Atividade Prática: Projeto "Triângulo em Jogo"
Objetivos do Projeto
- Compreender as propriedades dos lados dos triângulos e aplicar a desigualdade triangular.
- Entender e aplicar o conceito de rigidez geométrica.
- Conhecer e testar as condições necessárias para a construção de um triângulo.
Descrição do Projeto
Os grupos deverão criar um "jogo de tabuleiro" cujas regras serão baseadas em tarefas envolvendo triângulos. O jogo deve conter desafios que envolvam a construção de triângulos com algumas condições predeterminadas como, por exemplo, uma tarefa onde deverão construir um triângulo com dois lados de tamanhos já estipulados e eles devem determinar o intervalo de tamanhos possível para o terceiro lado.
Materiais Necessários
- Cartolina ou Papelão
- Canetinhas coloridas
- Régua e Compasso
- Massinha de modelar (opcional)
Passo a Passo
-
Cada grupo deve criar um tabuleiro de jogo na cartolina ou no papelão. O tabuleiro pode ser do formato que preferirem, mas deve conter espaços que representarão as casas que os jogadores avançarão.
-
Em cada casa, os alunos deverão escrever desafios envolvendo os lados do triângulos. Os desafios podem envolver a construção de um triângulo com determinados lados, resolver questões envolvendo a desigualdade triangular ou ainda testar condições para a existência de um triângulo.
-
O grupo deve criar um conjunto de regras para o jogo, explicando como se avança, como se vence e o que ocorre ao cair em cada casa.
-
O grupo deve criar peças do jogo utilizando massinha de modelar ou outro material à escolha.
-
Testar o jogo com os membros do grupo e fazer modificações nas regras se necessário para deixar o jogo mais divertido e educativo.
Entregas do Projeto
Além do jogo de tabuleiro físico, cada grupo deverá produzir um relatório de projeto contendo:
-
Introdução: Aqui os alunos devem contextualizar a importância dos triângulos e suas propriedades, dando exemplos de onde essas propriedades são utilizadas no mundo real. Devem também explicar os objetivos do projeto.
-
Desenvolvimento: O grupo deve detalhar aqui a teoria por trás dos desafios do jogo, explicando a desigualdade triangular, a rigidez dos triângulos e as condições para a existência de um triângulo. Além disso, devem explicar em detalhes como o jogo foi criado, as regras do jogo e como essa atividade ajudou a entender os conceitos estudados.
-
Conclusões: Aqui os alunos devem refletir sobre o aprendizado obtido, as dificuldades encontradas e como superaram essas dificuldades. Deve-se comentar sobre a experiência do trabalho em grupo e quais habilidades socioemocionais foram desenvolvidas.
-
Bibliografia: Todos os materiais de pesquisa utilizados devem ser citados aqui.
Cada aluno do grupo deverá participar da elaboração do relatório, dividindo as partes entre si, para que todos pratiquem tanto a comunicação escrita quanto a colaboração em grupo.
Observação: O jogo e o relatório devem ser entregues em uma semana a partir da data de início do projeto.