Entrar

Projeto: Pintando com Palavras

Português

Original Teachy

'EF06LP05'

Tipologia Textual: Práticas Descritivas

Contextualização

Teoria

A tipologia textual nos traz cinco diferentes modalidades de texto - narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo - cada uma com suas características e estruturas particulares. Nesse projeto, vamos nos concentrar na prática descritiva, um tipo de texto que tem como objetivo retratar de forma detalhada e precisa pessoas, objetos, lugares, sentimentos entre outros.

Na descrição, o autor busca criar uma imagem vívida na mente do leitor usando detalhes sensoriais - o que vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos ou provamos - e sentimentos. É importante lembrar que na descrição, o tempo é estático. O autor pode nos dar a impressão de movimento através da descrição de ações, mas o tempo não avança, estamos sempre no mesmo momento.

O texto descritivo também é marcado pela predominância de adjetivos e locuções adjetivas, além do uso dos verbos de ligação. Os adjetivos são responsáveis por atribuir características aos substantivos, enquanto os verbos de ligação estabelecem uma conexão entre o sujeito e essas características.

Contextualização

A Tipologia Textual: Prática Descritiva é uma ferramenta fundamental em diversas situações da vida real. No campo da educação, ela auxilia na construção do conhecimento ao permitir que os alunos explorem detalhadamente conceitos e ideias. Na literatura, é um recurso poderoso para criar imagens vívidas na mente dos leitores. Na comunicação social, ela é utilizada para informar o público de maneira precisa e completa.

A capacidade de descrever eficientemente é uma habilidade valiosa no mundo moderno, onde a informação precisa ser transmitida de forma rápida e eficaz. Ao aprender a escrever textos descritivos, os alunos também desenvolvem a capacidade de observação, a atenção aos detalhes, a habilidade de organizar ideias e apresentá-las de forma clara e coerente.

Para se aprofundar no assunto, sugiro que consultem os seguintes recursos:

  1. Os cinco tipos de textos - Mundo Educação
  2. O que é texto descritivo - Toda Matéria
  3. Tipologia textual - UOL Educação

Atividade Prática

Título da Atividade: Pintando com Palavras

Objetivo do Projeto

O objetivo principal é desenvolver a capacidade de descrever objetos, paisagens, pessoas ou situações de forma detalhada e precisa, utilizando todos os recursos da prática descritiva. Além disso, também visa incentivar o trabalho em equipe, a criatividade, a comunicação efetiva e o gerenciamento do tempo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar e apresentar uma descrição vívida de um objeto, pessoa, lugar ou situação específica, usando paráfrases e citações quando necessário. O desafio é usar as palavras para "pintar uma imagem" na mente do leitor, despertando os seus sentidos.

Os grupos terão uma semana para realizar a atividade, que deve levar de duas a quatro horas para cada aluno. Os alunos devem se reunir (presencial ou virtualmente), discutir ideias, escolher o objeto de descrição, pesquisar e compartilhar informações, fazer esboços, revisar e finalizar o texto descritivo.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta/lápis para anotações
  • Computador com acesso à internet para pesquisa
  • Livros, revistas, vídeos ou outras mídias para consulta

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos: Cada grupo deve ser composto por 3 a 5 alunos.
  2. Escolha do objeto de descrição: Cada grupo escolhe um objeto, pessoa, lugar ou situação para descrever.
  3. Pesquisa: Os alunos devem investigar sobre o objeto de descrição, anotando informações que possam ser úteis.
  4. Discussão: Os alunos devem discutir juntos quais informações usarão e como as organizarão no texto.
  5. Redação do texto descritivo: Cada aluno é responsável por escrever uma parte do texto, que depois será revisado e aprovado por todo o grupo.
  6. Revisão: Todos os alunos do grupo devem colaborar na revisão e aprimoramento do texto.
  7. Apresentação: O texto final deve ser apresentado para a sala de aula, e cada membro do grupo deve participar da apresentação.

Entregas do Projeto

Após a realização da atividade prática, cada grupo deve redigir um documento no formato de um relatório, contendo:

  1. Introdução: Deve explicar o tema do projeto, seu objetivo, a relevância da tipologia textual: práticas descritivas. Também deve apresentar brevemente o objeto de descrição escolhido pelo grupo.

  2. Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve explicar a teoria sobre o texto descritivo, a metodologia utilizada para a criação do texto (como escolheram e pesquisaram sobre o objeto, como organizaram o trabalho em grupo, como redigiram e revisaram o texto). O texto descritivo finalizado deve ser apresentado nesta parte.

  3. Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais da atividade, expressar o que aprenderam ao realizá-la e quais conclusões puderam tirar desta experiência.

  4. Bibliografia: Indicar todos os recursos usados para a realização do projeto, como livros, sites, vídeos, etc.

Cada grupo deve entregar um relatório e fazer uma apresentação oral do texto descritivo final para a sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies