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Projeto: Contadores de Histórias: Uma Aventura pela Narrativa

Português

Original Teachy

'EF06LP01'

Tipologia Textual: Práticas Narrativas

Contextualização

Introdução Teórica

A tipologia textual é uma ferramenta no estudo da língua portuguesa que classifica os textos em cinco categorias principais: descrição, narração, dissertação, exposição e injunção. Cada tipo textual tem suas características estruturais e linguísticas que os diferenciam uns dos outros. Neste projeto, focaremos na narrativa, uma forma de tipologia que relata eventos, reais ou fictícios, envolvendo personagens e possuindo uma estrutura de sequência temporal.

Estudar práticas narrativas é entender as diferentes formas e estilos com que uma história pode ser contada. As técnicas de narrativa incluem a escolha do foco do narrador, o uso do espaço, o desenvolvimento do tempo da narração, a gestão dos enredos e a construção dos personagens. Cada decisão do autor de uma narrativa influencia na forma de como a história é percebida e interpretada pelo leitor.

Dentro de uma prática narrativa, exitem vários elementos que são essenciais, como: enredo, personagens, espaço, tempo e narrador. O enredo é a sequência de eventos que compõem a história; os personagens são as entidades fictícias que realizam ou sofrem as ações no enredo; o espaço é o local onde a história acontece; e o tempo é quando a história ocorre, podendo ser cronológico ou psicológico. Por fim, o narrador é quem conta a história, podendo ser em primeira, segunda ou terceira pessoa.

Contextualização

Entender e dominar a estrutura da narrativa é crucial para diversos campos da atividade humana. Em primeiro lugar, é fundamental para a literatura - romances, contos, poesias, entre outros, todos giram em torno da arte da narrativa. Além disso, a habilidade de narrar histórias é extremamente valiosa em contextos profissionais, como jornalismo, publicidade e marketing, e educação.

Além disso, as práticas narrativas nos ajudam a entender e interpretar o mundo à nossa volta. Histórias - sejam elas factuais ou fictícias - são uma forma poderosa de transmitir informações, valores, crenças e ideias. Saber analisar e descontruir uma narrativa nos auxilia a compreender melhor a intenção do autor, a identificar perspectivas e vieses, e a desenvolver nosso próprio pensamento crítico.

Atividade Prática

"Narrando Nossa História"

Objetivo do Projeto

Desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais através da produção de uma narrativa original, a partir da compreensão e aplicação dos conceitos de práticas narrativas.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, trabalharão juntos para criar uma história original, tendo que seguir as etapas do processo criativo: planejamento, escrita e revisão. Além de explorar a teoria das práticas narrativas, os alunos terão que se engajar em um ambiente colaborativo e lúdico para a concepção de um produto final que será uma narrativa escrita.

Materiais Necessários

  • Cadernos ou folhas de papel
  • Canetas e/ou lápis
  • Computador com acesso à internet (para pesquisa e escrita digital)
  • Livros, contos ou outras narrativas para referência

Passo a Passo para Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos: A sala será dividida em grupos de 3 a 5 alunos para desenvolverem a atividade.

  2. Pesquisa Teórica: Cada grupo deverá pesquisar sobre a teoria das práticas narrativas, utilizando os recursos recomendados e outras fontes que considerarem relevantes.

  3. Planejamento da Narrativa: Os grupos, com base na pesquisa teórica, deverão planejar sua própria história narrativa, definindo detalhadamente os aspectos como: enredo, personagens, espaço e tempo. Atenção especial deve ser dada ao narrador e à unbiasedidade.

  4. Escrita da Narrativa: Com o planejamento finalizado, os grupos começarão a escrever sua história, garantindo que ela esteja alinhada ao planejamento e seja uma narrativa coerente e cativante.

  5. Revisão: Após a escrita, os alunos deverão revisar o texto, procurando por possíveis erros gramaticais, coerência do enredo, desenvolvimento dos personagens, eficácia do uso do espaço e do tempo, entre outros elementos narrativos.

  6. Entrega da Narrativa: Por fim, os alunos deverão entregar a narrativa, em formato digital ou físico, dependendo da disponibilidade dos recursos dos alunos e da escola.

Entrega do Projeto

Para a entrega final do projeto, cada grupo deve produzir um relatório contendo afirmações e evidências sobre o trabalho realizado. O relatório deve conter:

  • Introdução: Com uma contextualização do tema e uma definição clara dos objetivos do projeto.

  • Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicar a teoria das práticas narrativas e detalhar como planejaram e escreveram a sua história, indicando as estratégias utilizadas (por exemplo, como escolheram o enredo, personagens, espaço, tempo e narrador).

  • Conclusão: Os alunos devem concluir o relatório com uma reflexão sobre o que aprenderam durante o projeto, tanto sobre o tema quanto sobre o trabalho em grupo (colaboração, gerenciamento de tempo, resolução de conflitos, etc.) e como esses aprendizados podem ser aplicados em outros contextos.

  • Bibliografia: Os alunos devem listar as fontes de informações utilizadas para a pesquisa teórica e para a inspiração da história.

A entrega final será a narrativa escrita juntamente com o relatório.

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