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Projeto: Formais e Informais: um Diálogo entre Gêneros Textuais

Português

Original Teachy

'EF67LP06'

Linguagem: Formal e Informal

Contextualização

Em nossa vida cotidiana, nos comunicamos de diversas maneiras, e uma delas é através da linguagem escrita e falada. Dentro deste contexto, temos a linguagem formal e a linguagem informal, que são formas distintas de nos expressarmos em diferentes situações.

A linguagem formal é aquela utilizada em contextos mais sérios e formais, como em reuniões de trabalho, documentos oficiais, textos acadêmicos, entre outros. Essa linguagem segue as regras gramaticais e evita o uso de gírias ou linguagem coloquial. Já a linguagem informal é a que utilizamos em nosso dia a dia, em conversas com amigos e familiares. Esta forma de linguagem é mais relaxada e permite o uso de gírias, expressões idiomáticas, abreviações e outras variações que não são aceitas na linguagem formal.

Importância

Entender a diferença entre a linguagem formal e informal é fundamental para a vida em sociedade. É através desta distinção que conseguimos nos comunicar de forma eficaz em diferentes cenários, sejam eles mais sérios ou descontraídos.

Além disso, a compreensão e o uso adequado da linguagem formal e informal são habilidades importantes para várias atividades, como a escrita de textos acadêmicos, a participação em entrevistas de emprego, a realização de apresentações, entre outros.

Atividade Prática: "Formais e Informais: um Diálogo entre Gêneros Textuais"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é fazer com que os alunos consigam distinguir e aplicar, corretamente, a linguagem formal e informal ao criar diferentes gêneros textuais. Além disso, o projeto visa desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, pensamento criativo, dentre outras.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e receberão diferentes situações onde deverão criar dois tipos de textos: um utilizando a linguagem formal e outro a linguagem informal.

Alguns exemplos de situações são:

  1. Convite para uma festa de aniversário.
  2. Relatório sobre um acidente de trânsito.
  3. Mensagem para um amigo.
  4. Carta para um autor de livro favorito.
  5. E-mail para um professor.

Após a criação dos textos, os alunos deverão elaborar um relatório detalhando o processo de criação, as dificuldades encontradas, a escolha das palavras e o uso de estruturas gramaticais, sempre relacionando com a teoria estudada.

Materiais Necessários

  1. Caderno ou papel para anotações.
  2. Canetas, lápis ou computador para a escrita dos textos.
  3. Materiais de pesquisa, como livros, apostilas ou internet.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. O professor divide a turma em grupos e apresenta as situações que deverão ser desenvolvidas.
  2. Os alunos discutem dentro dos grupos como conduzirão o trabalho e distribuem as tarefas.
  3. De forma colaborativa, os alunos criam os textos para cada situação proposta, sempre elaborando duas versões: uma formal e uma informal.
  4. Os alunos elaboram o relatório detalhando todo o processo, as escolhas feitas, as dificuldades e como a teoria ajudou no desenvolvimento das tarefas.
  5. Cada grupo apresenta os textos criados e os relatórios para a turma.
  6. O professor orienta uma discussão geral sobre o que foi aprendido e as conclusões retiradas sobre o projeto.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os alunos devem entregar:

  1. Dois textos criados para cada situação proposta: um formal e um informal.
  2. Um relatório contendo os quatro tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Na Introdução, os alunos devem descrever as situações propostas, a importância de conhecer as diferenças entre linguagem formal e informal e o objetivo do trabalho.

No Desenvolvimento, eles devem detalhar o processo de criação dos textos, as dificuldades encontradas, as escolhas de palavras e estruturas gramaticais, sempre conectando com a teoria estudada.

Nas Conclusões, os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, as aprendizagens obtidas e as conclusões sobre o uso da linguagem formal e informal.

Na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes de pesquisa utilizadas, como livros, sites, vídeos, etc.

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