Contextualização
A geração de energia é um tópico central nas nossas vidas e na sociedade moderna. A energia elétrica que usamos na nossa vida diária é gerada em usinas de energia usando várias fontes de energia como a água (hidrelétricas), o vento (eólicas), calor interno da Terra (geotérmica), combustíveis fósseis (termelétricas) e energia solar (solares), entre outras.
Compreender como essas usinas funcionam, as várias formas de geração de energia, suas diferenças e semelhanças, os impactos socioambientais que causam e como a eletricidade é transformada e chega até nossas casas é crucial para formar cidadãos conscientes e engajados nas questões energéticas e ambientais.
Introdução
Este projeto vai abordar o tema da geração de energia, um conceito chave para compreender como a energia que usamos em nossas vidas diárias é gerada e distribuída. Vamos explorar como funciona uma usina de energia elétrica, quais são as principais formas de geração de energia, qual é o papel da energia na nossa sociedade e em nossa vida diária, e quais são os impactos socioambientais da geração de energia.
Na primeira etapa, vamos aprender sobre as diferentes formas de geração de energia, como fontes renováveis (como solar, eólica e hidrelétrica) e não renováveis (como termelétricas a carvão, petróleo e gás natural). Vamos explorar seus benefícios e desvantagens, bem como os impactos socioambientais que cada uma dessas formas de energia pode ter.
Na segunda etapa, vamos nos aprofundar na questão do consumo de energia elétrica e da eficiência energética. Vamos aprender sobre como a energia é consumida na nossa escola, nossa cidade e nossa casa e vamos propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade.
Atividade Prática
Título: A Energia que Movimenta o Mundo
Objetivo do Projeto:
Fomentar a compreensão das diversas formas de geração de energia e os impactos de sua utilização, promovendo a aplicação prática desses conhecimentos para avaliar e melhorar a eficiência energética na escola ou na comunidade local.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por estudar uma forma de geração de energia (hidrelétrica, termelétrica, eólica, solar ou de biomassa) e realizar uma apresentação aos outros alunos explicando seu funcionamento, benefícios, desvantagens e impactos socioambientais.
Após a realização dessas apresentações, os grupos deverão realizar uma auditoria de energia na escola ou em suas casas, identificando os principais consumidores de energia e propondo ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica, considerando aspectos de sustentabilidade e eficiência energética.
Materiais Necessários:
- Acesso à internet para pesquisa.
- Material para apresentação (pode ser apresentação em slides, cartazes, vídeos, maquetes, etc, de acordo com a escolha de cada grupo).
- Material para a realização da auditoria energética (caneta, papel, planilha digital).
- Medidor de consumo elétrico (opcional, em caso de disponibilidade).
Passo a Passo:
Parte 1: Pesquisa e apresentação sobre as formas de geração de energia
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deverá pesquisar sobre uma forma de geração de energia: hidrelétrica, eólica, termelétrica, solar ou de biomassa.
- Os grupos deverão se concentrar em aprender sobre o funcionamento da forma de energia que lhes foi designada, os benefícios, desvantagens e impactos socioambientais.
- Cada grupo deverá preparar uma apresentação para o resto da classe sobre o que aprenderam. A apresentação pode ser feita de várias maneiras, como slides, cartazes, vídeos, maquetes, etc.
Parte 2: Auditoria de energia
- Depois das apresentações, cada grupo deverá realizar uma auditoria energética na escola ou em suas casas.
- Nessa auditoria, os alunos devem identificar os principais consumidores de energia e avaliar como o uso de energia pode ser otimizado.
- Os alunos devem também pensar em ações coletivas que poderiam ser tomadas para melhorar a eficiência energética.
Parte 3: Relatório
- Finalmente, cada grupo deverá compilar suas descobertas e propostas em um relatório. O relatório deve seguir a seguinte estrutura:
- Introdução: O grupo deve contextualizar o tema, sua relevância e a forma de energia que estudaram.
- Desenvolvimento: Neste ponto, o grupo deve explicar em detalhes o funcionamento da forma de energia que estudaram, discutir os resultados da auditoria energética e as propostas de ação que elaboraram.
- Conclusões: Aqui, o grupo deve sintetizar os pontos principais aprendidos durante o projeto e discutir quais foram os resultados obtidos.
- Bibliografia: O grupo deve listar todas as fontes que usaram para pesquisar e trabalhar no projeto.
Entregas do Projeto:
A primeira entrega será uma apresentação sobre a forma de geração de energia que o grupo estudou. A segunda entrega será o relatório que o grupo elaborou baseado na auditoria de energia realizada e nas propostas de ação para melhorar a eficiência energética.
A apresentação irá permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos com seus colegas, o que é uma excelente forma de aprendizado. Já o relatório permitirá que eles se aprofundem em seus conhecimentos sobre o tema e comuniquem suas ideias e propostas de forma clara e estruturada.
Os alunos devem considerar as seguintes perguntas ao escreverem seu relatório:
- Quais são os principais aspectos da forma de geração de energia que estudaram?
- Quais são os impactos socioambientais dessa forma de energia?
- Quais foram os resultados da auditoria de energia?
- Quais ações coletivas seriam efetivas para melhorar o uso de energia na escola ou em casa?
Ao trabalhar neste projeto, os alunos devem estar constantemente se questionando, buscando novos conhecimentos e propondo soluções criativas para os problemas que encontrarem.