Entrar

Projeto: Rotinas e Informações Pessoais | Metodologia Digital | Projeto

Inglês

Original Teachy

'EF06LI05'

Rotinas e Informações Pessoais

Objetivos

- Revisar e consolidar o vocabulário relacionado a rotinas diárias e informações pessoais.

- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita através de atividades práticas e interativas.

- Fomentar a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.

- Incentivar o uso de tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem.

Você Sabia?

1.Sabia que? A rainha Elizabeth II acorda com uma taça de chá! Será que ela também fica viciada nas lives de gatinhos às 3 da manhã? 

2.Curiosidade de outro mundo! Os astronautas na ISS têm rotinas superorganizadas, até para ir ao banheiro! Já imaginou se seu dia fosse regido por uma lista tipo 'preciso fazer isso na gravidade zero'? 

3. ‍ Fato digital! Os Youtubers mais famosos têm rotinas como: criar conteúdo, editar vídeos, e... adivinha? Jogar videogame! E aí, será que a próxima estrela das redes está na nossa turma? 

Contextualizando

 Prontos para uma jornada superinterativa e digital? Nossos videomakers, influencers e gênios da programação! Vamos embarcar juntos no universo riquíssimo das rotinas e informações pessoais, só que com um toque de criatividade e tecnologia! 

Vocês já devem ter ouvido falar de influenciadores digitais e redes sociais, certo? Que tal criarmos nosso próprio influenciador, jogos divertidos e até uma novela digital? 朗 E tem mais: vamos usar essas ferramentas para aprender inglês de uma maneira superdivertida!

Imagine só: vocês serão mestres da criação de conteúdo digital, detalhando rotinas, hobbies e informações pessoais, tudo em inglês! ️ Do astronauta que conta piadas enquanto escova os dentes à celebridade fashion que compartilha seu segredo de beleza, serão muitas histórias que vão envolver nossas vidas diárias e o universo das redes. Prontos para mergulhar nessa? #InsiraOCoolComentarMemeFamoso ️‍♂️️‍♀️

Atividade 1: Rotinas ao Redor do Mundo 

Descrição

Que tal descobrir e compartilhar as rotinas diárias de pessoas reais de diferentes partes do mundo? ️六‍‍ Nesta atividade, vamos mergulhar em culturas distintas para entender como as rotinas diárias podem variar, até aprofundar nossos diálogos em inglês. Vocês vão criar um documentário digital coletando informações de pessoas reais sobre suas rotinas. Este projeto irá desenvolver habilidades linguísticas, de pesquisa e digitais, tudo isso de forma superdivertida! Get ready to dive into the multicultural world of daily routines!

Materiais Necessários

- Celular, computador ou tablet com acesso à internet

- Ferramentas de criação digital (Canva, Google Slides, PowerPoint)

- Gravador de voz/áudio (pode ser o próprio celular)

- Microfone (caso seja necessário, qualquer microfone simples resolve)

- Plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram)

- Software de edição de vídeo (como iMovie, Windows Movie Maker, ou editor de vídeo do Facebook ou Instagram)

- Plataformas para colaboração (Google Drive, Microsoft Teams, Zoom)

Passo a Passo

  • Pesquisa Inicial: Comece dividindo a turma em equipes e peça a cada equipe para escolher um país para focar. A pesquisa inicial deve envolver informações gerais sobre o país escolhido e suas culturas específicas relacionadas a rotinas e informações pessoais (dica: façam uma checklist do que precisam saber sobre rotinas e como esse tema funciona no contexto da cultura escolhida).
  • ️ Contato e Entrevistas: Depois de ter pesquisado informações básicas, vamos entrar em ação! Cada equipe deve buscar pessoas que possam colaborar com o projeto, seja amigos, familiares, ou contatos online de outras partes do mundo via redes sociais. A entrevista pode ser feita por meio de gravação de áudio ou vídeo (dica: apresente um questionário com perguntas sobre a rotina diária da pessoa).
  • Criação de Conteúdo: Com as entrevistas feitas, é hora de criar! Os alunos devem editar os conteúdos das entrevistas e complementar com imagens, edição de vídeos, sons e outros recursos visuais que ajudem a enriquecer o documentário de forma criativa (dica: utilize suas ferramentas digitais favoritas para montar um material bem interessante!) 
  • ✍️ Produção dos Subtítulos e Textos: Os alunos devem transcrever as falas das entrevistas e traduzir para o inglês. Além disso, cada vídeo deve ter uma introdução e uma conclusão contextualizando o material coletado e fazendo paralelos com suas próprias rotinas e costumes.
  • ️ Edição Final: Revisão de todo o material compilado, ajustes finos e polimento! Cada grupo revisa sua parte para garantir que tudo está coerente, bem organizado e gramaticalmente correto.
  • Apresentação Interativa: Organize uma sessão sincronizada de apresentação online onde cada grupo apresentará sua parte, contextualizando o país e a rotina estudada, compartilhando os pontos fortes do vídeo e os desafios encontrados.
  • Postagem e Entrega: Após a apresentação, faça os ajustes finais, escolha a melhor plataforma para publicação do documentário (Google Drive, YouTube) e compartilhe o link com o professor para a avaliação.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável dessa atividade será um documentário digital criado pela nossa turma, reunindo informações de rotinas diárias de pessoas de diferentes partes do mundo, tudo isso sendo apresentado em inglês. O documento estará dividido em segmentos de vídeo, com cada parte do documentário detalhando as rotinas de uma pessoa específica, em um contexto cultural diverso. Cada parte do vídeo deve incluir:

1. Introdução da pessoa entrevistada e seu contexto cultural 2. Descrição detalhada das rotinas diárias (ex: acordar, café da manhã, trabalho/escola, atividades de lazer) 3. Reflexões comparativas sobre as diferenças e similaridades das rotinas com a nossa

O documentário deve ser montado de forma coesa e incluir transições suaves entre os segmentos. Além disso, os alunos devem criar uma introdução e uma conclusão para o documentário, contextualizando e apresentando a atividade como uma reflexão cultural e linguística. O documentário deve ser publicado em uma plataforma online acessível (como Google Drive ou YouTube) e o link deve ser compartilhado com o professor para a avaliação final.

Atividade 2: Super Grupo de Estudo + Reality Show: Missão Rotinas Globais! 

Descrição

Vocês estão prestes a participar de uma jornada incrível que mistura estudo, diversão e muita criatividade! Nessa atividade, criaremos o 'Reality Show: Missão Rotinas Globais'. Mas calma aí, é um reality show com um toque educativo!  Cada grupo será responsável por investigar, gravar e compartilhar as rotinas diárias de pessoas reais, com a missão de criar o melhor reality show educativo sobre como as pessoas vivem ao redor do mundo. O objetivo é produzir um programa completo em inglês, cheio de informação interessante e culturalmente rica. Prontos para mostrar seus talentos de pesquisa, apresentação e edição? ⭐

Materiais Necessários

- Celulares, computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramentas de criação digital (Canva, Google Slides, PowerPoint)

- Microfones (caso seja necessário, qualquer microfone simples resolve)

- Plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube)

- Google Forms (para coletar questionários)

- Software de edição de vídeo (como iMovie, Windows Movie Maker, ou editor de vídeo do Facebook ou Instagram)

- Plataformas para colaboração (Google Drive, Microsoft Teams, Zoom)

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Cada grupo (ou equipe) deve decidir quais países irão investigar e documentar as rotinas diárias.
  2. Pesquisa Inicial: Pesquisem sobre o país escolhido. Identifiquem aspectos culturais e peguem uma visão geral das rotinas diárias.

Dicas: Vejam vídeos de imigrantes que vivem no país desejado. Documentários serão muito úteis para entender a rotina. Usem ferramentas como o Google Maps para estudar a distribuição urbana e rural. 3.  Elaboração de Questionário: Crie um Google Formulário para trazer perguntas que serão usadas na pesquisa das rotinas de uma pessoa real. 4.  Contato e Entrevistas: Criar lista de contatos potenciais de pessoas no país para coleta de informações detalhadas. (Dica: Peça ajuda a parentes e amigos, ou até mesmo nas redes sociais para conseguir entrevistas). 5. ️ Gravação de Entrevistas e Material: Usem celulares ou outros dispositivos para gravar entrevistas com as pessoas. Capturem vídeos, fotos e áudios que complementem o material. Vocês podem pedir para as pessoas filmarem suas atividades diárias. 6.  Edição dos Episódios: Cada grupo deve juntar todos os materiais capturados. Editem os vídeos para criar um episódio de 5-10 minutos, narrando a rotina da pessoa ou família. Adicionem legendas em inglês, gráficos e música de fundo para criar um relato completo e cativante. 7.  Postagem e Compartilhamento: Publiquem os episódios no YouTube ou Google Drive. Enviem o link para o professor e preparem-se para fazer a apresentação final durante a aula.  8.  Apresentação Final: Reúnam-se na plataforma de colaboração escolhida e façam uma sessão de apresentação ao vivo para a turma, compartilhando os vídeos e as reflexões sobre as descobertas de suas investigações.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável dessa atividade será uma série de episódios de um reality show educativo chamado 'Missão Rotinas Globais'. A série deve ser apresentada em inglês e cada episódio deve explorar a rotina diária de uma pessoa ou família em um país específico. A série será dividida em partes, cada uma contendo:

  1. Introdução do local e do participante.
  2. Descrição detalhada da rotina diária (despertar, refeições, estudo/trabalho, lazer, etc.).
  3. Reflexão sobre as diferenças e similaridades com a rotina dos alunos.
  4. Conclusão e mensagem final.

Os episódios devem ser enviados por link (no Google Drive ou YouTube) e compartilhados com o professor para avaliação. A entrega deve ser realizada em etapas, conforme cada grupo for concluindo suas investigações e gravações.

Atividade 3: Reality Show das Rotinas Virtuais: A Vida Online dos Estudantes 

Descrição

E se vocês pudessem explorar a vida online e as rotinas de estudantes de diferentes partes do mundo? 朗 Nesta atividade, vamos criar um verdadeiro reality show digital mostrando como jovens de locais diversos utilizam a tecnologia, redes sociais e outras ferramentas digitais em seu dia a dia, tudo em um contexto educativo. Essa é a chance de investigar e documentar como a vida online de jovens é estruturada, que aplicativos eles usam, a rotina de estudo e lazer, e outras informações interessantes. Vamos transformar isso em um programa de TV super interativo e educativo! 

Materiais Necessários

- Celulares, computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramentas digitais de criação (Canva, Google Slides, PowerPoint)

- Plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, YouTube)

- Ferramentas de gravação de áudio e vídeo (microfones internos e câmeras dos dispositivos eletrônicos)

- Softwares de edição de vídeo (iMovie, Windows Movie Maker, etc.)

- Plataformas para colaboração (Google Drive, Microsoft Teams, Zoom com gravação)

Passo a Passo

  1. Pesquisa Inicial: Divida a turma em equipes e atribua a cada equipe uma região do mundo para estudar. Peça aos alunos para investigar o uso de tecnologia e redes sociais nessa região, bem como quais são as rotinas típicas online dos estudantes.
  2. Criação do Roteiro: Elabore um roteiro de entrevista que será utilizado para coletar informações sobre as rotinas digitais dos estudantes. O roteiro deve conter perguntas sobre quais aplicativos são usados, horários de estudo online, hábitos de redes sociais, entre outros detalhes relevantes.
  3. Entrada no Reality Show: Os alunos devem entrar em contato com colegas de outras escolas/cidades/países via redes sociais para convidar alguns para participar do documentário. Esse pode ser um ótimo momento para usar a criatividade e gravar 'convites' especiais em formatos de vídeo ou posts.
  4. Entrevistas e Gravações: Realizem entrevistas e gravem vídeos com os estudantes convidados, seguindo o roteiro elaborado. Os vídeos devem capturar a rotina online desses participantes, desde as aulas por videoconferência, redes sociais, jogos e outras atividades digitais.
  5. Edição Criativa: Editem os vídeos de forma criativa, adicionando imagens, músicas, narrações e efeitos especiais. Façam vários cortes e segmentos para tornar o programa dinâmico e interessante.
  6. Contextualização Comparativa: Providenciem informações gerais sobre cada região estudada e comparem as rotinas digitais dos estudantes entrevistados com as de sua própria turma, destacando similaridades e diferenças.
  7. Publicação e Apresentação: Reúnam todos os segmentos editados em uma playlist ou em uma sequência lógica e publiquem os episódios na plataforma escolhida (como YouTube ou Google Drive). Compartilhem o link com o professor para a avaliação e preparem-se para apresentar o 'show' final na aula.
  8. Relatório Interativo: Crie um relatório digital detalhado (usando Canva, Slides, etc.), incluindo a história do projeto, capturas de tela do processo de criação, e reflexões individuais e coletivas sobre o que aprenderam e o processo de produção do reality show.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável Final: O entregável será um reality show digital completo sobre as rotinas online de estudantes de diferentes partes do mundo. O programa deve ser apresentado em inglês e conter diversos episódios (um para cada história de rotina estudada). Cada episódio deve conter:

  1. Introdução da pessoa e de seu contexto.
  2. Descrição detalhada da rotina online (ex: hora de estudar online, postar nas redes sociais, participar de jogos online, etc.).
  3. Reflexões e comparações com as rotinas de alunos em outras partes do mundo (ex: o que é similar, o que é diferente e por quê).

Os episódios devem ser publicados em uma plataforma (como Google Drive ou YouTube) e compartilhados com o professor para a avaliação. Além disso, os alunos devem preparar um relatório digital (utilizando Canva, Slides, etc.) que descreve o processo de criação, inclusão de screenshots e imagens, e reflexões sobre as descobertas feitas durante a investigação das rotinas digitais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies