Contextualização
O espaço rural brasileiro tem experimentado consideráveis transformações ao longo do tempo, desde os primeiros assentamentos agrícolas coloniais até a modernização e mecanização dos dias atuais. Nossa relação com o campo sempre teve um reflexo direto na economia, cultura e sociedade brasileiras.
Na primeira fase, entenderemos um pouco mais sobre o período mercantilista, este que foi marcado pela colonização e exploração das terras brasileiras, em um sistema essencialmente agrário e exportador. O estudo desse período nos permitirá entender os primeiros passos do Brasil como nação e a base da economia solidificada no campo.
Em seguida, analisaremos a transição para o capitalismo e como isso afetou diretamente o campo. A chegada da industrialização, e mais tarde, da globalização, transformou completamente a forma como produzimos alimentos e a dependência da agricultura na sociedade.
Finalmente, iremos aprofundar no tópico da mecanização do campo. Com o advento das tecnologias modernas, a agricultura brasileira se tornou mais eficiente, gerando mais alimentos e exportando para vários países do mundo. No entanto, essa mecanização também trouxe questões importantes sobre o impacto socioeconômico e ambiental dessa prática.
Os alunos podem utilizar os seguintes recursos para se basear e se aprofundar no tema:
- "Formação Econômica do Brasil", livro de Celso Furtado - uma análise profunda da economia brasileira desde o período colonial até o contemporâneo.
- "Geografia do Brasil" - página do IBGE que traz uma boa visão geral da formação geográfica e econômica do Brasil.
- "A mecanização agrícola e seus efeitos no Brasil" - artigo do site O Eco que discute os impactos da mecanização do campo no Brasil.
Atividade Prática: "Do Mercantilismo à Mecanização: Uma Viagem pelo Campo Brasileiro"
Objetivo do Projeto
O objetivo principal deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar de forma prática e aprofundada o tema: "O espaço do campo e sua mecanização", e estabelecer uma conexão clara entre os processos históricos de industrialização e a transformação socioeconômica do campo brasileiro.
Descrição do Projeto
Os grupos serão estimulados a construir uma maquete tridimensional que represente três fases distintas do campo brasileiro: O período mercantilista, a chegada do capitalismo com industrialização e a fase da mecanização do campo. Além disso, eles devem preparar uma apresentação oral que explique a transformação do campo brasileiro através destas etapas e seus impactos para a sociedade e economia do país.
Materiais Necessários
- Materiais artísticos para construção da maquete (papelão, cola, tintas, argila, etc.)
- Computador com acesso à internet para pesquisa
- Material para apresentação (flip chart, canetas coloridas, cartolinas, etc.)
Passo a Passo
- Os grupos deverão pesquisar e estudar a fundo cada um dos períodos da história agrícola brasileira.
- Em seguida, os alunos irão planejar e construir a maquete, a qual deve destacar as diferenças e transformações de cada período.
- Paralelamente à construção da maquete, deve-se preparar a apresentação oral. Cada aluno do grupo deve explanar sobre um tópico específico, estabelecendo uma narrativa coesa da evolução do campo brasileiro desde o mercantilismo até a mecanização.
- O projeto é encerrado com a apresentação da maquete e o discurso explicativo para a turma e o professor.
Entrega do Projeto
Ao final do projeto, os grupos devem entregar:
- A maquete tridimensional representando as três fases do campo brasileiro.
- Uma apresentação oral, onde cada membro do grupo irá discorrer sobre uma fase específica destacando seus aspectos mais importantes.
Além disso, deve-se entregar um relatório escrito, contendo:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do(s) tema(s) central(is) do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O relatório deve complementar a maquete e a apresentação oral, provendo a base teórica e contextual para o que foi construído e discutido.