Contextualização
A matemática é uma ciência que está em tudo ao nosso redor, e um de seus aspectos mais interessantes é a Geometria. Neste projeto, vocês serão desafiados a mergulhar no universo dos Polígonos Regulares - figuras geométricas planas formadas por segmentos de reta fechados e que possuem todos os lados e ângulos congruentes.
Você já reparou que eles estão em todas as partes? Basta olhar para a natureza, arquitetura, design e até mesmo em certos alimentos para perceber quão presentes eles estão em nosso dia a dia. A base de uma pizza, por exemplo, é um círculo perfeito, que pode ser dividido em vários triângulos isósceles - que são um tipo de polígono!
Introdução
Para compreender a geometria dos polígonos regulares, precisamos falar sobre alguns conceitos básicos. Polígonos são figuras geométricas formadas por três ou mais segmentos de reta (lados), em que cada um desses encontra outros dois formando vértices. Já, os polígonos regulares são aqueles em que todos os lados e ângulos são iguais.
Todos os polígonos regulares têm algo em comum: eles podem ser inscritos em um círculo, ou seja, é possível desenhar um círculo que passe por todos os seus vértices. Além disso, a soma dos ângulos internos de um polígono também é um conceito-chave, e pode ser calculada utilizando a fórmula (n-2)*180, onde "n" é o número de lados do polígono.
Os polígonos regulares também são classificados por nomes específicos conforme o número de lados: triângulo (3), quadrado (4), pentágono (5), hexágono (6), heptágono (7), octógono (8), nonágono (9), decágono (10) e assim por diante.
Atividade Prática: "Descobrindo os Polígonos"
Objetivo do Projeto
Com base nos conceitos de polígonos regulares aprendidos, os alunos farão uma investigação para identificar, analisar e construir essas figuras em diferentes aspectos da vida cotidiana. O objetivo deste projeto é expandir a percepção dos alunos sobre a presença dos polígonos regulares ao redor deles, além de fortalecer a compreensão sobre a teoria dessas formas geométricas. Além disso, ao realizar este projeto, os alunos irão integrar os conceitos matemáticos com a arte para estimular as habilidades manuais e a criatividade.
Este trabalho será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e deve levar mais de 12 horas por aluno para ser concluído. O envolvimento com o projeto será intensivo e requererá trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição Detalhada do Projeto
-
Investigação dos Polígonos Regulares na Vida Cotidiana: Os alunos devem coletar exemplos de polígonos regulares em diferentes aspectos de suas vidas diárias, seja na arquitetura, na natureza, nos objetos do cotidiano, no design e até mesmo em alimentos. Eles devem fotografar pelo menos 10 exemplos diferentes e classificar cada um deles de acordo com o número de lados.
-
Construção de um Mosaico de Polígonos Regulares: Os alunos devem criar um mosaico formado por polígonos regulares. Eles são livres para desenhar qualquer imagem de sua escolha, desde que utilize apenas formas poligonais. Cada grupo deve usar pelo menos quatro diferentes tipos de polígonos regulares.
-
Apresentação do Projeto: Os alunos devem preparar uma apresentação para a turma, explicando os conceitos teóricos dos polígonos regulares, apresentando os exemplos que encontraram e explicando o mosaico criado.
-
Elaboração de um relatório: Ao final do projeto, cada grupo deve redigir um relatório detalhando todas as etapas do projeto e as conclusões obtidas. O relatório deve ser organizado nas seguintes seções:
- Introdução: Explicar o que é um polígono regular, sua importância e apresentar o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Detalhar a teoria dos polígonos regulares, explicar as atividades realizadas, a metodologia utilizada e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Retomar os principais pontos do trabalho, falar sobre o que aprenderam e quais conclusões foram possíveis retirar a partir do projeto.
- Bibliografia: Indicar todas as fontes de onde retiraram informações para trabalhar no projeto.
Materiais Necessários
- Câmera ou telefone celular para tirar fotos
- Materiais de desenho (lápis de cor, giz de cera, marcadores)
- Papel ofício ou cartolina
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Formação dos grupos: Organize-se em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deve selecionar um líder para coordenar a equipe e se certificar de que todos estejam participando e colaborando.
-
Estudo dos polígonos regulares: Cada grupo deve estudar sobre polígonos regulares, revisando as aulas e consultando as referências recomendadas.
-
Investigação dos polígonos regulares: Em seguida, farão uma investigação para identificar polígonos regulares em diferentes aspectos do dia a dia. Cada exemplo encontrado deve ser fotografado e classificado de acordo com o número de lados.
-
Construção do mosaico: Com os conhecimentos adquiridos, cada grupo deve projetar e desenhar um mosaico utilizando pelo menos quatro diferentes tipos de polígonos regulares. Deve-se levar em conta a estética do desenho e a correta representação dos polígonos.
-
Preparação da apresentação: Cada equipe deve preparar uma apresentação para a classe, explicando o processo que passaram e mostrando os exemplos de polígonos que encontraram e as decisões de design tomadas na criação do seu mosaico.
-
Redação do relatório: Por fim, cada grupo deve redigir um relatório detalhando todo o projeto, desde a investigação do dia a dia, a criação do mosaico, a apresentação da classe e as conclusões que foram capazes de tirar a partir do projeto.
Lembre-se: este projeto requer trabalho em equipe e dedicação. Aproveite para se divertir enquanto aprende!