Entrar

Projeto: Debatendo Blocos Latino-Americanos

Geografia

Original Teachy

'EF08GE24'

América: Blocos Latino-Americanos

Contextualização

A América Latina, uma região geográfica e cultural composta por 20 países que se estendem do sul dos Estados Unidos ao extremo sul do continente americano, é extremamente rica e diversificada. Esta região tem sido palco de una série de esforços de integração econômica e política que resultaram na formação de vários blocos regionais.

A formação desses blocos é peculiar e apresenta diferenças marcantes se comparada com a formação de blocos econômicos em outras partes do mundo. Esta particularidade latino-americana nos oferece uma oportunidade única de estudar fenômenos geográficos, econômicos e políticos que são ao mesmo tempo globais e regionais.

Introdução

O estudo dos blocos econômicos na América Latina é crucial para entendermos a divisão internacional do trabalho e a maneira como os países da região se inserem na economia global. Esses blocos foram estabelecidos com a intenção de facilitar o comércio entre os países membros, atrair investimentos estrangeiros e até mesmo fortalecer a posição da região no cenário internacional.

Existem diversos blocos latino-americanos, cada um com suas características e objetivos específicos. Alguns exemplos são o Mercosul (Mercado Comum do Sul), a OEA (Organização dos Estados Americanos), a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e a ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas). O estudo desses blocos nos proporciona uma compreensão profunda das dinâmicas políticas e econômicas da região.

Atividade Prática - Debatendo Blocos Latino-Americanos

Objetivo da Atividade

Esta atividade tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre os principais blocos econômicos na América Latina, sua formação, as características econômicas e políticas dos países envolvidos, bem como os impactos dessas alianças. Cada grupo será responsável por estudar e apresentar formalmente um bloco econômico.

Descrição da Atividade

Divida-se em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo irá escolher um bloco econômico da América Latina para pesquisar a fundo. Os blocos econômicos disponíveis para estudo são: Mercosul, OEA, OEI, NAFTA, UNASUL, ALBA, Comunidade Andina e ALADI.

Cada grupo deverá preparar uma apresentação abrangente e envolvente sobre o bloco econômico escolhido, considerando os seguintes tópicos:

  • Origem e histórico do bloco
  • Países membros e suas principais características econômicas
  • Principais objetivos e realizações do bloco
  • Desafios e críticas enfrentadas pelo bloco
  • Impactos do bloco para a integração cultural e econômica da América Latina

Materiais Necessários

  • Livros de referência e acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para criação de slides ou posters para apresentação
  • Materiais de anotação para relatório

Passo a Passo

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Cada grupo escolhe um dos blocos econômicos para pesquisar.

  3. Os grupos realizam pesquisas detalhadas sobre seu bloco econômico, usando os recursos recomendados e quaisquer outras fontes confiáveis.

  4. Cada grupo prepara uma apresentação sobre o bloco econômico escolhido, abordando os tópicos sugeridos.

  5. Cada grupo faz a apresentação para a turma.

  6. Após as apresentações, os grupos devem escrever um relatório detalhado sobre o bloco econômico que estudaram.

Relatório

O relatório, que é a entrega final do projeto, deve conter os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Deve apresentar o tema do relatório (o bloco econômico que foi pesquisado), a sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.

  2. Desenvolvimento: Deve detalhar a teoria relacionada ao bloco econômico, a metodologia utilizada no projeto, as atividades realizadas em detalhes, e os resultados obtidos. Esta seção deve apresentar uma boa discussão sobre as características produtivas dos países membros, a intervenção das organizações internacionais, a importância dos organismos de integração e a formação do bloco econômico.

  3. Conclusões: Deve retomar os pontos principais discutidos no relatório, apresentar os aprendizados adquiridos e as conclusões sobre o bloco econômico pesquisado.

  4. Bibliografia: Deve listar as fontes de informação utilizadas no projeto, incluindo livros, vídeos, sites, etc.

A realização desta atividade dará aos alunos a chance de aprofundar seu conhecimento sobre um tópico crucial da Geografia, praticar habilidades de pesquisa, apresentação e escrita, e desenvolver competências socioemocionais como gestão de tempo, comunicação e trabalho em equipe.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies