Entrar

Projeto: Do Mercantilismo à Mecanização: Uma Viagem pelo Campo Brasileiro

Geografia

Original Teachy

'EF07GE05'

Brasil: Mecanização da Agropecuária

Contextualização

O espaço rural brasileiro tem experimentado consideráveis transformações ao longo do tempo, desde os primeiros assentamentos agrícolas coloniais até a modernização e mecanização dos dias atuais. Nossa relação com o campo sempre teve um reflexo direto na economia, cultura e sociedade brasileiras.

Na primeira fase, entenderemos um pouco mais sobre o período mercantilista, este que foi marcado pela colonização e exploração das terras brasileiras, em um sistema essencialmente agrário e exportador. O estudo desse período nos permitirá entender os primeiros passos do Brasil como nação e a base da economia solidificada no campo.

Em seguida, analisaremos a transição para o capitalismo e como isso afetou diretamente o campo. A chegada da industrialização, e mais tarde, da globalização, transformou completamente a forma como produzimos alimentos e a dependência da agricultura na sociedade.

Finalmente, iremos aprofundar no tópico da mecanização do campo. Com o advento das tecnologias modernas, a agricultura brasileira se tornou mais eficiente, gerando mais alimentos e exportando para vários países do mundo. No entanto, essa mecanização também trouxe questões importantes sobre o impacto socioeconômico e ambiental dessa prática.

Os alunos podem utilizar os seguintes recursos para se basear e se aprofundar no tema:

  1. "Formação Econômica do Brasil", livro de Celso Furtado - uma análise profunda da economia brasileira desde o período colonial até o contemporâneo.
  2. "Geografia do Brasil" - página do IBGE que traz uma boa visão geral da formação geográfica e econômica do Brasil.
  3. "A mecanização agrícola e seus efeitos no Brasil" - artigo do site O Eco que discute os impactos da mecanização do campo no Brasil.

Atividade Prática: "Do Mercantilismo à Mecanização: Uma Viagem pelo Campo Brasileiro"

Objetivo do Projeto

O objetivo principal deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar de forma prática e aprofundada o tema: "O espaço do campo e sua mecanização", e estabelecer uma conexão clara entre os processos históricos de industrialização e a transformação socioeconômica do campo brasileiro.

Descrição do Projeto

Os grupos serão estimulados a construir uma maquete tridimensional que represente três fases distintas do campo brasileiro: O período mercantilista, a chegada do capitalismo com industrialização e a fase da mecanização do campo. Além disso, eles devem preparar uma apresentação oral que explique a transformação do campo brasileiro através destas etapas e seus impactos para a sociedade e economia do país.

Materiais Necessários

  • Materiais artísticos para construção da maquete (papelão, cola, tintas, argila, etc.)
  • Computador com acesso à internet para pesquisa
  • Material para apresentação (flip chart, canetas coloridas, cartolinas, etc.)

Passo a Passo

  1. Os grupos deverão pesquisar e estudar a fundo cada um dos períodos da história agrícola brasileira.
  2. Em seguida, os alunos irão planejar e construir a maquete, a qual deve destacar as diferenças e transformações de cada período.
  3. Paralelamente à construção da maquete, deve-se preparar a apresentação oral. Cada aluno do grupo deve explanar sobre um tópico específico, estabelecendo uma narrativa coesa da evolução do campo brasileiro desde o mercantilismo até a mecanização.
  4. O projeto é encerrado com a apresentação da maquete e o discurso explicativo para a turma e o professor.

Entrega do Projeto

Ao final do projeto, os grupos devem entregar:

  1. A maquete tridimensional representando as três fases do campo brasileiro.
  2. Uma apresentação oral, onde cada membro do grupo irá discorrer sobre uma fase específica destacando seus aspectos mais importantes.

Além disso, deve-se entregar um relatório escrito, contendo:

  1. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do(s) tema(s) central(is) do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
  3. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deve complementar a maquete e a apresentação oral, provendo a base teórica e contextual para o que foi construído e discutido.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies