Entrar

Projeto: MDC | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF07MA01'

MDC

Objetivos

- Entender e aplicar o conceito de Máximo Divisor Comum (MDC) em situações práticas.

- Desenvolver a habilidade de resolver problemas práticos que envolvam o cálculo do MDC.

- Promover a colaboração em grupo e o uso de tecnologias digitais para otimizar a resolução de problemas.

- Conectar o aprendizado sobre o MDC com situações do cotidiano, como a organização de eventos escolares ou a divisão justa de tarefas em equipes.

Você Sabia?

1.  Sabia que matematicamente falando, o MDC é basicamente encontrar a peça que encaixa perfeitamente entre dois (ou mais) números? É como achar aquele par de tênis que é exatamente do seu número – difícil e satisfatório quando encontra! 

2.  Quer saber o segredo do sucesso das festas perfeitamente organizadas? O MDC! É como se soubéssemos exatamente quantos brigadeiros cada convidado poderia comer sem que ninguém ficasse com inveja de outro. 

3. 拾 Pela natureza colaborativa dos eventos que organizaremos, podemos dizer que o MDC funciona como o bom senso matemático na hora de dividir uma pizza gigante. Sempre alguém merece mais um pedacinho! 

Contextualizando

Vamos falar de um conceito que está mais perto do nosso cotidiano do que parece: o Máximo Divisor Comum, o famoso MDC!  Imagine que você precisa organizar um torneio de futsal na escola e o número de jogadores inscritos não está lá muito redondo. É aí que entra o MDC, para dividir os times de forma equilibrada e justa. 

Agora, pense em uma situação em que você e seus amigos vão organizar um piquenique. Sem querer, vocês levam um número ímpar de pessoas. O que fazer? Com um pouco de cálculos baseados no MDC, é possível criar subgrupos iguais e ninguém fica de fora da brincadeira ou sem bolinho! 療

E se quisermos planejar um evento como um show online e distribuir as responsabilidades entre as equipes, é fundamental entender como o MDC nos ajuda a otimizar a quantidade de papéis e trabalhos. Em resumo, o MDC é o super-herói dos eventos e grupos, garantindo que todos tenham a chance de brilhar! 

Atividade 1: Maratona do MDC: Criando Sua Calculadora Interativa de Equipes ‍♂️‍♀️

Descrição

Nós vamos transformar a sala de aula e o ambiente online em uma verdadeira maratona de aprendizagem coletiva, onde, juntos, iremos criar uma Calculadora Interativa de Equipes. Esta ferramenta será capaz de dividir grupos de pessoas de forma justa e equilibrada em qualquer situação, desde festas escolares até eventos esportivos. Durante essas semanas, vamos aplicar o conceito de Máximo Divisor Comum (MDC) de forma prática, criativa e digital. Ao final, teremos uma ferramenta personalizada e interativa que poderá ser utilizada em diferentes situações do dia a dia! 

Materiais Necessários

- Computadores ou celulares com acesso à internet

- Cadernos e canetas para anotações

- Papéis coloridos ou post-its

- Ferramentas de apresentação digital (Google Slides, Canva, PowerPoint)

- Aplicativos de compartilhamento de ideias e documentos (Trello, Google Docs)

- Calculadora para checar cálculos

Passo a Passo

  • Formação de Subgrupos: Dividir a turma em subgrupos de até 5 alunos (vocês terão que colaborar bastante durante todo o projeto)
  • Pesquisa e Aprendizado: Cada subgrupo será responsável por pesquisar diferentes aplicações práticas do MDC. Abordem casos como divisão de tarefas escolares, organização de festas ou torneios, e outras situações que acharem relevantes. Usem ferramentas digitais para compartilhar suas descobertas!
  • Planejamento da Calculadora: Em conjunto, todos os subgrupos discutem e planejam como a Calculadora Interativa de Equipes será construída. Definam as funcionalidades que a ferramenta deve ter e quais dados deverão ser inseridos.
  • ️ Criação da Ferramenta Digital: Dividam as tarefas: alguns alunos trabalharão na construção visual da calculadora, enquanto outros focarão na programação ou configuração das fórmulas de MDC digitais.
  • ‍ Testes e Ajustes: Com a Calculadora Interativa pronta, todos participarão de testes simulando diferentes cenários - jogos, festas, etc. Certifiquem-se de que a ferramenta está funcionando corretamente.
  • Apresentação Final: Preparem um pitch de 5 a 10 minutos para apresentar a Calculadora Interativa a toda a turma. Expliquem como ela funciona, façam uma demonstração ao vivo e destaquem os desafios enfrentados e as soluções encontradas.
  • Reflexão e Feedback: Após a apresentação, discutam em grupo as principais aprendizagens, curiosidades descobertas e feedbacks sobre o projeto. Reflitam sobre como o MDC pode ser aplicado em outras situações cotidianas e profissionais.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será a Calculadora Interativa de Equipes. Ela deve ser um arquivo digital (por exemplo, um documento interativo no Google Slides ou uma planilha no Excel), que permita inserir números de participantes e calcular o MDC de forma visual e prática. Essa ferramenta tem que ser bem intuitiva e criativa, podendo ser acessada por qualquer pessoa para ajudar na divisão de grupos de forma equilibrada. Além disso, cada aluno ou dupla de alunos deve enviar um relatório digital (aproximadamente 1-2 páginas) documentando o processo de criação, desafios encontrados e como o MDC foi aplicado.

Atividade 2: MDC Game Show: Desvendando Enigmas Matemáticos!

Descrição

Vamos transformar o aprendizado sobre o Máximo Divisor Comum (MDC) em um emocionante desafio de enigmas matemáticos. Durante as próximas semanas, vocês irão colaborar para criar um incrível game show interativo baseado em cálculos de MDC e sua aplicação em situações do cotidiano. Em equipes, vocês irão pesquisar, criar desafios, cenários interativos e toda a dinâmica de um programa de perguntas e respostas com curiosas participações. Ao final, a turma terá criado um divertido apresentável, pronto para interagir e aprender!

Materiais Necessários

- Computadores ou celulares com acesso à internet

- Cadernos e canetas para anotações

- Papéis coloridos ou post-its

- Ferramentas de apresentação digital (PowerPoint, Google Slides)

- Canva ou software de design gráfico semelhante

- Microfones e recursos para gravação de voz (se possível)

- Acesso a ferramentas de edição de vídeo básicas (iMovie, Windows Movie Maker)

- Calculadoras para verificação de cálculos

Passo a Passo

  1. Formação de Subgrupos: Dividam a turma em pequenos subgrupos de até 5 alunos. Cada subgrupo ficará responsável por uma etapa específica da criação do game show.
  2. Pesquisa Inicial: Realizem uma pesquisa em grupo sobre o MDC. Discutam casos práticos de uso, como a divisão de equipes e a organização de eventos. Anotem tudo em um documento colaborativo, citando fontes pesquisadas.
  3. Brainstorm de Ideias: Em conjunto, os subgrupos devem realizar uma tempestade de ideias. Definam o formato do game show (quiz, desafios práticos, etc.) e quais efeitos visuais ou sonoros desejam incluir.
  4. Elaboração do Roteiro: Cada subgrupo ficará responsável por criar perguntas e desafios que fazem uso do MDC. Elaborem um roteiro detalhado que inclua as perguntas, opções de resposta, passos de cálculo, curiosidades e um design visual.
  5. Desenvolvimento Interativo: Comecem a construir as interações. Utilizem ferramentas digitais como PowerPoint ou Google Slides para criar os slides interativos. Adicionem sons, animações e efeitos visuais para tornar o game show envolvente.
  6. Gravação e Edição: Se possível, gravem explicações e comentários para cada etapa do game show. Certifiquem-se de que as gravações ficam claras e dinâmicas. Utilizem softwares de edição de vídeo para unir as partes e deixar tudo visualmente atraente.
  7. Testes e Ajustes: Simulem o game show com outros grupos. Identifiquem falhas, ajustem perguntas e aprimorem as partes visuais. Certifiquem-se de que a dinâmica do jogo está fluída e divertida.
  8. Apresentação Final: Preparem um evento para apresentar o game show completo. Convidem outros grupos ou a comunidade escolar para participar do show. Cada subgrupo pode se revezar na explicação e moderação do jogo.
  9. Reflexão e Feedback: Após a apresentação, façam uma reflexão geral sobre o projeto. Discutam o que aprenderam sobre o MDC e como foi o processo de criação do game show. Peçam feedback de colegas e convidados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será o game show interativo criado pela turma. O game show deve ser um arquivo digital (por exemplo, um PowerPoint interativo) que simule um programa de perguntas e respostas baseado no conceito de MDC. Cada aluno ou grupo de alunos deve contribuir com pelo menos 5 perguntas e o respectivo passo a passo dos cálculos, além de uma seção de curiosidades. O game show deve ser rico em interatividade e visuais atrativos, permitindo a toda turma e, se possível, a pessoas externas interagir para aprender sobre o MDC de forma divertida e dinâmica.

Atividade 3: MDC Show de Talentos: Criando e Organizando um Evento Interativo e Digital! 

Descrição

Prontos para se tornarem produtores de eventos de sucesso? Nesta atividade, vocês irão criar, planejar e realizar um MDC Show de Talentos. Em um grande espetáculo interativo e digital, cada aluno ou grupo de alunos irá apresentar um talento especial, desde músicas, danças, poesias, curiosidades, até experimentos científicos, sempre relacionados ao conceito de Máximo Divisor Comum (MDC)!  Durante nossa jornada, vamos explorar como o MDC pode ser aplicado em diferentes contextos criativos, como a organização dos números de apresentações, a divisão de tempo e recursos entre os 'talentos' e a criação de uma narrativa coesa. Vamos lá, produtor em ação! 

Materiais Necessários

- Computadores ou celulares com acesso à internet

- Cadernos e canetas para anotações

- Microfones ou recursos de gravação de áudio e vídeo (se possível)

- Instrumentos musicais ou objetos/artigos para os talentos escolhidos

- Vestuário e acessórios para caracterizar os talentos

- Ferramentas de apresentação digital (PowerPoint, Google Slides, Canva)

- Software de edição de vídeo básico (iMovie, Windows Movie Maker)

- Folhas de papel e cartolinas para a criação de cenários

- Calculadoras ou aplicativos de cálculo MDC para ajudar na organização

Passo a Passo

  1. Escolha de Talentos: Cada aluno ou grupo de alunos deverá escolher um talento específico para apresentar. Discutam ideias que variam de performances musicais, poéticas, danças, experimentos científicos, artesanato e muito mais. Todos os talentos devem, de alguma forma, relacionar-se ao conceito de MDC.
  2. Pesquisa de Contexto e Aplicação do MDC: Pesquisem como o MDC pode ser aplicado de maneiras diversas. Identifiquem onde o MDC será aplicado em cada um dos talentos escolhidos. Essa será a amarração criativa entre os diferentes atos do show.
  3. Roteiro do Show: Criem um roteiro detalhado, dividindo o tempo para cada apresentação de talento, segmentos de explicação sobre o MDC e curiosidades. Incluam a ordem de apresentação, chamadas públicas, e intervalos.
  4. Produção e Gravação: Planejem a produção do seu talento, incluindo figurino, cenário e, se necessário, gravações prévias (de curiosidades MDC ou partes de explicação). Realizem as gravações de cada ato.
  5. Edição e Composição: Utilizem softwares de edição para criar um vídeo coeso, que mescla as apresentações de talento com os segmentos de MDC. Incluam efeitos especiais, transições e músicas de fundo.
  6. Correção e Feedback: Assistam ao show completo e peçam feedback a colegas e familiares. Façam ajustes conforme necessário para garantir a fluidez e a qualidade final.
  7. Apresentação Final: Realizem uma exibição do MDC Show de Talentos para a turma e, se possível, convidem outros professores e membros da comunidade escolar para prestigiar os talentos e aprender de uma maneira mais divertida sobre o MDC! 
  8. Reflexão e Feedback: Após a apresentação, façam uma reflexão sobre a experiência. Discutam o que vocês aprenderam sobre o MDC, como foi o processo de planejamento e produção do evento e peçam feedback uns aos outros.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será o MDC Show de Talentos em formato digital. Esse show deverá ser gravado e editado, incorporando todos os talentos apresentados e relacionando cada apresentação a uma aplicação do cálculo do MDC (explicada antes ou depois da apresentação). O show deve seguir um roteiro que permita a fluidez entre os diferentes segmentos, com chamadas públicas, intervalos e curiosidades sobre o MDC. Além disso, cada grupo ou indivíduo deve entregar um relatório reflexivo (1-2 páginas) descrevendo o processo de criação, os obstáculos encontrados, soluções inovadoras e o que aprenderam. Encorajamos a inclusão de depoimentos filmados sobre a experiência e feedbacks dos colegas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies