Entrar

Projeto: Modelando a Matemática com Argila

Matemática

Original Teachy

'EF06MA21'

Ampliação e redução de figuras

Contextualização

A matemática, muitas vezes, parece um conjunto de números e equações sem aplicação prática ou relevância para a vida cotidiana. Porém, ao estudarmos conceitos como ampliação e redução de quadrados, conseguimos perceber a utilidade dessa disciplina em diversos aspectos do nosso dia a dia. O estudo de ampliação e redução de figuras abre portas para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos, pois estão presentes desde a construção de casas até o desenho de mapas.

Ampliar ou reduzir um quadrado é mais do que apenas aumentar ou diminuir seu tamanho. É essencial entender como essas mudanças afetam o perímetro e a área da figura. O perímetro, que é a medição ao redor do quadrado, aumenta de maneira proporcional ao tamanho do lado que está sendo alterado. Por outro lado, a área - que é a medida do espaço interno de uma figura - não se comporta da mesma forma. Ao dobrarmos o tamanho de um lado do quadrado, a área aumenta em quatro vezes, não duas. Essa diferença nos permite explorar conceitos matemáticos como escalas, proporções e relações quadráticas.

Ampliação e redução de quadrados é um conceito que pode ser aplicado a diversas situações do cotidiano. Quando desenhamos um mapa e representamos uma grande área em um pequeno pedaço de papel, estamos fazendo uma redução. Da mesma forma, quando aumentamos a receita de um bolo para servir mais pessoas, estamos fazendo uma ampliação. Compreender esses conceitos é essencial para lidarmos de forma eficiente e correta com situações do nosso dia-a-dia.

Para uma melhor compreensão do tema, além das nossas aulas, sugiro os seguintes recursos:

  1. Ampliando e Reduzindo figuras - Brasil Escola
  2. O que é Escala - Mundo Educação
  3. Vídeo sobre escala - Matemática Zup

Atividade Prática: Modelando a Matemática com Argila

Objetivo do projeto

Este projeto tem como objetivo permitir aos alunos explorar os conceitos de ampliação e redução de quadrados e suas implicações na área e no perímetro. Além disso, eles serão desafiados a aplicar esses conceitos na criação de um modelo 3D, desenvolvendo assim habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo de 3 a 5 estudantes deverá se envolver em um projeto que durará aproximadamente 12 horas. Eles terão que moldar quadrados com argila, ampliar e reduzir esses quadrados e, posteriormente, calcular e observar as variações em suas áreas e perímetros.

Materiais necessários

  • Argila
  • Régua
  • Calculadora
  • Papel milimetrado
  • Lápis e borracha

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Cada grupo iniciará o projeto modelando um quadrado de argila de lado 10cm. Eles medirão e anotarão o perímetro e área deste quadrado.
  2. O próximo passo será ampliar o quadrado inicial em 2 vezes e depois em 3 vezes, anotando o perímetro e a área de cada quadrado ampliado.
  3. A partir do quadrado original, eles também farão uma redução do mesmo para metade do seu tamanho, anotando novamente o perímetro e a área.
  4. Todo o processo será documentado pelos alunos em um relatório, que incluirá uma introdução sobre o assunto, a metodologia empregada, os resultados obtidos e a conclusão. Além disso, fotos dos diferentes estágios do projeto serão anexadas ao relatório.
  5. Para responder à pergunta final sobre a relação entre a ampliação/redução e a área e o perímetro do quadrado, os alunos irão plotar um gráfico no papel milimetrado, onde o eixo x representará o fator de escala (tamanho do lado) e o eixo y representará tanto a área quanto o perímetro.

Entregas do projeto

Cada grupo entregará um relatório final, contendo:

  1. Introdução: Uma visão geral do tema, explicando os conceitos de ampliação e redução de quadrados, área e perímetro, e como esses conceitos são úteis na vida cotidiana.
  2. Desenvolvimento: Uma explicação detalhada de como o projeto foi realizado, incluindo as medidas iniciais, os resultados de ampliações e reduções e os cálculos efetuados.
  3. Resultados: Os resultados obtidos ao longo do projeto, incluindo os cálculos de área e perímetro para os quadrados ampliados e reduzidos, bem como gráficos que representam essas mudanças.
  4. Conclusões: Uma reflexão sobre os resultados obtidos, o que eles aprenderam com o projeto e como eles se relacionam com os conceitos teóricos estudados.
  5. Bibliografia : Fontes que foram consultadas ao longo do projeto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies