Contextualização
Introdução Teórica
Para começar, consideremos o que é um "relato de experiência vivida". Em termos simples, é a narração de uma experiência pessoal. No entanto, tem características únicas que o diferenciam de outros tipos de narrativas. Primeiro, é subjetivo e pessoal por natureza, refletindo a perspectiva e as emoções do narrador. Também é detalhado é vívido, com a intenção de permitir que o leitor "viva" a experiência por meio da leitura.
Segundo, envolve o uso do passado, uma vez que o narrador está contando algo que já aconteceu. Terceiro, pode ser contado na primeira ou na terceira pessoa, dependendo se o narrador é o protagonista da história (primeira pessoa) ou se está falando sobre a experiência de outra pessoa (terceira pessoa).
Finalmente, é uma forma de expressão altamente flexível. Pode ser usado para contar praticamente qualquer tipo de experiência, desde um dia comum até um evento marcante. Também pode ser usado em qualquer tipo de mídia, desde a escrita até vídeos, podcasts, vlogs, etc.
Contextualização
Os relatos de experiência vivida são uma parte importante da nossa vida cotidiana. Contamos nossas experiências para amigos e familiares, ouvimos as experiências dos outros nas redes sociais, lemos sobre as experiências de outras pessoas em blogs, revistas, etc. Também usamos nossas experiências pessoais para opinar sobre questões importantes, para tomar decisões sobre o que fazer ou simplesmente para entender melhor quem somos.
Nesse sentido, saber como narrar uma experiência vivida é uma habilidade fundamental. Além disso, fazer isso de maneira reflexiva e crítica é uma importante forma de autoconhecimento.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Percursos de Memória - Vivências e Relatos"
Objetivo do Projeto
Esta atividade tem como principal meta auxiliar os alunos a explorar suas próprias experiências vividas e traduzi-las em relatos cativantes. Além disso, propomos que eles explorem a experiência de ler relatos de terceiros e reflitam criticamente sobre eles. Espera-se, com isso, o aprimoramento de habilidades como escrita, leitura crítica, trabalho em equipe e uso de ferramentas multimídia.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos de 3 a 5 alunos terão que trabalhar juntos para criar um "jornal da experiência vivida", composto por uma variedade de relatos de experiências pessoais e reflexões sobre os relatos de terceiros. Este projeto deverá ser realizado ao longo de 20 horas, divididas ao longo de um mês, aproximadamente. Durante este período, os alunos deverão se reunir regularmente, tanto presencialmente quanto virtualmente, para planejar, executar e revisar seu projeto.
Materiais Necessários
- Cadernos e canetas para anotações
- Materiais de pesquisa (livros, revistas, internet)
- Equipamento de gravação de áudio e vídeo (opcional)
- Software de edição de texto e imagem
Passo a Passo Detalhado
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Formação dos grupos e planejamento inicial (2 horas): Os alunos deverão formar seus grupos e discutir as grandes linhas do projeto. Nesta fase, eles escolherão quais experiências pessoais serão relatadas e quais relatos de terceiros serão analisados.
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Relato de experiências pessoais (8 horas): Cada aluno será responsável por escrever um relato detalhado de uma experiência pessoal significativa. Este relato deve ser feito por escrito, mas os alunos são encorajados a experimentar com formatos multimídia (áudio, vídeo, imagens), se desejarem.
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Análise de relatos de terceiros (4 horas): Os alunos deverão ler, assistir ou ouvir relatos de experiências de terceiros (escolhidos durante o planejamento) e escrever uma análise crítica sobre eles.
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Revisão e montagem do "jornal da experiência vivida" (4 horas): Os alunos deverão juntar seus relatos e análises em um formato de "jornal". Este jornal pode ser digital ou impresso, mas deve conter todos os relatos e análises, bem como uma introdução e uma conclusão coletiva.
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Preparação do relatório final (2 horas): Por fim, os alunos devem preparar um relatório final que detalhe todo o processo do projeto, desde o planejamento inicial até a conclusões finais.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar o seguinte:
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"Jornal da experiência vivida": Esta é a principal entrega do projeto, contendo todos os relatos de experiências pessoais e análises de relatos de terceiros preparados pelos alunos.
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Relatório final: Este relatório deverá conter, mas não estar limitado a, quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. A Introdução deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, além do objetivo deste projeto. O Desenvolvimento deve explicitar a teoria por trás do tema do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. A Conclusão deve retomar os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. A Bibliografia deve indicar as fontes que os alunos se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.