Entrar

Projeto: A Energia que Movimenta o Mundo

Ciências

Original Teachy

'EF08CI05'

Geração de Energia

Contextualização

A geração de energia é um tópico central nas nossas vidas e na sociedade moderna. A energia elétrica que usamos na nossa vida diária é gerada em usinas de energia usando várias fontes de energia como a água (hidrelétricas), o vento (eólicas), calor interno da Terra (geotérmica), combustíveis fósseis (termelétricas) e energia solar (solares), entre outras.

Compreender como essas usinas funcionam, as várias formas de geração de energia, suas diferenças e semelhanças, os impactos socioambientais que causam e como a eletricidade é transformada e chega até nossas casas é crucial para formar cidadãos conscientes e engajados nas questões energéticas e ambientais.

Introdução

Este projeto vai abordar o tema da geração de energia, um conceito chave para compreender como a energia que usamos em nossas vidas diárias é gerada e distribuída. Vamos explorar como funciona uma usina de energia elétrica, quais são as principais formas de geração de energia, qual é o papel da energia na nossa sociedade e em nossa vida diária, e quais são os impactos socioambientais da geração de energia.

Na primeira etapa, vamos aprender sobre as diferentes formas de geração de energia, como fontes renováveis (como solar, eólica e hidrelétrica) e não renováveis (como termelétricas a carvão, petróleo e gás natural). Vamos explorar seus benefícios e desvantagens, bem como os impactos socioambientais que cada uma dessas formas de energia pode ter.

Na segunda etapa, vamos nos aprofundar na questão do consumo de energia elétrica e da eficiência energética. Vamos aprender sobre como a energia é consumida na nossa escola, nossa cidade e nossa casa e vamos propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade.

Atividade Prática

Título: A Energia que Movimenta o Mundo

Objetivo do Projeto:

Fomentar a compreensão das diversas formas de geração de energia e os impactos de sua utilização, promovendo a aplicação prática desses conhecimentos para avaliar e melhorar a eficiência energética na escola ou na comunidade local.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por estudar uma forma de geração de energia (hidrelétrica, termelétrica, eólica, solar ou de biomassa) e realizar uma apresentação aos outros alunos explicando seu funcionamento, benefícios, desvantagens e impactos socioambientais.

Após a realização dessas apresentações, os grupos deverão realizar uma auditoria de energia na escola ou em suas casas, identificando os principais consumidores de energia e propondo ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica, considerando aspectos de sustentabilidade e eficiência energética.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Material para apresentação (pode ser apresentação em slides, cartazes, vídeos, maquetes, etc, de acordo com a escolha de cada grupo).
  • Material para a realização da auditoria energética (caneta, papel, planilha digital).
  • Medidor de consumo elétrico (opcional, em caso de disponibilidade).

Passo a Passo:

Parte 1: Pesquisa e apresentação sobre as formas de geração de energia

  1. Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deverá pesquisar sobre uma forma de geração de energia: hidrelétrica, eólica, termelétrica, solar ou de biomassa.
  3. Os grupos deverão se concentrar em aprender sobre o funcionamento da forma de energia que lhes foi designada, os benefícios, desvantagens e impactos socioambientais.
  4. Cada grupo deverá preparar uma apresentação para o resto da classe sobre o que aprenderam. A apresentação pode ser feita de várias maneiras, como slides, cartazes, vídeos, maquetes, etc.

Parte 2: Auditoria de energia

  1. Depois das apresentações, cada grupo deverá realizar uma auditoria energética na escola ou em suas casas.
  2. Nessa auditoria, os alunos devem identificar os principais consumidores de energia e avaliar como o uso de energia pode ser otimizado.
  3. Os alunos devem também pensar em ações coletivas que poderiam ser tomadas para melhorar a eficiência energética.

Parte 3: Relatório

  1. Finalmente, cada grupo deverá compilar suas descobertas e propostas em um relatório. O relatório deve seguir a seguinte estrutura:
    • Introdução: O grupo deve contextualizar o tema, sua relevância e a forma de energia que estudaram.
    • Desenvolvimento: Neste ponto, o grupo deve explicar em detalhes o funcionamento da forma de energia que estudaram, discutir os resultados da auditoria energética e as propostas de ação que elaboraram.
    • Conclusões: Aqui, o grupo deve sintetizar os pontos principais aprendidos durante o projeto e discutir quais foram os resultados obtidos.
    • Bibliografia: O grupo deve listar todas as fontes que usaram para pesquisar e trabalhar no projeto.

Entregas do Projeto:

A primeira entrega será uma apresentação sobre a forma de geração de energia que o grupo estudou. A segunda entrega será o relatório que o grupo elaborou baseado na auditoria de energia realizada e nas propostas de ação para melhorar a eficiência energética.

A apresentação irá permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos com seus colegas, o que é uma excelente forma de aprendizado. Já o relatório permitirá que eles se aprofundem em seus conhecimentos sobre o tema e comuniquem suas ideias e propostas de forma clara e estruturada.

Os alunos devem considerar as seguintes perguntas ao escreverem seu relatório:

  • Quais são os principais aspectos da forma de geração de energia que estudaram?
  • Quais são os impactos socioambientais dessa forma de energia?
  • Quais foram os resultados da auditoria de energia?
  • Quais ações coletivas seriam efetivas para melhorar o uso de energia na escola ou em casa?

Ao trabalhar neste projeto, os alunos devem estar constantemente se questionando, buscando novos conhecimentos e propondo soluções criativas para os problemas que encontrarem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies