Contextualização
Teoria
A tipologia textual nos traz cinco diferentes modalidades de texto - narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo - cada uma com suas características e estruturas particulares. Nesse projeto, vamos nos concentrar na prática descritiva, um tipo de texto que tem como objetivo retratar de forma detalhada e precisa pessoas, objetos, lugares, sentimentos entre outros.
Na descrição, o autor busca criar uma imagem vívida na mente do leitor usando detalhes sensoriais - o que vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos ou provamos - e sentimentos. É importante lembrar que na descrição, o tempo é estático. O autor pode nos dar a impressão de movimento através da descrição de ações, mas o tempo não avança, estamos sempre no mesmo momento.
O texto descritivo também é marcado pela predominância de adjetivos e locuções adjetivas, além do uso dos verbos de ligação. Os adjetivos são responsáveis por atribuir características aos substantivos, enquanto os verbos de ligação estabelecem uma conexão entre o sujeito e essas características.
Contextualização
A Tipologia Textual: Prática Descritiva é uma ferramenta fundamental em diversas situações da vida real. No campo da educação, ela auxilia na construção do conhecimento ao permitir que os alunos explorem detalhadamente conceitos e ideias. Na literatura, é um recurso poderoso para criar imagens vívidas na mente dos leitores. Na comunicação social, ela é utilizada para informar o público de maneira precisa e completa.
A capacidade de descrever eficientemente é uma habilidade valiosa no mundo moderno, onde a informação precisa ser transmitida de forma rápida e eficaz. Ao aprender a escrever textos descritivos, os alunos também desenvolvem a capacidade de observação, a atenção aos detalhes, a habilidade de organizar ideias e apresentá-las de forma clara e coerente.
Para se aprofundar no assunto, sugiro que consultem os seguintes recursos:
- Os cinco tipos de textos - Mundo Educação
- O que é texto descritivo - Toda Matéria
- Tipologia textual - UOL Educação
Atividade Prática
Título da Atividade: Pintando com Palavras
Objetivo do Projeto
O objetivo principal é desenvolver a capacidade de descrever objetos, paisagens, pessoas ou situações de forma detalhada e precisa, utilizando todos os recursos da prática descritiva. Além disso, também visa incentivar o trabalho em equipe, a criatividade, a comunicação efetiva e o gerenciamento do tempo.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar e apresentar uma descrição vívida de um objeto, pessoa, lugar ou situação específica, usando paráfrases e citações quando necessário. O desafio é usar as palavras para "pintar uma imagem" na mente do leitor, despertando os seus sentidos.
Os grupos terão uma semana para realizar a atividade, que deve levar de duas a quatro horas para cada aluno. Os alunos devem se reunir (presencial ou virtualmente), discutir ideias, escolher o objeto de descrição, pesquisar e compartilhar informações, fazer esboços, revisar e finalizar o texto descritivo.
Materiais Necessários
- Papel e caneta/lápis para anotações
- Computador com acesso à internet para pesquisa
- Livros, revistas, vídeos ou outras mídias para consulta
Passo a Passo
- Formação dos grupos: Cada grupo deve ser composto por 3 a 5 alunos.
- Escolha do objeto de descrição: Cada grupo escolhe um objeto, pessoa, lugar ou situação para descrever.
- Pesquisa: Os alunos devem investigar sobre o objeto de descrição, anotando informações que possam ser úteis.
- Discussão: Os alunos devem discutir juntos quais informações usarão e como as organizarão no texto.
- Redação do texto descritivo: Cada aluno é responsável por escrever uma parte do texto, que depois será revisado e aprovado por todo o grupo.
- Revisão: Todos os alunos do grupo devem colaborar na revisão e aprimoramento do texto.
- Apresentação: O texto final deve ser apresentado para a sala de aula, e cada membro do grupo deve participar da apresentação.
Entregas do Projeto
Após a realização da atividade prática, cada grupo deve redigir um documento no formato de um relatório, contendo:
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Introdução: Deve explicar o tema do projeto, seu objetivo, a relevância da tipologia textual: práticas descritivas. Também deve apresentar brevemente o objeto de descrição escolhido pelo grupo.
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Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve explicar a teoria sobre o texto descritivo, a metodologia utilizada para a criação do texto (como escolheram e pesquisaram sobre o objeto, como organizaram o trabalho em grupo, como redigiram e revisaram o texto). O texto descritivo finalizado deve ser apresentado nesta parte.
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Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais da atividade, expressar o que aprenderam ao realizá-la e quais conclusões puderam tirar desta experiência.
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Bibliografia: Indicar todos os recursos usados para a realização do projeto, como livros, sites, vídeos, etc.
Cada grupo deve entregar um relatório e fazer uma apresentação oral do texto descritivo final para a sala de aula.