Entrar

Projeto: Projeto Triângulo em Jogo

Matemática

Original Teachy

'EF07MA25'

Condição de Existência do Triângulo

Atividade Prática: Projeto "Triângulo em Jogo"

Objetivos do Projeto

  1. Compreender as propriedades dos lados dos triângulos e aplicar a desigualdade triangular.
  2. Entender e aplicar o conceito de rigidez geométrica.
  3. Conhecer e testar as condições necessárias para a construção de um triângulo.

Descrição do Projeto

Os grupos deverão criar um "jogo de tabuleiro" cujas regras serão baseadas em tarefas envolvendo triângulos. O jogo deve conter desafios que envolvam a construção de triângulos com algumas condições predeterminadas como, por exemplo, uma tarefa onde deverão construir um triângulo com dois lados de tamanhos já estipulados e eles devem determinar o intervalo de tamanhos possível para o terceiro lado.

Materiais Necessários

  1. Cartolina ou Papelão
  2. Canetinhas coloridas
  3. Régua e Compasso
  4. Massinha de modelar (opcional)

Passo a Passo

  1. Cada grupo deve criar um tabuleiro de jogo na cartolina ou no papelão. O tabuleiro pode ser do formato que preferirem, mas deve conter espaços que representarão as casas que os jogadores avançarão.

  2. Em cada casa, os alunos deverão escrever desafios envolvendo os lados do triângulos. Os desafios podem envolver a construção de um triângulo com determinados lados, resolver questões envolvendo a desigualdade triangular ou ainda testar condições para a existência de um triângulo.

  3. O grupo deve criar um conjunto de regras para o jogo, explicando como se avança, como se vence e o que ocorre ao cair em cada casa.

  4. O grupo deve criar peças do jogo utilizando massinha de modelar ou outro material à escolha.

  5. Testar o jogo com os membros do grupo e fazer modificações nas regras se necessário para deixar o jogo mais divertido e educativo.

Entregas do Projeto

Além do jogo de tabuleiro físico, cada grupo deverá produzir um relatório de projeto contendo:

  1. Introdução: Aqui os alunos devem contextualizar a importância dos triângulos e suas propriedades, dando exemplos de onde essas propriedades são utilizadas no mundo real. Devem também explicar os objetivos do projeto.

  2. Desenvolvimento: O grupo deve detalhar aqui a teoria por trás dos desafios do jogo, explicando a desigualdade triangular, a rigidez dos triângulos e as condições para a existência de um triângulo. Além disso, devem explicar em detalhes como o jogo foi criado, as regras do jogo e como essa atividade ajudou a entender os conceitos estudados.

  3. Conclusões: Aqui os alunos devem refletir sobre o aprendizado obtido, as dificuldades encontradas e como superaram essas dificuldades. Deve-se comentar sobre a experiência do trabalho em grupo e quais habilidades socioemocionais foram desenvolvidas.

  4. Bibliografia: Todos os materiais de pesquisa utilizados devem ser citados aqui.

Cada aluno do grupo deverá participar da elaboração do relatório, dividindo as partes entre si, para que todos pratiquem tanto a comunicação escrita quanto a colaboração em grupo.

Observação: O jogo e o relatório devem ser entregues em uma semana a partir da data de início do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies