Contextualização
A natureza é um vasto campo de exploração que oferece diversas maneiras de interação e aprendizado. A integração harmoniosa com o meio ambiente é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Nesse sentido, a Educação Física, de maneira transdisciplinar, pode contribuir para a formação cidadã, ao permitir a reflexão sobre as relações entre ser humano e natureza.
As Práticas Corporais de Aventura na Natureza, por sua vez, proporcionam experiências de vivência em ambientes naturais, possibilitando a superação de desafios, desenvolvimento de autonomia, entre outras habilidades. Tais práticas corporais incluem atividades como trilhas, caminhadas, rapel, escalada, canoagem, dentre outras, que combinam atividade física com a exploração do ambiente natural, valorizando o respeito ao meio ambiente e a solidariedade.
O projeto "Aventuras na Natureza" tem como objetivo proporcionar aos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, experiências de vivência em ambientes naturais, promovendo aulas de educação física além dos muros da escola. Neste projeto, os alunos aprenderão sobre a importância do respeito à natureza, a valorização e a conservação do meio ambiente.
Importância
A prática de atividades físicas em ambientes naturais favorece o desenvolvimento de inúmeras habilidades, sendo estes espaços os melhores laboratórios para a vivência e aprendizagem. A atividade física inserida no meio natural eleva o nível de exigência dos praticantes, uma vez que requer maior atenção, controle emocional, trabalho em equipe, entre outras habilidades que também são demandadas em outras esferas da vida.
Além disso, as atividades de aventura na natureza têm um componente lúdico, que torna o aprendizado mais atraente e significativo para os alunos. Por ser um palco de aventuras, a natureza convida ao desafio e à superação de limites, favorecendo o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes.
Atividade Prática
Título da Atividade: A Grande Trilha - Explorando e aprendendo sobre a Natureza na prática
Objetivo do Projeto:
Desenvolver habilidades técnicas relacionadas às práticas corporais de aventura na natureza, bem como habilidades socioemocionais, como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.
Descrição do Projeto:
Este projeto envolverá a realização de uma trilha em um parque ou reserva natural local (sempre sob a supervisão de um adulto). Para isso, o professor de Educação Física deverá procurar um local adequado, que ofereça segurança e a possibilidade de realizar a atividade proposta. Os alunos, em grupos de 3 a 5, serão desafiados a planejar e conduzir uma trilha, interagindo harmoniosamente com a natureza, ao mesmo tempo em que aprendem e aplicam conhecimentos sobre as práticas corporais de aventura na natureza.
Materiais Necessários:
- Mapas da trilha ou do parque natural;
- Kit de primeiros socorros;
- Água e alimentos de fácil consumo (frutas, barras de cereais, etc.);
- Mochila para carregar os itens pessoais;
- Roupas e sapatos confortáveis e adequados para a trilha.
Passo a Passo:
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Formação dos Grupos: Cada grupo deve ter entre 3 a 5 alunos. O professor deve orientar os alunos a formarem grupos heterogêneos, para que haja um equilíbrio de habilidades dentro de cada grupo.
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Pesquisa e Planejamento: Cada grupo deverá pesquisar sobre a trilha que será realizada, identificando os pontos de interesse, grau de dificuldade, o que irão necessitar etc. Eles também serão responsáveis por separar o que será levado nessa trilha, com base na pesquisa realizada.
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Realização da Trilha: Os grupos deverão realizar a trilha no dia determinado, sempre com a supervisão do professor e/ou outros adultos responsáveis. Durante a trilha, os alunos também poderão identificar riscos e formular estratégias para superá-los.
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Relatório Final: Após a realização da trilha, cada grupo deverá elaborar um relatório (máximo de 5 páginas) relatando a experiência. O relatório deverá conter os seguintes tópicos:
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Introdução: Aqui os alunos devem apresentar o cenário e o objetivo do projeto, assim como sua relevância.
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Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem descrever a teoria relacionada às práticas corporais de aventura na natureza, explicar a atividade realizada em detalhes, apresentar a metodologia utilizada (como se prepararam, que estratégias adotaram) e discutir os resultados e aprendizados obtidos.
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Conclusão: Os alunos devem ressaltar os principais resultados, aprendizados e conclusões sobre o projeto.
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Bibliografia: Por fim, deverão indicar todos os recursos que foram utilizados para elaborar o projeto.
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Entregas do Projeto:
O projeto "A Grande Trilha - Explorando e aprendendo sobre a Natureza na prática" terá duas entregas principais:
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A execução da atividade prática, que será a trilha, a ser realizada em grupo. O professor deverá garantir que os alunos tenham uma experiência segura e positiva, enquanto aprendem e aplicam conhecimentos sobre as práticas corporais de aventura na natureza.
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O relatório final, que fornecerá uma visão compreensiva de todo o projeto. A escrita deste documento permitirá que os alunos reflitam mais profundamente sobre sua experiência, consolidem seus aprendizados e pratiquem habilidades de comunicação escrita. O relatório deve ser entregue uma semana após a realização da trilha.