)
Os grupos devem primeiro discutir e planejar as partes da escola e da comunidade que desejam incluir em seu mapa. Cada membro do grupo deve sugerir pelo menos um lugar e justificar sua importância.
2. Coleta de informações (1 hora)
Em seguida, os alunos sairão a campo para coletar informações sobre esses locais. Eles devem fazer anotações sobre as características físicas, atividades que ocorrem lá, pessoas que costumam frequentar o lugar, etc.
3. Desenho do mapa (1-2 horas)
Após coletarem todas as informações, os alunos voltarão à sala de aula e começarão a desenhar o mapa. Eles devem representar cada lugar de maneira clara e adicionar detalhes com base nas informações coletadas.
4. Anotações e descrições (1 hora)
Uma vez que o desenho do mapa esteja completo, os alunos precisarão rotular cada lugar em inglês e escrever uma breve descrição também em inglês. Eles podem incluir informações como o nome do lugar, o que geralmente acontece lá, quem o frequenta, etc.
5. Preparação da apresentação (1 hora)
Finalmente, os alunos prepararão uma apresentação em inglês para compartilhar seu mapa e as informações coletadas com a classe.
Entregas do Projeto
Os grupos devem entregar o seguinte:
1. O Mapa da Comunidade: Este será desenhado à mão e anotado em inglês. Deve ser claro, legível e colorido, representando com precisão a comunidade ao redor da escola.
2. Apresentação em inglês: Cada grupo fará uma apresentação em inglês para a classe, compartilhando o que aprenderam sobre a comunidade e a escola. Esta deve durar cerca de 10 minutos.
3. Documento escrito: Após a apresentação, os alunos devem fazer um relatório escrito em inglês sobre o projeto.
- Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
- Em desenvolvimento, os alunos devem explicitar a teoria por trás do tema central do projeto (a importância da escola e da comunidade na formação do indivíduo, por exemplo), explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos durante a performance da atividade.
- Na conclusão, os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.