Contextualização
Em nossa vida cotidiana, nos comunicamos de diversas maneiras, e uma delas é através da linguagem escrita e falada. Dentro deste contexto, temos a linguagem formal e a linguagem informal, que são formas distintas de nos expressarmos em diferentes situações.
A linguagem formal é aquela utilizada em contextos mais sérios e formais, como em reuniões de trabalho, documentos oficiais, textos acadêmicos, entre outros. Essa linguagem segue as regras gramaticais e evita o uso de gírias ou linguagem coloquial. Já a linguagem informal é a que utilizamos em nosso dia a dia, em conversas com amigos e familiares. Esta forma de linguagem é mais relaxada e permite o uso de gírias, expressões idiomáticas, abreviações e outras variações que não são aceitas na linguagem formal.
Importância
Entender a diferença entre a linguagem formal e informal é fundamental para a vida em sociedade. É através desta distinção que conseguimos nos comunicar de forma eficaz em diferentes cenários, sejam eles mais sérios ou descontraídos.
Além disso, a compreensão e o uso adequado da linguagem formal e informal são habilidades importantes para várias atividades, como a escrita de textos acadêmicos, a participação em entrevistas de emprego, a realização de apresentações, entre outros.
Atividade Prática: "Formais e Informais: um Diálogo entre Gêneros Textuais"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é fazer com que os alunos consigam distinguir e aplicar, corretamente, a linguagem formal e informal ao criar diferentes gêneros textuais. Além disso, o projeto visa desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, pensamento criativo, dentre outras.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e receberão diferentes situações onde deverão criar dois tipos de textos: um utilizando a linguagem formal e outro a linguagem informal.
Alguns exemplos de situações são:
- Convite para uma festa de aniversário.
- Relatório sobre um acidente de trânsito.
- Mensagem para um amigo.
- Carta para um autor de livro favorito.
- E-mail para um professor.
Após a criação dos textos, os alunos deverão elaborar um relatório detalhando o processo de criação, as dificuldades encontradas, a escolha das palavras e o uso de estruturas gramaticais, sempre relacionando com a teoria estudada.
Materiais Necessários
- Caderno ou papel para anotações.
- Canetas, lápis ou computador para a escrita dos textos.
- Materiais de pesquisa, como livros, apostilas ou internet.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- O professor divide a turma em grupos e apresenta as situações que deverão ser desenvolvidas.
- Os alunos discutem dentro dos grupos como conduzirão o trabalho e distribuem as tarefas.
- De forma colaborativa, os alunos criam os textos para cada situação proposta, sempre elaborando duas versões: uma formal e uma informal.
- Os alunos elaboram o relatório detalhando todo o processo, as escolhas feitas, as dificuldades e como a teoria ajudou no desenvolvimento das tarefas.
- Cada grupo apresenta os textos criados e os relatórios para a turma.
- O professor orienta uma discussão geral sobre o que foi aprendido e as conclusões retiradas sobre o projeto.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, os alunos devem entregar:
- Dois textos criados para cada situação proposta: um formal e um informal.
- Um relatório contendo os quatro tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Na Introdução, os alunos devem descrever as situações propostas, a importância de conhecer as diferenças entre linguagem formal e informal e o objetivo do trabalho.
No Desenvolvimento, eles devem detalhar o processo de criação dos textos, as dificuldades encontradas, as escolhas de palavras e estruturas gramaticais, sempre conectando com a teoria estudada.
Nas Conclusões, os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, as aprendizagens obtidas e as conclusões sobre o uso da linguagem formal e informal.
Na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes de pesquisa utilizadas, como livros, sites, vídeos, etc.