Objetivos
- Entender o que é um relato de experiência vivida e identificar suas características.
- Distinguir entre relatos de experiência própria e relatos de experiência de terceiros.
- Desenvolver habilidades de escrita e narrativa ao criar um relato de experiência vivida envolvente e autêntico.
- Desenvolver espírito crítico ao analisar e aprimorar relatos de terceiros para torná-los mais verossímeis.
Você Sabia?
1. 易 Sabia que muitas novelas e programas de TV começaram como relatos de experiências vividas? Basta alguém viver uma história incrível e bam!, temos um enredo de novela!
2. Nos tempos antigos, antes das redes sociais, as pessoas contavam relatos de experiências vividas em cartas. Da próxima vez que enviar um e-mail, pense que você está meio que escrevendo um relato histórico!
3. Alguns dos relatos de experiências mais incríveis que já lemos são de astronautas no espaço. Já imaginou escrever sobre flutuar na gravidade zero enquanto toma café da manhã?
Contextualizando
Vamos dar um mergulho no fascinante mundo dos relatos de experiências vividas! Imagina só: você acorda de manhã, se depara com algo inusitado, como um pinguim tomando café na sua cozinha (claro, pode ser uma licença poética!), e decide contar esse acontecimento para todo mundo, seja em um diário, blog ou vídeo do TikTok! Essa é a base de um relato de experiência vivida: compartilhar eventos reais e as emoções vividas com os outros.
Agora, vamos pensar em algo ainda mais legal: conectar essas histórias com o poder das redes sociais! Imagine poder compartilhar suas experiências com milhares de pessoas em todo o mundo, tudo em apenas alguns cliques. Escrever um relato de experiência vivida é como se tornar um pequeno influenciador digital, inspirando, informando e, quem sabe, mudando o mundo (ou pelo menos o algoritmo da plataforma)!
Por último, vale a pena destacar que compartilhar experiências também ajuda nos processos de aprendizagem. Quando aprendemos algo novo, como um jogo, uma receita, ou simplesmente um jeito novo de olhar o mundo, dividir essa experiência com outros nos enriquece ainda mais. Afinal, boas histórias merecem ser contadas e, com um empurrão digital, podem tocar muito mais corações e mentes. Está preparado para se tornar o influencer da sala de aula com o seu relato?
Atividade 1: Vlog da Experiência: Conta Tudo!
Descrição
Nesta primeira atividade, vocês vão unir forças para criar um mega projeto de vlogs! O desafio consiste em criar uma série de vídeos onde cada integrante da turma irá contar um relato de experiência vivida pessoal. No final, todos os vídeos serão editados em um único documentário colaborativo! O documentário será compartilhado em um canal exclusivo da turma, como uma verdadeira coletânea de histórias cativantes e inspiradoras.
Etapas do Projeto: Cada aluno (ou dupla) escolherá um tema de interesse pessoal: uma viagem, uma superação, uma história engraçada, uma paixão por um hobby, etc. Fazer o planejamento do conteúdo: Roteirizar o vlog, criando um storytelling envolvente. ️ Gravação do Vlog: Gravar o vídeo, prestando atenção na dicção, clareza e utilização de recursos visuais (podem usar celulares ou câmeras). Edição: Editar os vídeos (com software gratuito ou apps no celular), adicionando músicas, títulos, efeitos visuais e sonoros. ️ Publicação do Vídeo: Subir o vídeo no canal da turma e preparar uma chamada para que todos assistam.
Esta atividade não só vai desafiar suas habilidades narrativas, mas também ajudar a turma a se conhecer melhor! 珞 Pronto para virar um podcaster e youtuber de sucesso? É hora de colocar a criatividade em ação e criar conteúdos que vão inspirar muita gente!
Materiais Necessários
- Câmeras ou celulares para gravação
- Aplicativos de edição de vídeo (como InShot, OpenShot, iMovie, etc.)
- Acesso à internet para subir os vídeos
- Cadernos e canetas para planejar roteiro
- Microfones (caso tenham, se não, os microfones dos celulares podem ser usados)
Passo a Passo
- 易 Brainstorming dos Temas: Em uma grande reunião (pode ser no Google Meet ou Zoom), todos juntos decidem os temas dos vídeos. Se alguém tiver dúvidas, faça uma votação democrática ou permita que mais de um aluno fale sobre um mesmo tema.
- ✍️ Roteirização dos Vlogs: Uma vez decididos os temas, cada aluno ou dupla planeja seu roteiro, pensando bem na introdução, desenvolvimento e conclusão do relato. Usem papel e caneta ou bloco de notas online para esboçar o roteiro.
- Gravação dos Vídeos: Cada aluno ou dupla grava seu vlog. Dica: escolha um local quieto e bem iluminado, preste atenção ao áudio e tente utilizar recursos visuais interessantes, como fotos ou cenas gravadas previamente.
- Edição dos Vídeos: Utilizem aplicativos de edição acessíveis (como InShot ou OpenShot) para garantir que os vídeos fiquem com boa qualidade, com títulos, músicas e efeitos que tornem a narrativa mais envolvente.
- Publicação e Promoção: Subam os vídeos editados no canal da turma. Preparem uma chamada emocionante para que todos na escola possam assistir e compartilhar o documentário.
- 欄 Feedforward e Reflexão: Após a publicação, agendem uma análise coletiva para discutir o que foi mais desafiador, o que aprenderam e o que gostariam de melhorar para as próximas criações. Esse é o momento de aprender através da reflexão compartilhada!
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos deverão criar uma série de vídeos, um para cada integrante ou dupla, contando relatos de experiências vividas em primeira pessoa. Cada vídeo deve ter entre 3 e 5 minutos. Todos os vídeos gravados devem ser editados e compilados em um único documentário de turma, permitindo que cada aluno colabore e compartilhe sua habilidade narrativa e técnica. O documentário deverá ser publicado em um canal da turma e divulgado para que todos possam assistir.
Atividade 2: Criação de Podcast: Histórias Reais em Foco!
Descrição
Nesta etapa, vocês vão embarcar em uma aventura sonora e contar relatos de experiências vividas através de podcasts cativantes! ️ O objetivo é produzir uma série de episódios de podcast onde cada aluno ou equipe irá falar de um relato de experiência própria ou de terceiros. Coletivamente, todos os episódios serão organizados como uma série de podcasts, editados e publicados em uma plataforma de streaming de áudio, formando uma obra colaborativa envolvente e educativa.
Vocês terão a oportunidade de praticar habilidades de pesquisa, redação, locução, edição de áudio e utilização de plataformas digitais. Além disso, a turma desenvolverá suas capacidades críticas ao revisar e aprimorar os conteúdos uns dos outros, garantindo a veracidade, clareza e envolvimento das histórias contadas. 易
Materiais Necessários
- Smartphone ou computador com acesso à Internet
- Aplicativo de gravação de áudio (como Anchor, Audacity, Zencastr, etc.)
- Acesso a uma plataforma de edição de áudio (como Audacity, GarageBand, etc.)
- Fones de ouvido para monitorar a gravação e edição
- Bloco de notas e caneta (ou aplicativo de anotações no celular) para planejar os episódios
- Acesso à plataforma de streaming para publicar os podcasts (pode ser um perfil no Anchor, por exemplo)
Passo a Passo
- 邏 Pesquisa e Planejamento dos Episódios: Realizem uma reunião de brainstorm para discutir os temas dos episódios e decidir em conjunto os relatos de experiência a serem abordados. Cada grupo (ou aluno) deverá planejar seu episódio, definindo a estrutura da narrativa e pontos principais a serem discutidos.
- ✍️ Roteirização dos Episódios: Escrevam o roteiro do episódio, detalhando a introdução, desenvolvimento e conclusão. Incluam histórias, diálogos e possíveis elementos sonoros que tornarão a gravação mais dinâmica e envolvente.
- Gravação dos Bate-papos: Utilizando um aplicativo de gravação de áudio, cada grupo grava o episódio planejado. Preocupem-se com a qualidade do áudio, falando claramente e sem ruídos excessivos. O uso de microfones (mesmo os dos fones de ouvido) pode melhorar muito a clareza.
- Edição dos Podcasts: Editem as gravações utilizando um aplicativo de edição de áudio. Recortem silêncios longos, ajustem volumes, adicionem efeitos sonoros ou músicas de fundo (respeitando direitos autorais). Sejam criativos nas edições!
- Publicação do Conteúdo: Publiquem os podcasts editados na plataforma de streaming escolhida. Preparem uma descrição interessante para cada episódio, inserindo tags (palavras-chave) relevantes.
- Divulgação e Compartilhamento: Divulguem a série de podcasts criada pela turma. Compartilhem nas redes sociais da escola, em grupos de estudo ou em outras plataformas digitais onde haja interesse.
- 欄 Feedforward e Reflexão: Após a publicação, organizem uma sessão de feedback entre os colegas. Cada grupo recebe críticas construtivas sobre seu episódio e compartilha as lições aprendidas. Utilizem o feedback para futuros aprimoramentos nos próximos conteúdos.
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos deverão criar uma série de podcasts, cada episódio focado em um relato de experiência vivida. Cada episódio deve ter entre 5 e 10 minutos de duração. Ao final, todos os episódios serão organizados em uma playlist na plataforma de streaming escolhida. O conteúdo publicado deve cumprir critérios de qualidade - desde a clareza áudio e envolvimento narrativo até a veracidade e relevância dos relatos.
Atividade 3: ️ Aventura Interativa: Crie Seu Próprio Game de Texto!
Descrição
Nesta atividade supersônica, vocês vão mergulhar no mundo da programação de histórias interativas! Todos juntos vão criar um jogo de texto usando uma plataforma de criação de jogos interativos como o Twine, onde os jogadores poderão tomar decisões que afetam o curso das narrativas. A galera vai colaborar na escrita, design e programação do jogo, transformando uma experiência vivida ou fictícia em uma aventura digital! Cada aluno ou grupo será responsável por um 'capítulo' da história, e todos esses capítulos serão unidos para formar um único e épico jogo, com múltiplos desfechos baseados nas escolhas dos jogadores. ✨
Etapas do Projeto: Escolher uma temática central para o jogo de texto, relacionada a experiências vividas ou fictícias. Criar um roteiro detalhado, dividindo em capítulos e definindo quais escolhas os jogadores poderão fazer. Usar uma plataforma de criação de jogos (como Twine) para programar o jogo interativo. Combinar todos os capítulos para formar um único e coeso jogo de texto. Testar o jogo, revisar e aprimorar as partes que precisam de ajustes. Compartilhar o jogo finalizado para toda a turma, permitindo que joguem e forneçam feedback.
Materiais Necessários
- Computadores com acesso à Internet
- Contas na plataforma Twine (ou similar)
- Blocos de notas ou aplicativos de anotação para esboçar o roteiro
- Materiais de desenho para possíveis esboços do design (opcionais)
Passo a Passo
- 易 Brainstorming do Enredo: Em uma grande reunião (pode ser virtual), todos juntos decidem a temática e os subtemas centrais para o jogo de texto. Se alguém tiver dúvidas, faça uma votação democrática ou permita que mais de um aluno fale sobre um mesmo tema.
- Divisão dos Capítulos: Dividam o roteiro coletivo em pequenos capítulos, atribuindo a cada grupo ou aluno a responsabilidade por um capítulo específico. Sejam claros quanto às decisões que os jogadores poderão fazer em cada capítulo para que os enredos coincidam no fim.
- ✍️ Esboço do Roteiro e História: Cada grupo ou aluno planeja o seu capítulo, anotando todas as decisões críticas que o jogador pode tomar e os diferentes desfechos possíveis. Esta é uma ótima etapa para usar os blocos de notas ou aplicativos de redes sociais para esboçar ideias e detalhes.
- Criação dos Roteiros no Twine: Utilizando a plataforma Twine (ou outra similar), cada grupo ou aluno começa a programar o seu capítulo. Insira textos, ramificações de decisões e hipertextos para criar os links entre diferentes partes da narrativa.
- Compartilhamento e Revisão: Após a criação dos capítulos individuais, compõem-se um protótipo do jogo completo. Todos jogam para testar e revisam juntos para garantir consistência e coerência, ajustando partes que possam ser melhoradas.
- Publicação e Feedback: Publicado na plataforma Twine, faça uma apresentação coletiva para toda a turma. Permita que todos joguem, tomem decisões e experimentem os diferentes desfechos. Realizem sessões de feedback para discutir os acertos, melhorias e percepções obtidas na criação do jogo.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final da atividade será um jogo interativo de texto programado em Twine. Este jogo vai incorporar os capítulos escritos por cada aluno ou grupo, permitindo que os jogadores façam escolhas que levem a diferentes desfechos. O jogo deve ter uma narrativa envolvente, funcionalidades interativas bem desenvolvidas e múltiplos caminhos possíveis. O envolvimento de toda a turma será evidente no processo de criação, culminando em um projeto colaborativo, educativo e construção de uma habilidade de programação básica.