Contextualização
O verbo "can" é um dos verbos modais em inglês e é frequentemente usado para expressar a capacidade de fazer algo. É bastante comum e fundamental para uma comunicação efetiva em inglês. Além disso, entender seu uso corretamente é crucial para evitar mal-entendidos. O verbo "can" é muitas vezes negligenciado nas aulas de inglês, embora seja um dos verbos mais usados e tenha vários usos importantes que vão além do mero significado de "ser capaz de".
Este projeto se concentrará em explorar o uso do verbo "can" em inglês, entender seus diferentes significados, como usá-lo corretamente em uma frase e, claro, aprender a usá-lo para expressar habilidades. O objetivo desta atividade é garantir que você possa usar o verbo "can" de maneira confiante e precisa em suas conversas diárias em inglês.
Para apoiá-los neste projeto, vocês podem encontrar várias fontes online que oferecem explicação detalhada sobre o uso do verbo modal "can". Recomendamos o uso das seguintes fontes:
- BBC Learning English: Modal Verbs - Can
- EnglishClub: Verbo modal Can
Lembre-se, o objetivo é que vocês possam usar o verbo "can" corretamente em uma conversa. Portanto, enquanto vocês estão explorando esses recursos e aprendendo sobre o verbo "can", tentem pensar sobre como eles poderiam usá-lo em suas conversas diárias.
A importância de dominar o uso do verbo "can" não pode ser subestimada, pois é uma parte essencial do aprendizado do inglês. Sua habilidade para expressar capacidade, permissão e possibilidade em inglês dependerá fortemente do seu entendimento do verbo "can". Esperamos que este projeto lhes ajude não só a entender melhor o verbo "can", mas também a praticar suas habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.
Atividade Prática - "Can you do it?"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é criar um curto drama ou representação que utilize o verbo modal "can" de diversas maneiras, focando principalmente no seu uso para descrever habilidades.
Descrição do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos deve criar um drama ou representação que utilize o verbo "can" de várias maneiras diferentes. Este deverá durar entre 10 a 15 minutos e deverá incluir pelo menos 10 exemplos diferentes de frases usando "can". Além do drama, vocês deverão preparar um roteiro escrito da representação, explicando o uso de "can" em cada exemplo.
Tentem ser o mais criativos possível, podem criar personagens, cenários e situações interessantes que irão ajudar a tornar o drama mais envolvente e divertido.
Materiais Necessários
- Papel e caneta para escrever o roteiro.
- Quaisquer adereços ou fantasias necessários para sua representação (opcional).
- Câmera ou Smartphone para gravar a representação (opcional).
Passo a Passo
- Formem um grupo de 3 a 5 alunos.
- Juntos, decidam o tema do drama ou da representação. Pode ser algo divertido, emocionante ou até mesmo educativo.
- Escrevam o roteiro do drama, garantindo que inclua pelo menos 10 frases diferentes usando "can".
- Revisem o roteiro juntos, verificando se cada uso de "can" está correto em termos de gramática e sentido.
- Ensaie e, posteriormente, apresente o drama ao vivo ou grave-o (se possível) para compartilhar com a turma.
- Após a apresentação, cada grupo deve escrever um relatório curto sobre o projeto.
Entregas do Projeto e Documento Final
-
Roteiro: O roteiro do drama/representação deve ser entregue, preferencialmente de forma digital. Nele, é preciso identificar as dez frases que contêm o verbo "can" e explicar em que situação ele está sendo utilizado.
-
Apresentação: O drama/representação pode ser apresentado ao vivo durante a aula ou em vídeo.
-
Documento escrito: O relatório deve contemplar os seguintes tópicos:
a. Introdução: Explicar brevemente o que é o verbo "can", sua relevância e aplicações no mundo real, e o que este projeto visa alcançar.
b. Desenvolvimento: Discutir a construção do roteiro, explicar detalhadamente a atividade realizada e apresentar as dez frases com o verbo "can". Indicar a metodologia usada e discutir os resultados.
c. Conclusão: Fazer uma análise do que foi aprendido durante o projeto e o que se pode tirar dele. Incluir quaisquer observações ou desafios face aos quais o grupo se deparou.
d. Bibliografia: Listar todos os recursos (livros, sites, vídeos, etc.) que foram utilizados durante a elaboração do projeto.
Com este projeto, os alunos não apenas irão se familiarizar com o uso do verbo can, mas também terão a oportunidade de desenvolver habilidades sociais, tais como trabalhar em equipe, gerenciar o tempo, resolver problemas e ser criativo.