Contextualização
Entrevistas são uma parte crucial em muitas áreas da vida, desde o processo de admissão para uma escola ou universidade, até as entrevistas de emprego que determinarão nossas carreiras. Elas nos permitem expressar nossas habilidades, talentos e experiências de forma pessoal, permitindo que nos destaquemos. No entanto, a capacidade de conduzir e participar de uma entrevista de forma eficaz é uma habilidade que precisa ser constantemente desenvolvida e praticada.
A entrevista é uma forma de comunicação que envolve pelo menos duas pessoas - o entrevistador e o entrevistado. Durante uma entrevista, o entrevistador faz perguntas específicas para obter informações do entrevistado. As perguntas são projetadas para descobrir se o entrevistado possui as habilidades e competências necessárias para o cargo ou vaga em questão.
Entender os aspectos de uma entrevista é vital para os alunos que estão começando a se preparar para o mundo acadêmico e profissional. Também é uma excelente ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades de comunicação em inglês.
Introdução
Neste projeto, vamos explorar os vários aspectos de uma entrevista. Vamos começar compreendendo o propósito de uma entrevista e os diferentes tipos de entrevistas. Depois, nos concentraremos em como preparar perguntas para uma entrevista, como responder perguntas durante uma entrevista e, finalmente, como fazer o follow-up após a entrevista.
Cada aspecto de uma entrevista envolve habilidades de comunicação, planejamento, organização e gerenciamento de tempo. Além disso, um bom entrevistador deve ser capaz de criar um ambiente confortável para o entrevistado, de modo a obter as melhores respostas possíveis. Da mesma forma, um bom entrevistado deve saber como apresentar suas ideias de forma clara e concisa.
Neste mundo globalizado, onde o inglês é a língua franca, torna-se cada vez mais importante ser capaz de conduzir e participar de entrevistas em inglês. Este projeto fornecerá aos alunos a oportunidade de praticar suas habilidades em inglês, enquanto aprendem sobre os aspectos de uma entrevista.
Referências:
- Entenda o que é uma entrevista e como se preparar para ela – Catho
- Entrevista: 6 tipos e como se preparar para cada um deles! – Gupy
Atividade Prática
Título da Atividade: "Entrevistas: Através da Lente da Linguagem"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é fornecer aos alunos a oportunidade de explorar, compreender e aplicar os vários aspectos de uma entrevista, enquanto aprimoram suas habilidades de comunicação em inglês.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será encarregado de organizar e conduzir uma entrevista fictícia, que deve durar entre quinze a vinte minutos.
Os grupos irão escolher um tema de interesse, que pode ser relacionado a uma profissão, um hobby, um assunto atual ou qualquer outro tópico que eles considerem interessante. Cada grupo terá que preparar o entrevistador e o entrevistado, elaborar perguntas da entrevista e de follow-up, e finalmente conduzir a entrevista.
Os alunos serão encorajados a usar sua criatividade para criar cenários e situações de entrevista realistas. Além disso, eles serão incentivados a fazer uso de materiais de apoio, como notas, gráficos, apresentações de slides e quaisquer outros recursos que possam facilitar a entrevista.
A entrevista deve ser conduzida inteiramente em inglês. Portanto, os alunos terão de se familiarizar com termos e expressões comuns utilizados em entrevistas em inglês.
Materiais Necessários
- Papel e caneta para anotar as perguntas da entrevista e de follow-up.
- Recursos digitais (opcional): computador, software de apresentação, câmera e microfone para gravação.
- Dicionário de inglês para consulta.
Passo a Passo
-
Os alunos formarão grupos de 3 a 5 pessoas.
-
Cada grupo escolherá um tema de interesse para a sua entrevista.
-
Os grupos prepararão o roteiro da entrevista, que deve incluir uma descrição detalhada do cenário da entrevista, a lista de perguntas e as respostas esperadas.
-
Os grupos escolherão um membro para atuar como entrevistador e outro(s) para atuar como entrevistado(s). O restante do grupo ajudará na preparação e condução da entrevista.
-
Cada grupo realizará a entrevista, que deve ser conduzida inteiramente em inglês. Os alunos podem optar por gravar a entrevista para revisão posterior.
-
Após a entrevista, os grupos farão uma análise crítica da entrevista, avaliando a eficácia da entrevista, a qualidade das perguntas, a clareza e relevância das respostas, a fluência e a precisão do uso do inglês.
Entregas do Projeto
As entregas deste projeto incluirão:
-
Roteiro da entrevista: Este documento deve conter a descrição do cenário da entrevista, a lista de perguntas e as respostas esperadas. O roteiro deve ser entregue antes da realização da entrevista.
-
Vídeo da entrevista: Os grupos podem optar por gravar a entrevista, que deve ser apresentada como parte das entregas do projeto.
-
Relatório escrito: Este documento será uma análise detalhada da entrevista. Ele deve abordar os seguintes tópicos:
- Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o tema da entrevista.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria que embasa a entrevista, explicar como a atividade foi conduzida, a metodologia utilizada, e apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Os alunos devem resumir seus principais pontos, mencionar os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Os alunos devem listar as fontes de informação utilizadas para preparar a entrevista e o relatório.
A entrevista e o relatório irão demonstrar a capacidade dos alunos de aplicar os conceitos de uma entrevista, suas habilidades de comunicação em inglês, seus habilidades de trabalho em grupo, bem como seu pensamento crítico e analítico.