Introdução
O Inglês é um idioma rico e cheio de especificidades, e um dos aspectos que frequentemente confunde os aprendizes são as preposições de tempo. Em nossa língua nativa, as preposições servem para estabelecer uma relação entre dois ou mais termos da oração, e no Inglês isso não é diferente. As preposições de tempo, especificamente, ajudam a indicar quando uma ação ocorreu ou ocorrerá.
Dominar o uso das preposições 'in', 'on' e 'at' é fundamental para expressar o tempo corretamente em Inglês. Cada uma delas é usada de uma maneira específica, e entender essas regras pode melhorar significativamente sua fluência em Inglês.
Também é importante considerar que o Inglês é uma língua viva, e seu uso pode variar dependendo do contexto e da região onde é falado. Por isso, é também fundamental aprender como os falantes nativos usam essas preposições em sua comunicação diária.
Contextualização
No mundo globalizado, o Inglês é a língua franca, sendo essencial para a comunicação entre pessoas de diferentes países. No mundo do trabalho, na academia, na internet, nas viagens, o Inglês é uma ferramenta que abre portas. Dominar aspectos complexos da gramática inglesa, como as preposições de tempo, pode fazer a diferença ao se comunicar efetivamente em Inglês.
Já parou para pensar em quantas vezes por dia você fala sobre o tempo? Seja para contar algo que aconteceu, marcar um compromisso, planejar o futuro, a forma como usamos o tempo em nossa fala é essencial para nossa comunicação. Assim, compreender a aplicação correta das preposições de tempo em Inglês é mais do que um exercício de gramática, é uma habilidade que irá te ajudar na vida real.
Atividade Prática: Construindo o Tempo em Inglês
Objetivo do Projeto
Construção de uma linha do tempo para o estudo de preposições de tempo (in, on, at), sua utilização em frases e a conjugação de verbos regulares e irregulares no passado.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes e construir uma linha do tempo física, dividida em períodos (anos, meses, dias, horas). Nesta linha do tempo, os alunos deverão inserir eventos do passado e do futuro, utilizando verbos regulares e irregulares no passado e preposições de tempo corretamente.
Na segunda parte do trabalho, cada grupo realizará uma apresentação de sua linha do tempo, explicando os acontecimentos nela inseridos, utilizando corretamente as preposições de tempo e a conjugação de verbos no passado.
Materiais Necessários
- Materiais para a construção da linha do tempo (cartolina, tintas, canetas coloridas, régua, tesoura, cola).
- Dicionários Inglês-Português e Inglês-Inglês.
- Livros de gramática inglesa.
- Material para apresentação (pode ser digital, com uso de slides, por exemplo).
Passo a Passo Detalhado
-
Formação dos grupos: Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes. Esta formação deve promover a colaboração e o trabalho em equipe.
-
Pesquisa e Planejamento: Os grupos deverão pesquisar e planejar os eventos que serão colocados na linha do tempo, garantindo a utilização de preposições de tempo e verbos no passado. Esta etapa requer estudo de verbos regulares e irregulares, bem como a correta aplicação das preposições 'at', 'on' e 'in'.
-
Construção da Linha do Tempo: Com os eventos planejados, os grupos irão construir a linha do tempo física. Devem ser criativas, coloridas e de fácil entendimento.
-
Apresentação: Cada grupo fará uma apresentação de sua linha do tempo, explicando os eventos e o uso de preposições de tempo e verbos no passado.
-
Elaboração do Relatório: Após as apresentações, cada grupo deverá realizar a escrita de um relatório, incluindo a explicação de verbos regulares e irregulares, preposições de tempo, e uma reflexão sobre a experiência, aprendizados e desafios encontrados.
Entregas do Projeto
O projeto consiste na entrega da linha do tempo física, da apresentação oral, e de um relatório escrito com os seguintes tópicos:
-
Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do uso de preposições de tempo e verbos no passado, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
-
Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Essas entregas estão voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, oferecendo aos alunos a oportunidade de trabalhar conceitos teóricos, gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.