Entrar

Projeto: Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Objetivos

-  Aprender a diferenciar biografia de autobiografia.

-  Reconhecer as características de uma biografia contada por si mesmo ou por outra pessoa.

-  Explorar ferramentas digitais para a criação de conteúdos envolventes.

-  Desenvolver habilidades de storytelling.

-  Trabalhar em grupo para a criação de um projeto interativo e didático.

Você Sabia?

1.  Sabia que a palavra 'autobiografia' vem do grego e significa literalmente 'escrita pela própria vida'? 

2.  Benjamin Franklin, o inventor do para-raios, escreveu sua própria autobiografia. Imagine tudo o que ele conseguiu inventar e ainda arranjou tempo para escrever um livro sobre sua vida! 

Contextualizando

Anotem essa, pessoal!  Imagine que você é a estrela de um documentário sobre sua vida. Toda ação, emoção, drama e com certeza um pouco de comédia. Bem, uma pessoa pode escolher contar essa história de duas formas: se ela mesma narrar, aí é uma autobiografia! Já uma biografia é quando o grande ator narrador é outra pessoa, tipo um diretor experiente. Nessa narrativa, ele pode cortar algumas cenas ou até adicionar umas cenas extras para dar mais emoção à história! 

Diferença Sutil? 邏 Tipo uma biografia seria aquele filme baseado em fatos reais, mas contada por um observador atento. Já a autobiografia é o Você/Estrela contando sua vida sem intermediários!  Queremos entender essas nuances para não confundir aquela 'história verídica' que sua avó sempre conta com algo que ela mesma filmaria e postaria no YouTube. Tudo muito claro até agora? Okay, então agora estamos prontos para explorar e inovar usando essas incríveis formas de contar histórias! 

O Detetive da Vida! ‍ As biografias são como investigações históricas onde o 'detetive' (o biógrafo) junta pistas sobre a vida de alguém, e às vezes, essas pistas vêm da própria 'fonte'. Algumas pessoas preferem contar suas vidas porque têm histórias incríveis para compartilhar, e acreditam que ao fazer isso deixarão sua marca na história. Imagine só, se tivesse um dia de biógrafo de uma pessoa famosa?  Já as autobiografias, bem, são como uma viagem introspectiva, onde você analisa e reflete os momentos chaves de sua vida de uma maneira única. Prontos para embarcar nessa jornada? 

Atividade 1: Podcast Biográfico: Nosso Capítulo Histórico ️

Descrição

Ei! Você já se imaginou criando seu próprio podcast literário?  Nessa atividade super legal, nossa turma inteira vai trabalhar junta para criar um Podcast Biográfico incrível!  Vamos explorar biografias e autobiografias de pessoas famosas, mas com um toque moderno e digital. O objetivo é contar a história de vida de uma personalidade histórica ou contemporânea de uma forma cativante, divertida e, claro, educativa!  Vamos usar entrevistas (de forma fictícia), narrações animadas e até trilha sonora para fazer a narrativa ser emocionante! Essa atividade vai ajudar vocês a diferenciar biografias de autobiografias, usando a criatividade e as ferramentas digitais ao nosso alcance. Preparados para encantar nossos ouvintes? Vamos lá! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet 

- Microfones de qualidade (caso não tenham, o próprio microfone do celular pode ser utilizado) ️

- Aplicativos de edição de áudio (como Audacity, GarageBand, ou algum gratuito/service de edição de áudio online) ️

- Material de pesquisa sobre biografias e autobiografias 

- Bloco de notas digitais ou caderno para planejamento 

- Imaginação e criatividade 

Passo a Passo

  • Escolha da Personalidade: Toda a turma deve debater e escolher uma personalidade histórica ou contemporânea sobre a qual o podcast será feito.
  • Pesquisa e Planejamento: Dividam as tarefas entre os grupos. Cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto específico da vida da personalidade escolhida (infância, carreira, legado, etc.). Utilizem o bloco de notas digital para reunir as principais informações.
  • Roteiro e Divisão de Tarefas: Com base na pesquisa, elaborem um roteiro detalhado para o podcast, dividindo em segmentos. Cada grupo será responsável por um segmento do roteiro.
  • Entrevistas (Fictícias) e Narrações: Utilizem as informações coletadas para criar ‘entrevistas fictícias’ com a personalidade ou personagens relacionados a ela. Além disso, gravem narrações que conectem todos os segmentos do podcast.
  • Edição de Áudio: Utilizando aplicativos de edição de áudio, cada grupo deve editar seu segmento, cortar ruídos, ajustar volume e adicionar trilha sonora ou efeitos sonoros para tornar a narração mais envolvente.
  • Revisão Colaborativa: Uma vez que todos os segmentos estejam prontos, juntem tudo em um único podcast e realizem uma revisão colaborativa para garantir coesão e qualidade.
  • Publicação e Difusão: Preparem a publicação do podcast no SoundCloud (ou similar) e compartilhem o link com a escola e nas redes sociais para que todos possam ouvir! 
  • Feedback e Reflexão: Ao ouvirem o podcast completo, a turma deve dar feedback ao vivo sobre o que gostou, o que pode ser melhorado e quais aprendizados acumularam. Essa discussão é parte fundamental do processo de aprendizagem! 

O Que Você Deve Entregar?

Para concluir essa atividade incrível, vocês vão criar um episódio de podcast biográfico completo, dividido em segmentos, com duração de aproximadamente 10 a 15 minutos. Cada segmento deve abordar uma parte importante da vida da personalidade escolhida, sendo bem criativos na abordagem e na utilização das ferramentas digitais disponíveis. O episódio será totalmente digitalizado e estará disponível em uma plataforma de compartilhamento de podcasts, como SoundCloud ou similar. Não se esqueçam de caprichar na apresentação, narração e edição! 

Atividade 2: Biograflix: Maratona de Criação Digital! ️

Descrição

E aí, galera! Que tal transformar a turma inteira em cineastas e criarmos uma maratona de documentários digitais sobre biografias e autobiografias de pessoas famosas?  Nessa super atividade, vamos nos dividir em equipes e filmar pequenos documentários sobre a vida de diferentes personalidades históricas ou contemporâneas. Vocês vão aprender a diferenciar biografias de autobiografias e, claro, aperfeiçoar suas habilidades técnicas com filmagem, edição e narrativa digital. Vamos usar nossa criatividade para criar algo inovador e digno das premières em Hollywood! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera 

- Acesso à internet 

- Aplicativos de edição de vídeo (como iMovie, InShot, Filmora, etc.)

- Microfones (caso não tenham, usar o próprio celular) ️

- Figurinos e adereços (usando coisas que já temos em casa) 梨

- Papéis, canetas e bloco de notas digitais 

- Materiais de pesquisa sobre personalidades escolhidas 

Passo a Passo

  1. Escolha do Documentário: Toda a turma deve votar na personalidade sobre a qual o documentário será feito. Dividam funções na equipe, como direção, roteiro, filmagem, edição, etc.
  2. Pesquisa e Planejamento: Todos os grupos devem começar a pesquisar sobre a vida da personalidade escolhida. Juntem o máximo de informações e montem um roteiro com todas as partes importantes da biografia. Utilizem o bloco de notas digital para organizar o material.
  3. Roteiro Detalhado: Com base na pesquisa, elaborem um roteiro detalhado para o documentário. Dividam o roteiro em segmentos (infância, carreira, legado, etc.) e designem tarefas específicas para cada grupo.
  4. Filmagens: Filmem cada segmento do documentário, utilizando diferentes locais, figurinos e adereços para dar vida à história. Se necessário, gravem entrevistas fictícias com colegas representando personagens ligados à personalidade.
  5. Edição de Vídeo: Usando aplicativos de edição, cada grupo deve compilar as filmagens, adicionar narrações, trilha sonora, efeitos de transição e imagens de arquivo. Mantenham o documentário fluido e interessante.
  6. Revisão Colaborativa: Juntem todos os documentários em um único projeto e realizem uma revisão colaborativa para garantir que a narrativa seja coesa e envolvente. Façam ajustes conforme necessário.
  7. Playlist e Compartilhamento: Organizem os documentários em uma playlist e preparem a publicação em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Cumpram todos os requisitos de privacidade, se necessário.
  8. Bate-papo ao Vivo: Durante a apresentação, cada equipe terá a oportunidade de falar sobre os desafios e aprendizados durante a criação do documentário. Este é o momento de compartilhar experiências e opiniões com toda a turma.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final dessa maratona, cada equipe deverá entregar um documentário digital, com duração de 10 a 12 minutos, abordando a biografia ou autobiografia da personalidade escolhida. O documentário deve conter filmagens, entrevistas (fictícias ou com colegas), narrações, imagens de arquivo (fotos ou vídeos), música de fundo, e efeitos de transição. O produto final será compilado em uma playlist, e cada vídeo será carregado em uma plataforma de compartilhamento de vídeos (como YouTube ou Google Drive). No dia da apresentação, as equipes assistirão aos documentários criados e realizarão um bate-papo ao vivo, compartilhando os desafios e aprendizados durante o projeto. Prontos para mostrar todo o talento? 

Atividade 3: Interactive Biography Wall: Construindo a História Visual! 

Descrição

E aí, pessoal! Que tal transformar nossa sala de aula em um museu virtual super interativo? ️ Cada um de vocês, junto com a turma inteira, vai contribuir para a construção de um 'Interactive Biography Wall'! Isso mesmo, uma parede virtual cheia de informações sobre biografias e autobiografias de pessoas famosas. Vamos usar ferramentas digitais para mostrar a vida dessas personalidades de uma forma inovadora e visualmente atraente. Cada aluno será responsável por um pedaço dessa parede, onde serão incluídos vídeos, cronologias interativas, entrevistas e muito mais!  Vocês vão se tornar curadores digitais, trazendo à vida essas incríveis narrativas. Preparados? Vamos nessa! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet 

- Aplicativos de criação de conteúdo digital (como Canva, Google Slides, Prezi) 

- Ferramentas de planejamento (Google Docs ou Microsoft Word) 

- Ferramentas de videoconferência (Zoom, Google Meet) para colaboração remota 

- Materiais de pesquisa sobre biografias e autobiografias 

- Ferramentas de edição de vídeo (InShot, iMovie) e gravação de áudio ️

- Fotografias e imagens relevantes sob a devida licenciamento 

Passo a Passo

  1. Escolha dos Temas: Em grupo, decidam quais personalidades ou períodos históricos querem explorar.
  2. Divisão de Tarefas: Organizem a lista de tarefas e dividam entre os alunos: pesquisa, criação de conteúdo, edição de vídeo, design gráfico, etc.
  3. Planejamento e Pesquisa: Comecem a pesquisar sobre a vida da personalidade escolhida. Utilizem fontes confiáveis e organizem as informações.
  4. Elaboração dos Conteúdos: Criem os diferentes tipos de conteúdo digital (vídeos, infográficos, mapas, entrevistas) utilizando as ferramentas definidas.
  5. Colaboração e Feedback: Usem ferramentas de videoconferência para discutir e dar feedback uns aos outros. Ajustem e melhorem os conteúdos de acordo com as sugestões.
  6. Revisão e Melhoria: Revisem todo o conteúdo, certifiquem-se de que está coerente e bem preparado. Façam as devidas correções e ajustes.
  7. Compilação e Publicação: Cada aluno ou grupo deve enviar seu conteúdo para a ferramenta ou plataforma selecionada para a criação da parede interativa.
  8. Apresentação e Divulgação: Realizem uma apresentação final para a escola ou para a comunidade, mostrando o progresso e os resultados do projeto. Publiquem nas redes sociais ou em um blog escolar.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável do Projeto:

Os alunos serão responsáveis por montar uma parte da 'Interactive Biography Wall', onde poderão escolher um dos seguintes tipos de conteúdo para contribuir:

BioVídeo (Vídeo Biográfico): Um vídeo de 2-3 minutos narrando a vida da personalidade em questão. Incluir imagens, trechos de entrevistas, música de fundo. Infográfico Interativo (Cronografia): Um infográfico elaborado no Canva ou similar que represente a cronologia da vida da personalidade, com links interativos que direcionam o visualizador para mais detalhes. Mapa de Vida: Um mapa interativo mostrando locais importantes na vida da personalidade, com descrições e imagens. Entrevista Fictícia (em Áudio ou Vídeo): Uma entrevista fictícia com a personalidade ou personagens relacionados, representando pontos cruciais de sua vida. Sketch/Pintura Digitais: Uma representação visual da personalidade, com uma breve descrição e elementos visuais inovadores.

Cada entrega deve ser enviada de forma digital e compilada na parede interativa. A turma fará uma apresentação final, onde todos os alunos falarão sobre seus contributos e o processo de criação colaborativa. Vamos lá, construir um museu virtual de Histórias de Vida! 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies