Entrar

Projeto: Polissemia | Metodologia Digital | Projeto

Inglês

Original Teachy

'EF07LI17'

Polissemia

Objetivos

- Compreender o conceito de polissemia e sua importância no entendimento da língua inglesa.

- Identificar palavras polissêmicas em inglês e diferenciar seus significados com base no contexto.

- Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.

- Ampliar o vocabulário em inglês através do estudo da polissemia.

- Aprender a aplicar o conceito de polissemia em situações do cotidiano e nas redes sociais.

Você Sabia?

1. 易勞 Você sabia? A palavra 'bat' pode significar tanto 'morcego' quanto 'taco' em inglês. Então, cuidado quando estiver falando sobre uma partida de baseball!

2.Olha que curioso! A palavra 'bright' pode ser 'brilhante' ou 'inteligente'! Imagine a confusão se alguém disser que seu cachorro é 'bright' quando, na verdade, quer dizer que ele é inteligente! 

3. ⏱️Game Over! Dependendo do contexto, 'run' pode significar tanto 'correr' quanto 'executar' um programa de computador em inglês. Não, você não precisa correr para virar videogame!

Contextualizando

E aí, polissêmicos de plantão?  Vocês já devem ter ouvido falar na palavra polissemia (e podem nem saber!). Mas o que raios isso significa, né? Simples: polissemia é o truque maroto que algumas palavras têm de mudar de significado dependendo do contexto em que aparecem. 

Por que isso é importante? Imagina que louco seria falar com alguém que estivesse em diferentes contextos ao mesmo tempo! Tipo, imagina explicar alguma coisa sobre 'rede' para um pescador e ao mesmo tempo para alguém de TI. Eles vão imaginar coisas completamente diferentes sempre – o que pode ser confuso e engraçado! Mas, no inglês (e em qualquer idioma), entender o contexto é chave para entender bem o que estão dizendo.

Então, preparem-se para entrar no mundo das palavras camaleônicas! 年 Compreender a polissemia não é só aprender a teoria, mas sim aplicar no dia a dia. Desde interpretar melhor as letras da sua música favorita, até arrasar nas redes sociais sem cometer gafes! É hora de desvendar esse mistério e se tornar verdadeiros mestres da interpretação linguística! Let's go! 

Atividade 1: #ExplodeTheMeanings: Polissemia Digital

Descrição

Nesta atividade, vocês vão se transformar em detetives das palavras! ️‍♂️️‍♀️ Utilizando uma plataforma online colaborativa (como o Padlet, Google Docs ou Trello), toda a turma vai explorar palavras polissêmicas em diferentes contextos. O objetivo final é criar um dicionário digital e interativo, repleto de exemplos e interpretações de como uma única palavra pode ter vários significados dependendo do seu uso.

Vocês vão dividir-se em subgrupos e trabalharão juntos online para coletar exemplos, criar definições, e elaborar vídeos e imagens representando esses significados. Ao final, cada subgrupo compartilhará seus conteúdos, criando assim um dicionário vivo e interativo. Vamos nessa? 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores com acesso a uma plataforma de colaboração (Padlet, Google Docs, Trello)

- Cadernos e canetas (para anotações, se necessário)

- Acesso a materiais para criar vídeos e imagens (câmeras, editores de imagem gratuitos, como Canva)

Passo a Passo

  • Dividam-se em subgrupos menores, cada um focando em uma palavra polissêmica específica. Escolham palavras como 'bank', 'bat', 'light', 'run' e 'top' para explorar.
  • Pesquisem e identifiquem diferentes contextos em que a palavra escolhida pode ser usada. Anotem pelo menos 5 exemplos de cada contexto.
  • Cada subgrupo deve criar um documento no Google Docs (ou software similar) para registrar suas descobertas, incluindo uma breve definição da palavra, seus exemplos e os contextos onde são usadas.
  • Criem vídeos curtos ou imagens que representem cada um dos exemplos de utilização da palavra em diferentes contextos. Utilizem materiais gratuitos como Canva ou gravem vídeos amadores em seus celulares.
  • Integrem os conteúdos criados em uma plataforma de colaboração coletiva, como Padlet ou Trello. Estruturem o dicionário digital de uma forma organizada e agradável visualmente.
  • Quando todos os subgrupos tiverem finalizado suas contribuições, marquem uma reunião virtual e unifiquem todo o conteúdo em um único projeto interativo.
  • Finalizem o dicionário com uma seção de depoimentos de todos os alunos sobre o que aprenderam, as dificuldades encontradas e como a polissemia influencia em nosso dia a dia e no inglês.
  • Compartilhem o Dicionário Digital criado com outros colegas, professores e familiares. Peçam feedbacks e realizem eventuais correções e melhorias.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Dicionário Digital e Interativo, acessível online. O dicionário deve conter: Uma seleção de 5 palavras polissêmicas. Definições de cada palavra. Exemplos de uso em diferentes contextos (mínimo de 5 exemplos por palavra). Vídeos ou imagens explicativas para cada contexto. Uma seção de depoimentos dos alunos explicando o que aprenderam sobre polissemia.

O Dicionário deve ser organizado de uma maneira clara e fácil de navegar, e estar repleto de conteúdos multimídia que tragam vida e significado a cada palavra explorada.

Atividade 2: #StorytellingPolissêmico: A Grande Aventura das Palavras

Descrição

Vocês estão prestes a embarcar na criação de um projeto épico onde a história e a polissemia se encontram! 隸‍♂️隸‍♀️ Nessa atividade, a turma inteira vai colaborar para criar um curta-metragem ou um audiodrama que explore diferentes significados de palavras polissêmicas, com base nos mais diversos contextos. A ideia é que cada subgrupo fique responsável por uma pequena parte do filme, garantindo que todos participem ativamente! ️

Vamos pensar de forma criativa e estruturada para desenvolver um roteiro incrível que revele nuances e interpretações das palavras polissêmicas em ação. Ao final, teremos uma produção coletiva que será um verdadeiro sucesso! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera (para gravação de vídeo) e/ou gravador de áudio

- Acesso a softwares básicos de edição de vídeo e áudio (como iMovie para iOS, VivaVideo para Android, Audacity para áudio)

- Computadores com internet para compartilhar arquivos (Google Drive, Dropbox)

- Acesso a uma plataforma de colaboração (como Google Docs, Trello ou outra de sua preferência)

- Materiais para anotação (cadernos, canetas)

- Figurinos simples ou acessórios básicos (podem utilizar objetos do dia a dia)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos, cada um ficando responsável por uma das etapas da produção do filme ou do audiodrama.
  2. Escolham uma palavra polissêmica para cada subgrupo (exemplos: 'lean', 'set', 'cool', 'strike', 'head').
  3. Por subgrupo, elaborem um mini-roteiro de uma pequena cena que destaque diferentes significados da palavra escolhida, pensando em um clima de mistério, comédia, ação, romance, ou outro gênero de sua escolha.
  4. Gravem a cena utilizando celulares ou tablets, procurando usar diferentes contextos, figurinos e locações para ajudar a ilustrar as polissemias.
  5. Caso estejam fazendo um audiodrama, gravem a cena lendo os diálogos com as interpretações adequadas.
  6. Editem as cenas, adicionando efeitos sonoros, trilha e legendas, se for possível.
  7. Compilando as partes, criem uma única produção de curta-metragem ou audiodrama que conte uma história única, coesa e envolvente. Usem uma plataforma de edição colaborativa, ou juntem todos os arquivos manualmente.
  8. Preparem uma introdução e um desfecho que ajudem a ligar as cenas e expliquem como a polissemia atua em cada situação contextual apresentada.
  9. Ao final, acrescentem pequenos quadros com depoimentos dos alunos explicando o que aprenderam e quais foram os desafios enfrentados.
  10. Compartilhem a produção final com toda a turma, a escola e nas redes sociais, incentivando comentários, críticas construtivas e elogios!

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um curta-metragem ou audiodrama de aproximadamente 10 a 15 minutos. Cada subgrupo deve entregar sua parte desse filme/drama, e todas as partes devem ser compiladas em uma única produção épica, que será compartilhada com toda a escola e em redes sociais! 

O filme/drama deve incluir: Um roteiro consistente e criativo que destaque diferentes contextos de uso de palavras polissêmicas escolhidas. Interpretações visuais ou sonoras dessas palavras em ação. Dica visual ou textual que ajuda o público a compreender a polissemia apresentada. Quadro com depoimentos dos alunos explicando o processo e o que aprenderam com a atividade.

Organizem tudo de forma que o filme/drama conte uma história coesa e envolvente, garantindo que todas as partes sejam integradas de maneira harmoniosa!

Atividade 3: #PolissemiaArtística: Expo-Contexto

Descrição

Chegou a hora de se transformar em artistas! ️ Nesta atividade, a turma inteira vai colaborar para criar uma exposição digital interativa onde cada pavilhão irá explorar diferentes significados de palavras polissêmicas em inglês. Utilizando uma plataforma de criação de sites gratuitos (como Google Sites ou Canva), vocês vão projetar páginas web com infográficos, vídeos, depoimentos e obras de arte que expliquem e demonstrem como uma só palavra pode mudar de sentido dependendo do contexto.

Essa atividade vai combinar criatividade, tecnologia e muita interação, transformando o aprendizado em uma bela exposição online que poderá ser compartilhada com todos! ‍‍

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores com acesso a uma plataforma de criação de sites (Google Sites, Canva ou outra de sua escolha)

- Câmeras de celular para gravação de vídeos

- Materiais básicos de arte (lápis de cor, canetas, papel, tintas, massinha de modelar, etc.)

- Acesso a softwares gratuitos de edição de imagem (como Canva)

- Cadernos e canetas

- Ferramentas para edição de vídeo e som (como iMovie ou VivaVideo para celular)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos, cada um focando em uma palavra polissêmica escolhida pelo grupo (por exemplo: 'bank', 'bat', 'light', 'set' e 'run').
  2. Pesquisem e analisem diferentes contextos em que a palavra escolhida pode ser usada. Anotem a definição de cada contexto e pelo menos 5 exemplos de uso de cada um.
  3. Planejem a criação de um infográfico interativo que mostre e explique os contextos e significados das palavras escolhidas.
  4. Escrevam e ensaiem pequenos vídeos ou áudios onde simulam as situações das palavras polissêmicas. Certifiquem-se de que a linguagem utilizada seja clara e didática.
  5. Utilizem materiais de arte, design e edição de imagem para criar representações visuais claras e criativas dos contextos e atividades polissêmicas.
  6. Em cada pavilhão do site, insiram os infográficos, vídeos, depoimentos e obras de arte produzidas. Estruturem a exposição em uma ordem lógica e coerente.
  7. Compartilhem o conteúdo da exposição digital com todo o grupo para revisões e ajustes necessários.
  8. Finalizem a exposição, garantindo que todos os links funcionem corretamente e que o conteúdo esteja integrado e visualmente atraente.
  9. Planejem uma apresentação virtual da exposição para a turma e para outros interessados. Incluam um momento de desafios e perguntas aos criadores dos pavilhões.
  10. Compartilhem o link da exposição final com outros colegas, professores e familiares, solicitando feedbacks e eventuais melhorias.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma Exposição Digital Interativa sobre Polissemia acessível online. A exposição deve conter: Diferentes pavilhões, cada um focado em uma palavra polissêmica específica (exemplos: 'bank', 'bat', 'light'). Infográficos claros e visuais que expliquem cada contexto e significado das palavras escolhidas. Vídeos curtos ou áudios explicando os contextos e atuações de leitura de textos ou histórias. Documentações dos processos criativos usados para representar as polissemias artísticas. Depoimentos individuais e grupais de alunos explicando o que aprenderam e quais foram os desafios.

A exposição deve ser navegável, visualmente agradável e interessante, utilizando uma linguagem acessível e criativa para o público. Cada item explorado deve estar embasado em contatos contextuais reais, oferecendo várias possibilidades de interpretação para o público visitante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies